terça-feira, 14 de abril de 2015

Não É Uma Desvantagem, É Um Privilégio


Farei a minha antevisão do jogo da Champions amanhã, mas antes gostaria de endereçar o seguinte sentimento. Quero deixar perfeitamente claro que não acredito que um só Portista fosse capaz de prever, no início deste ano, que a esta altura estaríamos nos Quartos de Final da Champions League. Só por isso, já estou agradecido a Julen Lopetegui. Este ano tem sido, na minha perspectiva, um verdadeiro milagre.

É um milagre termos restabelecido um grupo unido, coeso, forte, numa só época. Antes, demorou-se duas a três. Não esqueçamos que Julen Lopetegui vai batendo recordes, e consolidou definitivamente um sistema de jogo, um que estou certo será para o futuro.

Como seria o FC Porto de Fonseca/Castro contra o Bayern? Não chegaria aqui. Viemos sem bilhete, com a plena convicção por parte dos adeptos que, se passássemos a fase de grupos, já seria uma sorte. Encontramos um "grupo fácil", um "adversário fácil" na pré-eliminatória e o Basileia foi "a nossa sorte grande".

Esta narrativa perdurará mesmo que vençamos o Bayern, porque será o "Bayern B". Mas sobre isso falarei amanhã. Hoje falo da narrativa dos jornais e media geral. Estão a vender-nos que é uma desvantagem estar na Champions League, porque nos vai tirar "frescura" para o campeonato.


Eu prefiro estar na Champions League, sinceramente, e arriscar não ser campeão. É uma prioridade inteligente pôr a chegada, o mais longe possível, na Champions, à frente de tudo o resto.

Fixos estão já 30M para a próxima época. E só isso já garante que não vamos ter de fazer um desmembramento para o ano que zbordem e benfas terão necessariamente de fazer, por falta de liquidez. E para o ano teremos um modelo consolidado, uma equipa forte e, com o orçamento que teremos, uma equipa equilibrada, reduzida é certo, mas de uma forma suave e que criará, para o ano sim, uma assimetria maior para com os outros. 

A oscilação do FC Porto presente no início da temporada, não será vista para o ano. E devemos isso a termos conseguido o nosso principal objectivo, ter chegado longe na Champions. Isso é a base de um caminho a longo prazo. E só assim se faz um bom Futuro.

P.S: Recuso-me a comentar a capa do Rascord, é ridícula demais. E espero que tenhamos forças para o galinheiro. Se as tivermos, ensinaremos a lição já este ano. E, quanto às exigências do chiclas adoro momentos de humor. Mas o pior é que o homem não está a gozar. Ele pensa mesmo que tem hipóteses. O verdadeiro Narciso que morre contemplando-se nas margens do rio. Já agora, subscrevo inteiramente o Tribunal do Dragão. Espero ávidamente o sumaríssimo.

Comendo o esforço do Dragão Diário. É um passo na direcção certa. Mas tem obrigação de ser muito melhor.

9 comentários:

  1. Apoiado em tudo Jorge, claro! E custa que o discurso de alguns, cada vez menos?, dos nossos seja, tantas vezes, tão anti como o do jornalixo cá do burgo. A propósito, ou nem de propósito: http://atascadosilva.blogspot.pt/2015/04/wtf.html?m=1
    Abc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A expressão "jornalixo" é utilizada acima com uma vénia ao Miguel Lima e ao seu imperdível Tomo III.

      Eliminar
  2. Já estou nervoso Jorge!
    O grupo vai ao Mac depois do jogo? :p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até tou a tremer de nervos pá!

      E sim, claro, claro que vamos lá no fim. Espero que com um sorriso na cara!

      Abraço!

      Eliminar

  3. @ Silva

    obrigado pela referência, mas não preciso de vénias. a mim, chega-me o consolo da vossa visita diária - a tua e a de todos quantos já comentaram esta posta do Jorge.

    obrigado a todos pela vossa dedicação.

    e hoje estou confiante de que faremos um brilharete

    abr@ços
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  4. Hoje lá para as 17:45, mais coisa menos coisa, estarei no Velasquez, depois descerei a Alameda e estarei no Dragão, sítio do costume, por volta das 18:30 mais minuto menos minuto. A tertúlia vai aparecer?

    Abraço


    ResponderEliminar