segunda-feira, 23 de março de 2015

Mudar Tudo Para Tudo Ficar Na Mesma


Hoje já estou mais feliz. Abri o pdf d'O Jogo, via Ana Ferreira (obrigado Ana!) e estou a sorrir até agora. Em primeiro lugar, Jackson parece apostado em ultrapassar Adrián pela direita na recuperação, o que é um sinal daquilo que eu esperava de Jackson: até aí ele é metódico, disciplinado e forte. Ainda bem. Gosto de Aboubakar, mas o Jackson faz muita falta neste último esticão. Se já é previsível ele voltar para o Bayern, excelente. 

E depois, tão ou mais importante que isso, adorei a pequena entrevista de Brahimi. Gostei de ler que ele ia descansar à selecção - quer dizer que sabe que está cansado e que precisa de fazer melhor. Fico feliz também porque, afinal, não estão na Lua e sabem que aquilo no sábado não correu bem. E depois, estas frases, muito, muito importantes: 

- "Estamos mais confiantes, mas sabemos que vai ser muito complicado sermos campeões". Se estão mais confiantes, excelente. Quero-os completamente confiantes. Muito mais do que sábado. Quero que saibam que é difícil, que tem de suar a camisola, que tem de deixar tudo no campo. Boa. 

-"Mais [motivados] não, porque já estávamos muito, mesmo a quatro pontos. Mas estar a três é melhor". É uma clara verdade de La Palice mas parece que a maioria dos adeptos Portistas esqueceu. E ainda bem que isso motiva os jogadores. 

Posto isto, acho importante relevar que todo o tom da entrevista de Brahimi vem no sentido de que eles estão a precisar de descanso mas, principalmente, que parece que Lopetegui ter-lhes-á dito algo de muito importante no fim do jogo. O tom de Brahimi é de responsabilidade, o que é excelente.

Outra grande notícia é que o senhor Gobern parece que pensa que quem desmotivou foi o FC Porto. Que isto quebrou a confiança e que agora é um passeio para o benfas, até por causa do calendário Portista. Óptimo. No meu entender, o benfas tem como adquiridas vitórias em casa. Vamos ver contra o Nacional. Apesar de não ser na Choupana, o Nacional tem na segunda volta 6 vitórias, 3 empates e duas derrotas. Jogou mesmo muito bem, aproveitou as fragilidades do FC Porto. Se alguém, além de mim, viu o jogo no Estádio dos Arcos, "em casa" do benfas - 90% do estádio era benfas - sabe perfeitamente que a parte defensiva do benfas é horrorosa. As transições rápidas do Nacional podem surpreender e... bem.. a ver vamos.

É bom que falem do calendário, que achem que são favas contadas e que falem muito em títulos antes do fim. Assim, ainda chegamos lá na frente. Eu acredito, sempre. Ainda mais com um benfas confiante e a acreditar muito que o FC Porto "quebrou".

9 comentários:

  1. Ou seja: Nacional, Académica, Belenenses, Gil Vicente e Penafiel, ganhem o campeonato ao fraquíssimo Benfas, porque Lopetegui não é capaz!
    Lopes

    ResponderEliminar
  2. O resultado no Nacional foi como se me tivessem dado ,não 1 murro no estomago,mas 1/2 murro no estomago.
    Mais a frio,vamos tentar analisar os factos:Estavamos a 4 pontos antes da jornada se iniciar,agora estamos a 3 pontos.
    Dantes não dependiamos de nós e agora sim.
    Deviamos ter ganho na Madeira?Claro,durante o jogo do FCPORTO até comentava com outro adepto do nosso clube ,que a vitória ,mais importante do que os 3 pontos seriam os danos psicológicos que causariam ao Boifica.Mas,na minha opinião,e ainda debruçando-nos na questão psicológica,quem tem falhado mais é o Boifica.Não nos esqueçamos que a seguir á nossa derrota com o Maritimo eles tiveram a oportunidade de ouro de sentencionarem o campeonato e falharam redondamente.Nos ultimos jogos fora tem-se notado tanto a fragilidade da equipa vermelha -como o respectivo colinho qdo necessario.Agora com o Rio Ave falharam novamente,e com estrondo.Conclusão:eles estao frageis psicológicamente e a jogar um futebol incipiente;eles estão com MEDO DE NÓS,e sabem que vão perder com o FCPORTO.Eles sabem que o FCP é melhor do que eles.Daí a reacçao dos adeptos vermelhos á derrota com o Rio Ave.
    Em relaçao ao nosso jogo ,ficamos todos com a sensaçao de que podiamos e DEVIAMOS ter feito mais.Acho que acusamos 1 pouco a ansiedade ,acho que alguns jogadores estiveram menos bem,acho que o Lopetegui-do qual sou admirador do excelente trabalho que esta a fazer-tambem acaba por estar menos bem,mas tambem acho que o FCPORTO,no fundo só acaba por jogar menos bem nos ultimos 30 a 35 minutos.Coincidiu com a bola aos ferros do livre do Maicon(acabava com o jogo ai)e a substituiçao do Casimiro-grande jogador-.Mesmo no nosso periodo negativo tivemos 2 hipóteses de golo-Danilo ao poste e Aboubakar-,além dum lance duvidoso do Quaresma-se calhar devia ter entrado mais cedo-.
    Em resumo,dependemos de nós,ao contrario de algumas afirmaçoes,no desempate o 3-1,ou 4-2 é favoravel ao FCPORTO ,mas SINCERAMENTE acho que isso nao vai ser necessario.Uma das qualidades do Lopetegui é a sua personalidade forte e acho que vai passar uma mensagem forte de indices motivacionais e de concentraçao.
    Logo,só temos é de fazer a nossa obrigaçao de ganhar os 8 jogos que faltam,e com a nossa vitória na Luz (não interessa se é por 1 ,por 2 ou por 3),os vermelhos vão ter mais percalços.Seguramente.Com colinho ou sem colinho.
    Com o nosso empate,ajudamos a limpar as feridas dos vermelhos,mas que as feridas com infecçao estao lá,estão.Estão todos borrados de medo.Temos é de fazer o nosso trabalho com competência.
    Cump.
    FCPORTO SEMPRE
    RUIFCPESPAÇOK

    ResponderEliminar
  3. Para aqueles que tudo criticam como se um jogo de futebol real, fosse numa playstation qualquer em 2ª mão comprada na Vandoma, apenas digo que a este FC PORTO mesmo quando joga mal - porque sei reconhecer que tambem tem fases que joga mal - também tem um azar que o rival não tem: as 2 bolas ao ferro são exemplo disso.
    E enquanto nós estamos chateados por não termos ficado colados, já a vermelhada borrou-se toda que até apertou as nadegas do Jorginho... é que há tradições que ficam gravadas a fogo na memória, e morrer na praia é apanágio dos lá do sul...

    ResponderEliminar
  4. Se as arbitragens forem limpas e não existirem jogadas de bastidores, acredito que no final da próxima jornada estaremos empatados ou a um ponto do benfas. Se o Nacional jogar no galinheiro com a atitude que teve contra nós não saem de lá com menos do que o empate. E nós ganhamos ao Estoril. Mesmo assim, hão-de aparecer portistas a dizer que não chega, que deveríamos ter ficado pelo menos com mais um ponto que eles e que tudo vai ser mais difícil porque o Lopetegui não sabe gerir a equipa. Saúde.- João.

    ResponderEliminar
  5. Muito bem visto, caro Jorge!

    Relativamente ao seu post anterior, permita-me, acrescentar ao comentário desse extraordinário e exemplar adepto Manuel Vila Pouca, sempre atento, interventivo e com um invejável arquivo, que o Rodolfo, naquela altura, era o capitão de equipa; que devíamos ter liquidado o Sporting nas Antas – empate 1-1 com golo de Romeu em recarga ao penalti marcado pelo Oliveira – e aí teríamos arrumado a questão do tricampeonato, antes da deslocação à Póvoa na antepenúltima jornada e a Espinho na última jornada. Mas posso entender a desilusão desse grande capitão, que é igual à minha e à de todos os que amam o Futebol Clube do Porto. Faz parte do nosso ADN – eles perderam e estão todos contentes; nós recuperamos 1 ponto mas estamos frustrados. Até do andor já nos esquecemos e não nos serve de desculpa!

    Esta ressaca está a ser difícil de superar. Por isso, é sempre bom ler e ouvir quem reaja positivamente. Ouvir o Bernardino Barros, o Cândido Costa, e navegar pela bluegosfera Portista (desorgulhosamente, nem toda, infelizmente), conforta-nos, dá-nos alento, faz-nos sentir em boa companhia e acreditar que chegaremos a bom Porto.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Sobre o que diz o Iur, lembro-me bem desse jogo. Creio que é, talvez, o primeiro que me ficou na memória. Eu devia ter seis ou sete anos, estava num casamento de uma amiga da família em Castelo Branco (nessa altura era eu e outro, os portistas na escola primária - lá era tudo benfas) e lembro-me de estar encostado a uma mesa, a ouvir o relato na rádio e de ouvir o locutor relatar o falhanço do Oliveira no penalty, e a minha mãe e mais já não sei quem (vizinho? irmãos?) a olharem para mim e para o meu entusiasmo portista, tão estranho na altura por terras beirãs. É engraçado que já há muito não me lembrava disto...- Saúde- João.

    ResponderEliminar
  7. Olá...
    Estou triste mas confiante... ainda não ouvi ninguém falar nisto mas eu acho que o nosso mister foi condicionado pelas arbitragens no jogo com o Nacional. Passo a explicar... a equipa estava cansada.... o mister sabia-o. O Casemiro vê um amarelo parvo.... o Mister pensou... arbitragem encomendada, vão fazer de tudo para me expulsar um jogador e a equipa não vai aguentar muito tempo em inferioridade numerica.... resumindo... teve que abdicar do meio campo com isso o Nacional subiu e ganhou metros, o Rubén já há alguns jogos que não joga a 6 puro e isso afectou a equipa. Se não tivessemos que trocar o Casemiro era mais fácil meter Ruben para segurar o meio campo com Casemiro e meter Quaresma e Gonçalo que segura muito bem a bola... resumindo... Um jogo de futebol não é jogado sozinho e a outra equipa tem os seus argumentos, não podemos culpar a equipa por não conseguir sempre a vitória apenas precisamos de sentir que os jogadores deixam tudo em campo para tentar chegar ao objectivo. No sábado senti que a equipa estava muito comoda e confiante que achava que ganhava com maior ou menor dificuldade e isso foi mau. O nosso mister que até costuma ler bem o jogo sentiu-se condicionado e isso fez muita diferença.
    Vai Porto... eu acredito!

    ResponderEliminar
  8. A verdade é que as sombras que nos jogam para os olhos são tomadas por verdades, até por alguns dos nossos! É isso que custa. Mas não deixo de reconhecer que é até natural, dado o bombardeio continuo dos media. Eles próprios acorrentados a audiências/vendas. E, porque não, o poder politico, refém de votos e, por conseguinte, dos miticos 6 milhões. E é verdade que eles são mais, nós somos melhores! :)
    Se o Jorge tiver paciência e tempo, é isto que penso: http://atascadosilva.blogspot.pt/2015/03/a-alegoria-da-caverna-ou-um-mundo.html
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pelos vossos comentários, não pude responder por compromissos profissionais...

    Obrigado pelo interesse, seja qual for o ponto de vista, é sempre um grande incentivo.

    ResponderEliminar