quarta-feira, 29 de julho de 2015

A Tropa Do Colinho Estrebucha


Ontem Pedro Proença ganhou a eleição para a Liga dos Clubes. Certo. O Porto Universal já aqui comentou. Parece-me sensato que haja um presidente novo, depois do antigo ter garantido ser uma solução temporária que depois decidiu ser permanente. Pedro Proença foi considerado um dos melhores árbitros do mundo - e atenção que eu nunca gostei muito do "Querido" - e o melhor árbitro português. Mas a verdade é que o apoio do zbordem, mas principalmente do Futebol Clube do Porto, incomoda particularmente.

E aqui vem a parte curiosa. No especial de desporto da TVI24, estava lá um senhor, assumidamente fifiquista, em completo delírio por causa deste assunto. Muito curioso! Diz ele que Pinto da Costa (Blá blá blá Apito Dourado blá blá blá Whiskas saquetas) vai controlar Pedro Proença por força do apoio que a este deu. Tenho pena que Sousa Martins tenha estado, seguramente, no modo férias, porque se esqueceu de fazer a contra pergunta óbvia: - Por essa ordem de ideias, depreendemos que o presidente do fifica controlaria Luís Duque por força do seu apoio, certo? Pois. Seguidamente, fala da questão do Presidente da APAF ter feito campanha com ele. Contra pergunta: E os órgãos directivos da FPF que vieram a público, em plena campanha, elogiar Luís Duque? Tudo certo por aqui, verdade? Depois fala da questão da inexperiência de Proença a dirigir clubes. Como? Quer um director de clubes a dirigir a Liga porquê? Essa, ele indirectamente respondeu, dizendo que para se dirigir a Liga tinha de se saber mover no mundo do futebol. Ah, pois, pois é, como Luís Duque sabe, no lusco fusco, de mão dada no bar do hotel. Mas mais, diz ainda o amigo quando confrontado com a evidência que a Liga nada tem a ver com arbitragens, que o objectivo de Proença é dar o salto para a FPF. Ó meu amigo, olhe que a Liga não é um cargo para 3 meses!

E, mais importante que tudo o resto, que levou o nosso amigo Henriques - ontem sobriamente vestido - a quase lhe dar um estalo, o caríssimo representante fifiquista (alguém me há-de explicar porquê, mas pronto) insurge-se contra a mudança nas avaliações do observador. Pedro Henriques explica-lhe que as novas regras são 50% da avaliação in loco, 50% por uma comissão que avalia com ajuda de vídeo. Diz esse amigo que é uma loucura, que isso é influenciar, é um "grave retrocesso". Claro que é, meu amigo! Claro que é! Acabou-se o tão meticuloso plano de se desculpar de um grave erro por "não vi, nem posso ver", que tanto jeitinho dava à Tropa do Colinho, verdade? Temos pena!

O situacionismo estrebucha. Hell hath no fury like a fifiqueiro scorned. 

Mas, na SIC, também a tropa fandanga do jornalismo debateu esta questão. Neste sentido, um perturbado Rita resolveu ser um pouco mais Maquiavélico. Fez questões, pôs em causa, ponto por ponto, cada medida de Proença, como se fosse absurda. Pena é que, do outro lado, não tenha tido o resto dos Coronéis consigo, e cada ponto era rebatido com paciência e alguma sobriedade. 

Apostaram no cavalo errado, amigos. Viraram todo o sentido para o Nomeações. Agora.... há que trabalhar, como todos os outros. E aqui é onde a porca torce o rabo. Não tenho que comentar outros clubes, mas... não me parece tarefa fácil.

20 comentários:

  1. Concordo Jorge Vassalo. Mas é incrível como a "corja" se manifesta e como estrebucha. A coisa está viciada até ao tutano, ou estava porque aquela gente vende-se por tuta e meia e depressa muda de opinião. Como diz e bem "agora há que trabalhar como todos os outros". Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é inclinar para o nosso lado. É acabar com a inclinação. Num campo nivelado ganhamos, naturalmente, nós.

      Abraço

      Eliminar
  2. O verdadeiro poder está na Federação. E temos lá dois anti - Portistas : Fernando Gomes e Vitor Pereira.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Evidentemente. Mas a reacção indica alguma coisa...

      Abraço

      Eliminar
  3. Eu continuo a achar que a única forma de acalmar os paladinos da verdade desportiva era voltarem ao tempo do fascismo, em que para ser presidente tinha de se ser do "clube do colinho", Sporting ou Belenenses.

    Esta gente é fraca!
    Por força do hábito, de mts anos a falar para um país analfabeto, sentem-se no direito de ser hegemónicos pela ausência de adversários.
    Sentem-se bem assim!
    Para eles, ganhar por decreto lei é bom!
    Fazia-se um referendo todos os anos, elegia-se o campeão... fácil e democrático até!!
    E andavam todos contentes!

    abraço

    PS:
    Não sei se Proença é o homem ideal, mas era a única alternativa!
    Errou, e mt contra nós!
    E o problema não está no errar, porque todos erram, está na falta de coragem em agir quando é a nosso favor.
    Quem não se lembra do cardozo a jogar basquetebol num jogo decisivo?
    Quem não se lembra do Cédric a derrubar Jackson na linha de golo (penalti e vermelho), e ele de frente, sem nada a tapar a visão, não teve coragem para agir? Num jogo também decisivo, que nos empurrou para o 3º lugar...
    Mas apesar disso, consegue ter uma imagem forte, de quem resiste à subserviência...
    Vamos esperar para ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, não queremos colo azul, não precisamos dele, não queremos colo de todo!

      Abraço

      Eliminar
  4. Pinto da Costa já fez a sua parte e bem!
    Que Lopetegui faça a dele...

    ResponderEliminar
  5. Caro Jorge Vassalo,

    Ligo pouco a esses programas de TV com pseudo comentadores mas uma coisa sei, PC deu a entrevista na hora certa e foi absolutamente assertivo, de tal forma que eles sairam logo da toca. Espero, como voçê, que o FCP deixe definitivamente de usar o silencio como arma de arremesso. Fomos muito prejudicados e aguentamos calados na esperança que as coisas se resolvessem. Não aconteceu e por isso temos que voltar á carga. Se recuperarmos voz e influência, basta que Lopetegui não invente para voltarmos ás vitórias. Assim espero, desejo e anseio.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre a bicada ao treinador...

      Abraço

      Eliminar
    2. Há coisas que não esqueço. Acredite que serei o primeiro a elogiar quando e se for caso disso. Para já é o treinador do meu clube.

      Raoc

      Eliminar
  6. Estrebucharam em tudo quanto é canal pró-alfacinha. Para além do tal esquizofrénico do benfas na TVI24, tivemos na SIC notícias um programa em que participaram os elementos que compõem a Liga dos Amigos de JNPC, a saber : Ribeiro Cristóvão ( que se tornou conhecido por assistir à gloriosa jornada de Viena) Joaquim Rita ( o menos "amigo" dos três) e finalmente Davis Borges ( o famigerado Dono da Bola). Com estes programas e se juntarmos os da RTP informação, gostaria de saber qual o interesse e o papel da BTV.
    Eles fazem tudo para nos motivarem. Vamos aproveitar !

    ResponderEliminar
  7. Hoje ganhamos com PP mas amanhã poderá ser o contrário, no fundo quero dizer que acredito nesta Administração para defender os superiores interesses do Nosso Clube e sendo assim, como na política, não há amigos, existem é companheiros de circunstancia, por isso é que os prostitutos da palavra televisiva, conhecedores dos meandros, se queixam, por terem medo dos seus protegidos deixarem de usar protecção quando os visitarem, os badalhocos.
    O Zé Mário vai de mal a pior, sempre disse que o dinheiro pode dar quase tudo, mas não dá o essencial, neste caso o saber estar, então não é que agora mostra fragilidades aos mind games de uma senhora? Perderam-se aquelas que o rapaz dos SD lhe prometeu....

    ResponderEliminar
  8. Amigo Jorge,

    Ontem aquele idiota foi deprimente... só me apetecia mandar-lhe com o sofá ás fuças!

    Mas essa minha reacção demonstra bem o nível de perturbação que eles sentiram o que só de si é muito positivo

    ResponderEliminar
  9. Boa Tarde Jorge Vassalo
    Mais do mesmo. Depois da vitória de PP teremos de "levar" com Rita, Cristóvão, Delgado, Guerra, Pinhão, Serpa e com tantos mais que, como sempre, destroem qualquer tentativa para que o futebol português adquira normalidade e dignidade. Só um exemplo: David Borges, depois da porcaria que fez no nojo que foi "Os Donos da Bola" deveria estar calado mas não está, continua de pedra e cal como "especialista" de meias verdades e de má fé contra o Porto. Roma não deveria pagar a traidores [no caso traidores da verdade e da deontologia profissional] mas o facto é que paga. Não dou para esse peditório e quando os vejo mudo de canal, causam-me nojo. Enquanto continuarem a aparecer e a fazer opinião, Portugal terá um futebol de treta e de intriga. Espero que essa brigada do reumático tenha os dias contados. Há-de ter um fim essa praga!... Abraço

    ResponderEliminar
  10. Caríssimo vi um bocado desse merdinhas a quem chamavam guerra,e de facto a tvi mete nojo.
    Quanto aos três estarolas da sic haja pachorra.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  11. Boas
    Estou de férias e sem acesso ao lixo que contamina os serões dos aficionados da redondinha. Desse senhor que aqui se fala, vi-o uma singela vez, no youtube, e uma segunda vez, recentemente, em casa de um amigo que no pacote de tv tem acesso à CMTV, canal que, sem pena, não se encontra na oferta do meu operador de tv. Esse senhor puxava pelos pulmões para castigar as cordas vocais num discurso que tinha por objetivos abafar o restante painel e defender que os últimos anos de pretenso sucesso do benfas não haviam sido mais do que curtos e por culpa do treinador que lhes havia custado muitas glórias por erros de análise e estratégia, onde se incluía uma pesada derrota no dragão, para afastar o espectro de que sem Jesus o Benfica estaria quase condenado a regressar aos velhos tempos de marasmo futebolístico. Confesso que quase peguei no telefone para discar o 112 (com a devida antecedência porque o atendimento da linha de emergência está longe de ser imediato) que estava um senhor prestes a ter um acidente vascular, cerebral ou não, e que o medicassem para ressecar as glandulas que algures na cavidade oral o faziam cuspir quase tanta saliva como raiva. Quando me apercebi que era o director de conteúdos da BTV, então percebi o baixo nível do tal canal, que do pouco que vi fez-me rir mais do que o programa original do Herman, tal a azia que por lá paira nos momentos maus e sobranceria nas forjadas vitorias. E pelo que vi hj na capa dos pasquins, tudo e até a senhora adepta do reco-reco (sem juizo de valor porque cada um sabe de si e das suas preferências, e entre mulher e mulher também não há espaço a colheres alheias) já começa a haver sinais de preocupação com o parco futebol jogado, que este ano terá que ser num campo menos inclinado do que na época transacta.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha de ser tudo pago, caro Manuel. Tinha de ser tudo pago.

      Quem é que pensa que vamos fazer um contrato milionário com o Maxi? Ou o Casillas? Ou o Helton? Ou o Varela?

      Essa era a estrategia benfas. Gaitan por 45M (!! a sério, queriam que os colchoneros pagassem mais 10M do que a cláusula, wtf) e Talisca por 20 (hahaha) e depois renovavam a frota. Nop. O Pedro é ligeiramente melhor que o Gaitán. Por exemplo.

      Sem xémpién nem Europa League.... ganharam os fabulásticos 2.1 do campeonato mais 850 mil da Taça da BjeKa® e pronto.

      Por isso foi preciso dar prioridade à Champions cá pelo burgo. E ouvir o zbordem festejar no Dragão. Para garantir que este ano não se estava como em Carnide.

      E atenção, nem se deve falar nos verdes! Orçamentar como receita expectável a fase de grupos? Com o JJ? Ovinho no derriére da galinha! E o processo da Doyen? E o da Somague? Siga pra bingo!

      Abraço

      Eliminar