domingo, 22 de março de 2015

Ponto de Ordem À Mesa


Vamos lá ver uma coisa: Lopetegui não passou de bestial a besta. Se era bom ontem é bom hoje. Lopetegui tem feito um milagre enorme. Esta equipa não desiste nunca. Ontem perdeu uma boa oportunidade de ficar a apenas um ponto, mas isso não invalida o esforço hercúleo que tem feito e o aplauso que merece por isso. Ontem viu-se que estavam em baixo. Jogos destes acontecem. E Lopetegui não é tolo, se pôs o Quintero em vez do Óliver é porque se passou alguma coisa com ele. A manta de três substituições foi curta para tanta gente subpar. Devem ser os ares da ilha. Mas vamos ver uma coisa: recuperamos mais um ponto. Ficamos a depender só de nós, sim.

Mas vou ser claro. Não acredito que o campeonato fique resolvido na Luz. Temos de ganhar o jogo sim, mas essa coisa de por dois ou 3 ou goal average parece-me totalmente tolinha. O FC Porto reage sempre bem a desaires e não perdeu. Quem perdeu foi o benfas, num jogo em que demonstrou, pela enésima vez, que a sua equipa é frágil defensivamente e que, se o campo não estiver inclinado, não ganha um jogo. Se o Nacional jogar metade do que jogou ontem - sim, porque o Nacional jogou, e bem! - na Luz, o benfas volta a perder pontos. E nós temos de voltar a aproveitar. Porque as fases finais do benfas são sempre um desastre. Sempre. São titulados antes do tempo, são os maiores, reservam rotundas.

Sim, meus amigos, os adeptos benfas reservaram a rotunda de Vila do Conde, abaixo do Estádio dos Arcos, para festejar. E, insisto, assim é que gosto deles. Nós jogamos mal, mas há aqui duas coisas a reter: A primeira é que, se o benfas estiver a tremer, óptimo. Excelente. Vão defrontar, até ao fim, o Nacional, o Guimarães e o Marítimo, por exemplo. E podem perder pontos, sempre. Certo que nós também, mas a verdade é que reagimos aos empates como derrotas quando não são. E isso é excelente. Se o benfas estiver descansado e aliviado, melhor. A soberba, tem-se provado, é a nossa melhor arma contra eles. Perdem pontos mais rapidamente. Se o FC Porto fizer a sua obrigação e vencer na Luz, alguém acredita que um benfas empatado até ao fim não perde pontos? 

Estivemos mal o jogo passado, mas reagimos a esse empate como deviamos - como se fosse uma derrota. E isso eu gosto. Muito. Garante melhoria, recuperação. E agora, em frente, temos um campeonato para vencer e a atitude certa. Deu-nos o abafo, só isso. Contra tudo e todos sempre, já só dependemos de nós.

16 comentários:

  1. Totalmente de acordo Jorge. Embora não possamos escamotear a sensação de alguma decepção, também é verdade que reduzimos a diferença pontual para os vermelhos e ficamos a depender só de nós. E é por aí que devemos encarar o que falta jogar do Campeonato. Deixemos o jogo com o SLB para a altura própria e foquemo-nos no próximo jogo, esse sim importante, porque é o próximo e porque temos de ganhar.
    Temos de acreditar e confiar na nossa Equipa. Eu, como sempre, acredito e confio

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Recuperamos pontos. Não foi como queríamos mas estamos mais perto.. E eu estou com a minha equipa como sempre!

      Abraço!

      Eliminar
  2. Mais uma vez estou de acordo com o seu post. Acho que o maior problema do nosso jogo ontem foi a falta de frescura fisica de alguns jogadores, ontem vi por ex um herrera a arrastar-sem em campo, ele que é dos mais utilizados. Mais uma vez o quintero não aproveitou a oportunidade, começa a ser por demais evidente que ele não está com a cabeça cá.

    Para mim o unico ponto em que o treinador esteve menos bem foi ao queimar uma substituição do quintero. A entrada do casemiro para mim esteve bem, uma vez que o jogo estava mt fisico e ele ja tinha amarelo

    Agora uma coisa é certa, a constestação que a equipa dos benfas foi alvo ontem só vem confirmar que eles estão mt nervosos e começão a ter um deja vu da 2 epocas. A nos competenos apoiar a nossa equipa.

    Abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Óliver não estava em condições... Não havia grande alternativa no meio campo. Quintero é para riscar. De resto subscrevo

      Abraço

      Eliminar
    2. O que poderia ser feito, tal como já li, e agora dps do jogo é mais facil falar, se tinha de arriscar punha o brahimi no meio, apesar de não ter feito um bom jogo

      Isto é só a mh humilde opinião.

      Miguel

      Eliminar
    3. Quintero é para riscar? É capaz de ser um grande acto de gestão para os cristãos novos.
      A mim quer-me parecer que esses 9 milhões que são para riscar, davam para ir buscar um Guus Hiddink ou um treinador competente que potenciasse os activos que possuímos

      Colectivo.

      Eliminar
  3. Que os benfas já estão assustados, vê-se com a reacção dos adeptos e com as desculpas do catedrático do povo. Já veio dizer que o Luisão foi mal expulso e que o segundo golo do Rio Ave foi irregular. Nâo vi o golo, mas o grande capitão foi bem expulso. Os gajos já estão a condicionar os árbitros. E mesmo que tivessem sido prejudicados e o fossem até ao fim isso não compensava os benefícios que tiveram. Quanto ao calendário, não acredito que percam pontos com o Marítimo - os gajos no galinheiro nunca fazem nada. Porque será? -, mas acredito que não ganham ao Nacional (se correrem como ontem contra nós) nem em Guimarães - com arbitragens isentas. Nós temos umas saídas difíceis, mas acredito na equipa. E no treinador, que dispensava alguns pseudo-adeptos que sabem tudo e são os maiores lá na terra deles e nunca falham no trabalho (ou no emprego). Também gostei de ler o Marquinho a dizer que não se ganham campeonatos a pressionar árbitros. Deve ter tampões nos ouvidos quando o Zborde joga no WC.Saúde- João.

    ResponderEliminar
  4. Ah, e ontem os filha da puta dos bombos fizeram-me tirar o som à televisão. Aquela merda devia ser proibida. Pensei que a claque feminina do Nacional tinha acabado, mas as histéricas e os bombos dão cabo dos nervos a qualquer um.-João.

    ResponderEliminar
  5. Plenamente de acordo com este belissimo post.
    De bestas a bestiais e vice-versa, somos nós os adeptos. Tanto elogiamos como crucificamos. Senão vejamos: anda meio mundo a pedir Quintero. Quintero jogou e foi apenas mais um no desnorte que se apoderou de nós (que raio de poção mágica haverá nesta bela ilha que nos impede de ser felizes???). Tello anda numa boa onda é lógico que tem jogar, Braihimi é o nosso mágico também tem que jogar. Só que depois do jogo começar é muito fácil e muito facioso dizer que deveria ter jogado Quaresma em vez de Braihimi.
    É claro que se nota que a equipa é jovem e anda cansada. Herrera e Alex Sandro são os casos mais visiveis desse cansaço. Mas é um cansaço salutar. É uma fadiga de andar lá, e não uma fadiga de não lá estar!
    E depois grão a grão enche o Dragão o papo. Estou convicto que vamos á Luz ou em igualdade pontual ou a encostar neles.
    Tamos no final countdown e os avermelhados neste momento são como gelatina: tremem, tremem, tremem...

    P.S. O imundo, perdão, o imune, criticou Lopetegui por falar em árbitros. perdeu. Falou de quê?

    re P.S. É de lamentar ouvir ou ler, portistas comparar este jogo com o que aí vem com o Bayern...

    ResponderEliminar
  6. Já agora, sinceramente, mete-me um bocado de nojo andar por certos blogues ditos portistas e ler que as coisas estão mais difíceis. Quer dizer, antes desta jornada estávamos a quatro pontos, ficamos a três e está mais difícil? se isto não é má-fé é o quê?- João.

    ResponderEliminar
  7. Nada a acrescentar,poste de excelencia mais uma vez.
    Dizer mal dos nossos não une
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  8. Tal e qual.

    Concordo plenamente e como já referi em comentários noutros sites e blogues, acho ridículo estar a crucificar o Lopetegui (que já provou a sua qualidade) por um jogo menos conseguido.

    Correu menos bem? Correu sim senhor, mas como dantes, estes jogos menos conseguidos vão-nos fazer evoluir e tornar-nos mais fortes!

    Já agora, até ao lavar dos cestos é vindima...

    Vitor

    ResponderEliminar
  9. Jorge a questão nao e criticar ou endeusar Lopetegui. A questão e saber que treinador temos nos? Temos o treinador de Guimarães, Estoril, Sporting de Alvalade, Sporting Taça, Benfica, Marítimo, Belenenses, Setúbal, Arouca ou temos o treinador do Bate Borisov, Bilbau, Sporting Dragão, Basileia? Para avaliarmos com um mínimo de bom senso tem que haver mais estabilidade, quer nas exibições quer nos resultados, não lhe parece? Não basta diyermos mal porque sim e colocá-lo nos pincaros pela mesma razão. Já aqui escreveu que a rotatividade era um falso problema porque tínhamos jogadores do mesmo nível para as várias posições. Se Alex Sandro e Herrera estão cansados, então porque não entraram os substitutos do mesmo nível? Não é o treinador que sabe o estado dos jogadores com quem trabalha? Se deve ser enaltecido quando está bem também deve ser responsabilizado quando faz asneira. Temos muito melhores jogadores que eles, acredito que lhes podemos dar uma recibada no salão de festas, mas a darmos tiros nos pés desta forma o que mais me assusta não está fora de portas. Não tenho as certezas do António Oliveira, mas infelizmente também não tenho as suas.
    Nalgas! TomaIII

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diga-me lá o amigo: Agora Lopetegui mudava 6 jogadores (Brahimi, Casemiro, Herrera, Alex Sandro, Evandro, Óliver) e você dizia o quê?

      Caramba, menos!

      Abraço

      Eliminar
    2. E porque carga de água teria de mudar 6 e não mudar apenas os 2 que o Jorge acha que estavam cansados (Alex e Herrera)? Com o Basileia não jogaram Jackson e Oliver (olhe que dois) e a equipa correspondeu ou não lhe parece? Não acha que a liderança se exerce primeiro no interior do grupo e só depois no exterior? Não basta parecer líder nas conferências, tem que o ser no balneário essencialmente e este era o momento de afirmação. São os adeptos que são bipolares ou é Lopetegui que é bipolar? Lopetegui com Sporting e com o Basileia é o mesmo da Madeira?
      Nalgas! TomaIII

      Eliminar