terça-feira, 3 de março de 2015

O Pós-Match e o Futuro Que É Agora


É muito bom ver que realmente, na verdade, não jogamos nada. Se o zbordem estivesse na sua máxima força, eramos comidinhos de cebolada. Qual mérito do FC Porto, qual carapuça! Se não tivesse havido Wolfsburgo, até o mini-Messi nos tinha marcado! Jogaram sozinhos e perderam. Vai-se a ver, terão jogado contra um qualquer Penafiel desta vida.

Vamos a factos. O primeiro facto é que isto é conversa para boi dormir. Depois do jogo de Basileia em que deixamos tudo no campo, fomos jogar ao Bessa com segunda linha e ganhamos em mais um jogo de deixar tudo em campo e ninguém se queixou. Não tem plantel? Temos pena! Mas agora somos responsáveis pelo idealismo dos outros? Quando Julen Lopetegui - e tenho a certeza que a direcção da SAD com ele - sacrificaram obviamente a Taça de Portugal (um título de prestígio) em prol de uma vitória em San Mamés, muito crítico houve a chamá-lo incompetente. E os lagartinhos fizeram a festa e cantaram os "olés" que ouviram de volta no domingo. O preço foi alto, mas foi a exibição que definiu a nossa presença nos oitavos, e também a que catapultou Yacine Brahimi para a lista de Top 100 do reputado "The Guardian". Foi um pesado sacrifício para o nosso inteligente e visionário treinador, que teve que penar duras penas por ter sido "vulgarizado" pelo zbordem.


Agora vem Marco Silva alegar indirectamente cansaço? E todos os media a rezar por essa cartilha? Quem lhe mandou lutar até ao fim contra o segundo classificado alemão?  Ele, como treinador, se tem a "manta curta" que alguns se atrevem a alegar (via o novo Tomo III), tinha a obrigação moral de gerir as suas prioridades. Ou de pedir mais à sua SAD. Ou algo. E eu não engulo essa história do desgaste. Teve desgaste, sim, o desgaste que têm todas as equipas frente a este FC Porto. O desgaste para marcar a bola que vai por todo o lado, com toda a qualidade e múltiplas soluções, com laterais a fazer de extremos, extremos a fazer de laterais, extremos interiores, pontas de lança a 10, 6 a 8s, 8s a 6, centrais a saírem a jogo e a quase marcar golo, com segundas linhas perfeitamente integradas e, principalmente, com uma verdadeira competição de trabalho por um lugar no onze. O cansaço de quinta feira não "fez durar 20 minutos". O cansaço de 20 minutos é que desligou a pilha completamente.

Mas quem é que consegue marcar bem o Tello? Não foi uma falha de marcação! Foi que, ou estão a fazer 2x1 ao Brahimi, ou 2x1 ao Jackson, ou 2x1 ao Tello. Ou se encostam atrás com o autocarro, ou então deixam de poder marcar uma - ou duas - das nossas três armas letais. Manta curta, sim. Não dos nomes. Manta curta de jogo. Demos um nó cego no zbordem, senhores. Rebentamos com a ligação do zbordem, o seu jogo interior verticalizado. Pois é! É esse o problema  de um jogo excessivamente interiorizado e verticalizado - a previsibilidade. Começamos por ter esse problema nas laterais, mas ele hoje em dia desvanece-se com o entrosamento e um Brahimi mais interior, um Óliver e um Herrera a alternar na frente, um Quintero ou um Evandro a abrir espaços. Essa é a benção do trabalho de Lopetegui - a multiplicidade de soluções. E isso foi o que deu cabo do zbordem. Não foi o "cansaço". Foi a mesma exaustão em jogo que têm todos. Todos.


Estamos a assistir a toda uma Evolução das Espécies. Um Colinho 2.0! Onde antes estavam os roubos de Catedral, agora vai-se ainda mais longe! Tirar cirurgicamente as pedras em risco e jogar em vantagem desde o minuto 0. Dois castigados pré Estoril, três pré Arouca, aguentar o Braga contra nós mas, certinho batidinho, 3 contra o Braga! Tudo na lógica vou-correr-contra-ti-mas-primeiro-parto-te-as-pernas. Um colinho com requinte, não vá o primeiro plano falhar. Enfim, mais uma vergonha, bem denunciada até pelo Manuel Serrão ontem no Prolongamento como sendo "a verdadeira nota artística". E por falar nisso, o Dr. Cutty Sark meteu a viola no saco ma non troppo. Diz ele que, sim senhor, levaram um banho de bola, mas que como não gosta do Lopetegui e gosta do chiclas, quer que o benfas ganhe. Isso diz tudo da moral e fibra deste senhor.

E quanto ao Paulo Pereira Cristóvão, o Karma é lixado! Não adianta sacudir a água do capote, logo se apanha quem se acha impune.

Estou cada vez mais perplexo, também, com as indignações do FC Porto, pelo menos através do seu site oficial. Meu amigos, se vocês se calam em relação ao colinho arbitral, se se calam em relação ao ataque vil ao vosso treinador e jogadores, quero lá saber o que a Travessa da Queimada acha que é bom. Enfim. Prioridades. Mas, garanto-vos, a maioria dos adeptos quer lá saber da opinião de benfas.

13 comentários:

  1. Em 1º: tenho a dizer que cada vez aprecio mais o seu blog, na linha dos outros dois que costumo ler (Dragão ate a morte e o Tribunal do Dragao), passe a publicidade.
    Em 2º: Na mouche...A mim tb me causa uma certa "azia" que o FCP se digne a responder a ninharias e deixe passar coisas bem mais importantes.Mas quem é que quer saber o que pensa o atrasado mental do Delgado ou do Dani ou daquele porco cevado da TVI24 (Freitas qualquer coisa)?!
    Sexta feira é garantido que pelo menos o Pardo leva o 5º amarelo...nao deixa de ser curioso que ele foi um dos mais acalorados em Vila de Conde e no entanto "safou-se" do amarelo. Curiosidades desta Liga. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Rebelo.

      Pode ter a certeza que eles não chegam todos ao benfas.

      Abraço

      Eliminar
  2. Jorge,

    Quanto mais pensarem que o jogo do Domingo se deveu ao acaso e não a nossa qualidade, melhor para nós! Eu, que estive lá, sei o que vi. Se eles acham que "aquilo" é pouco... Shiiiiiu... A gente, da mesma forma, já ganhou uns trofeuzitos!! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo grande Z!

      A Soberba e a Subestimação são nossas aliadas!

      Abraçom!

      Eliminar
  3. Parabens por mais um post

    Sinceramente não sei qual é a surpresa das vitorias do nosso clube não serem valorizadas, que eu me lembre, não me lembro de uma vitoria ser valorizada. Nem qdo campeoes europeus em 2004.

    Agora, como viram que estamos a criar uma verdadeira equipa, ja nos tão a vender os jogadores tds, ontem foi o tello o JM hj o danilo, amanha quem vai ser

    Relativamente ao ex-vice dos lagartos já nada me surpreende. O que me surpreende é como um ex dirigente k foi condenado de coação,penso eu, no exercício das suas funçoes como dirigente, o clube não é penalizado

    Abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Miguel,

      Obrigado! Não é surpresa, é só informar os digníssimos adeptos leitores.

      Abraço

      Eliminar
  4. So queria dizer que não me estava a si, só os mais desatentos é que podem ficar surpreendidos, era isso que me estava a referir.

    Miguel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu percebi. E eu estava a dizer que concordo.

      Abraço

      Eliminar
  5. So queria deixar este link

    http://www.canalplus.es/play/video.html?xref=20141222plucanftb_25.Ves

    ResponderEliminar
  6. Oh meu caro Jorge,

    Este seu Post já parece o jogo do FC Porto, até eu fiquei desgastado, no bom sentido, só de ler, parece o Tello, não consigo acompanhá-lo.

    Relativamente ao Cristóvão, o Miguel ficou surpreendido sem motivo, o clube em causa não era o FC Porto.

    Um abraço aos dois e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. @ sr. Fernando Pinto

      com a permissão do caríssimo Jorge, desejo-lhe os meus sinceros parabéns! e os votos para que tenha um dia excelente, repleto de muitas e agradáveis surpresas, na companhia daqueles que mais estima.

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
  7. Caro Jorge Vassalo

    Isto do cansaço é tudo treta, desculpas de mau "PERDEDOR". Quantas vezes vieram no campeonato anterior, para justificar o facto de não terem jogos na Europa, dizer que até era benéfico para as equipas que disputavam jogos a meio da semana, dava-lhes outra "entourage", que os lagartos não tinham!
    Abraço
    Porto Porto sempre no coração

    ResponderEliminar

  8. @ Jorge

    repisando o que já foi escrito, parabéns! por mais uma excelente prosa :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar