sexta-feira, 13 de março de 2015

As Deliciosas Escolhas Difíceis


Lopetegui vive, por estes dias, uma escolha óbvia difícil. Evandro ou Óliver? Se Óliver é um pequeno génio, mago com a bola no pé, raçudo sem ela, exímio organizador e presença constante no último terço, a verdade é que Evandro é, indubitavelmente, um pêndulo, um equilíbrio no meio campo, ligando os diferentes sectores e protegendo a bola como nenhum outro. Grande dor de cabeça para Lopetegui. No meu entender, perde apenas um jogador - Quintero. Por muita magia e abertura de caminhos que tenha nos pés, o seu aparente desinteresse do resto de jogo vai, com certeza custar-lhe muitos minutos.

Mas há todo um outro rol de aspectos interessantes. Evandro pode também perfeitamente servir de substituto para Herrera quando este se mostrar em baixo - ciclicamente, desaparece - entrecruzando a posição 8/10 com Óliver, o nosso novo maior de idade - Parabéns Rúben! - pode entrar a 8 ou a 6, se Casemiro estiver cansado, Hernâni pode render Tello e/ou Quaresma e/ou Brahimi, e está visto que Aboubakar não é nenhuma segunda escolha. Mas sobre este último falarei mais à frente.


Surpreendentemente, Alex Sandro poderá ter um novo substituto, viu-se bem na terça, além de Ángel, caso não esteja em forma. Indi, que está aparentemente triste por não jogar, poderá entrar a lateral esquerdo, não desfazendo os M&Ms e tendo a amplitude de jogo que, viu-se, também sabe ter. A este respeito, devo dizer que adorei o meu programa de comédia preferido, o 4x4x3, a falar sobre isso. O nosso amigo Jorge Andrade, com o seu Portismo intermitente, sai-se a dada altura com esta: "Lopetegui fez mal em por o Alex Sandro à direita e o Indi à esquerda. Seria melhor por Maicon a lateral direito e Indi a central. Eu que fui central sei isso.". Eu acredito que Jorge Andrade, com o seu elevado nível de preparação para o programa, ignore que Martins Indi joga muito mais vezes na selecção holandesa nessa posição (3º central na verdade, mas a fazer o corredor lateral esquerdo) do que Maicon alguma vez fez na vida inteira, mas um facto não devia passar em claro a Jorge Andrade como está a passar: mexer em dois sectores é pior do que mexer apenas em um e, num jogo com a carga emocional como estava, desfazer uma dupla que, nos últimos 7 jogos, consentiu apenas um golinho, era suicida. 

Também neste programa de comédia, surgiu o cada vez mais evidente, o menosprezo pelo feito absoluto da invencibilidade na Champions por parte do FC Porto, as entrevistas de rua escolhidas a dedo e o senhor "moderador" - gostava de saber desde quando é que o moderador é mais um paineleiro - Alexandre coisinho a dizer que o FC Porto se tem "safado sem Jackson". Não, meu querido senhor, não se tem safado, tem jogado cada vez melhor, com um ponta de lança que não teve um "rasgo de sorte" como Vossa Excelsa Pessoa disse, mas sim fez um golo como muitos os que fará nos próximos anos, a bomba de fora da área. E depois, nos 15 minutos seguintes, dizer que o benfas tem a mesma força que o FC Porto. Está bem. Enganem-se e enganem os outros. É tudo o que queremos!

Rúben, mais uma vez parabéns, muitos e bons anos cheios da tua superior qualidade, sei que este está a ser o melhor ano da tua vida, mais ainda é só o começo! Se quiseres, serás com certeza a referência de futuro do nosso FC Porto! Felicidades!

(Imagem via o facebook do Tribunal do Dragão)

12 comentários:

  1. Excelente,aproveito para dar os parabéns ao nosso Ruben.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar

  2. acredito que Quintero tenha perdido mais do que minutos de competição: provavelmente perdeu a hipótese de estar por cá na próxima época.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha humilde opinião, e já sei que á mts adeptos que não concordam, o quintero apesar de um bom jogador com a bola nos pés, não tem intensidade competitiva para ser um jogador titular. Tb acho que vai ser um dos jogadores a ser vendido. Atenção que não estou a falar mal do jogador, apenas acho que lhe falta qq coisa mais

      Alguém sabe o que se passa com o Tello para voltar a não treinar?

      Abraç
      Miguel

      Eliminar
    2. Concordo, o pior é vende-lo por uma quantia considerável, tendo em conta que praticamente não joga e custou 10 M , por isso menos de 15 M não era lá grande coisa...

      Eliminar
    3. Miguel, questões pessoais... devem ser familiares.. espero que ele possa estar no jogo.

      Cláudio, já houve este ano rumores de 20M por Quintero... não será mal vendido de certeza.

      Abraços

      Eliminar
  3. Caro Jorge,

    Ainda bem que não estou no lugar do Lopetegui, também não tenho competência para tal, diga-se. Para dores de cabeça, já me chega o quotidiano. Mas, com a competência do nosso Treinador, já sobejamente comprovada, estou plenamente convencido que escalará o onze à altura de vencer mais uma final.

    Absolutamente de acordo com o Miguel relativamente ao Quintero e, não é de agora. Depositava grandes expectativas no jogador, mas já são muitas oportunidades desperdiçadas. A qualidade técnica existe mas, as ambições do FC Porto não se compadecem com jogadores de "flashes". Digo eu.

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ele não se envolve nas jogadas... não dá para este FC Porto!

      Abraço!

      Eliminar

  4. mais do que uma venda, acredito num empréstimo.

    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  5. Tirem-me uma duvida, o porto não comprou apenas 50% do passe?

    Mas tb como se costuma dizer no final da epoca veremos.

    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FC Porto comprou o restante passe de Quintero (50%) e assim fica com 100%, num total de 9.5M. Cláusula de rescisão 40M.

      Abraço

      Eliminar