quarta-feira, 15 de julho de 2015

Maturidade e Equilíbrio


Maxi Pereira é jogador do FC Porto. Confesso, estive até à última para me convencer. Mas há um alinhamento planetário - ou uma gestão muito boa das oficializações de contratações - que me sossegou.

Confesso que o meu problema era que o Maxi fosse tornar-se uma espécie de estrela da companhia, que viesse ganhar mais que qualquer outro, que se tornasse num astro à parte. Mas isso foi resolvido com Iker Casillas. 

Estou certo que o espírito de liderança e carisma não será superado por ninguém mais que Iker. E, assim, o efeito assintótico da chegada de Maxi dilui-se em mim completamente. O resto, já está muito bem dito pelo meu amigo Vila Pouca. Para quê repetir-me?

Só dizer, num post necessariamente curto, que não há palavras para descrever a alegria que senti no profundíssimo respeito que Casillas mostrou pelo FC Porto e pelos seus companheiros. O seu discurso directo, pausado, coerente, assertivo, a pôr a instituição à frente de si mesmo, para mim, vale ouro. Vamos ver se, a prazo, não valerá uma braçadeira também.

É incompreensível que o Porto Canal - ou qualquer outro meio, já agora - não capitalize o efeito das contratações ao transmitir o jogo de preparação. Se o Porto Canal não transmite os jogos oficiais, se não transmite os jogos de preparação, transmite o quê exactamente? Parvoice.

Mas isto pouco importa. Importa dizer que estou muito satisfeito com o preenchimento da nossa principal lacuna no ano passado. Maturidade e experiência. Temos um plantel que não vai tremer nos jogos decisivos, com liderança e espírito de luta até não poder mais. O saber de experiência feito, a dinâmica de vitória e a garra de desbloquear jogos difíceis. Mas também a juventude, a irreverência e as apostas, como a de Francisco Ramos e André Silva, para o plantel principal. Maturidade e equilíbrio, isso é o que interessa. O resto são só passageiras distracções.

P.S.: Quintero foi emprestado ao Bologna. Que venha de lá magro e cheio de vontade. Com um espírito mais lutador e de ajuda na defesa, a posição 10 tem sempre lugar para um mago.

35 comentários:

  1. Maxi é uma má contratação.

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde Jorge Vassalo,
    Veio Maxi. Não queria mas, pronto!... Que faça o seu trabalho. É bom jogador, embora manchado de vermelho, ou de encarnado como eles gostam de dizer lá para Lisboa. Acaba por ser uma excelente opção para lateral direito, depois da saída de Danilo. De acordo quanto à maturidade e experiência que nos inspiram as contratações deste ano e com o facto de Casillas ser "um sinhôr". Portanto, são boas as perspectivas para uma grande época. Mas, infelizmente, o céu não está limpo para Sul. Aparentemente Vítor Pereira continua de pedra e cal e parece estar pronto para novas maldades. Depois, "O Jogo" anuncia que Pinto da Costa não apoiará Luís Duque o que não sendo em si grave, significará que andam à bulha na Liga. Sabendo nós que o futebol português pode ser uma palhaçada, como se viu na época passada, será que os nossos dirigentes conseguirão impedir que as coisas se façam por outro lado?... Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge

    vale o que vale, mas o que eu ouvi ontem no porto canal é que entre outros fatores, o campo em que é realizado o jogo não tem condições para a transmição do jogo. Aí a culpa não seria do clube? Não podia ter escolhido outro campo?

    Qto ao Maxi, já engoli 30 sapos, continuo a não gostar dele como jogador, mas uma coisa é certa agora que é nosso jogador vai ter td o meu apoio, irei criticar qdo tenho de criticar, elogiar qdo tiver de elogiar, como qualquer jogador.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em relação ao Maxi.

      Em relação à transmissão, respondi em baixo...

      Abraço

      Eliminar
  4. Nuvens no horizonte...
    http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=4682164

    ResponderEliminar
  5. Sinto o mesmo.
    A contratação de Iker mais o atraso e o vai e não vai... é amanhã... está por horas e entretanto passaram semanas... Esta espera por quem não se deseja, aos poucos transforma-se em desejo...

    Penso que a maioria nunca duvidou que desportivamente era uma boa contratação.
    A seguir ao Danilo, Maxi era o melhor DD em Portugal.
    Jogador que entra e pega de estaca, tem tudo para isso.
    Por outro lado ainda desfalca-se um adversário...

    Custa engolir o sapo, mas a vida tb é feita destas coisas...
    É por uma causa maior, por isso... Bem-Vindo Maxi!

    Vai Porto!

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde caros Jorge! Será que este nosso descontentamento perante o Porto Canal lhes chega aos ouvidos?
    Abraços!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim espero. Digo-o porque quero o melhor para a televisão do meu Clube, e espero que entendam a dimensão do Clube que suportam.

      É preciso mais e melhor.

      Abraço

      Eliminar
  7. Tanto tempo à espera de ver o nosso Porto a jogar e depois nem na tv dá, que vergonha. Tem que se mudar esta politica ou falta dela em termos de comunicação. O Porto canal já foi anunciado como sendo do FC Porto, por isso porque não dá os jogos de Pré-época?

    ResponderEliminar
  8. Nestes casos a prudência nos comentários - para quem gosta mesmo do clube e não de ser popular - é a linha mestra...
    Tivemos há pouco tempo um, que era uma maçã podre no balneário, e que veio para ser um esteio ...
    Tivemos também alguns jogadores uruguaios de que temos boas recordações; um até veio do mesmo clube que este!
    Então, esperemos para ver... os responsáveis não são taralhocos. Às vezes não lhes corre como queriam, mas alguma coisa o treinador deve ter visto no dito cujo.

    Para já vamos vê-lo como o jogador da seleção do Uruguai ... que vai equipar de azul e branco...

    Ah, e claro, se ele fizer as faltas que fazia no tal clube onde jogou, agora com esta camisola vai levar vermelho! Por isso, se quiser jogar outro jogador se vai apresentar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos e exultaremos ou criticaremos, consoante o comportamente.

      Abraço

      Eliminar
  9. Alguém o baptizou de TORTO CANAL e com toda a razão. Aquela mistela televisiva está a tornar-se intragável, enquanto Canal do FCP. Que belo contributo dá esta gente para o combate da Regionalização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não temos de ter 24h de FC Porto, nem canal história. Mas temos de ser os primeiros a ter o material mais exclusivo do FC Porto, e não podem ser notas de rodapé!

      Abraço

      Eliminar
  10. Temos de engolir, e siga para a frente...

    ResponderEliminar
  11. Muito me custo comentar isto Jorge...

    Não é bom para nós termos um lateral caceteiro de 31 anos (pelo menos o contrato só é de 3 e não de 4 anos), que só era protegido por ser o clube do regime... vamos lá ver como é que aqui vai ser.

    E como disse antes, estão garantidos os primeiros assobios na apresentação aos sócios... É um elemento que sempre foi nojento nos jogos contra nós e contra os nossos...

    Agora é seguir para a frente e ver o que vai acontecer.

    P.S.: Na questão da transmissão televisiva, ficou claro ontem no 45 minutos à Porto, que o campo não tem condições para realizar a dita cuja e foi por isso que não houve transmissão do jogo em questão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram filmados os golos, não foram? Então... se a qualidade não era espectacular, fosse sofrível mas é melhor do que NADA!

      Abraço

      Eliminar
    2. Pelo que percebi não era a qualidade era mesmo as condições, ou seja, sitio para meter as câmaras, electricidade, cablagem, estúdio de transmissão, etc...

      Acho que era essa mesma a dificuldade... aliás, aqui em Portugal sucede o mesmo em muitos estádios.

      Anyway, só espero que sábado já se possa ver alguma coisa

      Eliminar
    3. O meu telemóvel, com 128 GB de memória, grava 114 minutos em 4K. A transmissão poderia ser assegurada. Não em boa qualidade, mas visível.

      Abraço

      Eliminar
    4. Claro que sim Jorge, mas não podemos de um lado estar a acusar o Porto Canal de amadorismo e depois exigir transmissões amadoras...

      O que eles poderiam ter muito bem feito, seria a transmissão em streaming no site do FC Porto... desse modo já ninguém poderia apontar nada a ninguém.

      Eliminar
  12. Até a sicn dá directos do PORTO,o nosso canal dá culinária.
    Rocha
    PS-não tenho nada contra a culinária.

    ResponderEliminar
  13. Mas, o que é isto? O Cantinflas dos filmes violentos, agarrado ao Antero? olha que caral.....
    Não, espera, por amor ao FCPorto, engolimos cada, Tyrannosaurus rex.

    Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
    Muda-se o ser, muda-se a confiança;
    Todo o mundo é composto de mudança,
    Tomando sempre novas qualidades.
    Continuamente vemos novidades,
    Diferentes em tudo da esperança;
    Do mal ficam as mágoas na lembrança,
    E do bem, se algum houve, as saudades.

    Luís de Camões

    Um Abraço Sr Jorge Vassalo

    Luís (O do Sérgio Conceição)

    ResponderEliminar
  14. Era contra a vinda de Maxi, mas acho que em termos desportivos é uma excelente contratação, porque se trata de um jogador... à Porto!

    Isto, para além do efeito perturbadorr na lampionagem. Imagine-se o que seria o Lucho ir para o benfica.

    Pela sua idade não trarár significativas mais-valias financeiras, mas os títulos também trazem dinheiro. E com ele podemos ganhar muitos, Não se vislumbram por aí muitos laterais que dêm conta do recado e quase sempre o barato sai caro.

    Queria dizer também que a sua mãe uma digníssima senhora.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a questão. O tempo de adaptação é crucial.

      Abraço

      Eliminar
  15. Jorge Vassalo,

    Concretizou-se, com muita pena minha mas sempre vamos levar com o caceteiro mor. Nunca irei considerar como um dos "nosso". Espero apenas que seja profissional. Hoje no futebol de facto conta apenas o dinheiro e pouco mais. Tal como disse, terei que reavaliar a minha relação com o FCP. Já sei qual a decisão, e será como sempre emocional mas nada apaga a desilusão de ver este senhor com a camisola do Porto quando ainda há pouco tempo dizia cobras e lagartos de nós. Em Espanha apelidam estes senhores de peseteros. Como disse atrás, espero apenas que seja profissional. Foi muito protegido pelos árbitros e reconheço a sua raça e.....pouco mais. Não vale o salário que vai auferir e como dizia o diácono: não havia necessidade de estragar um planeamento de plantel que estava a correr tão bem.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe que se está a preparar uma grande época. Calma.

      Abraço

      Eliminar
  16. Caro Jorge, Portistias

    Sendo Portista de coração só me compete apoiar o meu CLUBE em qualquer circunstância. Portanto, bem vindo Maxi Pereira. O teu sucesso será o sucesso do FC Porto.

    FC PORTO SEMPRE

    ResponderEliminar
  17. Maxi Pereira ( glup glup glup glup) o melhor 2 do mundo.....a partir de agora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *hic* o melhor *hic* mundo!

      euéquesouoprelesidhenthdajuntha

      Eliminar
  18. Eu tenho a estranha mania de gostar de jogadores que os lampiões querem enforcar! E olha, sapo é bom! Depende sempre da confecção. Com molho de francesinha agora... ;)
    Abraço

    ResponderEliminar