terça-feira, 28 de julho de 2015

Esclarecimentos Na Fonte, Como Deve Ser [ADENDA LIGA]


Quando se tem dúvidas, nada como ir à fonte esclarece-las. Foi o que O Jogo fez, numa entrevista disponível via FCP Para Sempre - nunca me canso de dizer, obrigado Ana Ferreira pelo inestimável contributo - e onde ataca ideias-chave que a mim me satisfaz escalpelizar. O Nosso Grande Presidente está em grande forma e é bom ver que, este ano, a postura silenciosa vai mesmo à vida. Além disso, o Porto Universal congratula-se que estas ideias-chave estejam em consonância com a maioria do rumo que aqui foi preconizado. Mas vamos a isso.

"Luís Duque não tem o mínimo de condições" 

Como lapa agarrada ao poder, Luís Duque desdisse o compromisso estabelecido com quem o apoiou. O Porto Universal já aqui havia falado do encontro lusco fusco no barzinho de hotel, de mão dada com Vieira. Está à vista as juras de amor trocadas nesse encontro, entre whiskys e acepipes. Outra coisa que o NGP fez bem em denunciar é a postura invertebrada, na política como no futebol, do nosso amigo da Geometria Descritiva. Sempre armado com o seu Esquadro e Compasso, o nosso amigo almoça e desdiz, mete relatórios na gaveta, para fazer passar coisas ilegítimas. O que ele não sabe é que, ao contrário da dura lex, isto não está escrito na pedra. Sem o acordo, rapidamente se desfaz o normativo criado. O apoio a Pedro Proença assim o demonstra.

A política de contratações é sempre à Porto

A inoperância do zbordem e do fifica, demonstradas no seu auto-convencimento da valia, matou-os pela boca. E é claro, o FC Porto fez muito bem em aproveitar essa soberba e apanhar os valores que desejava. Se o caso de Danilo já foi escalpelizado aqui no blogue, evidenciando o que diz o NGP, ou seja, que ele queria mesmo jogar no FC Porto - evidentemente! - o caso de Maxi é, para mim, interessante. Então é falso que Vieira tenha apresentado proposta ao jogador. Ou se o fez foi depois. O que sugere que aqui ninguém é tolinho e os valores propalados por Maxi estão longe da realidade. O que se passa é a soberba da segunda circular. Eles ainda não perceberam que os jogadores importantes precisam de se sentir acarinhados.

E isso o FC Porto faz bem. Alex Sandro como caso óbvio. Fico feliz pela sua renovação. E ainda mais por saber que, tal como Danilo antes dele, isso significa ver um Alex Sandro a saber o peso da braçadeira e a deixar a pele em campo. E vale muito mais do que o ordenado que tenha. É ouro. Também é bom saber que 3M é bem abaixo do que o propalado por Casillas. Mourinho bem tentou dar a bicada, mas o NGP respondeu-lhe à letra. É assim mesmo. Fico feliz que o NGP venha corroborar o Porto Universal ao demonstrar que a contratação de Casillas tem a ver com a estratégia de expansão da marca FC Porto pelo mundo. Vistas curtas é para outros que ficam felizes em ser reis do laguinho. Ou tentar ser.

E que dizer de Imbula? Pagavam para que não viesse? Uau. Extraordinário. Já vimos pequenos apontamentos. E ele, claramente, não estava bem. Temos aí um diamante. Que, segundo o senhor Salvador, valia a mesma coisa que o Rafa. Haja paciência.... 

Misdirection, porta aberta à criatividade e a verdade sobre Quaresma 

O NGP disse tudo. Há meses que o Porto Universal o diz. Todas as dezenas de nomes atirados pelo MaisTransferências não são mais do que misdirection. Excelente. E como o caso de Llorente, bem comentado por NGP, ninguém aqui está maluco. Não é preciso um nome sonante. É preciso um nome bom. 

É bom saber também que Quaresma saiu a bem. Como o Porto Universal também já havia dito, o jogador tem o direito a estar num clube onde é peça central, ídolo incontestado e o centro das atenções. Acho que fez por merecê-lo. E isso, naturalmente, não poderia ser conseguido no Futebol Clube do Porto. Um bom contrato para Quaresma, em que é valorizado monetariamente e com a glória em campo. Uma vez mais, desejo-lhe toda a felicidade do mundo e todo o sucesso desportivo, desde que não competindo com o do Futebol Clube do Porto.

E, por fim, como é bom saber que a porta está aberta à criatividade! E principalmente, como é bom saber - e eu continuo convicto que sim! - que pode ser possível voltar a ver isto:



ADENDA: Pedro Proença venceu as eleições para a Presidência da Liga. Verifica-se assim que o candidato apoiado pelo FC Porto venceu. Pode ser pouco, eu sei, pode ser o menor dos males, eu sei, mas pelo menos o Nomeações fica mirradinho contra a parede. Jogar com o campo não inclinado, esse é o desiderato. É bom saber, insisto, que este ano o FC Porto não vai deixar que aconteça o mesmo regabofe que aconteceu no passado.

23 comentários:

  1. Jorge,

    Eu acho que cada vez mais Óliver é possível... só espero que para isso não tenhamos que dar Alex Sandro...

    E passo a explicar porque... Vietto, Ferreira-Carrasco e provavelmente Thiago Motta... e quem Saiu? Só "Arda Turan"... portanto o espaço para Óliver é muito curto e o jogador tem de jogar e aqui ele sabe que é idolatrado...

    Simeone já provou que não gosta de Óliver (por ser baixinho e franzino comparado com os matulões que prefere no meio campo) e se Thiago Motta se confirmar, a coisa fica muito mais complicado para o "nosso teenager".

    Em relação ao resto da entrevista é uma boa entrevista de PC sem quaisquer limitações de assunto e a falar abertamente de tudo.

    A única preocupação é que a época começa daqui a 15 dias e apesar do mercado só fechar a 31 de Agosto (para o tal ponta de lança para fazer sombra ao Aboubakar), temos mais urgência no tal médio/ala de transporte criativo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Habitua-te ao lexical do NGP. "O Alex Sandro vai renovar" é "só falta assinar". O Alex Sandro não vai a lugar nenhum. O que não invalida que o Oli não venha. Para o NGP falar dele...

      Calma que faltam os box-to-box jogar, e isso é meio caminho andado. Tens de ver o Imbula a jogar. Passes de rotura é o seu nome do meio.

      Abraço

      Eliminar
    2. Gostei muito da entrevista 😊 directa, concisa e mordaz sem ser excessiva. Timing correcto e estilo eficaz.
      Gostava de voltar a ver o Oliver de azul e branco, porque a mística não tem nada a ver com anos de casa, mas com o sentir do clube no seu todo 😊 boas perspectivas para o reforço da equipa, que dá a sensação estar no ponto onde se deseja, reforçada com necessidades e oportunidades precoces, mas com trabalho ainda por fazer. É nestes momentos chave que o NGP vem por água em algumas fervuras e agitar águas indevidamente estagnadas.
      Abraco

      Eliminar
    3. Completamente! Oli é um grande Dragão. E o facto de Lopetegui falar com ele regularmente quer dizer alguma coisa... espero que sim. Eu acho Oliver muito criativo. Abre muitos espaços e lê bem. Com este plantel tinha grande espaço para crescer.

      De resto subscrevo inteiramente.

      Abraço

      Eliminar
    4. Oli é criativo qb... tem visão de jogo mas não técnica individual de Quintero por exemplo e nós precisamos de um Quintero mas com intensidade (de preferência um jogador que possa ser ala e meio)... Oliver seria um bonus mas fechava o meio-campo a Herrera...

      Pelo que vejo do nosso plantel e daquilo que faz falta, rentabilizar Herrera é nesta janela de transferências que não me parece que este ano tenha tantos minutos como o ano que passou.

      Eliminar
    5. Não estou convencido que Herrera fique.

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge

    Essa bonomia que o caracteriza em relação ao presidente é para mim como que um retrocesso até aos meus anos de infinita ingenuidade.

    Note que não só não o estou a criticar, como estou a desdenhar. Gostaria de ainda ser assim, tenho pena de não conseguir. A minha interpretação da entrevista é bem mais sombria.

    Do Porto com Amor e um abraço,
    LAeB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu sou ingénuo por crer nas palavras do Presidente do meu Clube, logo se verá.

      As interpretações são livres.

      Abraço

      Eliminar
  3. Precisamos urgentemente de um criativo, um 10, mas um 10 que saiba defender, e não um Quintero qualquer.
    Não conheço o Lucas Lima. Conheço o Oliver. Um meio campo com Danilo-Imbula-Oliver, era mesmo de sonho.
    Gostava de um extremo mais criativo e um defesa central sem as paragens cerebrais do Maicon, mas sei que o dinheiro não chega para tudo.

    Muito bem o NGP a responder ao salário do Casillas.

    20 milhões pelo Rafa? Mas este Salvador pensa que andamos a comer gelados com a testa? Claro que se fosse para os encornados iria por tuta e meia.

    Gostei muito da entrevista. Fazia algum tempo que não se sentia assim com uma entrevista do NGP.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge Vassalo
    Mais do que nas suas palavras [o patrão falou , falou e não disse nada] também acredito e sou indefectível apoiante do Presidente Pinto da Costa. Que o tenhamos por muitos e bons anos pois quando ele se for Deus nos acuda, a avaliar pela gente que vou vendo e ouvindo a afiar o dente para a sucessão. Nas eleições de hoje, bom seria a derrota de Duque por representar uma brecha no poder absoluto do Benfica. Mas, Proença, também não é flor que se cheire e não tardará irá ao beija mão da segunda circular. Ou seja: Que venha o diabo e escolha. Ao que isto chegou!...Ontem ouvi a palavra "encarnado" em lugar de "vermelho" no Porto Canal pela boca do seu director, Juca Magalhães. Até o nosso Porto Canal está "infectado" pela cultura e influência centralista. Tal nunca aconteceria, por exemplo, com um verdadeiro portuense. Tratamento urgente precisa-se. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se você acha que ele não disse nada....

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu também gostava que o presidente se mantivesse por muitos anos e em plena posse das suas faculdades, mas todos sabemos que tal não será possível.

      Pelo que não adianta enterrar a cabeça na areia, um dia (mais cedo do que tarde) nós portistas teremos que eleger novo líder. E quanto mais cedo nos habituarmos a discutir o assunto, mais fácil será quando esse difícil momento chegar.

      Não significa isto começar a criticar sem nexo ou tentar forçar a sua saída, antes pelo contrário. Apoiar como sempre enquanto defender os melhores interesses do clube. Mas sem receio de falar no futuro sem Pinto da Costa.

      Do Porto com Amor

      Eliminar
    3. Que raio significa esse comentário? Que o homem vai morrer? Que vai sair? Se ele se candidatar novamente, te-lo-emos por mais uma porrada de tempo! Quando as opções se nos apresentarem, escolheremos! Não é para isso que pagamos quotas? Ou o FC Porto morre se PdC sair?

      Abraço

      Eliminar
    4. Apenas o que escrevi... tudo tem um fim e o presidente não vai para novo. Não têm que morrer para sair, basta deixar de ter (ou sentir) condições para continuar. Concretizando, imagino que faça outro mandato, mas não mais dois.

      Eliminar
    5. Não acho que uma presidência para lá dos 82 anos seja benéfica para ninguém.

      Abraço

      Eliminar
    6. Sim, mais dois creio que seria exagerado.

      Eliminar
    7. Mas insisto: e depois é o caos porquê?

      Abraço

      Eliminar
    8. Quem disse que será o caos?

      O que eu acredito é que, à semelhança de outras grandes lideranças, deixará um grande vazio cujo sucesso de preenchimento dependerá sempre de resultados imediatos.

      Quanto mais se for fazendo na preparação da mudança, inclusivé na mente dos portistas, menor será o risco associado.

      Eliminar
  5. Atirados pelo Maisfutebol? Oi? Não confundir Maisfutebol com Maistransferências. O Jogo também não é o mesmo que a Sport TV. Sou leitor assíduo do Maisfutebol e considero dos órgãos de comunicação que melhor trata o nosso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Corrigido logo que postei. Não tenho culpa que o feedly não actualize os posts.

      Assine o comentário. Obrigado.

      Eliminar
  6. A entrevista foi boa para PdC brilhar. e por mim tudo bem. Mas como é possível não existir uma pergunta sobre o patrocínio?

    Zacarias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E se... E SE... houve e PdC não quis responder? Acha que um patrocinador deveria ser revelado n'O Jogo?

      Abraço

      Eliminar