segunda-feira, 27 de abril de 2015

Mas Que É Isto?


Ainda estou em estado de choque com esta imagem. Esta imagem não honra os pergaminhos do Futebol Clube do Porto. Este blogue não é Anti-Quaresma - é o jogador que mais pus na coluna "Golos" - mas a minha desilusão não tem fim. É assim que são os golos que ele mais gosta de marcar? Aos beijinhos e abraços com quem lhe roubou um campeonato ao colinho e ao anti-jogo? Com quem se tinha pegado com o seu treinador minutos antes? É isto que mostra a tradição de João Pinto, Lima Pereira, Aloísio, Jorge Costa, Fernando Couto ou André? É isto que é um Portista?

Não caibo em mim de fúria. Julen Lopetegui errou várias vezes, pode não ter acertado na táctica para este jogo e isso é discutível, é uma opinião que eu respeito. Mas é inegável que, durante um ano inteiro foi a única voz a chegar-se à frente nas alturas complicadas. Foi o único que deu o peito às balas, foi o único que nunca se calou e se atravessou pela equipa e vem-me um birrento e faz-me uma destas? Pensem bem, meus caros Portistas, qual é a imagem da Raça que pretendem. A de cima ou a de baixo. 

Tenho dito. Citando e subscrevendo o meu prezado Vila Pouca "Essa da troca de camisolas e do abraço com beijo, remeteu-me para a entrevista de Lima Pereira ao Bernardino Barros. Mas se o Porto ainda tem alguma coisa daquele Porto que falava o Lima, na próxima época ou estará cá um ou outro. Os dois... tenho muitas dúvidas. Ou então isto está ainda pior do que penso."

Uma vergonha.


Em outra breve nota, digo que não vou ver mais nenhum programa paineleiro depois do absoluto espectáculo que foi ver o especial que deu após o jogo na SIC Notícias. Dois homens cultos, inteligentes e razoáveis a falar sobre os seus clubes com uma absoluta classe e preparação. Que diferença quando as pessoas não vem para programas vomitar bílis ou dizer que sim com a cabeça! 

Independentemente da côr política, tanto o dr. Diogo Feio do lado do Futebol Clube do Porto como o dr. Nuno Rogeiro do lado do benfas, foram o exemplo da classe e da inteligência, o primeiro exemplarmente preparado, como sempre, demonstrando o óbvio, que graças a Lopetegui o FC Porto conseguiu fazer uma época muito acima de qualquer expectativa em Junho de 2014 depois do pesadelo Fonseca e que, mesmo perdendo contra a maior equipa do Mundo, nos devolveu o prestígio internacional e a projecção de vendas, e Nuno Rogeiro ao saber admitir que "falta um nome de referência" ao benfas e que uma equipa que se quer grande "não pode ficar contente com vencer títulos nacionais" desistindo, desde Novembro, de qualquer coisa internacional.

Aliás, vê-lo mostrar as evidências ao senhor Rita foi muito bom, com este último a fazer a apologia de mediocridade.

Diogo Feio fez nota de que Pinto da Costa está a dar um contrato de 3 anos pela primeira vez e falou de uma coisa óbvia: as boas vendas darão o equilíbrio financeiro que nenhum dos seus rivais terá, assim podendo garantir jogadores de qualidade novamente. Onde é que o dr. Diogo Feio é paineleiro? Em nenhum programa, porque pese a sua disponibilidade, não precisa do cheque, nem de vergar a cabeça ao pensamento dominante.  

42 comentários:

  1. caro Jorge, costumo concordar contigo mas desta vez, nao vimos a mesma coisa.
    perdemos o jogo na raca, na disputa, na vontade e na abordagem.
    saber ganhar seria manter e impor a identidade. colar os posts sociais do ola john e do luisao no balneário. entrar em campo para ganhar e sem retrancas, com medo que que o gotze e o lewandowski lá fossem ainda fazer uma perninha...

    no fim do jogo, o campeonato está (praticamente) perdido. vale a pena andar a provocar para mostrar que nao se sabe perder? vi o quaresma abracado a um ex-colega, tal como o helton (dois jogadores de quem nao esperamos falta de amor ao clube). e depois vi o quaresma com essa cena que me faz bolsar um bocadinho a papa, é verdade, mas por ser com quem é. mas nao é novo. o richard gere da buraca, goste-se ou nao, anda nisto há mtos anos. as figuras cruzam-se, disputam jogos, sao adversários, e no fim ganham admiracao mútua. e este abraco tb aconteceu no dragao. era preferível repetir cenas exactamente opostas que ja aconteceram noutos campos, noutras ocasioes?

    se a equipa nao mostrou coragem e vontade de ganhar o jogo durante 90 minutos, isto aqui nao choca nada. chocam é os 90 minutos anteriores. choca a atitude displicente. choca nao ter sido arrancado o segundo amarelo ao talisca ou ao eliseu (falta de manha). choca que ande o jackson sozinho lá á frente contra moinhos e tuneis de vento. ja nem choca o penalti nao assinalado; apesar disso, ter-se-ia ganho sem grande dificuldade se houvesse disposicao pra tal.

    Confronto directo: 4 pontos contra 1, 2-0 em golos.
    o campeonato deles pode ter sido ganho em colinho. mas o nosso foi perdido assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro michael, o que escreveu sobre o jogo está bem patente no meu post anterior. Mas mesmo o "raçudo" Quaresma não fez nada mais do que ter um amarelo na segunda jogada. Quanto a Helton, é um exemplo de bom coração, mas também não o vi aos beijos com o treinador adversário. Entenda este gesto como quiser, para mim foi um acto provocatório.

      Eliminar
    2. Desculpe lá, mas não perdemos o jogo. A menos que a SIC tenha passado em rodapé um resultado diferente de 0-0. O resto...enfim, hodor!

      Eliminar
    3. para mim, entrámos a perder (o resultado era bom para eles, e eles defenderam-no sem qualquer outro objectivo). Acabou igual. Perdemos.
      pode ter sido provocacao, quem sabe? agora revi "este lance" no café e esta foto é mesmo um "momento", sao milésimos. da parte do quaresma nao vejo nada de especial - mas nao é menino nenhum e devia ter mais nocao, sim.
      mas é o que é...o mais importante para mim foi o resultado e esse foi uma bela duma merda.
      a reler as declaracoes do bicho da última quarta ou quinta (e com essas estaremos todos de acordo).

      Eliminar
    4. Eu percebo Michael. Mas quando diz que "perdemos" na raça, na disputa e na vontade, tenho que lhe dizer que não perdemos. No minimo tivemos tanta raça e tanta vontade como os outros. Nada a menos. E repare, era deles a oportunidade de segurar um titulo que lhes escapa há 30 anos, com uma "onda vermelha nacional" a levá-los ao colo. Agarraram? Quase, só quase ainda... Igualar a vontade parece-me aceitável, porque a deles tinha que ser enorme. Teriamos que ser melhores, como fomos no jogo do Dragão e ter a pontinha de sorte que nos fugiu então. E fomos? Nop! Só ligeiramente melhores. Não chegou. Parece-me um exagero acusar a equipa de não querer, apenas isso.

      Eliminar
    5. O gesto do Quaresma é provocatório? O que dizer então das felicitação e abraços de Lopetegui a Jesus? Ahhhh.... depois Lopetegui quis-lhe dar um punhetaço!!!! Sim, para defender o nome Lopetegui e não Lotopegui, não foi para defender o F: C. do Porto. Foi para se defender a si próprio. Isso deixa bem na fotografia o clube? O ódio de Lopetegui a Quaresma, estende-se aos seus seguidores e curiosamente foi Quaresma que salvou mais do que uma vez Lopetegui dos desmandos que este consecutivamente faz.
      João

      Eliminar
  2. Penso que deve ter selado o seu destino no FCP, pelo menos com Lopetegui. Acredito que ate ao fim do campeonato, não irá sair mais do banco de suplentes. Veremos o que a direcção terá a dizer sobre este assunto. Está na hora de acabar com as birras de meninos que acham que são mais que aquilo que efectivamente valem. Neste grupo incluo igualmente Brahimi e Quintero. Não estão contentes, que batam a clausula e que vão á vidinha deles. Caso contrario, passarão a jogar na equipa B a levar pau todos os fins de semana, caso continuem com os amuos e birras. Chega. O que é demais mete nojo. Ser do FCP é mais do que show off para a bancada.Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até que em fim alguem toca em Brahimi... A saída desse rapazinho que se acha vedeta ao ser substituído mostra muito da passividade com que os jogadores abordaram mais uma final!

      Eliminar
    2. Bravo Rebelo, palavras certas!!

      Eliminar
  3. Enquanto estava eu e muitos de nós colérico estes meninos estavam a fazer estas cenas a personagens destas? Ou vivem num mundo à parte ou então gostam de ser o saco de pancada de todo este país. Não há palavras para descrever o que sinto a ver esta merd@. É que o Jorge Jejum é dos treinadores, mas baixos que me lembro de existir, e o Quaresma ainda lhe vai dar beijos?
    Eu estou a ter um rico dia graças a eles, e eles devem estar todos contentes a rir-se e nos facebooks e instagram a dizer "Somos Porto"! Muitos deles São Porto mas é nas cabeças deles. Isto não é!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já o tínhamos visto, meu caro amigo, mas isto eu não aceito.

      Abraçom e obrigado por seres um Dragão de Ouro.

      Eliminar
  4. Este gesto tem um significado difícil de ultrapassar, mas que explica certas coisas que se têm passado nos últimos anos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Quaresma foi apertado pelo treinador e resolveu provocar...
    Brahimi esteve muito mal e ao sair a reação nota-se...
    O Fcp contra ferrolhos não tem engenho nem arte!

    ResponderEliminar
  6. Quaresma e Lopetegui não se entendem e só não vê quem não quer...
    Agora sobre o jogo jogado, comentei num post do Vila Pouca que os vermelhos tiveram 3 meses para preparar este jogo, enquanto nós tivemos... 3 dias!!!!
    Depois da casa queimada não faltam experts em incêndios...
    Acreditei na vitória do FC PORTO e esteve quase para acontecer, mas jamais por 3 ou mais golos de diferença.
    Os vermelhos são uma equipa de "puta batida". Experiente, sabidola e com um treinador que jamais será de 1ª mas que chega perfeitamente para consumo interno... apesar de haver portistas que são "quaresmas" autênticos! Ouvi muitos comentários do género: "com JJ eramos campeões este ano"!!!
    Enfim, há vida para além deste campeonato e se a memória não me atraiçoa, neste 30 anos de glória também não é a 1ª vez que ficamos 2 anos sem ganhar titulos!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver para o ano como vai ser desde o início. É que outro galo cantará! Nós ganhamos muito com a Champions! E mais! Segundo ano de Lopetegui, rotatividade no mínimo, nada de jogos mal perdidos e melhores opções... depois a ver vamos.

      Abraço

      Eliminar
  7. Boa tarde, caro Jorge,

    Depois que o jogo acabou, assisti ao episódio do broeiro com Lopetegui, mas não assisti a mais nada. Aquele abraço com direito a beijo entre o broeiro e o Quaresma está no mesmo sentido que o elogio, há alguns meses, do nosso Presidente ao negociante de pneus. Que belas imagens da nossa mística!...

    ResponderEliminar
  8. Depois de muito bla bla,eis o meu:
    Força FCPorto
    Força Lopetegui
    Abaixo o BOIJesus(tb posso trocar o nome dele ,nao posso)?
    Abaixo os Almoravidas Infieis,Hipocritas,Manipuladores e Branqueadores.
    O Quaresma faz mais mal que bem.
    Pode ir jogar para a India .

    RUIFCPESPAÇOK

    ResponderEliminar
  9. De grosso modo concordo com o poste.
    Continuo a ser portista e com muito orgulho.
    Estou 100% de acordo com o nosso projecto.
    Estou com o NGP
    Estou com o nosso treinador.
    1ªépoca , sem as roubalheiras que levaram ao colo
    a agremiação de carnide e outro galo cantaria.
    PS-concordo também em não ver os apaneleirados painéis de paineleiros,ontem por exemplo
    a fazer zaping cai no gilbertinho com os ressabiados manel jose(a mumia)+ o pacheco,(o vómito),só falta mesmo colocarem lá também o otávio malvado.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  10. O dr. Feio pode ser um cavalheiro e saber falar mas de números não percebe nada. Ao dizer que o FCP com as vendas irá dar mais equilíbrio financeiro que os seus adversários ou não sabe fazer contas ou informaram-no mal. Ora volta lá para a escola ou leia os R&C que é para isso que eles servem! Os jogadores que vão sair dificilmente serão substituídos por outros iguais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah é, a sério? Então e o dinheiro da Champions? Veja o próximo R&C e reveja lá as continhas que vai ver que se surpreende. E também veremos as assimetrias de plantel entre o nosso e o dos rivais. Por favor assine o seu comentário. Obrigado.

      Eliminar
  11. Esta tudo doido, a serio que ninguem acredita ????????

    o Benfica perdeu tres vezes, 3, 3, 3...... (até nos e sporting tem menos) aonde é que foi ? Paços, Vila do Conde e Braga, o MINHO !!!!!!!!!!!

    Porque nao acreditam ???
    num empate/derrota em Barcelos (unica derrota de VP)
    e num empate/derrota em Guimaraes ???

    Acredito que va acontecer, eles bem empataram no Estoril depois da festa na Madeira, ontem ouve festa nao por parte deles...


    Mas analisando a epoca :

    ok podemos pensar, que 16 novos mais 1 treinador novo foi um epoca de aprendizagem (nao conheciam o F.C.Porto como agora devem saber bem como é que é.

    tem 3 anos a frente e pro ano é para ganhar tudo, se nao é despedido alguma coisa vai mal, 2 anos pra um treinador, nao ganhar nada é xau xau mas como fez bonito futebol alguns jogos, acredito que sera melhor pro ano com o dinheiro 30 na champions, 31 danilo, 35 jackson, da para comprar uns gaijos bons !

    M.Pinto

    ResponderEliminar
  12. Estou e estarei com Lopetegui, o melhor treinador que tivemos em muitos anos. Que não andou a fazer juras de amor ao clube para depois se vender por não sei quantas libras. E, se for preciso, que faça uma nova revolução e corra com mercenários, que gajos que só vêem dinheiro, PSG's e o C******. Agora, se a sad não o apoiar e continuar calada, então da minha parte que se lixe a bola. Nâo gasto nem mais um cêntimo nisto e passo em exclusivo a dedicar-me ao FM, que ao menos aí não vejo beijinhos a ordinários. Saúde.- João.

    ResponderEliminar
  13. Caro Jorge,

    Deve ser a primeira vez que estamos em desacordo sobre o post. Não vou dizer que fiquei feliz da vida ao ver o abraço/beijo do Quaresma ao Jesus, mas também não posso dizer que me tenha chocado. Fui desportista e sempre acreditei que as 4 linhas deveriam ser vistas como um campo de batalha se a situação assim o exigisse mas não deveríamos trazer nada, absolutamente nada para fora do campo mal o jogo acabasse.

    O jogo da Luz acabou, campeonato perdido, os jogadores e treinadores trocaram palavras, nada de anormal, a meu ver.

    ResponderEliminar
  14. Voltem Paulinho e Jorge Costa, estão perdoados.

    Que dor ver isto. Eu como adepto doente pelo meu porto muito me custa encarar esta aceitação normal do resultado.

    Jorge

    ResponderEliminar
  15. Caro Jorge Vassalo,

    Não o conheço pessoalmente, mas acompanho o seu blog desde que o anunciou em blogues Portistas de referência. Parabéns pelo seu trabalho, vai no bom caminho.

    Para mim os grandes motivos da mais que provável perda do campeonato são dois: Em primeiro as arbitragens e em seguida os pontos perdidos onde não devíamos.

    Quanto aos pontos perdidos é mais ou menos consensual que poderão ser impotados a Lopetegui. Errou. Mas também acertou. Não é o melhor do mundo, mas defende o Porto como ninguém.

    Já quanto ao escândalo a que fomos assistindo deve-se, para mim, ao silêncio ensurdecedor da nossa direcção. Nota-se um vazio de liderança, um constante olhar para o passado e uma falta de voz de comando que vai fazendo moça. É demasiado revoltante assistir ao que aconteceu sem único murro na mesa. Os nossos rivais perderam-nos o medo.

    E o final do jogo do galinheiro foi demasiado mau. Quando uma das nossas actuais "referências" vai beijar o sabujo mostrando todo o seu ressabiamento perante ter sido suplente, de facto as coisas estão más. Quaresma é um bom jogador, pode fazer as juras que quiser ao Porto, mas este comportamento demonstra todo o seu carácter. Ele está acima de tudo e de todos!

    Criticam o Treinador quando foi o único a por o merdas no sítio? Melhor estiveram os nossos jogadores a pedir autógrafos ao pateiro da selecção brasileira e a bajular o rafeiro?

    Realmente isto tem de dar uma volta. Não há muitos anos, íamos para o túnel de punho cerrado. Agora andamos aos beijinhos...fds!

    Perdemos este campeonato por inoperância.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado, caro André. Não posso estar mais de acordo com o seu comentário.

      Por favor comente quantas vezes quiser.

      Abraço

      Eliminar
    2. Vila Pouca a presidente da SAD com Antero e Lopetegui com a responsabilidade de todo o futebol. Limpeza do clube já.
      Silva

      Eliminar
    3. Na bluegosfera portista há gente de grande calibre para mudar o rumo do nosso clube. O senhor Vila Pouca é uma delas. Temos um treinador competentíssimo, com personalidade mas com uma SAD amorfa que não dá o peito às balas e o fragiliza. Porque não fazermos um movimento para que DVP se candidate, com um gabinete de comunicação liderado pelo Jorge Vassalo, assessorado por mais alguns PORTISTAS que aqui provam todos os dias que o são.
      Fica o repto.
      J. Moutinho

      Eliminar
    4. Eu essa coisa do gabinete de comunicação é discutível, mas Vila Pouca a presidente do departamento de futebol JÁ!

      Abraço

      Eliminar
  16. Ali Hassam al-Majid, conhecido como Ali Químico, não o faria melhor. Apontar o beijo de Jesus num atleta nosso, como responsável por uma época miserável, com vergonhas atrás de vergonhas, tentando convencer o rebanho dessa evidência, é ressuscitar métodos em desuso, até na Coreia do Norte.
    Pasteleira

    ResponderEliminar
  17. Engraçado ver que muitos continuam a achar que esta época foi uma miséria, que não temos treinador (o único que sempre deu o peito às balas, nunca se refugiou e andou constantemente a ser provocado) e que assim não voltaremos a ser alguém.
    Esquecem se que os outros também jogam, que os outros jogam pelo outro lado, que a política de contratações e empresários influencia cada vez mais as opções do treinador, que o clube não tem referências no balneário...
    Vejo que para muitos o treinador é o único culpado e não acreditam nele, mas também não é de admirar este pensamento, pois somos o clube em que tivemos um treinador bi campeão e conseguimos correr com ele....

    ResponderEliminar
  18. Antes de mais,bom dia a todos e bem haja!Ora vejamos,obviamente que nao gostei do empate mas agora nada se pode fazer a nao ser ganhar os jogos todos e esperar por 1 milagre!!Como milagres dificilmente acontecem e preciso ganhar todos os jogos.Com o empate,eu posso bem,mas o que eu nao posso e com a falta de atitude,raca,fibra.Resumindo,precisavamos de cumprir a velha directriz"Sangue,Suor e Lagrimas" ou como qualquer tripeiro diria;"tinhamos de ter comido esses gajos".
    Em relacao ao final do jogo achei muita falta de profissionalismo de Quaresma e companhia.Quando o timoneiro JL mostra que esta arreliado com o empate e necessario que o grupo esteja unido e coeso e nao de sinais de fraqueza como o que deu o Quaresma.
    JL e 1bom treinador mas acima de tudo,ja demonstrou que tem o que e preciso para ser nosso treinador,e sabe que jogamos sempre"contra tudo,contra todos e contra tolos"!Ameacou o JJ e disse que lhe iria dar um murro?
    E bem feito,para que o JJ saiba com o que pode contar e que nao pode sair por ai a desrespeitar as pessoas sem esperar que nada lhe aconteca ou que o JL tinha de ouvir e calar.Apoiado JL e se fosse eu ainda lhe chamava FDP.Lamento o baixo calao mas nao tem outra forma de ser dito.
    JJ pode dizer o que quer,quando e como quer,fazer o que quiser inclusive agredir policias e nao se passa nada!O nosso JL ameaca(com toda a razao) o JJ ,cai tudo em cima dele?Eles querem que ele va embora,pois ele chegou agora e quase arrumava com eles.JL ja compreendeu o lixo de campeonato em que esta e a rasteirice da CS nacional(vermelha).Quanto ao Quaresma,espero que va para o Besiktas no final da epoca..
    Abraco a todos,Forac FCP.
    Lucas

    ResponderEliminar
  19. Porque não "obrigar" a SAD e os jogadores do PORTO a assistirem à entrevista do ANDRÉ ao BB no P.Canal, de hoje?
    Aí apreendem o que é ser um jogador à PORTO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seria melhor traduzir também toda a entrevista para o treinador?
      Mario Oliveira

      Eliminar
    2. E o tradutor seria... Jorge Jesus.

      Eliminar