domingo, 26 de abril de 2015

Jogo Passivo


No andebol há o jogo passivo. Nesse jogo passivo, se não se atacar durante um determinado período de tempo, a bola passa para o adversário. Foi isto que aconteceu, e não há nada a fazer. Acho que Lopetegui deu o jogo ao chiclas, ao pôr um Brahimi inoperante na primeira parte e jogar a defender foi deitar fora 45 minutos. Este era forçosamente um jogo de riscos. E o fim do jogo disse tudo - bola para trás e etcetera. Perdemos um campeonato por não atacar. Eu acho que o perdemos. Não acredito que o benfas vá perder 4 pontos em 4 jogos.

Agora, desistir, só no fim. Mas é preciso um milagre. Porque o FC Porto não jogou intenso e atacante. Não há jogo que se ganhe sem golos. E fizemos o jogo do benfas. E agora vamos ouvir falar do fim das hegemonias. E agora vamos levar com o fim dos tempos. E agora, vamos sofrer todo um ano de toda a espécie de parvoíce.

Não podia ser aquilo que foi. Foi aquilo que não podia ser.

"No goals, no ganha" - Bobby Robson

28 comentários:

  1. Afinal o exigente culto também escreve por aqui. O então não são só os outros que criticam o treinador quando corre mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não não, eu critico muitas vezes Lopetegui, veja as análises aos jogos. Não lhe chamo é nomes. E continuo com o meu treinador.

      Eliminar
  2. Caro Jorge Vassalo,

    Escreveu exactamente o que me passou pela cabeça, com uma agravante: hoje ficou, para mim claro, que a capacidade de decisão de Lopetegui durante os jogos é manifestamente confrangedora. Todas as substituições resultaram em zero. Como você, também acho que perdemos o campeonato embora os benfas tenham sido beneficiados numa boa parte da prova. Mesmo assim deveríamos ter feito muito mais em determinados jogos. Já sei que é fácil falar agora após as coisas acontecerem mas afirmo que tendo um treinador muito melhor do que o PF, não temos nenhum supra sumo. É apenas mais um tecnico, que até se expressa um pouco melhor mas está longe de ser o que o que em determinada altura anunciou. Já sei que não irá sair do FCP mas para mim terminam aqui e hoje todas as dúvidas. Não merece os jogadores, os adeptos e o clube onde trabalha. E não merece porque não tem dimensão para treinar o Porto. Perdoe-me a crítica fácil mas acabei de entregar um campeonato a mouraria que tem na equipa jogadores que eu jamais quereria ver no Porto B. 2 anos sem ganhar nada. 2 anos! Uma eternidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um projecto a longo prazo, está visto. Mas não se percebeu o que estava em jogo aqui.

      Eliminar
    2. Caro Jorge Vasalo,

      Vou só relembrar como acabou o jogo: a trocar a bola entre os centrais, num jogo que precisávamos de ganhar! Eu pergunto: o que é isto? Outra coisa, é para aí a décima vez que o mister afirma que jogou com chicos de 18 anos, muito jovens e mais não sei o que. Soa a desculpa fácil. Muito fácil. São vezes a mais. Respeito imenso a pessoa mas não perdou o profissional: vou escrever o que me passa pela cabeça: o mister Vitor Pereira, que eu critiquei é um craque quando comparado com Lopetegui.mum craque. Se arrependimento mata-se eu já cá não andava.

      Peço desculpa por não ter assinado o comentário anterior. Foi mesmo a desilusão do momento.

      Raoc

      Eliminar
  3. Por favor assinem os comentários. Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. Não é o fim do mundo. Eu entendo o Lopetegui quando entrou com 4 no meio campo. O que eu não entendo é pq o Brahimi jogou e pq ele retirou o Rúben ao intervalo. Penso que depois do Rúben sair o meio campo perdeu - se. Deveria ter saído o Evandro na minha opinião.
    Mas o treinador é que sabe o porquê destas opções.

    Abraços a todos os portistas

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge,
    Não se esperava um jogo fácil e não o foi. O Benfica optou por uma estratégia defensiva à espera do contra-ataque. O FC Porto tentou, através da posse de bola, criar perigo, mas não foi fácil. Percebi as opções do treinador no onze inicial, mas estas refletiram falta de velocidade no ataque. Lopetegui percebeu isso e por isso lançou Herrera – talvez não tivesse feito mal algum ter deixado Ruben Neves em campo e em vez do mexicano, ter entrado logo Quaresma ou Hernâni para o lugar, talvez, de Evandro. Mas agora é fácil falar. Também é fácil agora dizer que se Jackson tivesse marcado golo naquela oportunidade, ao minuto 34, a história teria sido outra. Faltaram os golos, faltou a velocidade e assim sobrou um empate que para o FC Porto não serve. Não, apesar de tudo não acho que a equipa tenha feito um mau jogo, faltou velocidade, faltou um pouco mais de garra e faltaram oportunidades, em suma, o problema é que não foi feliz.
    O FC Porto não depende de si para chegar ao título, por isso resta ganhar os quatro jogos que faltam e esperar, esperar que haja um deslise, ou melhor, mais do que um, mas vai ser difícil, muito difícil.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. A perda do campeonato deve-se, em exclusivo, às arbitragens. Foi o campeonato mais vergonhoso de que me lembro. Em situações normais, hoje, tínhamos ido a Lisboa com cinco ou seis pontos de avanço. O problema, claro, é que a sad andou sempre caladinha. Não foi o treinador, porque o que jogamos este ano foi mais que suficiente para sermos campeões. Saúde- João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a Sad é passiva, como podem os jogadores ser aguerridos?

      Abraço

      Eliminar
  7. Pois, mas contra tamanha pouca vergonha não havia garra que valesse. Só se fossem às ventas de algum apitador, mas aí em vez do túnelgate tínhamos o apitogate e os gajos ganhavam na mesma. Que a roubalheira valeu o campeonato vê-se no desempenho europeu das duas equipas, onde sem trafulhice fomos incomparavelmente superiores. Saúde- João.

    ResponderEliminar
  8. Querem que vos seja sincero, custou-me mais hoje o empate do que a derrota da passada 3f. Não tenho mais nada a dizer

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  9. Isto de dizer "Somos Porto" nas redes sociais, entrevistas a jornais, etc. é muito lindo mas depois no campo não se vê isso minimamente. Hoje que precisávamos de 1 vitória para ganhar este campeonato e durante todo o jogo não tentamos sequer 1 remate fora da área, os cruzamentos para a grande-área foram muito poucos e para terminar já nos descontos em vez de tentar o "chuveirinho" para a grande-área à procura do golo da vitória, qual é o espanto que os nossos defesas calmamente ficaram a trocar a bola entre eles.....
    Esta equipa é muito "ingénua" para ambicionar a ser campeã nacional, faltou-nos em toda a época o estofo e matreirice de equipas como o Benfica.
    Para o ano há mais e esperamos com muito mais qualidade futebolística e jogadores que saibam e sintam o que é ser "FC Porto".

    ResponderEliminar
  10. Pragmatismo? Sim. Concordo. Os lampiões desperdiçaram uma excelente oportunidade de arrumarem a questão do título, jogando em casa com 60.000 adeptos a apoiar, não o conseguindo, e nem de perto por lá andaram, porque, reconhecem, não têm capacidade para fazer mais. Relativamente à comunicação social e a muitos adeptos portistas, o que se não diria se fosse ao contrário…

    É óbvio que falhamos em momentos cruciais mas, perdemos o campeonato pela razão das arbitragens e dos jogos de bastidores. Foi o campeonato mais vergonhoso de que me lembro.

    Apenas uma coisa quero ressalvar: não perdemos ainda. Faltam 4 jogos e, mesmo com colinho, as contas só se fazem no fim.

    Só és derrotado quando desistes de lutar. Força, Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém desiste de lutar, mas quando temos o nosso jogador mais aplaudido aos beijos e abraços ao treinador que nos gamou...

      Eliminar
    2. Decida-se, quem nos gamou foram: os árbitros, Jorge Jesus, Quaresma, Quintero, Lopetegui ou....?
      Zé Luis

      Eliminar

  11. Jorge,

    mais do que o jogo passivo do 5lb, faltou-nos jogo pró-activo.

    e mais não escrevo, que estou muito chateado com um F bem maiúsculo.

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  12. Prezado Tertulianos Extasiados(T.C.),

    Detenho-me a pensar em vós, contemplo-vos com inveja. Invejo os vossos poderes sibilinos, a vossa inata capacidade de saberem que tudo vai ser perfeito a longo prazo. Invejo o quanto estão preparados para o fracasso como antevisão de grandes conquistas, invejo a tirada irónica do vosso olhar, ao género do "vais-te lixar não tarda nada" quando alguém aponta defeitos a Santo Lopetegui. Invejo o vosso cinismo e a forma como se vêm a vós próprios. No vosso olhar, não há nenhum mistério para vós. O homem é uma perfeição.

    No fundo, TCs, vós conheceis todas as tácticas Lopeteguianas, sabem que Ricardo Quaresma é sempre, sempre o culpado de tudo o que acontece ao F. C. Porto. Constatais o óbvio, como se fosse um desenho tridimensional que só a terceira dimensão do vosso incomparável génio conseguisse vislumbrar que o ciganito é a arma infiltrada de JJ para detonar o maravilhoso plano que traçou para o clube.

    Tremo convosco, TCs, pela forma como devem ser estupidamente ricos e bem sucedidos para estarem à espera no Dragão no final do jogo da Luz para vitoriarem o vosso pastor, o que vos mostrou o Eden. A BetWin já vos conhece e sabem que os próximos anos serão passeios para o projecto Lopetegui, como aquele que sempre acerta, mas também no toque de Midas que devem ter nas vossas empresa ou nas sucessivas promoções nos vossos currículos! Saber o que dizer, a cada dado momento, deve tornar o vosso sex appeal em Casanovas ou Madoffs imparáveis, indomáveis, porque cada gesto está pensado como uma jogada de xadrez Kasparovlopeteguiana..

    Constato, TCs, não estou ao vosso nível. Eu, pateta que vislumbra que não jogamos a ponta dum corno e que tem paciência para bater palmas em vez de assobiar, não sou capaz como vós de fazer a vossa superior gestão de recursos e de percursos. Afinal, como já disse, se todas as tácticas de Lopetegui são perfeitas, se todos os jogadores espanhóis têm uma valência conhecida para vós ou os únicos desastres são Quaresma, Maicon e Quintero, não é possível chegar a ver os jogos como vós. Tal como Neo no Matrix, vocês vêm o código por detrás da matéria.

    A vossa forma sarcástica fascina-me, caros TCs. Os piores jogos foram para vós fantásticos, uma goleada de 6-1, um acontecimento que merece aplausos da turba às 3 da manhã. As melhores equipas do vosso Clube foram vistas por vós apenas escaladas pelo génio basco, que, naturalmente, conseguem descortinar, naquele preciso momento, que iam ter um resultado histórico e irrepetível como acabamos de confirmar. Deve ser tão fascinante, ter essa vossa alegria contagiante que vos faz congratularem-se uns com os outros pela brilhante época que hoje finalizou. Qua saudades de ter férias de Abril a Agosto como os príncipes da nossa Justiça. Não esquecerei o genial jogo desta noite onde rematamos pela primeira vez aos 38 minutos e passamos os 3 minutos finais a trocar a bola entre o centrais, qual Carlos Té nas suas prosas provincianas.
    Parabéns
    Tédio

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então o sr. Tédio adorou o beijinho e o abraço no final? Isso é que são os "golos que ele mais gosta de marcar"? E entrar e fazer uma falta de amarelo completamente despropositada? E gosta da forma como o Quintero se arrasta no campo, não é? Isso é que é Portista! Não sei de onde você tirou a do Maicon, mas o Quaresma é o jogador que mais vezes ponho na coluna golos.

      Quanto aos jogadores espanhóis, que português jogou em média mais que Óliver e Marcano ou Tello - que tanta falta fez hoje? Não gosta destes? Haja paciência! E quanto ao resto, uma pessoa que veio aqui comentar uma única vez quando a equipa não ganha à matemática do pontinho....

      Eliminar
    2. Por causa do tédio é que o país anda como anda. O tédio é o expoente máximo no trabalho dele. Criticar anda o pais das bananas cheio, e infelizmente a classe portista já tem muito disso. É o tédio... tédio benfiquista....

      Eliminar
    3. De beijo e abraço, gosto muito, a benfiquistas é...que nem por isso. No entanto os abraços começaram no inicio do jogo quando Lopetegui se dirigiu " submissamente" ao banco do Benfica para cumprimentar o Zandinga da Amoreira. A táctica prolongou-se durante os 90 minutos e possivelmente os jogadores entenderam que deveriam imitar o seu chefe e desataram todos aos beijos e abraços a tudo o que era Benfa, de Helton a Quaresma. No fim, o número habitual do basco, mas a isso já nos vamos habituando.
      Se não gosta de Quaresma, Quintero, Brahimi não sei o que vê no Oliver, que deveria jogar futebol numa cabine telefónica, no estapafúrdio Marcano ou na incógnita five million year, Adrian.
      Pedro Teixeira

      Eliminar
  13. Gabo lhe a paciência em responder a Tédios que são génios mal aproveitados. Abraço.

    ResponderEliminar
  14. É uma discussão perfeitamente estéril. A mim, por exemplo, não vai convencer que o melhor a fazer é começar do princípio. Entendo que possa interessar a alguns, mas eu gosto do FCP, sem nenhum outro interesse. Da m forma, não há como convencer outros, por exemplo ali o Tédio, que as coisas ficaram melhores e tendem a melhorar mais. Os ziguezagues de quem acha que hoje é uma besta depois de ontem ser bestial, fazem-me muito mais confusão do que a coerência. Mesmo aquela de que discordo e acho de uma parvoíce imensa. Portanto, o JL continua a ser o meu treinador e espero que muitos anos. Ainda assim, deve-me esta frustração. Creio que a pagará com juros. Frustrado apenas porque ser FCP é querer ganhar sempre...mesmo quando o treinador é o Fonseca, ou mesmo que o Tédio fosse presidente :)

    ResponderEliminar
  15. Sair de casa antes das 8h da manhã, chegar depois da 1h da madrugada, hoje vir trabalhar. Estar com a garganta toda lixadaE há quem diga que só faltou um golo? Faltou garra, raça, car@alho! Vontade de os comer! Pqp isto. Não compreendi muita coisa no jogo de ontem. Bastava ter gritado um golo. Um misero golo. Mas este ano não marcamos nem um aos lampiões do autocarro. Mas uma coisa se confirma, não que sirva de muito consolo, eles são mesmos pequeninos, basta ver o jogo deles ontem!
    Quanto a Lopetegui, lamento muito que não tenha acertava duas bem dadas nos dentes daquele Jasus de jeito a ele não voltar a comer chiclets!
    O andor não os vai deixar cair mas fod@ass€ até ao lavar dos cestos é vindima! Não consigo dizer mais nada. Só me apetece...!!!! Malditos sejam.

    ResponderEliminar
  16. Caro Sr. Jorge,
    Infelizmente como já tinha dito aqui no seu cantinho temi que o mister se tivesse pegado novamente com Quaresma. Com essa birra acabou por prejudicar a equipa. Compreenderia se a equipa utilizada ontem tivesse sido utilizada na terça feira, tinha até comentado isso em algum blog, pensei que íamos reforçar o meio campo com oliver e Evandro agora ontem? Mas nós temos medo das galinhas? Acho que o que aconteceu não foi estratégia, porque nós precisavamos ganhar não podiamos empatar, e entrar com uma equipa sem rotinas, mexer naquilo que estava a dar frutos Fud*u tudo. Não houve garra! Não houve atitude! Não houve nada! Que não se culpem mais os àrbitros foi lamentável. Quaresma entrou e fez uma falta estúpida porque estava literalmente fud*do... porque não concordou que para ganhar às galinhas aquele 11 tinha sido o indicado. No inicio da época achei que o Lopetegui esteve muito bem com Quaresma e mostrou-lhe que ou mudava ou não tinha hipotese. Ele mudou e ficou muito melhor. Mas neste momento o Quaresma estava com a razão toda. Perdemos o campeonato por parvoíces, coisinhas muito pequenas mesmo... e isso é que custa.
    Foi triste... estou mesmo muito triste... desculpem lá a linguagem mas hoje... tou com um melão que nem é bom!

    ResponderEliminar