sábado, 4 de abril de 2015

Inquietação


Inquieta-me e enfurece-me que sejamos sempre os mesmos, os idiotas, aqueles que parecem estar doidos, os que dizem que os resultados se vêem no fim. Inquieta-me que os cínicos e hipócritas que passam a vida a criticar treinador, jogadores, como se o problema fosse fácil de ver e a solução evidente, tenham a suprema lata de festejar as grandes vitórias e de se dizerem com a equipa. 

Inquieta-me essa falta de espinha dorsal, que faz com que tais invertebrados comparem Lopetegui a Fonseca de segunda a domingo, e depois na segunda seguinte se ganhe por goleada e o jogador já seja fenomenal e o treinador impecável. Não sei sequer se é síndrome da multidão ou a sensação luxuriante de pertencer à massa vitoriosa. E eu não sou dos que mais razão teria para isso. Os meus amigos Portistas dos anos negros, aqueles do desígnio nacional, esses eu admiro pela sua paciência infinda e o seu querer militante. Não imagino como terá sido ouvir esta ladainha anos a fio!

Inquieta-me que haja tal assíntota entre a vontade dos adeptos e a felicidade aparente da SAD. É quase um vector de sentido inverso! Caminhamos para um ano de vendas históricas e essas são responsabilidade de Lopetegui. Foi Lopetegui que reabilitou Danilo (aos 39M!!!+ 5!), foi Lopetegui que fez explodir Brahimi, Tello, Casemiro, Herrera e mesmo cimentou a valia extraordinária  de Jackson. Vai dar Óliver renovado de volta ao Atlético, que sem dúvida não verá com maus olhos contratações de tal milagreiro clube. Quem sabe Alex Sandro não será incluído nessas vendas milionárias. Graças a Lopetegui, o retorno financeiro da Champions League é muito superior ao objectificado. Por isso, já é garantia de um ano em cheio. Mas, e os adeptos?

Inquieta-me que a Direcção e seu Presidente se indignem contra a Federação e as suas galas da treta,  Ases e classificações em jornais, que venham falar de Manoel de Oliveira - Paz à sua Alma - e falar da grande História do nosso Clube e deixem treinador e sócios com coragem e voz - comentadores, colunistas e, porque não dizê-lo, bloggers - à mercê do ridículo de quem goza ostensivamente a nossa cara, sem acérrima defesa da Honra do Futebol Clube do Porto. Será estratégia? Não se vislumbra qual!

Inquieta-me, por último, que se permita que um árbitro apite 3 jogos de capital importância - 2 deles com os dois primeiros classificados da liga - em uma semana sem dizer nada, que não se responda a interdições a atropelos, que não se reaja a um claro benefício da alteração da calendarização pré-Clássico, que não se reaja a exigir ao presidente da APAF o mesmo silêncio ao Mestre Chiclas, que se atreve a comentar arbitragens de jogos de terceiros. Não é isso também um escândalo? Será por apoio a putativo candidato à Presidência da Arbitragem?


Parabéns ao Dragão Até À Morte pelos seus 8 anos, e a Vila Pouca por estar sempre na linha da frente da defesa deste seu e nosso Grande Clube. Longa vida ao blogue e seu autor, ao ritmo e andamento que mais lhe aprouver!

9 comentários:

  1. Caro Jorge

    mais uma vez estou plenamente de acordo com o seu post, mas infelizmente vamos ter sempre esse tipo de adeptos.

    Para mim este ano está a ser considerado pela sad como ano 0, mas é claro que quero que o clube ganhe sempre, não se pode deixar de salientar que está a ser feito um excelente trabalho.

    É verdade que mts jogadores esta epoca melhoraram imenso e para mim para o ano ainda vao ser melhores, apenas temos de deixar as pessoas fazerem o seu trabalho, já mostraram ser competentes.

    Abraço
    Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Miguel, mas irrita-me gente bipolar. Ser adepto é estar com equipa nos bons mas principalmente nos maus momentos!

      Abraço

      Eliminar
  2. Há razão para inquietações, mas estamos na hora da verdade, das grandes decisões, quando se vê quem tem e quem não tem espírito de Dragão. Segunda-feira é um jogo fundamental para se perceber se acreditamos na prática ou apenas no discurso. Se tal como aconteceu para o campeonato, o pós Marítimo será o início de um novo e vitorioso ciclo. Acredito que sim.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faço minhas as suas palavras. E lá estaremos, como sempre. Abraço, boa Páscoa.

      Eliminar

  3. @ Jorge

    directamente de Alfândega da Fé para te felicitar por mais uma posta de pescada à maneira.

    e, se Deus quiser e graças a ti, Segunda lá estaremos para apoiar o nosso Amor comum.

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar

  4. olá, João :)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  5. São ainda mais irritantes que os lampiões e os calimeros juntos! Mas pronto, os nossos miúdos ás vezes também são parvos e não deixamos de gostar deles. Mantenha o sorriso complacente para esses dragões bipolares Jorge. Repare que até são uns tipos felizes. Se ganhamos, estão na rua connosco, beiças açucaradas das farturas e vi rouca dos cânticos, felizes. Se perdemos, estão no café, a escorrer cafeína e cevada, dizendo alto quanta razão sempre tiveram, felizes...
    Bela posta! Abraco.

    ResponderEliminar