sábado, 21 de março de 2015

Um Grão Pequenino Num Jogo Desapontante


Uma vez mais poderíamos ter relançado o campeonato a sério,  uma vez mais perdemos esta oportunidade.  Não se pode entrar neste jogo com este ritmo baixo,  sem soluções e ideias.  Um mau jogo,  atípico na nossa equipa e a demonstrar a juventude e o seu lado negativo.  Não é assim que se ganham campeonatos,  não é assim que se recuperam pontos. Uma equipa amorfa, trôpega, desatenta, não merece ganhar nada. Vamos ter de repensar isto, porque agora dependemos só de nós e, se a quatro eles estavam nervosos e isso viu-se - obrigado Caxineirinhos! - a três vão estar a tremer. Certo é que o Nacional também jogou bem e encarou o jogo para vencer. Ainda bem para o futebol, mas a verdade é que faltou Porto ao FC Porto. O que se viu contra o Basileia e o que se viu hoje, não parece da mesma equipa. Mas vamos em frente porque, se não ganhamos tudo, ganhamos alguma coisa. Arrisco-me a dizer que ganhamos mais do que merecíamos hoje.

GOLOS

Quaresma - Ricardo Quaresma devia ter entrado de início. O melhor e mais intenso jogador da semana passada não devia ter ficado no banco. Notou-se bem a diferença no pendor agressivo depois da sua entrada. A ver se Lopetegui não cai no erro de pôr Brahimi de início outra vez.

Helton - Sem nenhuma espécie de culpa no golo que sofreu, Helton fez mais algumas das suas superiores defesas, a evitar aquilo que podia ser um dia não a sério. Parabéns Bom Capitão. Quando é que a braçadeira volta para ti outra vez mesmo?

FALTAS

Lopetegui - Principal culpado do mau jogo de hoje, quer na sua preparação, quer no incentivo, quer principalmente nas substituições. Rúben Neves apoia bem mas não substitui Casemiro. Quintero tem de ser riscado de uma vez por todas, mais valia ter posto Brahimi no meio, se Óliver não estava em condições e Quaresma entrou muito tarde. Uma (nova) oportunidade perdida.

Alex Sandro - Temerário, incompetente, amorfo, é dele grande parte da responsabilidade do golo do Nacional e de muitos ataques perigosos. Amorfo, desconexo, desatento, a imagem do resto da equipa.. mas mais.

Aboubakar - Estamos mal habituados, é certo, mas esteve sempre no sítio errado da forma errada. Ainda tem muito que treinar para se entrosar no exigente estilo de jogo da frente Portista.

Quintero - Se está amuado, triste, ou chateado, a porta da rua é serventia da casa. Que seja feliz noutro lado.

Oportunidades perdidas e killer instinct - Se não sabemos aproveitar as oportunidades que temos para ganhar e crescer, não merecemos ser campeões.

16 comentários:

  1. Hoje custou muito ver o Porto a jogar assim. Pareciam exaustos. Serão os ares da Madeira? Já dizia Adrianse que aquilo era um campo mágico.
    Se o nacional para a semana jogar assim... Ai não sei não...

    ResponderEliminar
  2. 100% de acordo...hoje teria sido uma machadada importante na confiança dos benfas. Desperdiçamos essa grande oportunidade. Estarmos melhor que a semana passada é a unica boa coisa que se tira deste fim de semana. Um aparte: espero que Lopetegui nao caia no erro de começar a ter "vacas sagradas" no plantel. Brahimi neste momento não merece a titularidade no FCP.

    ResponderEliminar
  3. "Lopetegui - Principal culpado do mau jogo de hoje, quer na sua preparação, quer no incentivo, quer principalmente nas substituições. Rúben Neves apoia bem mas não substitui Casemiro."

    Subscrevo inteiramente. Falta de ambição, apavorado, incapaz de motivar a equipa para o momento que tanto esperaram. Não deve voltar a falar das arbitragens vergonhosas que levam os benfas ao colo, quando ele próprio cria mais dificuldades à equipa que os abutres de negro. Não merece ganhar nada.
    R. Reis

    ResponderEliminar
  4. LOPETEGUI: “TEMOS QUE FAZER UMA GRANDE EXIBIÇÃO”
    Sr. Lopetegui, a grande exibição é entrar apático, desconcentrado, sem fazer nada de importante durante os 1ºs 45 minutos e ter a sorte de marcar um grande golo mesmo a acabar o 1º tempo que deveria galvanizar a equipa. Não sei que tipo de palestra deu no intervalo, mas se já estávamos apáticos, regressamos em modo Herrera para o 2º tempo. Convidamos o Nacional a marcar e eles...marcaram. Depois o pânico, toda a responsabilidade nos ombros de Quintero e Quaresma, mas o verdadeiro responsável não se pode esconder nas boas ou más prestações desses jogadores nos poucos minutos que lhes dá. Podem ser mágicos mas a magia não acontece sempre no minuto 90. Se preparar os jogos com o Bayern como preparou este, mais vale fazer falta de comparência, porque isto foi vergonhoso. Ultimamente dava a entender que já tinha percebido o clube que representava, a sua grandeza e ambições, mas com esta estranha atitude talvez tal não corresponda às expectativas em si depositadas.
    Nalgas! Toma III

    ResponderEliminar
  5. Reis és o maior da tua aldeia. Tu é que não mereces ganhar nada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o futebol fosse ciclismo, o médico do Lance Armstrong era o maior treinador do mundo. Ovelhas não é para mato.
      R. Reis

      Eliminar
  6. Vamos ser campeões. Fiquei revoltado com o jogo, claro, e dei por mal empregues os 29 euros por um mês de Sport TV que subscrevi logo que soube do resultado dos benfas. Mas, pensando de forma mais lúcida: quando perdemos nos Barreiros podíamos ter hipotecado tudo. Acontece que os benfas, mais experientes e matreiros, não souberam aproveitar. Hoje aconteceu-nos a nós, mas tendo uma equipa mais jovem e, talvez por isso, mais ansiosa. Mas tudo depende de nós. E a jogar como contra o Basileia ou o Zborde podemos perfeitamente ào galinheiro espetar dois ou três. Fizemos isso com o Villas Boas, quando a taça parecia ir de vela. E já lá espetámos cinco. Portanto, haja fé. Até porque, quando vi aquela bola dirigir-se ao Lucas João pensei "já lá está". Não esteve. Podíamos ter ficado a quatro. Interessa agora aprender com o que falhou e esperar que os benfas voltem ao modo habitual neles, o modo arrogância. Interessa que eles pensem que "estes gajos não têm estofo", como já li há pouco nos media vermelhos. Óptimo. Agora, é connosco. E quanto às substituições, Lopetegui não falhou de modo tão absoluto. Não era bestial ontem e hoje um incompetente que não merece ganhar nada. Casemiro foi bem substituído - ou já ninguém se lembra de quem era o senhor do apito, tão pródigo a expulsar jogadores dos nossos há bem pouco tempo? O Quintero... bem, quem falhou foi ele, não o treinador. Quem falhou foi o palerma que se acha estrela e não aprende com os outros. Apenas concedo que a substituição do Brahimi foi tardia. Devia ter saído ao intervalo, mas pronto. Depois de aberto o melão todos sabemos se é bom ou não. Rimei e tudo. Quanto ao resto, espero ver os nacionalistas a correrem como hoje daqui a quinze dias, no galinheiro. E volto a dizer: vamos ser campeões. Assim haja fé, pernas e cabeça. Saúde- João.

    ResponderEliminar
  7. Quando mais precisávamos de treinador ele não apareceu e complicou mais do que devia. É um bom treinador mas tarda em provar que é mais do que isso. Indesculpável atitude competitiva de uma equipa que sabia que tinha uma oportunidade de ouro para relançar o campeonato de forma clara.
    Acho que devia acrescentar a exibição de Herrera e colocá-la ao lado de Alex Sandro. Perdi a conta aos erros e passes falhados na segunda parte.

    ResponderEliminar
  8. Pelo menos não perdemos...
    Penso que o maior problema será psicológico. A equipa não tem maturidade para estes jogos. Devia ter entrado em campo e massacrado até ter 3 golos de vantagem.
    E o sorteio da Champions tb deve ter feito mossa. Se a isso somar-mos os grandes jogos que habitualmente fazemos na Madeira, até não foi mau....

    ResponderEliminar
  9. A ver se nos entendemos. Lopetegui é o melhor treinador que podiamos ter. O FC Porto não perdeu nada - ganhou. Podia ter ganho mais? Sim. Devia ter tido mais calma? Sim. Mas ontem estávamos praticamente a 9. Hoje estamos a 3. Por isso, senhor Reis, Nalgas e Anónimo (não vou voltar a publicar comentários não assinados), lá porque não gostei de Lopetegui hoje não quer dizer que o ache menos de muito bom.

    Se pensam isso não conhecem este blogue. Estamos frustrados, mas agora é que os vamos ver tremer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Vassalo, ontem era o dia de ver que eram os Homens ou os meninos. Infelizmente homens só tivemos 1 na baliza e o outro entrou a jogo aos setenta e tal minutos. Isso é que dói porque o andor ficou apeado um jogo, mas não tenha dúvidas que rapidamente o irão colocar em andamento novamente.
      NalgasI TomaIII

      Eliminar
  10. Antes de mais,bom dia a todos voces!E rarissimo eu comentar sobre qualquer jogo mas desta vez,nao poderia deixar passar esta oportunidade para defender a equipa,e todos os que representam o FCP.
    Ora vejamos,somos apenas adeptos quando tudo corre bem e ganhamos ou seremos tambem adeptos quando perdemos e empatamos?
    E sumamente facil,criticar as escolhas do treinador e o desempenho dos jogadores depois de um jogo menos conseguido,e eu como adepto tambem fico triste com isso,mas ha que avancar e compreender que os jogadores nao sao maquinas e nem sempre irao desempenhar o seu papel a 100% conforme os adeptos e dirigentes esperam.
    Gostaria que tivessemos ganho,mas nao foi possivel infelizmente.Neste momento ha que continuar a apoiar a equipa ate ao fim porque no final das contas ainda 3 pontos nos separam.
    A todos 1 bem haja.
    Forca Porto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste blogue todas as críticas são construtivas. Estou com o meu treinador desde o início, estarei até ao fim, no bom e no mau.

      Abraço

      Eliminar
    2. Quintero - Se está amuado, triste, ou chateado, a porta da rua é serventia da casa. Que seja feliz noutro lado.
      Se Quintero tem a porta da rua aberta pelo que fez na Madeira, então Ruben Neves pelo que não jogou nem na B voltaria a calçar.
      Vasco

      Eliminar
  11. Caro Jorge,
    O FC Porto voltou a depender de si próprio e isto talvez seja o ponto mais positivo do jogo de ontem.
    Na minha opinião, o FC Porto teve atitude, mas faltou um pouco mais de calma, faltou um pouco mais de discernimento nos momentos cruciais e faltou intensidade.
    Mas também parece-me que é importante não esquecer que o Nacional não facilitou a vida ao FC Porto, o que aliais já era esperado.
    Agora é olhar para a frente, porque
    ainda há muito para jogar e se antes, que o FC Porto não dependia de si, não era impossível, agora que depende de si, menos impossível é. É preciso é manter
    a mesma atitude em todos os jogos e em certos momentos, jogar mais com a razão do que com o Coração.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com


    ResponderEliminar
  12. "Oportunidades perdidas e killer instinct - Se não sabemos aproveitar as oportunidades que temos para ganhar e crescer, não merecemos ser campeões."

    Resumiu neste parágrafo magnificamente, esta época do F. C. Porto.

    ResponderEliminar