quinta-feira, 26 de março de 2015

Assembleias, Apoio e Cores


Começo por dizer que respeito muito os 200 sócios que se deslocaram à Assembleia Geral de ontem. Não me é possível, por razões de logística e familiares, estar presente em ditas reuniões, que gostava de acompanhar mais de perto. Acho importante que o associado esteja presente e que tenha uma voz nos destinos do clube. Mas também quero sublinhar que não subscrevo a forma como estas Assembleias são publicitadas. Pouco, muito pouco, em canais muito restritos.

Posto isto, pelo que me foi dado a conhecer na bluegosfera, devo dizer que concordo com a redução da quota aos membros dos Super Dragões e do Colectivo 95. Acho que são dois grupos fundamentais para a força do Nosso Grande Clube e comendo o esforço, Paixão e Abnegação com que abdicam de dinheiro, tempo e todo o resto de uma vida para ter um papel preponderante nos resultados do mesmo. Acredito que sem o Colectivo e os Super Drações, o FC Porto não teria a mesma Garra, a mesma Luta nem o mesmo Querer. Por isso, comendo que o seu esforço seja recompensado de alguma forma.

Acho que tais privilégios deviam ser alargados a sócios de grande afluência no Dragão, com descontos de assiduidade e promoções especiais. Conheço alguns que estão sempre presentes e já deviam ter sido destacados por isso. Se entramos nos jogos com a informação do nosso cartão, devia servir para algo mais do que a entrada no recinto.

Também concordo com a alteração do número de anos de sócio para se pertencer ou candidatar ao Clube. Não pode ser Presidente ou Administrador do Nosso Grande Clube quem quiser, mas sim quem o merecer. E dez anos ininterruptos de sócio darão, com certeza, a noção da responsabilidade e do orgulho de ser Portista.

O número de anos do mandato, é-me indiferente. Depois do Nosso Grande Presidente, outro Grande Presidente terá de vir. E acredito que esse terá a confiança renovada a cada campeonato, e essa será a real validade da sua presidência. É preciso ter-se a consciência de que se pode dar a latitude de um ou outro campeonato mais para assentar uma ideia, um programa e um sentido. Mas, no fundo, todos saberemos que esses mandatos existem apenas do ponto de vista formal. Se a massa associativa estiver com a Direcção, esta continua, senão, terá de vir outra. Mas a estabilidade terá de chegar ao Futebol Clube do Porto, para não haver uma zbordenguização do nosso Clube.

Por último, e mais importante de tudo, dizer que não me importo com a alteração esquemática dos uniformes alternativos, com base também nos patrocínios ou parcerias, mas dentro de certos limites: acho que não devem incluir os padrões e cores de outros grandes clubes nacionais, como o vermelho, o verde, ou listas horizontais ou padrões em xadrez. Se tal acontecesse, seria a perda da identidade do Nosso Grande Clube, e motivaria uma onda de contestação insofismável. Eu sei que eu entregaria o meu cartão ontem.

4 comentários:

  1. @ Jorge

    «a estabilidade terá de chegar ao Futebol Clube do Porto»

    "óráite"®
    isso é muito bonito e tal. só te digo isto: ainda bem que muitos dos que são rápidos no gatilho (mais rápidos do que a própria sombra, qual Lucky Luke), sobretudo nos comentários em blogues, não são sócios do FC Porto, ou a instabilidade seria reinante - como aquela que nos é referida por quem tem mais anos de portismo do que eu e tu juntos, e que nos traz a memória dos tempos anteriores a 23 de Abril de 1982...

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso esta transição tem de ser feita em paz e suavemente.

      Abraçom

      Eliminar
  2. O F.C.Porto não é um clube perfeito, mas é lamentável é que alguma canalha sem vergonha na cara e sem carácter, tente passar mentiras foleiras e denegrindo o clube do qual dizem gostar.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse tipinho também é outro que me faria deixar de ser sócio.

      Abraço

      Eliminar