quinta-feira, 30 de abril de 2015

Gerir De Dentro Para Fora [Actualizado]


Se alguma coisa a caixa de comentários do post anterior demonstra, é a verdadeira panóplia de vontades e perspectivas em relação a todos os aspectos deste ano: treinador, jogadores, contabilidade, plantel, rivais. A pluralidade é um benefício para a discussão sempre, mas acaba por demonstrar uma das características que o Futebol Clube do Porto tem - para o bem e para o mal, não é gerido em função da vontade dos adeptos

Deve ficar bem claro que nem Paulo Fonseca nem Vitor Pereira foram despedidos. Um pediu para sair várias vezes antes de ser concedida a dispensa, o outro recusou-se a renovar. Pinto da Costa, O Nosso Grande Presidente, aposta sempre numa estabilidade e não vai atrás da vox populi. Devemos relembrar que o NGP é um dirigente Portista que iniciou a actividade numa altura em que o FC Porto não ganhava rigorosamente nada. E tornou-se o mais titulado Presidente em todo o mundo.  A gestão do Futebol Clube do Porto não se faz a pensar na popularidade. O Futebol Clube do Porto quer vencer e manter-se protagonista nacional e internacionalmente.

Solidarizando-me com o meu caro Jorge Bertoccini, do estimado Porta 19, o que me abriu as portas à Bluegosfera, também a mim me preocupa tamanha fragmentação e certezas absolutas no discurso adepto. Mas, realisticamente, o rumo de Pinto da Costa não muda consoante a opinião adepta, e quanto mais fragmentada, mais ruidosa e, por isso, menos preponderante será.

Também, desde a primeira hora, me parece que Lopetegui não fica muito melindrado com vozes críticas e assobios. Um homem com um projecto deve saber sempre que este não tem de ser popular a todas as horas. Tem de ser é de acordo com o rumo acertado com a Direcção do Clube e os seus objectivos, e dentro do prazo estabelecido para isso. Lopetegui tem essa qualidade, não exulta com as vitórias e não se desmorona nas derrotas. Com tudo o que isso terá de bom e mau. E nesse sentido, tenho a certeza que manterá o rumo. Que, a mim, se me afigura ser transversal a todas as áreas do Clube.


Sugiro aos meus amigos Portistas que estejam ao facto de que João Capela vai arbitrar, novamente, o confronto entre Gil Vicente e benfas, e que com este na arbitragem, o benfas nunca perdeu.

Por último, quero chamar a atenção para este nojo. Depois, nós é que somos baixos por gritar "Filhos da Puta SLB". O elogio à mediocridade, à estupidez e à arrogância, merece uma resposta em termos. Porque isto não pode continuar, o gozo em praça pública do nome do técnico.

"Enquanto formos bons rapazes, seremos sempre comidos" -José Maria Pedroto.

Adenda: Pior do que um arrogante ignorante burro, só mesmo um arrogante ignorante burro com a mania. No dia em que saires detrás do jogo viciado a teu favor, de deixares de cobardemente fugir de duas das quatro frentes em que estás e viciares as outras duas, poderás ter o direito de falar alguma coisa. Até lá, ganha vergonha na cara, imbecil! O Karma vem a caminho!

25 comentários:

  1. Atenção, não concordo coma adenda. O ex-treinador do Amora (clube que muito respeito, ainda me lembro de quando esteve na primeira divisão e conseguiu marcar três nas Antas, encaixando seis) tem muita sabedoria e esprit de finesse. É por isso que está a ser cobiçado em mercados de relevo como sejam a Turquia, Cazaquistão e mesmo Bósnia. Aliás, fala-se mesmo no interesse de clubes do Turquemenistão, mas aí tenho dúvidas porque seria o top dos topes e não creio que esteja preparado para tal desafio. Saúde- João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa ironia, João... Ainda vão acreditar no que escreve :)

      Abraço

      Eliminar
    2. "Porque isto não pode continuar, o gozo em praça pública do nome do técnico."

      Quer elogios ao desvairado em campo, que leva à meia dúzia na Europa, que acha que todos os Aroucas desta vida são fortíssimos, que ameaça bater em toda a gente e que só perde porque os árbitros são como os pilotos da TAP. Lopetegui desalojou do Top anedotório tuga os alentejanos.
      João

      Eliminar
    3. Claro, você acha que o gozo desmedido em tudo o que é média ao seu clube e tredinador é justificado. Pois, era de esperar.

      Eliminar
    4. Não confunda o treinador com o clube. O treinador vai para o Huelva, Almeria ou Castilla e o Clube continuará como um dos maiores da Europa.
      João

      Eliminar
  2. Jorge,

    Como é curioso...
    Fazer de factos, dado mentiroso.
    Pobo nosso, tornado raivoso;
    Espampanante com feito passado, garboso.

    Tenho pena...
    Assim, desgraça acena.

    Grande abraço!


    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,

    O problema continua exatamente aqui: enquanto formos bons rapazes, seremos sempre comidos. Até quando?

    Abraço

    ResponderEliminar

  4. @ João

    pois eu tenho fontes bem informadas que dão conta de contactos, ao mais alto nível, para a liga do Iraque.
    o motivo está fácil de ver: é um gajo dado a conflitos.

    também esteve para ir para a liga de Israel, mas havia um conflito suínico para resolver. e não era pelo lado israelita...

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  5. Por mim até podia ir po egipto para concorrer com a mumia jose.

    agora parece que o nosso clube ta a reagir á nomeação do capela sistina. Mesmo que não concorde com as politicas de comunicação que o clube tem, ainda bem que o clube seja governado de dentro para fora e não ao contrario, mau era se assim fosse.

    E tb como disse esta direcçao ja ganhou mais do que perdeu, com provas mais que dadas, so temos de continuar a apoiar e a acreditar.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  6. Jorjasus o gajo que recusou o Master Naite, o Fedebaixa e o coisa e tal da Rússia com nome de relógio!!!!
    Jorjasus para quem a xémpiens só é possivel num clube estrangeiro (então o clube que treinas não presta????).
    Jorjasus para quem a culpa é da adrenalina, a mulher do barbas!!!!
    Jorjasus, o cretino mais bem pago de Portugal!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um cretino que tem a mania que é o maior... E com os media a ajudar.

      Abraço

      Eliminar
  7. Só me apetece gritar: Estamos a ser roubados e continuamos a ser bons rapazes, até quando?
    Abraço
    Manuel da Silva Moutinho

    ResponderEliminar
  8. Meu caro e Amigo Jorge, permita que o trate assim, da minha parte é sentido, anda muita turbulência no Universo Portista. Há algum tempo que não apareço por aqui, embora o visite todos os dias, ás vezes mais que uma vez ( sim, as promessas são para cumprir e eu fui ensinado assim), é só para lhe dar um abraço, reiterar o meu apreço pelo seu Blogue, juntamente com " O Dragão até à Morte" e o "Tomo III " dos nosso estimados Vila Pouca e Miguel as minhas referências Portistas na Bloguesfera. O nosso FC Porto, porventura acabará a época sem qualquer título, embora doloroso, não é nenhum drama, muito menos uma tragédia. Não tenha dúvidas que voltaremos às conquistas mais cedo ou mais tarde. Nesta altura, e como não sou um caçador de tempestades, mais do que a crítica a este ou àquele ou qualquer outra condicionante, interessa-me
    manifestar, como sempre, a minha crença num futuro de trajecto de vitória do FC Porto. Afinal, ganhamos muitas mais vezes do que perdemos, certo???!!!

    Um abraço extensivo ao Miguel e...

    FC PORO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo sempre, caro Fernando, claro que sim. Os tertulianos são amigos :)

      Um abraço azul e branco e, embora não queira esta realidade de volta ao meu clube, uns tempos sem títulos se calhar ensinavam Portismo a muita gente.

      Eliminar

  9. @ Jorge

    o top do anedotário não são os alentejanos, que muito respeito - e já fui muito feliz em Évora -, mas sim gajos como o "joão" das 20:41m...
    o que eles defendem é que é uma autêntica anedota. e mais grave é que acreditam nessas patranhas.

    @ Felisberto

    t-o-p! :)

    abr@ços
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O João quero-tudo-e-o-seu-contrário tem essa mesma coerência.

      Abraço

      Eliminar
    2. As suas façanhas em Évora são consigo e com os alentejanos. Eu não fui porque não sou do tempo em que o Lusitanos de Évora estava na 1ª divisão.

      João

      Eliminar

  10. @ sr Fernando Pinto

    são portistas como o sr que fazem falta na bluegosfera, para, com a vossa sabedoria e muito portismo, explicar à malta mais jovem como se sobrevive a uma seca de dezenove anos, e com tudo o que nessa altura era o nosso Clube.
    há malta mesmo muito mal habituada! e sem memória. e esse é um problema grave que só pessoas como o sr pode ajudar a combater.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar


  11. Meus senhores, este treinador é que quis assim! Ele é que quis ser o manager da equipa!
    Muitos já não se lembram, mas se forem aos arquivos, descobrem que houve uma quinta feira de manha, no inicio da época, em que o treinador não deu o treino, mas foi um adjunto... sabem porquê? Pq ele foi pedir a demissão ao Presidente, pq nao concordava com isto e com aquilo, era ele que tinha de decidir, era ele que tinha de falar e nao precisava do Antero para nada!!!!
    Há aqui gente que sabe muito bem isto.
    Portanto esta passividade da estrutura, é consciente.
    Estão todos revoltados pelos abraços do Helton e do Quaresma?! Eu tou é revoltado por jogarmos para não perder, apenas.
    Agora no fim do jogo?! Deixem lá os abraços e os beijos...
    Quanto mais vejo as imagens, mais me convenço que toda a gente (do Porto) já sabia o desfecho disto... olhem para o Antero a ver se ele está lixado no fim do jogo?! A rir-se cumprimenta tanto o Jesus como os delegados ou seguranças, sei lá! É tudo treta.
    O meu resumo desta época é este: eles o colinho e nós comemos soninho!
    Mitra

    ResponderEliminar

  12. @ mitra

    o que escreveu é um brilhante exemplo para descrever o que vulgarmente se define por boato

    @ "João"

    fyi, fui muito feliz em Évora aquando da segunda época do CAS, e do nosso empate no galinheiro, quando o meu ídolo de juventude alinhou de vermelho-traidor. foi um empate com sabor a vitória, pois deu-nos mais um bicampeonato.
    lastimo que não tenha partilhado desta minha alegria. e, vai daí, não lamento nada. quero mais é que o "joão" seja muito feliz nessa sua «gloriosa» mesquinhez.

    sou quem sabes

    ResponderEliminar