quarta-feira, 29 de abril de 2015

A Dura Realidade Dos Objectivos


Talvez custe a perceber, mas ficou claro este ano que Julen Lopetegui está a cumprir dois objectivos fundamentais e vitais para o Futebol Clube do Porto: a ida o mais longe possível na Champions League e a valorização dos activos. Ambos tem a ver com saúde financeira do nosso Clube. Não são objectivos glamorosos, é certo, não trazem canecos. Mas uma coisa é certa: o objectivo da SAD para a Champions era os Oitavos de Final. E tudo, mas absolutamente tudo, tomou um lugar secundário à obtenção do objectivo. A verdade é que, pese embora termos sido eliminados em Munique (atenção: a diferença de golos entre o Barça e o PSG é superior à do FC Porto e Bayern nas duas mãos), o nosso prestígio internacional conheceu novo fôlego e o interesse em activos nossos como Brahimi ou o já vendido Danilo foi garantido. Ou alguém acha que Danilo poderia ter sido vendido por 31,5M para nós + 5 de objectivos, não fosse este reanimar de Lopetegui?

O jogo da Taça de Portugal contra o zbordem foi imediatamente antes  do jogo de San Mamés, o jogo onde o The Guardian admite que foi o que despertou o interesse internacional em Brahimi.Brahimi não é nosso na sua maioria, mas a recompra de uma parte do passe é garantida e, qualquer que seja a mais valia da sua mais que provável venda, dará lucro ao Clube.

Se a isso juntarmos a venda de um Quintero que não parece querer estar cá, de um Reyes que não tem lugar no clube, talvez de Herrera, e certamente de Jackson, as mais valias de negócio vão ser interessantes, e farão com que o nosso Clube tenha uma saúde financeira que os nossos rivais não possuem.

Sim, porque do zbordem não vale a pena falar, o orçamento deles vai rondar os 25M no total. Vão despachar Nanis, Carriços, Rui Patrícios e por aí em diante. O seu magnífico terceiro lugar (curioso ver a poule de adversários e como a vida vai ser fácil) e uma hipotética Taça, que vai ter de discutir com o Braga, não dão nada parecido com a entrada de capital que precisavam - e que vão atira-los para uma travessia interessante. Fora a questão Rojo e Doyen que lhes deve cair em cima.


E se tivéssemos feito como os rubros, ein? Se em Novembro tivéssemos dito adeus à Champions e Liga Europa? É ver aqui a mentira do desinvestimento benfas, que parece que o chiclas comprou. Com 50.8M de gastos (mais o valor de Johnattan Rodriguez e dos "custos zero" de Júlio César e Jonas), Gaitán, Sálvio e Maxi Pereira parecem estar junto à porta de saída. Como o chiclas decidiu "concentrar-se no impartánte" - o campeonato e, aparentemente, a Taça da BjeKa®, uma vez que a Taça de Portugal já foi ao ar - não há proveito nenhum com o seu empate e vitória. Nenhum. O benfas terá de ser "criativo" e Vieira já avisou que vai haver forte desinvestimento no plantel.

Repito: Se, na Terra Dos Sonhos, num qualquer delírio, Lopetegui tivesse feito justamente o mesmo? Onde estavam o cansaço e as roturas musculares? Mas que seria do prestígio internacional, do chamariz que será sempre sermos a única equipa presente regularmente na Champions? E, tivéssemos batido contra um adversário mais acessível, onde estaríamos?

Eu sei que, para muitos, nada disto conta. Mas a realidade é que a casa reconstrói-se dos alicerces, não pelo telhado. E já nem falo dos recordes sucessivos que temos batido.

Mas uma coisa é certa - o #colinho existe. Vide a garantia que é Capela a arbitrar no sábado. E roubou-nos os pontos que nos dariam o campeonato. E esvaziariam esta discussão, certamente.

Uma última nota: Se algo me ficou da entrevista de mais um meu conterrâneo que serviu de referência para o meu Portismo, António André, foi que ele exibia orgulhosamente as cores do seu Futebol Clube do Porto "ainda o Porto não ganhava nada". Fiquei a pensar se será necessário um período de nova seca para termos um orgulho no Clube e não só nos canecos. Se Lopetegui tivesse desistido da sua prova principal e tivesse um só jogo por semana, não duvido que talvez conseguisse até um triplete.

O problema é que estamos a lançar as sementes para o futuro.  E essas precisam de um pouco mais do que a espuma dos dias.

42 comentários:

  1. Excelente post, como sempre. Só é pena que muitos dos nossos adeptos se deixem "emprenhar pelos ouvidos" com muita porcaria que ouvem e veem nessa CS nojenta. Segundo o CMerda por exemplo, temos o plantel todo as turras com o nosso mister por exemplo... Enfim !!

    Quanto A entrevista a André, confesso que me deu um gozo enorme ouvir aquele homem falar, o brilho nos olhos qua do falava no nosso Grande Porto, a sensação de orgulho tremendo em ter vestido aquele camisola, meu deus. Acho que devia ser obrigatório exibir entrevistas como aquela a todos os jogadores que chegam ao porto pra perceberem realmente o que é ser Porto!! Pra finalizar Jorge , acha que por exemplo André André poderia ser um elemento, que no caso de se juntar ao nosso plantel poderia trazer com ele esta Mística, herdada do seu progenitor?

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. :)

      Eu gostava muito. Já se constou que sim, ele desmentiu, mas parece-me ser um desmentido mentiroso, não sei porquê... :) O sobrenome André tem sempre Raça e Mística!

      Abraço!

      Eliminar
    2. Eu não vi a entrevista, sabem dizer quando deu

      mais uma vez estou de acordo com o post. Sempre tive a ideia que esta epoca servia para preparar o futuro mas sem descurar o presente.

      Abraço
      Miguel

      Eliminar
    3. Obrigado. Veja a entrevista, Miguel.

      É muito boa!

      Abraço

      Eliminar
  2. Concordo com tudo! (Mas, enfim, isso também já se sabia...hehe)
    Não acho que isto seja difícil para os adeptos entenderem. Os outros é que não querem que isto seja verdade, e por isso atiram areia aos olhos com as taças e as tacinhas....
    - Qualquer adepto deles que tiver dois dedos de testa já percebeu que este é um ato de desespero. Que a tentativa é que se ganhe velociddae na descida para conseguir vencer a subida...
    depois de uma aposta furada no ano passado, e com as cenas dos fundos os responsáveis já tinham idealizado isto!
    Ou o "von Seca " (ele que me desculpe, não resisti ) teria ficado.
    Porque fomos buscar um estrangeiro? Ah! porque precisávamos de outros contactos. Porque precisávamos de outra mundividência ...

    (Chegando ao fim do comentário, e pensando melhor, talvez isto seja difícil de entender. Melhor continuar a escrever sober isto...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vai ser fácil de explicar isto, cara Reine! Mas água mole em pedra dura... pode ser que fure :)

      Abraço!

      Eliminar
  3. Jorge,
    Fujo das análises muito fulanizadas, excepto no caso de Lopetegui. Mas a verdade é que se procurou preparar todas as inevitaveis saídas: Danilo - Ricardo; Jackson - Aboubakar + Gonçalo; Oliver - Ruben (isto é opinião pessoal, para mim este miúdo não será 6 escola Fernando). O que há em comum? Pois... gente da casa! Naturalmente, os mesmos que há um ano rasgavam as vestes por não haverem oportunidades para os "nossos", cá estarão para dizer que assim não vamos lá, estes miúdos não têm qualidade. Mas lá está, o trabalho está pensado com os olhos postos no futuro. Gosto disso...se for ganhando entretanto ;) E nada de confusões, ao longo deste ano esta avaliação deverá ter sido feita, pelo que os que não servirem não serão aposta. E aí, teremos que ir ao mercado... Já agora, espero que o Herrera não vá a lado nenhum! Não só não o acho tão mau como o pintam, como dá um jeitaço para as piadas nos posts :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Ruben, Sergio Oliveira, e A.André seria bom meio-campo pro ano :)

    mas acho que o unico erro grave de Lopetegui foi mesmo contratar muitos jovens.. agora vai ter que ir buscar gaijos mais experientes tipo Marcano, barato

    mas com 30 da champions, 31 danilo + uma do Arsenal 34 milhoes a espera por Jackson... da muito dinheiro pra ir buscar os experientes la fora, que os da casa ja sao nossos e comprar :

    Comprar : um helton (jovem) , 8 Tello, Oliver nao acredito, Casemiro tambem nao

    Saida : Herrera talvez saia, Quintero, e Fabiano

    M.Pinto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo.

      Mas eu aguentava o Helton renovado até ao Gudiño.

      Abraço.

      Eliminar
    2. O problema é que o FCP não pode gastar rios de dinheiro em reforços de qualidade garantida, porque também tem outros compromissos a honrar. Acredito que tanto Oliver como Casemiro poderão voltar ao FCP na condição de emprestados. Honestamente não acredito que Casemiro tenha muitos minutos de jogo no Real, assim como Oliver não o terá no Atlético e isso poderá jogar a nosso favor. A única questão que se poderá colocar em ambos será a de poderem vir a ser incluídos em algum negocio, inviabilizando assim o seu empréstimo. Aguardemos.

      Eliminar
  5. O Danilo
    Ainda vai parar ao silo...

    Com estas novas regras,
    Real e Altleti ficam sem febras...

    Abraço!

    Http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se isso acontecer,
      E o campeonato espanhol perecer,

      A FIFA não vai deixar,
      O seu dinheirinho acabar.

      Sossega, meu amiguinho,
      Uma amnistia vem a caminho :)

      Eliminar
  6. Acabei de ver a entrevista ao André, e só digo isto é desta alma que precisamos.

    Sinceramente acho que para ano o André André vem po nosso clube, e ele ja tem experiencia já não é propriamente um rookie.Agora concordo que se contratem jogadores com experiencia mas que tragam qualidade, a experiencia não é tudo. Tb concordo em manter o Helton e o Gudiño mas este precisa de continuar a jogar.

    Abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
  7. Cansado de vencer (desde 1893), o FC Porto mudou de rumo (de ramo?) sendo agora um "valorizador de ativos" (de quem, para quem?) que tem como objetivo os oitavos de final da champions (objetivo superado com o bonus de, tendo levado 6 da equipa B do Bayern, ter mesmo assim "feito melhor" que o PSG. A coisa promete).
    Como escreveu o jornal l'Equipe: o Monaco e (o meu tablete nao tem assentos. Sorry) como o FC Porto, nao tem uma politica desportiva, ou ela e incompreensivel.
    Depois de termos valorizado o Adrian, parece que em 2015/16 vamos valorizar um jogador Bueno. Objetivo da epoca: ficar em segundo da Liga para garantir o apuramento para a Champions.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Você sabe que só nos últimos 30 temos ganho consistentemente, certo?

      A política desportiva, caro João, vê-la-á para o ano, quando os outros tiverem de enfrentar realidades financeiras duras e nós, muito menos.

      E já agora, ainda não se pagou UM CÊNTIMO do passe de Adrián. Se ele for embora, pagou-se salários, entende? E quanto a Bueno, vem a custo zero. E ainda bem que você sabe que ele é outro Adrián. Deve ser de ser espanhol.

      Abraço

      Eliminar
    2. O custo do Adrián não será recuperado. Alguém vai dar 20M por ele?
      Quanto às realidades financeiras o melhor é esperarmos pelos resultados do 3º T que devem sair no fim de Maio. Já estive a fazer contas de cabeça e não me parece que as notícias serão positivas mesmo com a venda do Danilo.
      MS

      Eliminar
  8. Se o Porto é para valorizar activos então o Sporting está a fazer um trabalho fenomenal. Com 1/3 de orçamento convém não se distraírem...afinal o...Sporting volta a estar ...6 pontos...INCRÍVEL... (HÁ MAIOR VERGONHA DO QUE ESTA?) 6 pontos é a diferença entre o plantel do FC Porto de Lopetegui e o Plantel do Sporting de Marco Silva...isto só não dá vontade de rir...porque é ridículo e humilhante... além de que os pernetas que eles têm são todos deles e a maior parte dos nossos é emprestada.
    Meireles

    ResponderEliminar
  9. Boas Jorge
    Ainda nao vi a entrevista do André,fica para logo a noite.Recordo-me dele,Broas Joao Pinto,Paulinho Santos,Jorge Costa,e muitos mais DRAGOES COM MISTICA.Eu tinha 16 anos quando o FCPORTO conquistou o titulo apos 19 anos.Tive e tenho muita sorte(TANTOS E TANTOS TITULOS que festejei).Estes jogadores que citei ficavam todos fodidos por perderem na Luz.Sim,o empate foi uma derrota,só se houver um milagre biblico que atinja tambem todos os Capelas deste mundo..
    O que aconteceu no domingo apos o jogo é de muita preocupaçao(abraços e beijinhos),nomeadamente o Trivelas Quaresma-o meu comentario de poder ir jogar para a India tem a haver com as suas origens historicas.Ele,Quaresma pode ser o maior amigo do mundo do BoiJesus(he pa troquei-lhe o nome),até pode meter lingua com lingua,MAS TUDO NO PRIVADO.O BENFICA É O INIMIGO. TEM QUE SER ENCARADO COMO UMA GUERRA.O Quaresma diz que o FCPorto para ele,é....bla,bla,bla,bla.Nao me acredito.Ele é pago a peso de ouro,nao pode ter amuos ,ressabiamentos.Ele e os outros tinham que estar todos FODIDOS por nao terem ganho ao INIMIGO.DA ideia que eu,um simples adepto do FCPORTO fiquei mais fodido do que certos jogadores.
    Ja dizia o nosso Grande Mestre Pedroto que nao podiamos ser bons rapazes,que tinhamos que ser guerreiros.
    Dito isto,estou-me a deleitar nestes ultimos dias com a palavra NEGAÇAO.
    Vou explicar:
    OS Pides utizaram a Negaçao em relaçao a tortura (naquele periodo cinzento em que o NGClube só ganhou 5 campeonatos.
    Os Jovens Turcos e consequentemente a Turquia(ate agora)utilizaram e ainda utilizam a palavra NEGAÇAO em relacao ao GENOCIDIO DE 1,5 milhoes de pessoas da Arménia.-Ja agora convido a verem 1 programa-ARTEMÉNIA-que passou no sabado no canal 2 ,á noite ,de excelente qualidade.
    O BOIFICA E respectivo sequito -boiquistas,imprensa,radios(excepto radio 5),Tv´s(excepto Porto Canal),almoravidas infieis,etc,ah e alguns -infelizmente ditos portistas que parece que levam lavagens cerebrais.-
    tambem esta a utilizar a NEGAÇAO para o GRANDE COLINHO E CAMPO INCLINADO COM ANDOR que aconteceu esta época.ah e o Boifica fez um contrato com a OMO. Para alem da NEGAÇAO ,HAVER BRANQUEAMENTO.
    E tenho a impressao que estao a desenvolver um virus que contem ALZHEIMER para injectarem nos portistas,cujo proposito é esquecerem a pouca vergonha que foi esta época.
    Sera que ja afectaram a estrutura da SAD do nosso FCPORTO?

    Força FCPORTO
    Força LOPETEGUI(só errou no facto de nao ter dado uma cabeçada no CROMOJESUS.

    Cump.

    RUIFCPESPAÇOK

    ResponderEliminar
  10. Mais um bom post. Já agora, quantos anos esteve o sr. Ferguson no Manchester antes de ganhar alguma coisa? e há quantos anos o Milan, Inter, Roma, Dortmund, Arsenal... não ganham campeonatos? Não me agrada nada ver os benfas e os calimeros ganharem seja o que for, mas se for necessário estar três ou quatro anos sem ganhar nada para estabilizar o clube em termos financeiros, que seja. E volto a dizer: falhamos em momentos decisivos, mas não fosse a arbitragem manhosa em muitos jogos e tínhamos ganho o campeonato por larga margem. Acompanho os campeonatos desde puto, no final dos seventis e não me lembro de uma pouca vergonha como este ano. Neste ponto, se há responsáveis´estão na sad, não no banco. Saúde- João.

    ResponderEliminar
  11. Claro que está....basta ver os 30 milhões que o Cédric vai render ou os 35 milhões que o Slimani irá também render, para não falar nos do Adrien. Já todos sabemos que isto é tudo mau e que deviam ser todos despedidos. Quem sabe o Guardiola ou o Ancelotti nao abdicam de 80% do salário, só porque é são uns tipos porreiros, para vir treinar o FCP? Ou então podemos sempre pedir ao pessoal visionário que nestes ultimos tempos existe na massa adepta do FCP para orientar as coisas...abraço

    ResponderEliminar
  12. Os Conformados Evangelizados querem o F. C. Porto com um meio campo: André André, Ruben Neves, Sérgio Oliveira!!!! Bueno ... o Paços que se cuide, mais um concorrente para a Liga Europa!
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, em que é que ficamos? Se trazemos estrangeiros é a hecatombe, se trazemos a prata da casa pra frente, é o juizo final! É o que eu digo, raio de massa esquizofrénica!

      Eliminar
  13. Nós, conformados evangelizados, não estamos preocupados. Até porque sabemos que os verdadeiros portistas e outros com orgulho vão conseguir milagres. Graças ao seu portismo, acompanhado de prodigiosas capacidades, uma nova era se avizinha, a começar já na próxima época em que teremos um meio-campo de luxo com reforços de peso oriundos do Barcelona, Bayern e Chelsea. Aliás, fala-se mesmo em tumultos em Londres entre jogadores que apostam tudo numa carreira no Porto futuro. E há mais de 200 treinadores em lista de espera, muitos deles dispostos a trabalhar pelo salário mínimo. Tudo para estarem às ordens dos novos portistas de génio, os que nunca conheceram a derrota e são dignos sucessores de Miguel Sousa Tavares, o maior tudólogo do país. Saúde- João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este ano tivemos reforços do Real, do Atletico de Madrid, do Barcelona e o seleccionador das crianças espanholas, todos pagos a peso de ouro e veja o que se passou!
      João

      Eliminar
    2. Oh João, mas quem é que você quer afinal? Se o Rúben, o Gonçalo,o André e o Sérgio Oliveira não servem, se o Óliver e o Casemiro não servem, o FC Porto deve ter quem a jogar? Já sei, 11 Joões.

      Santa paciência!

      Eliminar
    3. Estabilidade, Ferguson, Wenger, Van Gaal..... tudo treta. Falta é competência, ou será que:
      O FC Porto foi eliminado na Madeira pelo Marítimo, outra vez, na Taça da Liga porque o Jasus está há muitos anos no Benfica.
      O FC Porto foi humilhado na Alemanha porque o Jasus está há muitos anos no Benfica.
      O FC Porto empatou na Luz porque o Jasus está há muitos anos no Benfica...não foi porque tirou Quaresmas e Herreras para meter Rubéns e Evandros num jogo que precisava de ganhar.
      Silva

      Eliminar
  14. Interrogo-me muitas vezes o que faz mover os comentadores, paineleiros, jornalistas arregimentados e artistas da bluegosfera que que se dizem, qual troika acabada de chegar, mais portistas que o mais empedernido Portista.
    Rui Moreira conseguiu o que queria com o nome do F. C. Porto.
    O Zé, o Manel e Cantor lá andam a fazer pela vidinha.
    O Bibi como ninguém lhe pegava, também se instalou.
    Os da bluegosfera também fazem o seu trabalhinho. Promovem o produto dos outros e a diáriamente desvalorizam tudo o que é património do clube, para que empresários menos escrupulosos transacionem as nossas mais valias em sucata. Atsu, Iturbe, até o próprio James, tentaram mas a Colômbia não deixou, Reys, Indy, Herrera, Defour, Josué,Quintero, Rolando, Quaresma, Maicon, Fabiano. Pelo contrário endeusa Oliver, Tello, Adrian (vejam bem), Marcano e até já o Bueno.
    O que fará correr esta gente?
    Pedro Doyen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, agora é que você descobriu. O pessoal anda aqui a desvalorizar aqueles jogadores cujo nome você nem sabe dizer, em nome de um jogador que a maioria adorava que ficasse, outro que faz imensa falta, um que pode ir embora sem que se tenha gasto um centimo pelo seu passe, o nosso defesa mais sólido e um jogador que ainda nem chegou.

      Deve ser por el sotaque.

      Hola, soy yo, un mono. Como te llamas? Habla conmigo, quiero ser como tu!

      Haja paciência!

      Eliminar
    2. Bem sei que não se chamando Manolo, Sanchez ou Bueno, não conhecem porque Lopetegui tambem não conhecia nem o Thiago Alcantara nem nenhum jogador do Bayern, mas estes são a custo zero:
      Loris Karius, Sergio Romero, Buffon, Dani Alves, Lichtsteiner,,Abate, Vlaar, Chiellini, Schär ,Glen Johnson, Khedira, Delph, Carrick, De Jong, Toulalan, Rolfes, Milner, Konoplyanka,Andre Ayew, Bryan Ruíz.
      Ola Piolin

      Eliminar


    3. @ "Ola Piolin"

      muito obrigado pela gargalhada. a sério!, 'muito obrigado!'.
      e eu sei que referiu todos esses nomes a sério, não foi a brincar e/ou a ser irónico. e isso ainda me dá mais vontade de rir.

      «custo zero»? e quanto seria o salário mensal para cada um deles?! (e já nem refiro a vontade de qualquer um deles querer jogar no nosso comezinho campeonato, que não a 'Champions')

      ele há cada um com cada uma...
      Khedira... Buffon... Dani Alves (!!!)... ah! ah! ah! ah! ah!

      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    4. Acha mesmo que o F. C. do Porto é o Bairro do Sobreiro F. C. da Europa. Quem são os Khedira, Buffon, Dani Alves comparados com Mlynarkzic, Vitor Baía, Madger, Futre, Deco, James, Branco, Falcão que para sua informação já foram atletas do F. C. do Porto.
      Haja pachorra para a pequenez.
      João

      Eliminar

    5. @ João

      vou deduzir que se referiu a mim, pelos nomes de jogadores, "estrangeiros" ao FC Porto, que referiu - curiosamente os mesmos que eu.

      assim, haja é pachorra para ter que lhe explicar o básico...
      mesmo assim, vou tentar.

      o João - e vou assumir que se chama João (um nome muito comum entre anónimos, vá-se lá saber porquê) - confunde jogadores de craveira, com curriculum desportivo feito em "tubarões do futebol europeu", habituados a receber cinco ou seis vezes mais do que o jogador melhor pago do nosso plantel, com ícones do FC Porto que, quando ingressaram no clube eram perfeitos desconhecidos e que só se valorizaram 'a posteriori'.

      percebe agora o ridículo do seu comentário?
      isto não é «pequenez», antes ter noção da Realidade (a qual difere bastante da do FM)...

      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    6. Branco, Madger, Mlynarkzic.... eram perfeitos desconhecidos quando ingressaram no clube?!?!!! Sabe que existem as selecções da Polónia, Argélia, Brasil que de 4 em 4 anos participam em campeonatos do Mundo.... já ouviu falar em Espanha 82.... em Lato, Deyna, Szarmach.... Alemanha - Argélia....tetra do Brasil....
      Chegou ao Porto mesmo com a Troika, não?
      João

      Eliminar
  15. Belo poste,e tens razão;haja pachorra
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar

  16. @ Jorge

    tens mesmo muita paciência.

    vou dar uma de mauzinho:
    são tantas as vozes dissonantes, são tantas as críticas e são tantos os entendidos, com soluções mágicas para tudo... olhem, lanço-vos o desafio de constituírem uma lista e, daqui a um ano, concorrerem às eleições do clube. não se acanhem, car@go! apareçam! e sobretudo dêem a cara, não só refugiem nos teclados! sejam pró-activos e façam algo pelo clube!

    se não o fizerem, e tudo acontecer como até agora - lista única, só um candidato -, é pá, tenham lá a santa paciência e remetam-se à vossa ignorância, se possível em silêncio.

    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na bluegosfera portista há gente de grande calibre para mudar o rumo do nosso clube. O senhor Vila Pouca é uma delas. Temos um treinador competentíssimo, com personalidade mas com uma SAD amorfa que não dá o peito às balas e o fragiliza. Porque não fazermos um movimento para que DVP se candidate, com um gabinete de comunicação liderado pelo Jorge Vassalo, assessorado por mais alguns PORTISTAS que aqui provam todos os dias que o são.
      Fica o repto para os conformados evangelizados.
      João

      Eliminar
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

  18. @ João

    estava para passar ao lado do teu comentário, mas como a tua estupidez é tão infantil que até dói, olha, aqui vai um bónus para ti:

    comparar ícones da década de 80 e o futebol de então, com a realidade actual e tudo o que gira em torno deste negócio de milhões, é tão ridículo como intentar comparar situações de selecções dessa altura com tubarões do futebol europeu.

    caso não saiba, ó João, mas nessa altura, ó João, na década de 80 e início da de 90, ó João, a política do clube era contratar perfeitos desconhecidos, mesmo estrangeiros. nessa altura, ó João, os jogadores que refere estavam a dar os primeiros passos nas respectivas selecções, ó João. ou seja, não eram primeiras escolhas.

    portanto, ó João, vai ver se está a chover,para não te mandar para outro lado qualquer - inclusive para aqueles onde mandei a troiKa muitas e muitas vezes.

    sou quem sabes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A resposta que merece, com certeza o Jorge Vassalo não a publicaria. No entanto, pela prosa, dá para ver que, tal como dizem, é portista de oportunidade não vê patavina nem do clube nem de futebol. Dizer que Mlinarckzic, Madger, Branco chegaram ao clube no início das suas carreiras revela tanto conhecimento como Lopetegui tem do campeonato português.
      Não vou para os seus lados.
      Não sei por onde vou,
      Não sei para onde vou
      Sei que não vou por aí!
      João

      Eliminar

  19. @ "joão"

    eu sei que não sabe por onde vai. os seus comentários demonstram-no.

    mas ainda bem que o admite, citando um poeta caro para o presidente do meu clube do coração.

    entretanto, informam-me que estamos no ano da graça de 2015, e que 1982 já está à distância de mais de trinta anos. só para que saiba. pode não o saber, tal é a forma como a ele se refere...

    sou quem sabes, ó "joão"

    ResponderEliminar