segunda-feira, 16 de março de 2015

Astérix e os Pré-Titulados


Em jeito de nota prévia, quero dizer que foi com muito orgulho que levei, pela primeira vez - e não será, de longe, a última - ao Dragão a minha filha mais nova de 7 anos. Dizer que, por ela, estaríamos de novo, lá amanhã outra vez. Posto isto, quero confessar que subestimei este jogo. Pensei que seria um jogo mais tranquilo, onde eu e a minha filha pudéssemos gritar golo muitas vezes. Cheia de alegria e deslumbramento entrou no Dragão como se entrasse numa loja de doces. A minha filha está obcecada pelo "lindo Óliver" e está visto quem é o seu ídolo neste momento. Estava bem ladeado pelos fenomenais João Santos e Ana Neves, meus compagnons de jeu  a quem agradeço muito profundamente o carinho e dedicação que deram à minha pequena. 

Ninguém duvide que, à partida, já seria um osso duro de roer não ter o nosso lateral direito, o nosso defesa direito, o nosso ponta de lança base e um Óliver ainda a meio gás. Demasiadas contrariedades para resolver de uma só vez. O jogo começou em franco domínio do FC Porto, que ainda assim, diga-se, demora muito tempo a "entrar nas partidas", o que motiva a falha de entendimento óbvia que permitiu a André Claro vir disparado por aí fora. Fabiano, qual touro enlouquecido, e dar uma de Estoril, manda-se com tudo. A desculpa perfeita para um cartão vermelho ridículo. André Claro vinha lado a lado com Ricardo, não ia isolado para a baliza. E o corte foi muito fora da área. Mas há males que vem por bem. Helton Arruda, o Bom Capitão - falha grave não lhe dar a Capitania quando sai Quaresma - é o melhor guarda redes que temos. Para mim, titular durante mais 2 anos, enquanto Raul Gudiño estiver a evoluir. 

Fomos roubados, uma e outra vez, mas soubemos dar a volta às contrariedades, admitidamente melhor na primeira parte do que na segunda, mas Lopetegui só há um e ele é que sabe se os jogadores conseguiam dar mais 45' como deram na primeira parte, onde não se notou que estivéssemos só 10. Poucas ocasiões de golo, o jogo menos dominador desta fase da época. Mas eu lembro-me bem como era com Vítor Pereira. Quantos jogos se arrastavam na margem mínima. E quando tentamos, lá vinha uma falta dura sem cartão, um fora de jogo inexistente, uma patada na cara que nem jogo perigoso é - não é, é penalty.


Por último, antes dos destaques, dizer só que a minha filha foi vítima da violência policial gratuita de um polícia que, quando Óliver graciosamente acedeu a assinar o cartaz que a minha filha trouxe com ela, resolveu empurrar-nos sem apelo nem agravo, como se estivéssemos a pôr em causa a integridade física do jogador. Resultado: as botas de biqueira de aço pisaram violentamente a minha filha, as grades magoaram-lhe as costas e o empurrão fez-lhe bater com a cabeça. Nada de grave, mas podia ter sido. Tudo isto em nome de nada, quando podia ter sido resolvido com um simples pedido. Enfim. Desnecessário e exagerado.

GOLOS

Quaresma - De volta com a braçadeira de Capitão, foi a raça e o querer de Quaresma que deram o combustível para fazer avançar o carro da vitória. Isto apesar do campo inclinado a que foi sujeito. Foi vítima de uma escandalosíssima grande penalidade quando Diego lhe acertou com um pé na cara. Enquanto teve pernas - ainda levou mais faltas e faltas contra um Arouca que viu o primeiro amarelo aos 70'(!!!) - foi absolutamente essencial. Bravo Ricardo!

Helton - Aos quase 37 anos, a diferença de estabilidade, segurança, jogo de pés, sabedoria de ocupação de espaços e, mais do que tudo, o comando de Helton é absoluto. Não acredito que haja um Portista que prefira Fabiano e a sua inconstância ao super Bom Capitão. Não é só a experiência - é a classe, é a liderança, é o incentivo, é a sensação de que podem até entrar golos, mas não serão de certeza por irracionalidades. E isso é de ouro. Para mim, Fabiano não calça mais as luvas.

Aboubakar - É titânica a forma como Aboubakar está a lançar-se neste desafio de substituir precocemente Jackson Martinez. Ainda não está completamente rotinado com os companheiros, ainda não está capaz de aguentar 90' em condições, mas a capacidade de luta e entrega ao jogo, a humildade e a forma como se dispôs a absorver os conceitos de jogo do seu companheiro, fazem-me tirar o chapéu a monsieur Aboubakar. Trés bien! Acho que só vai melhorar e já está em pré-estágio para uma época em que terá, garantidamente, a titularidade.

Marcano -  Ivan Marcano não para de me encher as medidas. Não há nada que abale a sua segurança defensiva. É como um ninja, mas com uma abordagem zen. Está lá sem se dar por ele. mas é absolutamente imperial na defesa. Com muitos ou poucos ao lado, o jogo de cabeça é ímpar, a velocidade é grande, a saída de jogo é boa. Bravo. Titularíssimo!

A Superação de Si Próprios - Muitos desanimariam ao verem-se roubados todos os jogos, a serem traídos e menosprezados descaradamente depois de uma exibição de gala. Muitos diriam : que se lixe que isto é de doidos. Não este FC Porto! Todos souberam reagir até ao limite das suas forças, todos souberam dar o máximo de si, mesmo com o tanque na reserva. E não, senhor Rui Santos, não é verdade que muitos se desculpam com o desgaste a meio da semana. Se vossa excelência desculpou o zbordem, tem que dar crédito a que o FC Porto também se sinta esgotado depois de uma fase enorme, com montes de desafios difíceis. E já agora, senhor Manuel Fernandes, o Tello tem o pai doente e o Maicon está mesmo com fadiga muscular. Não é nada "rotatividade" porque Lopetegui não é tolo.


FALTAS

Fabiano -  Se o seu companheiro de redes não fosse tão bom, se a sua equipa não estivesse no momento de reacção em que está, a sua enésima saída extemporânea que nos dá um ataque cardíaco a todos teria dado o campeonato aos outros. Agora vai sentar o rabinho no banco. E ainda bem. Que treine e se aprimore. O resto está certamente lá.

Indi - Para quem se fartou de queixar e de "achar estranho" estar no banco, talvez fosse importante Indi olhar para o lado e aprender com Marcano a posicionar-se, a ganhar bolas de cabeça e a tentar ser menos faltoso. Muitas das entradas de Indi são demasiado ostensivas.

Arbitragem - Uma vez mais, queriam-nos matar mas não conseguiram. Já nos habituamos a jogar contra 14. Mesmo com dez. Obrigado por isso.E votos sinceros de vos mandar para a meretriz que vos gerou.

15 comentários:

  1. O melhor de ontem foi os três pontos na algibeira. Estes jogos num campeonato normal fazem um campeão. Vamos ver o desenrolar da liga do colinho. Eu acredito!

    O resto tirando o incidente foi mesmo porreiro. Especialmente os Hambúrgueres no fim ahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito, muito obrigado!

      Quem meus filhos beija, minha boca adoça. Considerem-me caramelizado :) Vocês forem bestiais!

      Quanto aos hamburgers... se nos quiserem acompanhar, teremos todo o prazer, já com o Estoril.

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge,
    Difícil, foi uma vitória difícil, e importante, muito importante.
    Nem todas as vitórias podem ser conquistadas com exibições brilhantes, há aquelas que são conquistadas com muito suor, muito sofrimento e esforço coletivo e são essas que ajudam a fortalecer as equipas. Foi o que aconteceu ontem.
    Gostei do resultado e gostei da garra, da humildade, da união, da solidariedade, da competência e da eficácia que esta equipa hoje demonstrou. Estou orgulhosa, mais uma vez.
    Em suma, foi uma batalha dura, mas no final a vitória ficou no Dragão que é o mais importante neste momento. Segue-se o Nacional em mais uma final.

    PS. De lamentar, realmente, o incidente com a sua filha. Não percebo a razão de tal atitude por parte da polícia, mas enfim.


    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com


    ResponderEliminar
  3. "E votos sinceros de vos mandar para a meretriz que vos gerou."

    Genial :)

    Saudações Portistas.

    ResponderEliminar

  4. @ Jorge

    forte"like!"
    (principalmente por a Mariana estar melhor e tudo não ter passado de um susto)

    ps:
    jogar com dez nem é assim tão mau. estamos a treinar para o que vai acontecer no antro de Carnide :)

    abr@ço
    Miguel|Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela está bem e só fala do FC Porto!

      E podes crer, isto vai ser lindo! Abraço!

      Eliminar
  5. De facto, não havia necessidade, a sensibilidade de alguns polícias é como a de algumas bestas quadradas. Mas a piquena pareceu-me de boa fibra, futura super-dragona, não vai guardar más impressões, vai ganhar gás para ir mais vezes.
    Quanto ao jogo, pairou o fantasma do Boavista, parecia uma cópia, mas valeu que conseguimos o mais importante, conquistar os 3 pontos. Estamos na luta, é preciso ganhar e ganhar, no fim fazemos as contas.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há alguns jogos destes, felizmente cada vez menos.

      A minha filha hoje pediu para adormece-la com o Hino do FC Porto! Acho que isto diz tudo.

      Obrigado pela atenção à minha piquena.

      Abraço

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Fizeste muito bem. Se fosse comigo até chorava de emoção.

      Eliminar


    2. o Guilherme, desde sempre, que só conhece essa música de (bom) embalo :D

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
  7. O bófia seria da instituição slb? Saúde.- João.

    ResponderEliminar