sábado, 21 de março de 2015

Um Dia Cheio Num Eclipse Pequenino


Antes de mais, quero agradecer aos leitores frequentes deste espaço pela paciência que têm tido em vir ver o Porto Universal em dias que não actualizo o mesmo. Circunstâncias profissionais impediram-me de fazer aquilo que quero que seja um update diário deste blogue.  Posto este preâmbulo de lado, vamos a alguns tópicos de interesse desta sexta feira preenchida.

- Champions League: A Fava e a Subestimação

Estava de viagem para a mourolândia (sim, arrepios e benzeduras) quando li uma notícia interessante: teria, durante breves minutos, sido posto um tweet no Twitter oficial da UEFA que dava conta do sorteio antes dele ter acontecido. Nesse tweet do sorteio que nunca houve havendo o Bayern jogaria com o PSG e nós com... a Juventus. Tive um pressentimento de que isto era um qualquer glitch espaço-temporal que não seria bom agoiro e as minhas suspeitas confirmaram-se - calhou-nos o Bayern de Munique. 

Evidentemente que uma equipa que parece que joga a uma velocidade diferente de todas as outras é indesejável - seria hipócrita não o considerar. A qualidade/m² da equipa bávara é muito grande e o sistema de Pep Guardiola funciona em pleno. No entanto, e para não estar constantemente a repetir o que é dito nos outros blogues aqui da coluna da direita - os quais aconselho uma leitura atenta, também eu a faço - vou falar de um outro aspecto que nos será favorável: o da subestimação.

Manuel Neüer já veio dizer que tem gratas memórias nossas, vários companheiros de equipa dizem-se satisfeitos pelo sorteio, e os jornais de referência falam de nós como se fossemos a equipa mais fácil de dito sorteio. Óptimo. Gosto. Como diz o meu amigo Miguel Lima, "ganda like". Nas artes marciais, é frequente falar-se da técnica do Drunken Master, o mestre bêbado. Aliás Padmasambava, tido como um dos percursores do Kung Fu, tinha um só braço. Em ambas as situações, vence à partida logo a questão da percepção - subestima-se o oponente, baixa-se a guarda, fica-se mais vulnerável. Puro erro. Um FC Porto forte, com atitude guerreira, pode vencer qualquer equipa.

Um FC Porto altamente motivado pela montra da Champions, com jogadores de elevada qualidade como temos e que querem mostrá-la ao mundo do futebol europeu, ajudados por um Dragão sem massa assobiativa, pode surpreender o Bayern de Munique. Não foi a primeira equipa a fazê-lo. E, sejamos francos, se temos uma pontinha de ambição, não é certo que teríamos de vencer um Bayern ou um Barça pelo caminho? 

Eu não tenho medo, estamos sem complexos, como outsiders nesta Champions, vamos dar o nosso melhor sabendo que as probabilidades vão contra o nosso intuito. Mas, se vencermos, seremos o milagre deste ano, a revelação, a nossa glória estará do outro lado de Munique. Somos Porto, Contra Tudo e Contra Todos.


- Fait Divers de um bronco burgesso

A desfaçatez com que o chiclas vomita parvoíces por aquela boca fora é extraordinária. Devia ser um caso de estudo. Acha sua suprema sapiência sábia da sabedoria sapiente que o benfas está na frente porque é melhor, que os vermelhos são naturais porque contra o benfas toda a gente faz mais faltas e que o benfas está imune - "imunde", diz ele - a todas as críticas e pressões. Pudera, caro amigo! Tem vossa excelsa brejeirice todo um manancial de protectores ao seu lado - desde os média às arbitragens! Este chiclas é um ser ridículo. Está qual Moisés falso, por cima de uma jangada, num rio com rápidos favoráveis a bradar "Sou eu que comando iste, sou eu que comande iste". Um absurdo. Mas ao mesmo tempo, também já se deu conta do que o espera daqui a dois meses: nada. Já fala em renovar com salário baixinho "mas cum reforces". Deve ser para a xémpiéns. A inveja, afinal, corroi, não é verdade, meu amigo? Falas que não queres saber de nada, estás com essa pose blasé mas lá por dentro, és todo um mar de bílis contra o espanhol. Aliás, até sonhas com ele! Só falas do espanhol todo o dia, tarde, noite, madrugada. Tens pesadelos com o papão que te ofusca o brilho com a presença nos quartos que tu só verás da Playstation.

Sim, meu amigo, não vais ter nada disso. O teu presidente vai ter de pagar toda a liga colo colo com juros e correcção monetária - nada é de borla. Portantes, podes ver os teus reforces por um canudo. Quem te mandou a ti estares a borrifar-te para a xémpiens e a Europe? Sabes quanto já arrecadamos só daí? Tu queres lá saber, não é? Óptimo. 

Mas chega de falar de benfas. Sobre a mentira dos media, recomendo o meu caríssimo Miguel Lima, sobre esta treta das faltas, o extraordinário trabalho da Grande Maga das Estatísticas que é a Maria Silva do Mística do Dragão.


- O Que É Nacional É Bom

Manuel Machado é um treinador que eu respeito. Conseguiu, qual Gandalf da Terra Média, inventar uma língua só dele, mas é certo que o seu Nacional da Madeira é uma equipa que impõe respeito. Gosto da forma como se bate, como faz o seu jogo, como procura sempre os três pontos. É balsâmico ver que há equipas assim neste campeonato. Evidentemente, não espero que o Nacional vá jogar o jogo de olhos nos olhos, nem em pressão alta. Mas a verdade é que também não acho que vá jogar para o empate. E muito cuidado com as suas transições rápidas e o seu posicionamento elástico no campo. 

Tiago Rodrigues está com uma gastroentrite e não vai defrontar o FC Porto. Quero aqui deixar clara, de novo, a minha posição sobre estes casos: eu não acho que jogadores emprestados devam jogar contra as suas equipas. Acho um tremendo contra-senso. Creio que ninguém que sai do FC Porto por empréstimo não quererá lá voltar, acho que nunca vai jogar de cabeça "limpa" e acho que dá azo a múltiplas interpretações fajutas e indignas.

Já de jogadores com apenas percentagens de passe, tipo Tozé, e muito mais ainda, casos de apenas mais valias em vendas, tipo Miguel Rosa - por falar nisso, e explicar a saída de Lito Vidigal, um homem que cumpriu os objectivos da equipa a meio da época? - o assunto é bem diferente. Acho que devem jogar contra as ex-equipas porque, bem, são ex-equipas. Agora, se há hipótese de retorno à casa-mãe sou completamente contra.

O jogo é às 20:15, logo após o do benfas com os "meus" Caxineirinhos. Gostava de saber porque é que o FC Porto não pode ver jogos durante o dia, mas sobre isso falarei mais tarde.

Convocados: Helton, Andrés Fernández, Ricardo Nunes, Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Quintero, Tello, Evandro, Herrera, Hernâni, Alex Sandro, Óliver Torres, Rúben Neves, Gonçalo Paciência e Aboubakar.

O Meu Onze Provável (4x3x3): Helton; Danilo, Maicon, Marcano, Alex Sandro; Casemiro, Herrera, Óliver;  Brahimi, Aboubakar, Tello;

7 comentários:

  1. Sobre a Champions prefiro ser um camarão num mar da élite do futebol do que um tubarão morto numa qualquer praia da Tala Guadiana...

    ResponderEliminar
  2. Em 25 jornadas o Porto sofreu 382 faltas, o Benfica sofreu 435 faltas, 53 faltas mais do que o Porto o que dá 2+ faltas por jogo. JJ tem razão, o Benfica sofre mais faltas e os números não mentem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de infiltrados, acho-lhes piada. Se você acha que este é o busilis da questão, força nisso. Oiça, não é a minha equipa que sofre, é a sua. Quando a mediocridade passa por excelência, o problema é de quem avalia.

      Abraço

      Eliminar
    2. Ora duas faltas a mais por jogo justifica as expulsões... O benfica fez mais 9 faltas que o Porto no Dragão. Quantas expulsões é que Isao dava? ;)

      Eliminar
  3. Infiltrados não! reposição da verdade!

    No Record de hoje:

    Na análise às expulsões de adversários em jogos frente ao Benfica, Jorge Jesus observou que na maior parte dos desafios a sua equipa já estava em vantagem no marcador. Os factos dão razão ao técnico [veja o quadro no final do texto].

    "Acabei de dizer que a maior parte das expulsões foram justas. Não digo 100, mas em 80 ou 90 por cento, na maior parte dos jogos, o Benfica já estava a ganhar", contrapôs o treinador dos encarnados, na conferência de imprensa de lançamento do jogo frente ao Rio Ave, em resposta ao que o homólogo do FC Porto, Julen Lopetegui, tinha afirmado.

    Em apenas três encontros as águias não lideravam no marcador: estavam empatadas no Estoril e em Moreira de Cónegos e a perder em casa, com o Moreirense. Em Braga, registava-se desvantagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá ver se nos entendemos aqui, que eu gosto de falar é do meu FC Porto!

      Você então acha que este campeonato está justo? Acha que as expulsões recorde E as faltas absurdas não marcadas ao benfas E os bloqueios não são ilegais E o Maxi, o Luisão e etc jogam dentro dos limites das lei quando, por exemplo, Enzo Perez chega a Espanha e vê 7 amarelos e 8 jogos, quando chegam à Champions e é a razia que é em amarelos e expulsões ao benfas E os golos adversários anulados em fora de jogos inexistentes E os guarda redes que, de repente, falam do benfas durante a semana e falham coisas de palmatória E jogadores que não jogam tendo como único elo serem EX jogadores do benfas E amarelos aos adversários ao primeiro toquezinho e nada à cacetada velha de Samaris e Maxis e por aí em diante E jogos a horas especiais?

      Acha isso TUDO normal? Se acha... que dizer! Tenho amigos benfas que aceitam melhor este gamanço do que o senhor!

      Eliminar