domingo, 8 de março de 2015

A Vantagem do Marisco


Antes que se comece em histeria por causa da paragem de Jackson Martinez, lembro que esta é, para já, a unica venda certa depois de 25 de Maio. Tenho a certeza que Julen Lopetegui está já a preparar Vicent Aboubakar para a sucessão, e Gonçalo Paciência. Não vou falar de contas, mas os números são conhecidos e não enganam: Aboubakar é um grande ponta de lança. E este duo será o que teremos em 2015/2016.

Aboubakar é um goleador à séria. Não treinava com bolas de ténis, não o vi ainda fazer takonazos, mas a verdade é que tem uma média distância demolidora. É certo que Jackson fez este ano dois golos assim, mas não é o seu trademark fazer coisas destas, como o é com Aboubakar. Também dá para ver aqui como golos cantados, um dos principais problemas de Jackson, não o são para Aboubakar. E nota-se bem que a velocidade e capacidade de adaptação a lugares mais de extremo não são problemas. Mas, principalmente, Aboubakar é seguro nos penalties. Por isso, insisto, não vejo com maus olhos a saída de Jackson, nem no final da época, nem agora.

A história do FC Porto demonstra que não somos dependentes de ninguém. Nem aquele eucalipto que foi Mário Jardel - uma das alturas menos criativas do FC Porto - foi insubstituível. Jackson também não o é. Mas se uma coisa sabemos é que, com o esforço e capacidade de treino e de luta de Cha Cha Cha, a sua recuperação será sempre no menor tempo possível. E pelo que vimos contra o Braga - não esquecer, para mim a equipa mais difícil do campeonato - Aboubakar está a saber descer também muito bem e a vir buscar jogo e distribuir. O que ainda não vi propriamente fazer é a parte do magnífico apoio defensivo que Jackson dá, mas tenho a certeza que Lopetegui estará a tratar disso.


Por último dizer que o bicho corpolento que é Gonçalo Paciência - também ele sabe fazer a parte de extremo - já deu mostras que é um ponta de lança de futuro, embora claro que ainda mais verdinho.

Não se caia por favor é no erro de pôr Adrián a ponta de lança! Adrián López, estou certo, vai é puxar uma das coisas menos trabalhadas este ano no FC Porto: Aboubakar sabe ter outro avançado na área melhor que Jackson. Adrián como extremo com tendências interiores pode ser uma boa companhia a Aboubakar, mesmo em 4x3x3 - não acredito que Lopetegui vá abdicar do sistema de jogo.

Resumindo, estamos bem e vamos vencer. Jackson tem inegável qualidade, mas mal seria se, a esta altura, já não estivesemos preparados para viver sem ele.

ADENDA: Claro que, nesta semana, fui ver o Minuto 90. Evidentemente que foi mais do mesmo: 90 minutos de programa, 60 de benfas a dissecar a conferência de imprensa do chiclas e 20 minutos a falar do FC Porto. E o que se falou? Que era a hecatombe porque Jackson está de fora, Dani completamente passado a defender o penalty de Pardo e o moderador a dizer que Jorge Sousa manchou a performance nesse lance. Um nojo esta TVI. Falar do resto do jogo, nada. Nem uma palavra. Cresçam, senhores! Nós não vamos a lado nenhum. Delicioso ver o Dani a dizer que se o Pardo caía para o outro lado era penalty de certeza. Basicamente uma aula sobre como simular um penalty. Uma pouca vergonha. Vamos indo que o nosso amigo da roupa colorida pôs as coisas na ordem. Paciência. Insisto, não vamos a lado nenhum.

3 comentários:

  1. Pois, ontem devias ter visto o Trio d' Ataque, vias o Miguel Guedes a comer uma baleia de cebolada...
    Não se pode escamotear a importância de Jackson, por tudo, no entanto concordo que temos substituto capaz de, não digo fazer esquecer o capitão, mas não entrarmos em depressão.

    Abraço

    Ah, amanhã a tertúlia quem de se encontrar, faz parte da preparação para o jogo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acabei de ver, já escrevi sobre isso, mas aquele Gilberto... meu amigo, você não me aconselhe programas para me pôr o sangue a ferver.

      Lamentavelmente, amanhã não vou poder lá estar. Mas domingo vou (bem) acompanhado e apresentar-lhe-ei a minha companhia.

      Um abraço

      Eliminar
  2. Estou preocupado, a tertúlia do pré-match tem dado sorte...

    Abraço

    ResponderEliminar