domingo, 19 de abril de 2015

All-In E O Futuro Começa Com H


Se há coisa que ninguém pode acusar Lopetegui é de não ser corajoso. Adivinhava-se contenção e segundas linhas no jogo, mas não acredito que ninguém tivesse previsto a verdadeira revolução de Lopetegui. Três centrais (Reyes no centro - a Capitão!- Alex Sandro e Ricardo), e depois Campaña, Evandro, José Angel, Evandro, Quintero, Hernâni e Aboubakar. Uma verdadeira revolução táctica cujo esquema de jogo confesso que nem visível ficou, com muitos jogadores com pouquíssimos minutos e que nunca jogaram todos juntos.

Sem nenhum tipo de entrosamento, obviamente, notou-se a falta de ligação em passes de rotura e cruzamentos, mas não creio que se pudesse exigir mais entrega do que aquela que aconteceu. Com a excepção de Quintero - ver coluna "Faltas" - todos os jogadores deram o máximo de si mesmos, e toda a linha da frente procurou incessantemente os golos, alguns que por muito azar não chegaram.

Por isso, Hernâni destacou-se, está visto que temos jogador.Falo detalhadamente sobre ele mais à frente. Marcou o golo muito bem, e a sua capacidade de luta e a sua garra fizeram com que o perigo rondasse sempre a baliza da Académica, que teve no seu guarda redes Cristiano a grande figura com algumas excelentes defesas, que impediram que o golo entrasse. Do outro lado, também Fabiano fez uma excelente defesa aos 63 minutos, numa falha defensiva própria da falta de entrosamento dos jogadores.

Na segunda parte, Lopetegui achou - e bem! - que devia solidificar a equipa, voltando ao natural 4x3x3, entrando Marcano que ajudou a solidificar a defesa por troca com Quintero, depois Óliver por troca com um esforçado Campaña, que não faço ideia porque não joga mais, e finalmente, aos 82 minutos, Jackson para o lugar de Aboubakar.

Aboubakar esse que me deixa preocupado. Não esteve mal, esforçou-se, mas creio estar a ser um peixe fora de água, algures perdido no limbo entre um ponta de lança clássico e o móvel que Jackson é. Nota-se que a sua confiança está a baixar, e sendo que este é o futuro do FC Porto no ataque, presumivelmente, é bom que mude rapidamente.

Pese embora tudo isto, aposta claramente ganha por Lopetegui, que pôs as fichas todas na mesa e, sem ter um Full House, pode-se dizer que ganhou com um par de Ases.


GOLOS

Hernâni - Este jogo teve muito factor H. Como o seu padrinho, Quaresma, nunca desiste dos lances, procura sempre a baliza, tem um jogo junto à linha final potente e, quando souber cruzar mais rápido e tiver mais entrosamento com os colegas, vai ser certamente um dos nossos jogadores mais importantes. O pormenor de se pôr de pé e cruzar para Evandro, na bola que este mandou ao poste, é absolutamente delicioso. Mostra a raça deste grande jogador.

Rúben Neves - O nosso menino tem um controle de bola fenomenal e a sua capacidade de decisão é de ouro. Foi a todos os lances e, não tendo o poderio físico de Casemiro, soube usar o seu excelente sentido posicional para fazer as mudanças de flanco necessárias e abrir os espaços onde eles não existiam. Aposta importante do FC Porto, em poucos anos teremos aqui o Capitão, numa lógica de leitura de jogo muito na linha da de Lucho González.

Evandro - Lutador, raçudo, sabe proteger a bola como poucos e teve em muitas das oportunidades de golo. Um jogador com óptima capacidade de decisão, merecia o golo que lhe foi negado.

Marcano - Que diferença quando está em jogo! A segurança com que vai aos lances, o jogo de áreo (não falhou um corte de cabeça!) faz de um dos nossos M&Ms uma presença de líder. Muito bem!

FALTAS

Quintero - Que desgraça, que tristeza! Não percebo o que se passa com este rapaz! Tem tanta qualidade, tanto futebol naqueles pés, e parece insistir em não querer jogar. Afigura-se contrariado, amorfo« e, se ofensivamente ainda fez alguma coisa - pouco, muito pouco para o que já vimos Quintero fazer! - defensivamente, pura e simplesmente, não existiu. Assim, vão faltando oportunidades para não se mostrar excedentário e dispensável.

Reyes - Também estão a terminar as oportunidades para Dieguito. Um absoluto falhanço como central. Já o vi jogar a 6, e até gostei. Se houver futuro por aí, tudo bem, senão, está a anos luz dos nossos M&M&Ms, e titular nunca será de certeza.

Ricardo a Lateral - Eu vou ser claro. Ricardo tem uma boa velocidade. Já vi Ricardo a marcar óptimos golos, a fazer cruzamentos soberbos e a jogar bem na área. Portanto, Ricardo é um extremo. Lateral direito precisa-se. Não sei o que Lopetegui vai apresentar na lateral direita na terça, mas espero, pelamordeDeus, que não seja Ricardo ou Reyes, senão as nossas hipóteses descem drasticamente, 

30 comentários:

  1. Finalmente!
    Sobre Campaña,
    Alguém dizer comigo coisa condizente.
    Estranha,
    Essa forma doutros só verem jogo evidente...

    Ricardo pode perder lugar neste Porto...
    Com Quintero, desespero;
    Vai pelo mesmo caminho do primeiro...
    E Reyes,
    A jogar bem, só a seis;
    No centro, não vale 10 reis.

    Grande resposta!
    Julen diferente mostra.
    Que venha terça mais daquilo que o poBo gosta!

    Abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    PS: Ligações úteis - http://expresso.sapo.pt/benfica-ja-esta-a-gravar-hino-de-campeao=f920514

    ResponderEliminar
  2. Sem ser Ricardo nem Reyes na direita quem poderia ser? Evandro ou Ruben Neves? Casemiro com Ruben a 6 perdendo o poder de choque do brasileiro no miolo?

    Não vejo mais nenhuma solução a não ser mesmo contar com Ricardo num jogo de grau de dificuldade altíssimo. Ricardo já teve de jogar a lateral ESQUERDO na época passada contra o Nápoles, na segunda mão, numa equipa sem metade da consistência desta e numa defesa que nunca tinha jogado junta com Reyes inclusive e foi do lado de Danilo que veio todo o perigo.

    Ricardo é uma má solução para o jogo de Munique, estamos todos de acordo nesse ponto. O problema é que é mesmo a solução menos má de entre todas as possíveis.

    Saudações azuis e brancas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ia responder-lhe o que o Bluesky comentou. Eu poria o Herrera a lateral e o Evandro no miolo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Confesso que não tinha pensado nessa solução que me parece bastante boa.

      Abraço

      Eliminar
  3. Para lateral direito para Munique?... Herrera!!!!

    ResponderEliminar
  4. Boas Caro Jorge

    mais uma vez estou plenamente de acordo com o seu post.

    Do que tenho visto do Campana dos poucos jogos que tem feito, tenho gostado acho que lhe falta um pouco mais de ritmo, e é um bom executante de bolas paradas. Do Quintero é mais do mesmo.

    Para 3f eu nao arriscaria por o Herrera a DD pela simples razão que iriamos perder capacidade de pressão a meio campo e a saída para contra ataque

    abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo, mas como viu, se houver Ricardo ou Reyes, ficamos sem lateral que é bem pior..

      Abraço

      Eliminar
  5. Crónica assertiva e do meu agrado.
    Titulo da crónica excepcional "All-In"
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  6. Ui herrera a DD?? Andamos a jogar FM!! Ah pois!!
    Claro que o defesa direito vai ser o ricardo, pode ter pouca experiência mas já conhece a posição tem capacidade técnica e velocidade para apoiar á frente e num jogo destes vai ter que manter níveis de concentração altíssimos e muita ajuda da equipa!
    Colocar herrera a DD é um suicidio, o homem que mais dorme em campo nem via o extremo da outra equipa a passar por ele e ainda se esquecia que estava a jogar !!! ;))
    Herrera corre muito no meio campo mas na maior parte do tempo não corre para lado nenhum a não ser para compensar as suas muitas falhas posicionais e fazer pressão no adversário, ainda tem que trabalhar muito e concerteza irá ser um bom médio a seu tempo!
    Mas não estejamos preocupados com isso, seja quem for que Lopetegui escolha vai entrar para dar tudo e fazer o melhor que sabe! Nestes jogos é sempre assim!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Herrera já fez essa posição num jogo.

      Mas sim, Lopetegui sabe mais a dormir do que eu se tirasse os 3 níveis de treinador!

      Abraço!

      Eliminar
    2. "Lopetegui sabe mais a dormir do que eu se tirasse os 3 níveis de treinador!"
      Que exagero!! Vá sabe mais um bocadinho!! ;)

      Eliminar
  7. Para mim o Evandro seria a melhor escolha para DD mas apenas concentrado em defender (sem subir pelo flanco). No meio campo Casemiro, Oliver e Herrera é o trio com mais entendimento.

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge,
    Antes do jogo tinha duas ideias claras: Não se esperava um jogo fácil; e esperava-se que Lopetegui promovesse alterações na equipa de forma a poupar os
    jogadores mais desgastados, e simultaneamente dar minutos aos menos utilizados. Foi isso que o mister fez, e na minha opinião bem. É normal que o ritmo
    e entrosamento desta equipa fosse mais baixo do que o habitual, mas na minha opinião estiveram bem, a dinâmica esteve lá. Responderam bem defensivamente,
    os lances perigosos da Académica foram desfeitos sem muitos sobressaltos. E ofensivamente ficaram a faltar mais golos. Sem dúvida que o mais importante é que conseguiram a vitória.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imperdoável a Ana ter vindo ao Dragão e não se ter juntado à nossa tertúlia. Está intimidada a aparecer, da próxima vez!

      Abraço!

      Eliminar

  9. aquando do jogo frente ao Arouca, no Estádio do Dragão:

    «
    Com a equipa a jogar em inferioridade numérica, Julen Lopetegui teve que alterar as peças ao longo do jogo: na segunda parte,Herrera foi lateral direito,uma posição que não é estranha ao internacional mexicano: “O treinador pediu-me que jogasse nesse lugar, no México joguei algumas vezes aí, não é uma posição que desconheça. Não é o meu forte, mas tento dar o meu melhor em qualquerposição”, disse ainda o médio, satisfeito pela reacção da equipa após um jogo de Champions, sinal de que “o trabalho de recuperação nota-se em campo e que a equipa esta fortes fisicamente”.

    Fonte: fcporto.pt
    »

    afinal, parece que não é assim tão FM...

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é verdade!! Jogou para desenrascar a posição!
      Mas e por ter jogado algumas vezes a defesa direito vai-se tirar a oportunidade a ricardo de jogar contra o bayern (que bem desejoso deve estar pela oportunidade) e tirar-se o herrera do meio campo onde faz mais falta!?
      Bah nao me parece boa ideia! :)

      Eliminar
  10. Quem joga em Nápoles a defesa-esquerdo, também pode jogar em Munique a lateral-direito.
    Força Ricardo!
    A força mental da tertúlia é obra... as vibrações passam lá para dentro. É pena não poder ir à Alemanha. Mas um dos representantes esteve no aeroporto...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que vai haver representantes no galinheiro... E quem sabe nas salsichas!

      Abraço!

      Eliminar
  11. Herrera ou... Ricardo?
    Acredito em ambos!!!

    ResponderEliminar
  12. Vejo mt gente falar mal do Herrera, mas nota-se qdo ele não joga, ele traz a famosa vertecalidade no meio campo que mais ninguem dá, apesar de algumas paragens cerebrais.

    E sim para mim quem vai ser o DD é o Ricardo, mas não acreditem k ele vá subir na ala.

    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo se verá terça feira, Lopetegui de certeza que já sabe o que vai fazer!

      Abraço

      Eliminar
  13. Caro Jorge,
    Intimidada, eu? nada disso. Só não avisei a malta, porque tive a confirmação de que realmente ia ao Dragão à hora do almoço. Mas conto voltar ao palco de sonhos azul e branco no jogo frente ao Penafiel. E aí aviso.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar

  14. @ Felisberto

    meia hora antes das partidas, junto porta 03

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar