quinta-feira, 16 de abril de 2015

Lopatêgo É A Tua Tia [Átuálizadão, Né?]


Ontem vi o melhor jogo de futebol de toda a minha vida. Desculpem-me todos aqueles que viveram as glórias das Antas, mas quero dizer que esta Raça, este Querer e esta Atitude em nada desmerecem o Futebol Clube do Porto de outrora. Ontem vivi a mais sublime comunhão, o mais exfusiante Nirvana futebolístico de que tenho memória.

Vi toda a massa adepta do Dragão entregue desde o primeiro segundo. Vi todo o carinho, não vi outra coisa senão alegria e cor Azul e Branca. Todos estavam com a equipa. 46 mil de nós (+4 mil alemães). Mas tudo superou as mais delirantes expectativas. Entrou um Futebol Clube do Porto pressionante, olhos nos olhos, sem medo. Contrariando a ideia do próprio Bayern. E diga-se, também a nossa. Dessa surpresa nasceu o primeiro golo. Que devia ter dado um vermelho a Neuer. Mas sobre isso já toda a gente fala, não vale a pena falar.

Falar, sim, de um homem corajoso - Ricardo Quaresma. Um homem que não vacilou, marcou o penalty como marca sempre, em pausa, "lendo" o guarda-redes e mandando a bola para o lado contrário. Melhor guarda-redes do mundo, candidato à Bola de Ouro? Indiferente. E assim foi. e passado pouco tempo, roubo de bola do mesmo Homem Sem Medo, passada larga, afirmativa, intensa, golo.

Delírio total. Era incrível. Por momentos, não era uma equipa com um orçamento de 450M do outro lado - era só um adversário difícil. Aí caiu um pouco a ficha - caramba, estamos a ganhar 2-0 ao Bayern! É melhor segurar isto! Erro de palmatória, pago caro com a única falha defensiva do encontro, com Maicon a contar com Indi e vice versa, deixando Thiago Alcântara em frente à baliza e este a fazer a sua parte.

Calma, calma, dizia o nosso superior treinador. E com este susto se foi recuperando. E veio o intervalo.


Mas na segunda parte, o que parecia de sonho tornou-se divinal. Foi um Futebol Clube do Porto perfeito este que regressou dos balneários, ainda mais coeso, ainda mais forte, ainda mais unido. Reduzindo o jogo do Bayern à inconsequência. Nenhuma oportunidade contundente do Bayern. Pelo contrário, Neuer era obrigado a mostrar os seus galões, uma e outra vez, quer a defender milagrosamente um cruzamento-remate de Alex Sandro que, por milímetros, não entrou, quer a buscar a correr para trás uma tentatica de chapéu de Casemiro da linha do meio campo quer a defender milagrosamente o remate de Herrera numa jogada de perfeito entendimento com Danilo. Mas não aguentou, finalmente, Alex Sandro a fazer de Casemiro e a fazer um passe longo para Jackson, que Boateng não intercepta. E Jackson fez o que Jackson melhor faz, que é tirar o guarda-redes da frente e rematar para a baliza vazia. 

Jackson, sim, Jackson. Quem acompanha este blogue sabe, pelo meu post anterior, que o incluí no onze. E passo a explicar porquê. O Futebol Clube do Porto fez os últimos treinos à porta fechada. Suspeitei que fosse para preparar a sua arma secreta - Jackson, até porque Lopetegui não faz bluffs. 

Daí ao final do jogo, foi um FC Porto sufocante que não deixou o Bayern fazer as suas jogadas e soube sofrer para levar de vencida esta mão, de uma forma perfeita.

Jackson passeou a sua classe, fazendo crer que a sua lesão fosse fingida, para descansar, tal foi o poderio e o entrosamento. Óliver esteve sempre bem, rodando sobre si mesmo, temporizando, criando as linhas de passe. Herrera, perdulário no início e na primeira parte, recuperou forças e fez uma segunda parte até ao limite. Brahimi fintou até ao infinito e mais além e levou, inebriados, os jogadores do Bayern atrás dele, libertando os colegas. Os centrais foram imperiais, corajosos, agressivos mas não faltosos. Fabiano foi magristral a fazer algumas defesas e a tremer muito muito pouco. Os laterais foram os melhores da Europa, com uns corredores feitos de uma forma superior. Criminosa a forma como um e outro foram amarelados, numa dualidade de critérios a rondar o pornográfico. Casemiro foi mais do que um polvo, foi uma parede. Impecável em cada corte. E principalmente Quaresma. Excelente a forma como atacou, pressionou mas principalmente defendeu. Vê-lo defender bolas aéreas com a cabeça e com pontapés acrobáticos foi um deleite.


Mas o meu MVP vai para Lotopegui. Perdão. Lopotegui. Perdão. Loltepegui. Perdão. Lopatêgo. Perdão. Flopetegui. Não! Lopetegui! L-O-P-E-T-E-G-U-I! Não me canso de dizer o milagre que é tudo isto: Começamos o ano com uma "equipa" esfrangalhada, sem norte nem rumo, praticamente arredada da Champions - quem acreditaria que passaríamos os Play-Off - e condenada ao sofrimento, para uma equipa sólida, forte, unida, coesa. E isso deve-se a Julen Lopetegui! Ele é o obreiro de tudo isto, e, para mim, já tem o ano como positivo - aconteça o que acontecer. 

Ainda que haja arautos da desgraça que antes de cada jogo prevejam hecatombes. Convençam-se: O Futebol Clube do Porto é uma equipa que sabe jogar futebol. Que gosta de jogar futebol. Sabe menos, motiva-se menos, a jogar anti-jogo, matemáticas do pontinho, e toda esta palhaçada que é o futebol português. É este que não merece o Futebol Clube do Porto e não o contrário.

Julen Lopetegui devolveu o Portismo ao Futebol Clube do Porto. Somos grandes, enormes. Somos a surpresa europeia. Somos o outsider que todos estão a temer. E tudo graças a ele. Viva Julen Lopetegui! Viva o Futebol Clube do Porto!



Adenda: Nada como uma visão tropical de um embate Europeu! Muito bom!

62 comentários:

  1. Ganhamos e bem para infelicidade de muita gente pois em portugal não prestamos para nada!preciso é jogar com calma na 2a mão.. E conter esses arrogantes usando contra-ataques rápidos e eficientes.o que me preocupa é como vamos substituir os laterais isso sim é 1 problema..força porto sempre..

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens vergonha de vir para aqui plagiar um texto de um grande blogue portista, como se fosse teu?

      Honras feitas ao Tribunal do Dragão que, tal como o Porto Universal, defende o Porto para fora mas também para dentro.

      Eliminar
    2. Boa tarde,

      Ainda bem que me alertou para esse facto, pois não fiz mais que copiar a publicação de um amigo no facebook, e não sei porque não apareceu a referência que lhe fiz, pois ao ver o texto, pensei tratar-se de uma opinião pessoal dele. Até porque ainda não tinha passado pelo tribunal por falta se tempo...
      Por isso, e uma vez que também se sentiu ofendido com a questão, resta-me pedir-lhe desculpas tal com aliás já fiz com o dono do tribunal.

      Cumprimentos,

      André Guimarães

      Eliminar
    3. Eu, por cá, fico feliz pela volta de um certo Desaparecido Em Combate 3!

      Abraçom!

      Eliminar
    4. Pois é :)
      Tenho andado um bocadinho (muito) ausente destas lides! :)

      Grande jogatana ontem! :)

      Abraçom

      Eliminar
  3. Neste momento só me apetece dizer que nós PORTISTAS somos no intervalo da eliminatória, gente feliz com lágrimas...

    ResponderEliminar
  4. Já aqui escrevi, que este ano e com o plantel que temos, tínhamos uma grande chance de sermos campeões europeus. Regressado da euforia do Dragão, já não estou tão optimista. Porquê? Primeiro, porque ficamos sem laterais e principalmente do lado direito não temos ninguém que substitua Danilo com garantia miníma de qualidade. (Desleixou-se a evolução de Victor Garcia apostando em Ricardo o que na minha óptica foi um erro colossal). 2º É nestes jogos que se vê quem tem realmente categoria, capacidade e aquela coisa que distingue os extras dos bons. Quaresma, Jackson, Casemiro, Alex Sandro e Danilo estão claramente nos extras, Brahimi a chegar lá, mas ainda sem a capacidade de discernir quando deve passar ou fazer mais um drible, Indi e Maicon nos bons e os restantes nos banais. 3º Depois de termos feito o 2-0 e andando o ano todo no passa, repassa, atrasa, não fomos capazes de segurar a bola nem de termos o killer instict de em 2, 3 passes rápidos resolvermos a eliminatória, encolhe-mo-nos e voltamos a jogar à equipa pequena. Agora, o que temo é que cheguemos a Munique e nos comportemos novamente como coitadinhos e não como bandarilheiros capazes de enfrentar o touro olhos nos olhos e disferirmos as estocadas fatais para o animal. Mas quem tem Quaresma, tem que acreditar que a magia possa acontecer.
    R. Reis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sabia que havia um adepto que não tinha visto o jogo!

      Foi você!

      Abraço

      Eliminar
    2. Ahahahaha...nunca nada está bem. 3-1 ao Bayern com gajos banais, sobretudo essa espécie de jogador chamado Oliver. Haja paciência.

      Eliminar
    3. É verdade, Oliver e Herrera ainda não estão ao nível do F. C. do Porto.

      Eliminar
    4. Bajular Lopetegui parece ser condição cinequanon para ser engraçado. Tomando a mesma liberdade, direi, chavalo olha a confiança pois podes estar a falar de alguém que podia ser teu avô e não é portista há dois dias ou de ocasião. E sim Oliver a unica coisa boa que fez no jogo foi não tocar na bola no lance do terceiro golo.
      Miguel

      Eliminar
    5. A idade é um posto então e nenhum será igual às grandes glórias do passado.

      Tenho muito respeito por quem sabe mais do que eu, mas fico sempre desagradado quando se usa a idade como "pxiu cala-te que não sabes nada disto". Se o Miguel acha isso do Óliver claramente não viu o mesmo jogo que todos nós.

      E não é bajular Lopetegui. São factos. Recordes atrás de recordes batidos. Sabe que o canal memória é lá para os lados de Carnide.

      Abraço

      Eliminar
    6. 1º-Ser mais velho que alguém vale o que vale e nem sempre é apanágio de mais conhecimento que os outros ( "sine qua non", como pode ver também sei algumas coisas). Assume que sou um "chavalo" sem saber do que fala...2º Ninguém aqui mencionou Lopetegui, excepto voçe. Falou se de jogadores banais e do seu comentário sobre os mesmos. Não preciso de bajular ninguem. Sou do FCP, não sou do FC Lopetegui, nem do FC Quaresma, nem do FC Pinto da Costa. Sou adepto de todos aqueles que fazem parte deste grande clube e de muitos que fizeram parte do mesmo. 3º Fala em "portismo". O senhor até pode ser adepto há 200 anos que o seu "portismo" é tão importante como o daquele miúdo que descobriu ontem o que é ser do FCP. Lições de como ser do FCP não as recebo de ninguém. Ponto. 4º Ficará por aqui esta discussão, por respeito ao dono deste blog. Se não tem poder de encaixe para uma opinião diferente ou para aceitar uma piada, o problema já é seu e não meu.

      Eliminar
    7. Recordes atrás de recordes batidos? !!!! Jorge Vassalo, chegou agora ao planeta azul e branco? Conhece minimamente o F. C. do Porto?

      Eliminar
    8. Maior numero de partidos da Champions sem perder, maior percentagem de vitórias na Champions, defesa menos batida em golos, maior número de golos nas fases finais, maior numero de golos durante o ano, maior percentagem de sempre do FC Porto em posse de bola... não, não cheguei ontem.

      E você, conhece?

      Eliminar
    9. Haja paciência. Não, não haja. Eu já não tenho. Hodor!
      http://atascadosilva.blogspot.pt/2015/03/hodor.html?m=1

      Eliminar
    10. Penitencio-me à chibatada, mas já resolvi: A Tasca do Silva já está na Minha Bluegosfera, aqui ao lado.

      As minhas desculpas, não me lembrava que não tinha posto - por puro esquecimento.

      Abraço!

      Eliminar
    11. É que nem comento a chibatada. Cada um com o seu fetiche :)
      De resto, a Tasca é que agradece, sempre, as visitas. Era o que faltava ter que se penitenciar.
      Obrigado Jorge.
      Abraço.

      Eliminar
    12. "....maior percentagem de sempre do FC Porto em posse de bola... não, não cheguei ontem."
      Caro Jorge Vassalo, essas estatísticas são boas para o INE ou para o Passos Coelho delirar retoricamente nos debates do Estado da Nação sobre o tamanho das pilas, para quem ganha desde 1893 o que interessa é que não ganhamos nada há trezentos e tal dias. Por isso é que dá a impressão que chegou ontem e na camioneta do desdobramento.
      Abraço
      Miguel

      Eliminar

    13. @ anónimo Miguel
      (e nã estou a falr comigo na 3ª pessoa do singular. ainda não estou assim tão maluquinho)

      quando queremos ser facciosos nos comentários e/ou análises, todos os argumentos valem para levar a nossa avante.

      refere-se(s-te?) à última parte de uma resposta do Jorge, a qual inclui (e cito):
      «Maior numero de partidos da Champions sem perder, maior percentagem de vitórias na Champions, defesa menos batida em golos, maior número de golos nas fases finais, maior numero de golos durante o ano»

      e rebater estes dados estatísticos, hum?! isso é que era! e afirmo que até já era para ontem, que hoje já é tarde.

      cumprimentos
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    14. Rebater com dados estatísticos e...com titulos.
      2003/2004 já com televisão a cores, telemóveis e internet:
      Liga dos Campeões - 7 vitórias, 5 empates e 1 derrota com o Real Madrid. Campeão Europeu, Campeão do Mundo e ... Campeão Nacional.
      2010/2011 Já com Apito Dourado, Carlinhos de Paredes, Porta Chaves do Carlos Queiroz Rui Santos, Etc
      Liga Europa - 17 jogos - 1 Empate e 2 derrotas - Vencedor da Taça Cidades com Feira, Vencedor da Taça de Portugal, Campeão Nacional
      Se isto é canal memória, não sei o que serão os títulos de outras bandas.
      O Baía foi agora batido como GR que esteve mais minutos sem sofrer golos por um GR que desconheço. Diga-me a quem que esse dado estatístico serve a não ser para o ego da criatura?
      Miguel

      Eliminar
    15. Mais um pequeno pormenor: 5 sêcos aos sarracenos e fizemos do pombal o nosso salão de festas. É apenas mais um dado mas, pelo menos para mim tão importante como o golo do Kelvin e a nossa imagem de marca de os obrigar-mos a ajoelharem-se.
      Miguel

      Eliminar
    16. @ anónimo Miguel

      fala-se de alhos, responde com bugalhos.
      contrapõem-se factos aos bugalhos, desvia conversa para... cebolas.

      1)
      se estamos a tratar de jogos da Champions, o que raio é que a Liga Europa e/ou o campeonato são para aqui chamados?
      adiante.

      2)
      o Miguel rebate os dados estatísticos do Jorge com o nosso percurso em 2003/2004 - seríamos campeões mundiais na época seguinte.
      pois muito bem. está no seu pleno direito e digo-lhe 'touché'.
      agora, convém referir que esta época, nas competições europeias, o nosso FC Porto está a superar as expectativas.
      recorda-se da época passada, certo? os recordes, nesta competição, foram proporcionalmente inversos ao actual sucesso.
      vencemos 3-1 a um colosso europeu. é certo que ainda faltam 90'. mas, não lhe soube bem esta vitória? não lhe colocou um sorriso rasgado? não chorou de alegria? olhe, eu fiz isso tudo. e, ainda hoje, fico com pele de galinha quando revejo o jogo. foi uma noite de glória. e com números e estatísticas que só nos podem encher de orgulho.

      cumprimentos
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
    17. Não sei quem está a confundir a beira da estrada com a estrada da Beira.

      Esta a querer dizer-me que há um F. C. do Porto para a Casa da Música e outro para as festividades do Bom Despacho? Não me parece que seja essa a filosofia do clube enraizada há muitos anos.

      Permita-me discordar que está a superar as expectativas esta época na Liga dos Campeões. Fizemos a nossa obrigação no grupo e ultrapassamos o Basileia, que julgo ninguém questionar que é muito inferior. O resultado com o Bayern é muito bom. Diz que defrontamos um colosso, mas eu diria que o Bayern também jogou com um colosso. E diga-me quem é que é favorito a jogar nas Antas/Dragão, seja ele com quem for, até com a selecção do Mundo? Perca um pouco de tempo e verifique quem é que ganhou no nosso reduto desde 1976. (Artmédias & Cª infelizmente aconteceram, mas mesmo assim...).
      É verdade, sou dos fraquinhos que chora de tristeza e alegria, que vocifera e endeusa, que se arrepia e que fica com a voz embargada no hino e mesmo quando ouve todo o estádio a cantar esssele bê...fdp... esselebê (não sou hipócrita, nem puritano, sou um dos tais grunhos lá de cima do Norte). Senti isso, principalmente pela 2ª parte da partida. Se conhece o ADN do Porto, revê-se naquela 2ª parte. Se foi Lopetegui, ao intervalo que levou o jogadores a fazerem aqueles 45 minutos, então, Grande Lopetegui. A minha desconfiança é que já fizemos 4/5 excelentes exibições, mas já fizemos muito mais partidas medíocres. Falta regularidade e consistência, a nível interno deveríamos pulverizar a concorrência. Co Adriaanse também teve alguns bons jogos.
      Miguel

      Eliminar
  5. Grande jogo. Grande ambiente. Grande vitória. Grande colectivo. Grandissimos Jackson e Quaresma. Enorme Lopetegui. Ontem vi um dos melhores treinadores da história do futebol a tirar um avançado e meter um médio quando já perdia por 3 a 1!!!
    Vamos sofrer em Munique mas..... já sabiamos que ia ser assim.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não, Raoc. O Oliveira e Costa disse que iamos fazer rodagem de plantel no jogo de Munique. Parece que se enganou! hehe

      Abraço!

      Eliminar
    2. LOL! há malta, ainda por cima paga, que só diz disparates nesses programas de TV e radio. Admiro a malta portista que tem paciencia para assistir a esses programas. Eu só vejo quando é para apreciar os inchados (e ainda ontem vi alguns) mas confesso que não tenho pachorra. É mau demais!

      p.s - hoje nota-se bem quem anda de sorriso na rua! Nada como uma vitoria destas para arrebitar as hostes!

      Raoc

      Eliminar
  6. Ontem tive a sorte de marcar presença num dos melhores jogos da minha vida... São 07:30 da manhã e estou a rever o jogo na televisão... Os centrais do bayern são fracos e foi por causa deles? Vocês são uma merda e pouco ou nada de futebol percebem... São lances de futebol... Eles ganham milhões, eles não criaram nenhum lance de perigo na segunda parte, como é possível dizerem que o porto teve sorte? Jogamos muito a bola e defendemos ainda melhor... Vejam o jogo de novo, vejam o trabalho defensivo do porto, o trabalho incansável dos médios, dos extremos defensivamente, coisas que não está ao alcance qualquer um. Vejam o lance da grande defesa do neur, vejam bem aquilo que fizemos e eles não foram capazes de o fazer, nós criamos, lutamos e vencemos. Venceram os melhores! Não aceito desculpas para vos subir o ego, não aceito desculpa pela merda do vosso clube não ser capaz. Calem a boca e aprendam! Eles no campeonato alemão também jogam com estes centrais e estão em primeiros com mais de 10 pontos de avanço! Mas passando isto, vou dizer é tentar mostrar o grande momento que tive ontem.
    Vi aquele que todos consideravam a equipa mais fraca mostrar a muitas outras como ganhar, a esta que dizem ser das melhores equipas do mundo, vi um grupo de putos desmontar um das melhores equipas da Europa, vi os Guerreiros do Norte calarem meio mundo, a mim puseram-me as lágrimas nos olhos, a mim fizeram-me sentir o melhor adepto do mundo...
    Eu sou Porto, sou portista e este clube enche-me o coração, mete-me as lágrimas nos olhos, e fez-me gritar durante 90 minutos, ficar sem voz, mas sabem não me importei minimamente, eu fiquei sem voz, mas eles deram tudo no campo que muitos deles devem ter ficado sem ar. Por isso todos os segundos que saltei, gritei, valeram a pena... Ajoelhem-se Mostrem dignidade e aplaudam, aplaudam, porque os guerreiros do Norte querem passar, e não interessa quem se mete a nossa frente, nós vamos mandar abaixo quem quer que seja, porque Somos Porto este é o nosso lema de vida.
    Para vocês que o nosso mal querem, não tenho nada para vos dizer...vocês são medíocres, fracos e sem qualquer tipo de argumento para nós...
    Como a própria música diz: "até no céu por ti eu vou cantar" porque tu és sem sombra de dúvidas,um das maiores alegrias da minha vida...
    Contigo até ao fim tu és o nosso AMOR !
    Miguel

    ResponderEliminar
  7. Uma vitória na raça, suor, cabeça e coração. Uma chapada de luva branca muitos paineleiros, jornaleiros, assobiadeiros e afins ( a azia que ontem 4 ou 5 personagens demonstravam foi a cereja no topo do bolo. Sobretudo essa coisa chamada Joaquim Rita. Sabes que és um nojo de pessoa quando até um lampiao como o David Borges se sente incomodado com algumas observações). Já sabemos que o Bayern era a fraquinha equipa B deles (os nove titularissimos que jogaram ontem, entre os quais 6 campeões do Mundo + 1 ex campeão mundial+ melhores avançados mundiais não interessam mencionar) , que os dois primeiros golos foram apenas sorte e azelhice dos gajos (não foram os dois jogadores do FCP que os obrigaram a jogar mal), que o Boateng devia ter cortado a bola no 3º porque tem um metro e não sei quanto (o magnifico passe e a extraordinária desmarcação, recepção e frieza na finalização do Jackson não contam), já sabemos que lá vamos ser goleados...já sabemos isso tudo. Mas também sabemos que daqui deste burgo,só NÓS é que poderemos aspirar chegar ás meias finais desta Liga dos Campeões.Mais ninguém, e é que isto que os mata lentamente. Esta é uma vitória para as paginas douradas do FCP, independentemente do que possa suceder na Terça. Uma vitória de todos aqueles que sofrem pelo FCP, mas sobretudo de Lopetegui, por tudo aquilo que tem sido escrito e dito sobre ele. Estamos na luta e acredito que estaremos na luta até ao fim. Por volta das 22 de terça feira já saberemos como correu. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas Rebelo, esta azia toda sabe tão bem de ver!

      Aconselho que veja e leia tudo. Vai ser um regalo!

      Abraço!

      Eliminar
    2. Agora imagine que o FCP chega ás meias finais...vai haver muita gente a implodir e vai ser tão lindo.
      Abraço

      Eliminar
  8. Estou muito orgulhoso
    Viva o FUTEBOL CLUBE DO PORTO
    VIVA PINTO DA COSTA
    VIVAM TODOS OS PORTISTA
    VIVA A NOSSA EQUIPA
    E UM VIVA ESPECIAL AO NOSSO GRANDE TREINADOR.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  9. Felicidade tamanha...
    A quem sempre acreditou, nada nos estranha.
    Agora, é conquistar, na Alemanha!

    http://imbictopoema.wordpress,com

    (Jorge, enviei-lhe mail há uns dias...)

    Abraço!

    ResponderEliminar
  10. Ainda estou todo contente Jorge!
    Dá para continuar a sonhar??

    ResponderEliminar
  11. Caro Jorge,
    Não se esperava um jogo fácil e não o foi de todo, mas o FC Porto entrou sem medo de olhar o adversário olhos nos olhos e reduziu as dificuldades. Faltam-me
    as palavras… foi uma vitória fantástica de um grupo unido, guerreiro, solidário, competente, ambicioso e eficaz, de uma equipa à porto. Estou orgulhosa,
    muito orgulhosa desta equipa. Gostei, gostei muito do jogo, não podíamos desejar melhor. Muito bem Quaresma, primeiro na conversão da grande penalidade
    que deu o primeiro golo, e depois no segundo. Muito bem Jackson no terceiro golo. É verdade que estamos em vantagem, que é o melhor que podia ter acontecido,
    mas é preciso ter a noção de que a segunda mão não vai ser fácil e que é preciso ter calma, ainda nada está ganho. Mas sonhar não custa, pois não? Aconteça
    o que acontecer, Obrigada Mister Lopetegui por ter conseguido unir este grupo que nem bilhete tinha para a Liga dos Campeões e que agora está em vantagem
    nos quartos de final. Obrigada aos 14 jogadores que ontem pisaram o relvado do Dragão, por permitirem que o sonho continue vivo!

    PS. Grande, grande ambiente nas bancadas do Dragão!

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem escrito, como sempre.

      Parece que estava lá!

      Veio ao Dragão?

      Abraço!

      Eliminar
  12. Jogo fraco. O Oliver não tem pedalada para estas andanças. O Herrera também não. O Fabiano não fez uma defesa decente. Vergonhoso. O Bayern estava muito desfalcado, foi uma oportunidade única de ganhar por seis a zero. Infelizmente, o mister comprometeu mais uma vez. Isso viu-se no golo do Bayern. Como é possível deixar o Marcano de fora? incrível. Agora já se fala em deixar de fora os laterais para Munique, em poupança para a Luz. Ora, isto demonstra uma falta de respeito muito grande pela instituição FC Bayern. Assim não. Podíamos ser campeões do mundo, mas ontem perdemos a oportunidade. Podiam ter sido seis a zero. Podiam e deviam. Saúde.- João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque tanto negativismo?Nao foi bom termos uma vitoria moralizadora e a jogar bom futebol?Defina desfalcado por favor!!Isto e alta competicao e desporto e como tal existem lesoes e contratempos.Joga quem estiver apto para jogar,seja como for.Poderemos ate nao passar mas eu acredito que passaremos com esforco,trabalho e dedicacao que nos caracteriza,so tenho 1 certo receio do colinho do arbitro!se nao gostou da performance deles tudo bem,tem direito a sua opiniao mas eu gostei e falar que jogaram desfalcados(um clube com mtas opcoes para cada posicao e com um plantel de so 400 milhoes de euros) so diminui a grandeza da nossa vitoria.Espero que o FCP ja esteja ligado na academica e com humildade e rigor consigamos mais uma vitoria!Acredito que passaremos o bayern com sofrimento e se o fizermos certamente estaremos numa boa posicao em relacao a quando comecamos a epoca.Forca FCP!Lucas

      Eliminar
    2. Lucas, o João estava a ser irónico. E eu também :)

      Abraço

      Eliminar

  13. Caro Jorge,
    Não, infelizmente não estava lá… estive para ir, mas acabei por não ir…

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. A inveja é uma coisa lixada. Toda a comunicação social desportiva mundial está errada, os que percebem e sabem mesmo é a comunicação social lusa. Foi sorte, pura sorte.

    Podemos não ganhar nada esta época, mas o jogo de quarta deve ter calado de vez os que falavam em falta de mística. A mim encheu-me de orgulho, e não foi a primeira vez esta época.

    Agora é preparar o recepção da briosa que entretanto já deve ter reencontrado o brio que nunca deveria ter abdicado.

    Abraços a todos os portistas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vai ser fácil. Este campeonato do colinho tem destas coisas: pouparem-se contra o benfas para jogar contra o FC Porto. Enfim.

      Temos qualidade para tudo isto e, infelizmente, os nossos laterais titulares vão ter de jogar.

      Abraço

      Eliminar
    2. Nem mais! Não estaremos um pedaço para além do país?
      O Jorge desculpe-me o abuso, mas é que vem mesmo a propósito: http://atascadosilva.blogspot.pt/2015/04/a-razao-da-fe-com-um-ponto-previo.html

      Eliminar

  15. @ João

    de repente, até pensei que o portista com muito orgulho tinha passado por aqui :)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  16. O portista com orgulho ainda deve estar de cama! Saúde!- João.

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. «de manhã, eu só 'tou bem é na caminha»
      marco fortes, Agosto de 2008 (Jogos Olímpicos de Pequim)

      abr@ço
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
  17. Sem ofensa pois também para lá caminho e já levo 54 desta vida. Mas ter idade para ser avô em Portugal é sinónimo de atraso cultural, ideias dogmáticas e uma máquina fotográfica de... 5 litros!!!!
    Quem despreza o saber dos jovens e a sua irreverência é porque nunca viveu!!!

    ResponderEliminar
    Respostas


    1. ... e não deixa os outros viverem, porque não quer que eles vivam.

      fantástico comentário, como sempre.

      ab@ço
      Miguel | Tomo III

      Eliminar
  18. O Porto ganha ao Bayern, e isso demonstra o poder do Benfica segundo JJ!! Não é mentira nenhum. O homem é tolo mesmo!

    Podem conferir aqui para dar uma risada igual à que eu dei!
    http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=3&id=543465

    ResponderEliminar