domingo, 12 de julho de 2015

A Galegolândia [ACTUALIZADO]


Iker Casillas é oficialmente, jogador do FC Porto. Não foi ainda apresentado, acredito que o será de uma forma especial, como a grande bomba de mercado que é, e o salto qualitativo da marca Futebol Clube do Porto que isso representa.

Para o Real Madrid, isso significou abrir mão do melhor guarda redes da sua história. Outros, aqui, em Portugal, preferem dar destaque a que Casillas já foi feliz na Luz, tinha um galhardete do benfas no quarto - no meio de dezenas de outros - e que a mãe - que não fala com o filho há dois anos! - não achou piada e revelou um profundo desconhecimento do que representamos.

É sempre o mesmo, da mesma forma. Engrandecer o fifica, espezinhar o Futebol Clube do Porto. Nada de novo.

De novo foi, para mim, ouvir, através de um amigo de longa data, que houve um certo jogador do plantel do FC Porto que se referiu ao balneário do Clube como a "galegolândia". Esse foi o termo - galegolândia. Não era, curiosamente, a galegolândia, quando nos últimos 10 anos foi sendo inundada de elementos da América do Sul, onde a língua predominante é... o castelhano. Dois pesos, duas medidas. Hispanofobia ao cubo.

Este ano nota-se uma elevada galegolândia nos convocados para o estágio: 9 portugueses, 6 espanhós e os outros 13 de diferentes nacionalidades. Não há aqui nenhuma galegolândia. Há cada vez mais portugueses no plantel.

Quando Lopetegui chegou, teve de trazer consigo quem conhecia. Como fez Van Gaal ou Mourinho em cada clube por onde passou. Isso é natural. O que, no entanto, Lopetegui conseguiu e consegue, é projectar exponencialmente o nome Futebol Clube do Porto internacionalmente, melhorar as nossas vendas e, mesmo assim, garantir um plantel de qualidade.

Quando me dizem que Fonseca ou Vitor Pereira não tiveram meios, eu respondo de uma forma simples. Quem aponta, quem contacta, quem faz todo o networking para os ter é Lopetegui. E o resto é conversa. Porque agora que está no Fenerbhaçe onde é só pedir, Vitor Pereira tem Van Persie e outros que deseja. E não é o Futebol Clube do Porto não ter querido. É eles nem terem procurado.

Vitor Pereira então, teve um onze brilhante. Cheio de Portismo, experiência e sabedoria. Vamos deixar de fazer dele um coitadinho, sim? Obrigado.  Lopetegui pega em formandos novos - este ano tem mais experiência, que ele tratou de conseguir - e expande-os. Há todo um trabalho diferente.

Não temos campeonato ganho antes de começar. Mas temos, neste momento, todas as armas para o fazer. E agora com um salto ainda maior - estamos a ser falados pelo Mundo. E isso é ouro. E deve-se...a Lopetegui.

ADENDA IMPORTANTE: "

"Como sabem, desde ontem deixei de fazer parte do Real Madrid e comecei a fazer parte do FC Porto. A minha decisão deveu-se as dois motivos: a ilusão que me transmitiram o presidente [Pinto da Costa], o diretor-geral Antero [Henrique] e o treinador Julen, que já conheço há muito tempo; em segundo, pela demonstração de carinho que fui recebendo desde que as pessoas souberem que o meu destino era Portugal. Estou muto feliz e muito contente. Farei os possíveis para não os defraudar e lutarei para conquistar o mais número possível de títulos na minha nova equipa. Obrigado ao FC Porto por ter confiado em mim".

Estas palavras correram o mundo. Estas palavras são o nosso Grande Clube falado em todo o lado. Estas palavras são de alguém que vem dar tudo pelo Clube e não vem aqui a passear. Estas palavras são de um homem que quer provar que é válido. Temos um dos melhores guarda-redes de sempre no nosso plantel.


20 comentários:

  1. ..." houve..." é passado e sendo assim, também está bem, a limpeza balnear(io) recomenda tal. As raposas do Isopo jamais deixarão de existir e ainda bem porque nos ajudam a projectar a nossa grandeza! Vítor Pereira merece ser feliz, pelo Portismo, pela humildade, pela competência, um dia provavelmente regressará, para provar aos que agora têm imensa pena "....não lhe deram os mesmos jogadores que o espanhol conseguiu..." mas que no passado o atazanaram até á nauzea com o "...não tem carisma...é um adjunto...futebol fraco....." mesmo tendo Hulk, James, Moutinho e no último ano Jackson.
    Quanto a Lopetegui, vai ter de os ter no sítio, ter competência e ter sorte, porque está a preparar-se um coro composto não só dos FdP habituais como, miseravelmente, também de Portistas, para, ao primeiro empate, caírem em cima dele, tudo por terem um comportamento identico ao da mãe e da namorada do Iker. Ano foda meus caros, ano foda....

    ResponderEliminar
  2. Por muito que gostem de desfazer em Lopetegui, o que ele fez e tem feito pelo NGC é maior do que o Jesus fez no primeiro ano de Gaivotas. Olhar para o FCP pós Paulo Fonseca, e Luís Castro, com o menor dos culpados a ser o treinador do Braga, e para o que era no fim da época passada, e não ver a diferença, ou se é cego ou louco, ou mal intencionado. O problema é que em nossa casa temos os novos adeptos, que tal como os novos ricos da nossa sociedade são absolutamente intragáveis... Não vamos lá com jogadores do nosso campeonato, os estrangeiros são fracos, os baratos não têm nivel, os caros não são rentabilizaveis, bons são os que os outros compram. São assim porque não viram que o que construimos foi fruto de decadas de esforço e de luta contra os interesses instalados. espero que este vislumbre de modelo de gestão desportiva e financeira inovador dê resultaos e encontre espaço para criar raizes e lançar o FCP para muitos anos de Glória :)

    ResponderEliminar
  3. Que Casillas seja no Porto tudo aquilo que não foi no Real desde 2012. Desde o que se passou com Mourinho que não tenho muito boa imagem dele, alem de que como GR tem estado abaixo daquilo que já foi. Mas atenção,ele pode muito bem inverter isso e ser muito útil ao Porto. Fico feliz pois em termos mediáticos é do melhor que pode acontecer ao Porto, reflecte o prestigio do Porto alem fronteiras e é sempre bom para o ego de qualquer portista ver o nosso clube ser falado e reconhecido por todos, exceptuo a mãe de Iker( Por vezes os pais, na ansia de protegerem os seus filhos, conseguem lhes fazer mais mal do que bem).
    Agora, há algo que espero nunca ver no Porto que são lugares marcados. Iker pode ter ganho tudo ,ser um bom guarda redes etc ,mas aqui tem que jogar quem for melhor, nem que seja Gudino. Sei que Lopetegui é um homem justo nesse aspecto e não põe amizades ou empatias á frente do que é melhor para o Porto, basta ver que não gostando de Helton e Quaresma(isto segundo alguns boatos,que tenho duvidas que sejam verdade) sempre os pôs a jogar quando achou que seriam benéficos para a equipa, bem como nunca beneficiou os jogadores espanhóis , ao contrario do que muitos insinuavam.

    Em relação a nacionalidade, por mim até podiam ser todos esquimós , desde que sejam profissionais e honrem a nossa camisola. É obvio que todos gostaríamos de ter um plantel cheio de jogadores formados no clube,portistas e portugueses ,mas isso é impossível.

    Para terminar, é óbvio que Lopetegui tem tido mais poder e meios do que qualquer outro treinador da história, mas isso é algo que deve ser encarado como positivo. A SAD tem obrigação de dar e dotar o treinador e equipa de todos os meios para que possam ter sucesso.
    Outra coisa importante, qualquer treinador, director geral consegue atrair bons jogadores porque está num clube chamado FC Porto, é isso que atrai os jogadores , é a grandeza do clube a principal razão para os jogadores virem. É óbvio que ajuda um treinador e DG com contactos,mas se tivessem no Beira Mar , não havia Casillas, Jacksons, Luchos para ninguém. Tivemos, temos e teremos sempre grandes jogadores, pois somos o FC Porto, um dos maiores clubes do Mundo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. O Jorge disse, está dito. E bem dito. E mais: os imbecis que questionam o nosso presidente fariam bem em meter a viola no saco e ir bailar para outra freguesia. Agora começamos a ver que a escolha de Lopetegui fez parte de uma estratégia muito bem delineada. Começou a dar frutos e há-de dar muitos mais. Sem ele não teríamos a projecção que estamos a ter neste momento. Sem ele há jogadores que não teriam vindo e outros não teriam a valorização que estão a ter. Agora percebemos também melhor a preocupação dos porcos adversários. Eles estavam tão preocupados por não termos ganho nada, coitadinhos, que até queriam que fossemos buscar um novo treinador para ver se conseguíamos ser campeões. Mais uma vez se vê, hoje, o lixo moral que anda por certos pasquins - para não dizer todos. Casillas num cantinho, o zborde e o benfas em grande. Aliás, o benfas não, a loja dos 15 que ali é tudo a 15. Caso de estudo? será, mas não por isso. O BES também era caso de estudo, e o BPN e o BPP. A rasteirice é tal que foram buscar umas supostas declarações da mãe do Casillas (nem sei se existirão, ontem andei a pesquisar no El Mundo e não vi nada, mas mesmo que existam valem o que valem) a rebaixar o Porto. Amanhã devem trazer uma entrevista com o cão e um especial com o papagaio. Como são da mesma estirpe entendem a linguagem das bestas. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  5. Jorge,

    Hoje ao ler a reflexão fiquei com uma azia que nem te digo... aquele gajo que se diz portista é uma abecula só com um olho e não é na cara... Enquanto o José Correia não voltar a fazer comentário aquilo é pior que abolha e o Rascord juntos!

    Depois e em relação à contratação Casillas... nada a dizer sobre este grande GR. Se fossemos comprar um Navas facilmente gastávamos 12M€ em 2/anos (passe + ordenados), assim gastamos 10M€ e depois logo se vê... ah e tal mas o Navas vendíamos daqui a 2 anos... como temos vendido todos os GR que passaram pelo nosso clube certo? Exceptuado Baía, nenhum outro nos deu rendimento financeiro.

    Casillas trás consigo um capital de experiência e relevância nos grandes momentos, que Helton não tem e nunca terá... Helton treme e falha sempre quando a pressão é elevada... Casillas tem isso a seu favor e é onde temos pecado nos últimos... well desde Baía I guess.

    Depois a Galegolãndia... mas estamos outra vez sobre a governação dos Filipes para os portugueses serem considerados galegos? Só pode... ainda para mais quando Andrés Fernandes e Adrian Lopez, dificilmente farão parte do elenco de 15/16.

    Lopetegui está a transformar o Porto e o Porto a deixar-se transformar... é o treinador que, de longe, que nos tem projectado mais para o além fronteiras, agora cabe ao Porto capitalizar isso, e nisso temos sido uns tonhós.

    Fazemos desfiles(e bem) para apresentar equipamentos, mas depois ainda nem anunciamos Casillas no nosso site, ainda nem marcamos uma apresentação no Estádio aos adeptos e nem sequer está preparado na Loja Azul e Branco camisolas com o nome dele, para os adeptos comprarem quando forem ver essa apresentação.

    O nosso clube sempre se pautou por fazer aquisições silenciosas, mas isso tem de mudar, pois o Marketing está todo aì e já Imbula teria merecido esse banho de multidão e muitas camisolas vendidas.

    Casillas é um elemento de grande mediatismo mas isso tem de ser alimento pelo nosso departamento de Marketing, caso contrário não iremos conseguir capitalizar este momento, com dinheiro para os cofres.

    ResponderEliminar
  6. Bom Dia Jorge Vassalo,
    Estou muito preocupado com a Mary Carmen a mãe de Casillas que não tarde estará a declarar que o que o filho deveria ter feito era vir para o Benfica. Depois, com o "toque de Midas" que não deve ser desvalorizado, ainda por cima com aquela parecença [nada inocente] com Estaline na capa de A Bola. É só génios naquelas paragens, ele é o Domingos Oliveira, o Servan o Moniz... Complicado resistir a tudo isto. Bom Domingo.

    ResponderEliminar
  7. A comunicação social em peso está a tentar desprezar este marco histórico, e isso é uma vergonha e pra mim já chega, o nosso grande clube na apresentação de Casillas fechava as portas as esta gentalha. Deixava entrar jornalistas de OJogo e da Porto Canal e de toda a comunicação social internacional que de certeza estará em peso para anunciar Casillas com a nossa camisola. Os merdas do Record e A bola que façam noticias do Vieira e do seu toque de midas para lavar dinheiro com os putos de 15 tostões.

    ResponderEliminar
  8. Boas,
    Alguém viu a azia do fdp do david borges na sic Notícias? O q eu me ri!
    Helder "aranha" silva

    ResponderEliminar
  9. Estou-me cagando para a corja da cs sem excepções.
    Viva o NGP e viva o NGC .
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  10. O que diz a pasquinada lixobeta não me preocupa, estão a fazer o seu trabalho, que começou faz 30 anos.
    O que me deixa preocupado, é se o FCPorto estará Real(mente) a fazer o seu?

    Luís (O do Sérgio Conceição)

    ResponderEliminar
  11. Caro Jorge,

    Já deixei a pergunta no Dragão Até à Morte e formulo-a de novo aqui: Alguém que me elucide porque motivo o Porto Canal é o único Órgão de CS que ainda não se referiu à contratação de Casillas??!!

    Um abraço e...

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião é porque quando for apresentado é para ser com toda a poupa e circunstância.

      Eliminar

  12. @ sr Fernando Pinto

    a informação já consta na página do Porto Canal, no sapo.
    acho que só a disponibilizaram a partir do momento em que o Clube a oficializou, o que aconteceu ao início da tarde deste Domingo.

    PS:
    'muito obrigado!' pela lembrança para o Guilherme. muito, mesmo! sensibilizou me.

    abr@ço forte
    Miguel Lima | Tomo III

    ResponderEliminar
  13. Um grande abraço Azul e Branco para ti Miguel e outro ao Guilherme. Vai grande a azia nos "marroquinos".

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  14. Hoje ao almoço como mais do que devia, fui à Farmácia de serviço mas não havia kompensam nem nada parecido. Disseram-me que está tudo esgotado desde Leiria a Lisboa. Mais ao sul também esgotou. No norte diz que houve um corno em Paredes que comprou o stock inteiro. Não se sabe quando é que a situação voltará à normalidade. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  15. Só saberemos se foi uma boa contratação ou um erro no final da temporada. Se foi caro ou barato. Agora é muito cedo para tecer comentários.
    Mas em teoria é uma valorização em relação aos que existiam para GR.

    Mas o que se pode afirmar já é que o FC Porto é um clube que só olha em frente, e que assim é que nesta altura de crise podemos aliciar um multititulado para os nossos quadros.
    É um risco, mas como a nós ninguém nos dá nada temos de fazer pela nossa vida.

    Abraços

    ResponderEliminar
  16. Por falar em Galegolandia, parece que com a Picanholandia pros lados do benfica já ninguem se preocupa, deve ser por ser o país irmão.

    ResponderEliminar
  17. Grande contratação. Mais nada.

    P.s - não ganhamos nada.

    Raoc

    ResponderEliminar
  18. Casillas sempre veio, contra a opinião de "especialistas" como Ribeiro Cristóvão, muito escutados e apreciados, que deixaram entender que a transferência não se iria realizar.A Dona Mari Carmen já está no terreno a pedir desculpa e Carbonero afinal vem viver para o Porto.Podemos então sossegar no país real. Mas, entretanto, ainda teremos de levar [quem os vê e ouve obviamente] com os Gomes da Silva, os Daniel, os Gobern e os patetas do costume sobre este tema. Palpita-me que em breve veremos Mari Carmen em Alvalade para se juntar ao Martunis. Abraço

    ResponderEliminar
  19. Quando se falou pela 1ª vez nesta contratação, eu simplesmente não acreditei! Até gozei com a situação, Porque não acreditava na sua possibilidade!
    Goste-se ou não do Iker, é uma contratação simplesmente BRUTAL!

    É daquelas oportunidades que surgem 1 vez, e não se pode hesitar!
    É AGARRAR COM AS DUAS MÃOS!

    Como Portista, sinto imenso orgulho no impacto da vinda do Iker!
    Que seja bem recebido!
    Que tenha sorte!
    Que nos ajude a conquistar títulos!

    VAI PORTO!

    ResponderEliminar