quarta-feira, 4 de março de 2015

Ao Nelito Zezito, Com Amizade


Meu caro Nelito Zezito,

Confesso, gosto de ver a sua azia. Gostei de o ver estrebuchar como um louco, veia da testa saliente, qual boneco do Dragon Ball. Tenho, contudo,  que comentar meia duzia de coisas aziadas e falsas que, tenho a certeza, inadvertidamente, disse:

1 - Todos nós sabemos do seu profundo amor pelo Nosso Grande Presidente, Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. Todos nós sabemos como vocês são unha e carne, farinha do mesmo saco. No entanto, não é verdade que o mérito que ele reconheceu ao nosso treinador seja por causa de Lopetegui estar tremido. Nem na pior das alturas o NGP quis despedir o mais frágil dos treinadores, Paulo Fonseca. Lopetegui nunca esteve, nem está, tremido. Eu sei que você gostaria que assim fosse, mas não é. O NGP disse apenas a mais elementar das verdades: o mérito é todo de Lopetegui.

Ele escolheu grandes jogadores, ele potencia-os juntamente com todo o plantel, ele devolveu a calma a um jogador de génio complicado, que deixa agora tudo em campo e vibra com as jogadas do banco (como bem disse Bruno Prata (!!)), ele criou um modelo de jogo, ele criou um sentimento de união e de Portismo.

2 - Por muito que lhe custe, não foi um mero erro de análise do zbordem, a questão da falta de apoios a meio campo. Foi mesmo aquela outra equipa que jogou, sabe? William e Adrien foram mesmo anulados pelo nosso meio campo e Nani e João Mário foram mesmo bem marcados para não poder dar apoio.

3 - Na sua curiosa óptica, se o zbordem tivesse dado a volta à eliminatória contra o Wolfsburgo, cuidado com eles, tinham-nos dizimado! Foi então uma questão de auto-estima, para si. Mais uma vez, o facto do FC Porto jogar, ainda por cima em sua casa, é indiferente para si. Para si, Nani, João Mário e Carrillo, bem como Montero e depois Slimani, estavam todos deprimidos. Simples. Não há aqui trabalho defensivo, pressão sufocante, nada. Só depressão. De repente, quais Hamlets, todos os jogadores do zbordem decidiram questionar o sentido da vida em campo. Na verdade eu acho absolutamente fascinante a capacidade de ignorar em absoluto toda a realidade de mais de 40 mil pessoas e 93 minutos de excelente futebol. Porque você, no meio da sua raiva benfas - abençoado seja por, pelo menos, admitir as suas costelas verde a rubras - é incapaz de dar mérito a quem o tem, coisa que até o insuspeito Bruno Prata admite, não significa que ele não esteja bem visível.


4 - Quase a tornar-se no Hulk - não o nosso, mas o da Marvel - você usou a rubrica "Lado B" para discorrer toda a sua bílis no zbordem. Disse que era um insulto, uma vergonha, eles terem desistido. Sim, falou mesmo em "atirar a toalha ao chão". Disse que mesmo assim o FC Porto entrou a medo. Não meu amigo, não foi medo. Era legítimo o FC Porto esperar que o zbordem quisesse dominar e isso confundiu, momentaneamente, os nossos jogadores - o que não devia ter acontecido, mas foi rapidamente corrigido. Já falei no post anterior sobre o disparate do cansaço, mas não é nenhuma vergonha o FC Porto ganhar ao "seu" zbordem. É apenas a ordem natural das coisas. Por muito que lhe custe.

5 - Já todos estamos a par da "nota artística" do seu benfas este fim de semana. Aliás, melhor que eu, o extraordinário trabalho dO Tribunal do Dragão mostra bem a latitude dessa "nota artística"! Já o disse e repito: jogar contra equipas mutiladas não é só indigno, é nojento! Mas é assim que a sua "nota artística" é feita: de negócios escuros e baixezas várias.

6 - Por último, sim, sabemos que a distância pontual é de quatro pontos, mas, para mim, é muito bom que o benfas pense como o caro amigo, que isto é pressão só para o lado do FC Porto. Não imagina o que eu aprecio ver um benfas confiante e relaxado. É maravilhoso!


Todos nós sabemos que é lá fora que somos apreciados. Não é nenhuma novidade. Ontem, hoje e amanhã, seremos apreciados onde verdadeiramente conta.

Associo-me ao Miguel Lima e ao Vila Pouca ao dar um enorme abraço de parabéns ao Dragão de Ouro Fernando Pinto, e ao desejar que este seja o melhor ano da sua vida. Bem haja, caro amigo.


26 comentários:

  1. Poste de grande excelencia que vou partilhar.
    Ps-não sei se o ressabiado compreendeu metade das assertivas bocas que lhe deu pois é um calhau
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge,

    Impossível não fazer uma vénia ao seu fantástico Poste. Arrasador para aquele calhau, como escreve o Rocha, e outros da mesma estirpe, cuja Bússula por defeito de fabrico à nascença, só aponta a Sul.

    Oh! Jorge, por favor não me embarace. Muito grato pelas suas palavras. Como Portista, há mais de meio Século, cumpre-me manifestar o meu orgulho por pertencer a esta família e pugnar SEMPRE, pela defesa intransigente do bom nome, da honra e dos valores do nosso FC Porto. Afinal, o desiderato de qualquer Portista que se preze.

    De todo o modo, muito obrigado, um grande abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  3. Vá lá, ainda vai sobrar para mim a parte da barata tonta...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Miguel,

    Já o fiz no Poste do Vila Pouca e reitero aqui o meu agradecimento pelas tuas palavras e retribuo o desejo de toda a felicidade do Mundo para ti e os que te são queridos e, como não podia deixar de ser, para o nosso FC PORTO.

    Um abração Azul e Branco e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar

  5. octávio malvado, jaime pacheco, prof neca, mario wilson e o inefável manuel josé. um quinteto de morte. para sempre lhes desejarei "muitas felicidades". e aquele abraço apertado com votos de poderem ir para dois ou três sítios que eu cá sei.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tsc tsc tanto fel :D

      Abraço. Olha lá, não é "Tomo III"?

      Eliminar
    2. A esses todos desejo muita saúde para aguentarem as azia que as vitórias do FC Porto lhes provocam :)

      Eliminar

    3. é a força de um "velho" hábito :D

      no fundamental:
      penso que ganharemos todos com este novo espaço; confesso que a plataforma 'blogger' não me satisfazia, pois que de Julho de 2008 a Junho de 2011, a 'wordpress' foi a minha casa. trata-se de um regresso pródigo, portanto. e ainda bem. e tudo por causa das gajas, car@go! elas são tramadas com um F bem maiúsculo :D


      abr@ços a «ambos os dois» :D
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
  6. Atenção Jorge, o Mané Zé foi campeão no Egipto! não é um qualquer! é um dos 127569 melhores técnicos do mundo! Saúde!- João.

    ResponderEliminar
  7. Caro Jorge, ainda perde tempo com esse aborto? O tal que foi despedido por incompetência!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. A minha vénia!
    Palavras que de certeiras,
    Fazem jorrar as veias
    De suco cor de bandeira Quénia.

    Que se purifiquem, das asneiras!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  9. Como disseste quase tudo, sobra para mim a parte do Lopetegui parece uma barata tonta...

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. O Manel é um Octávio ligeiramente mais alto....apenas isso. Abraço.

    ResponderEliminar
  11. "1- só William, João Mário e, a espaços, Paulo Oliveira estiveram ao nível dos Leões que, aos 80 minutos, a perder forte e feio, se faziam ouvir mais alto que os adeptos adversários. Fico o resto da noite a aplaudir-vos de pé." - retirado do blog calimero Tasca do Cherba (desculpa a publicidade a estes gajos) - AHAHAHAHAHAHAHAHAHA. Os gajos ficaram tão atordoados com o baile e com o melao que achavam que era a claque deles a cantat o "só eu sei porque nao fico em casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ridículo mesmo. Enfiar a cabeça na areia, uma especialidade da segunda circular.

      Abraço

      Eliminar
  12. Esse artolas que tanto tempo passou no Egipto é uma autentica múmia.

    ResponderEliminar
  13. Esse Manuel José o tal que abriu um "Sapo" em Pedras Rubras e convidava os árbitros para lá irem jantar.
    Fartei-me de mandar mensagens para o programa (sei que o paspalho que lá está nos "recados" não a colocaria ao painel, mas poderia ser lida se entretanto ficasse junta duma politicamente agradável) mas não consegui ver. Mas vou continuar a encher-lhes o facebook de coisa agradáveis sobre esse verme.
    Bufas!Toma III

    ResponderEliminar