domingo, 19 de julho de 2015

No Meio Estão As Dificuldades


É muito prematuro, para mim, estar a fazer avaliações categóricas baseadas em dois jogos, mas algumas ilações se podem tirar, depois da vitória de ontem.

- Brahimi e André André vem para dar uma pedrada no charco. O primeiro quer limpar a face depois duns meses periclitante, o segundo veio com a fome própria do sobrenome - e nome - André. São, aliás, boas dores de cabeça, ele e Sérgio Oliveira, se calhar duas contratações que Lopetegui poderia não esperar serem tão fortes.

- Imbula e Danilo são dois muros, qual deles com mais acutilância. Ainda precisam de entrosamento e de saber em que esquemas jogam mas, bem sincronizados, serão certamente a primeira tranca na porta e a catapulta do ataque. Estão a deixar Herrera sem espaço.

- Bueno, no meu entender, só precisa de afinar a ligação com os colegas. Tenta marcar, dá a marcar. Qual é a posição que melhor o define? Não sei.

- Infelizmente, Adrián está a esgotar o seu tempo. Continua com os mesmos problemas. Não entendo, Freud deve conseguir explicar, como pode um homem que tão bem se desmarca, ter uma finalização tão trapalhona e embrulhada. De nada serve se não concretizar.

- Varela vem com vontade e maturidade. Bom. Casillas já mostrou a sua classe. Bom. Não teve é muito que fazer. Maxi.... ainda é cedo.

- Maicon está consciente do peso da braçadeira e de quem tem atrás de si, Marcano continua com aquela classe absoluta, Indi... tem de pensar na vida.

- O meio campo é um bom problema, ao qual ainda se pode juntar Herrera. Há excedente de muita qualidade aqui. Alguém vai ter de sair. Quem? Gostava de saber as vossas opiniões.

No entanto, ainda é cedo, os adversários são fáceis, falta enfrentar equipas do mesmo nível. Mas a qualidade está lá. E recomenda-se. Bons sinais para o futuro. Mas nada está ganho à partida!

P.S.: Falar de barriguinha cheia é muito lindo! Ou então é querer o bolo só para ele, e para o Clube dos Clubes-Com-Dono-Com-Receitas-Estranhas-Mas-Shhh-Não-Fales-Muito.

24 comentários:

  1. Não consegui ver o jogo, por isso os vossos são os meus olhos, mas só gostava de dizer uma coisinha relativamente ao Mourinho: se há coisas detestáveis, para mim, na vida, o cinismo e a hipocrisia são duas delas. Sendo assim, porque o dinheiro pode dar poder mas dificilmente credibilidade, vai-te foder!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, de vez em quando, lembro-me do Mourinho que decidiu não festejar uma Champions League....

      Abraço

      Eliminar
  2. Se Oliver não vier, eu colocava Quintero e ficava os restantes 7, 2 por posição + 1 joker. Não será demais. Epoca longa e dura. Quantas vezes começamos epocas com extremos a mais por exemplo e depois por um motivo ou outro não temos qualidade que chegue? Este ano temos qualidade no meio, não mandar ninguém embora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tivermos Danilo+Imbula em 4x2x3x1, Quintero pode ser o 10 quer quer...Mas, fora isso, defensivamente fica curto...

      Abraço

      Eliminar
  3. Imbicto amigo,

    O Mourinho podia ir mas´é para um sitio a rimar em diminutivo... Falar com o que tem e teve, no pós-2004, é muito bonito...

    Quanto à tua análise, estamos de acordo.

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  4. Herrera aliás já vai tarde.Temo é que Rúben Neves perca espaço e quanto a Evandro é pena gosto muito porque acho-o um jogador MT certo e constante. Quanto a Quintero já vai tarde tb tem pés mas não tem juízo nem vontade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudio, Rúben tem 18 anos feitos agora, tem mais é de jogar. Se não na A, na B. Desde que não saia, a evolução dele tem o seu tempo.

      Eliminar
  5. Jorge, so uma nota, Moutinho que fique onde esta, André André é qualquer coisa, a garra Portista em pessoa!
    Recordando as trutas, so quero uma, e é espanhola! Oliver volta!
    De resto concordo em absoluto contigo.
    Aquele abraço,
    Miguel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Moutinho, neste momento, apenas pela Capitania imediata. Mesmo assim, não acho que isso compense o custo.

      Abraço

      Eliminar
  6. Pra mim a sair alguém era Herrera. Sou um fã dele, mas se tiver bom mercado deve sair pelo preço certo. E assim valorizar e provavelmente muito os que agora chegaram.
    Mourinho é um hipócrita, um treinador duma equipa rica e abastada, e ainda por cima da forma que o Chelsea é , acho absurdo dizer aquilo de nós ou de quem quer que seja.

    ResponderEliminar
  7. Caro amigo Jorge,

    O meu meio-campo já à muito que o defini e aqui o confessei... Danilo, Imbula, André André, Sérgio Oliveira e Ruben Neves.

    Estes seriam os meus 6 eleitos para os 3 lugares disponíveis do meio campo... um meio-campo mais combativo, mais pressionante e com mais chegada à área, mas é claro sem tanta criatividade, entregando isso para os alas.

    Contudo e pelo que já se vi, André André é homem das tabelinhas rápidas e o Sérgio pauta o jogo com uma inteligência táctica como ninguém.

    Isto significaria a saída de Herrera (Dortmund quere-o aparentemente e acredito que conseguíssemos um encaixe na ordem dos 20/25M€) e de Evandro, pois 7 médios é demasiado e o jogador não sabe jogar mal mas também não sabe jogar bem... fica ali no meh!... (e esqueçam lá Quintero)

    Para além disso num 4-2-3-1 ainda poderíamos usar o Bueno ou o Brahimi atrás do ponta de lança.

    As deficiências detectadas de imediato são... Aboubakar parece não conseguir se definir como o homem de área que esta equipa/táctica/treinador precisa... E talvez a aquisição de um ala criativo não fosse mal pensado... um ala com velocidade, criatividade e drible para infernizar a vida aos laterais e vir para dentro, pois se Brahimi não funciona os outros 3 alas são muito bons a correr e centrar mas no 1vs1 e na criatividade, não são os seus fortes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse, na variante 4-2-3-1 atrás do ponta de lança... Bueno não é um jogador de grande criatividade é sim um jogador de pensamento rápido e toque curto e fácil, mas não lhe peçam para pegar na bola e encontrar espaços com um drible e com um passe a rasgar ou mesmo aguentar com um central ou com um trinco, a bufar-lhe no pescoço...

      Como disse e um esboço do plantel seria

      Casillas, Helton, Gudino
      Alex Sandro, José Angel, Maxi, Ricardo Pereira (ou emprestar Ricardo e ir buscar um outro jogador de gama média para esta posição).
      Marcano, Maicon, Indi, Lichnovsky
      Ruben Neves, Sérgio Oliveira, André André, Danilo, Imbula e Evandro (ou Herrera).
      Bueno
      Brahimi, Hernani, Varela, Tello, Contratação extremo abre-latas.
      Aboubakar, Contratação (ou André Silva)

      25 Jogadores para dois sistemas tácticos + André Silva.

      No 4-2-3-1 podem jogar Bueno ou Brahimi nas costas do PL. Mesmo algum dos médios como Sérgio Oliveira ou André André podem fazê-lo em caso de necessidade (lesões, castigos, etc...) mas com menos acutilância de baliza.

      O Extremo abre-latas, pode perfeitamente ser um jovem das americas que esteja identificado e tenha talento e que venha para cá sem a pressão de ser titular (por 1 ou 2M€), mas que tenha realmente qualidade, essencialmente técnica e decisão e, se não for pedir muito, que também possa jogar por dentro naquela posição que este ano quer usar e onde Bueno é peça única.

      Saídas óbvias:
      - Herrera (com uma boa proposta senão será Evandro, contudo se não sair esta época e Lopetegui for em frente com o 4-3-2-1 como táctica principal, Herrera será extremamente desvalorizado no mercado).
      - Adrian Lopez (ele não quer estar aqui, não tem vontade de ir às bolas, recussa-se chocar com GR's e é só passes para o lado... se este tipo não se chama-se Adrian Lopez e tivesse o CV que tinha, nunca seria sequer uma opção para o Porto... neste momento está quilómetros atrás das prestações do próprio Ivo Rodrigues.
      - Ricardo Nunes... ninguém sabe o que o Ricardo está a fazer no FCP... nem ele...
      - David Bruno e Tiago Rodrigues nem é necessário comentar.

      Eliminar
    2. Concordando, continuo sem perceber o que se passa com o Adrián, que eu tanto defendi. Se for de passar do Atlético para o FC Porto, primeiro, não é nenhum downgrade, e segundo, o multi-titulado Casillas passou do Real para aqui e não se chora, muito pelo contrário.

      Abraço

      Eliminar
    3. Nem eu Jorge... nem eu...

      Ele realmente realmente ligeiramente menos no Atlético do que Deportivo mas também são realidades diferentes e o ligeiramente menos, é que continuo a fazer jogos bons, golos e movimentações interessantes.

      Aqui, posiciona-se bem mas é isso... de resto é tudo muito mau... não passa um adversário, não usa o corpo, evita sempre o choque, não tem garra e assim que recebe a bola vê-se claramente é que se quer livrar dela com um passe para um companheiro de camisola... é um jogador triste e não será no FCP que se irá regenerar (e muito menos a ser o ultimo lançado apenas nos últimos minutos de um estágio... ah e tal esteve lesionado... bullshit!).

      Para o bem dele, que saía o mais depressa possível.

      Eliminar
  8. Bueno vai ser uma estrela quando ganhar à vontade com a equipa, nota se que o talento, e que talento, está lá mas ainda está a conhecer os cantos à casa.


    PS: de toda a bluegosfera o seu blog é dos que mais aprecio...pelas analises e paixão pelo nosso clube e por muitas vezes responder aos comentários que se fazem aqui...grande trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado Hélder. Só não respondo quando me é totalmente impossível.

      Eu tenho muita fé em Bueno, sinceramente. Veio com garra, espírito de luta, e intensidade. Acho que é uma mera questão de tempo.

      Insisto, tenho pena que o Adrián não tenha esta confiança - pelo menos cá. Se calhar, amanhã vemos Adrián a sair...

      Abraço

      Eliminar
  9. Para mim o problema do Adrien não é falta de qualidade, mas de confiança ou atitude. A bola quando sai dos pés dele parece que vai morta, não entendo como um jogador com tanta capacidade não consegue mudar ou mostrar mais.
    E pra mim daqui a um ano estamos a dizer do Bueno o que agora dizemos do Oliver, mesmo sendo jogadores diferentes.

    ResponderEliminar
  10. Não vejo o Herrera com espaço neste momento, mas é um dos homens do treinador, pelo que nunca se sabe.

    Quintero vai sair quase de certeza, Bueno ainda não vi que chegue. E Óliver pode bem voltar...

    As minhas preocupações continuam na defesa: suplente para Maxi (Ricardo não é defesa), substituto à altura para Alex e pelo menos um bom central, com quem Marcano ou Indi possam jogar alternadamente sem se notar grandes oscilações. É claro, uma alma caridosa que leve o Maicon.

    Do Porto com um Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Difícil ver-se que chegue em dois jogos do Bueno :)

      Abraço

      Eliminar
    2. Jose Ángel é muito bom suplente de Alex, mas não sei se será um bom titular (nisso tenho dúvidas). Mas que é um excelente suplente é-o sem qualquer sombra de dúvidas.

      Ricardo é um problema neste momento... não tem espaço a extremo porque não é melhor do que nenhum dos que lá estão e a lateral é um jogador meh!... o ideal era empresta-lo e ir buscar um Ángel para a direita (o Rafa é que bem podia ser Lateral Direito... ).

      Nos centrais zero preocupações... Estamos sempre a esquecer-nos que fomos a melhor defesa da Europa ou é impressão minha? E os centrais estão fechados com Lichnovsky.

      E mais ainda, a dupla de centrais deve ser das coisas menos mexidas numa época... Lichnovsky dá para os jogos em que Maicon esteja indisponível. É jovem, Internacional A Chileno e com uma boa margem de progressão... faz algumas asneiras próprias da inexperiência, mas tem menos brancas que o Reyes (apesar do Reyes ter uma capacidade de iniciar o jogo muito superior).

      Quintero é óbvio que sairá... não tem e nunca terá intensidade para jogar no FCP (olá Diego... ).

      Bueno let's see... Não se pode sequer tentar avaliar um jogador que ainda nem sequer jogou numa táctica em que a equipa se senti-se confortável... para o 4-2-3-1 é necessário muitas movimentações diferentes que a equipa não faz e nota-se que os médios centro ficam muita vezes sem linha de passe e que o Bueno, está muitas vezes perdido numa ilha.

      Eliminar
  11. Caro Jorge,

    Ainda acredito no Adrian. Oxalá ele também acreditasse e teriamos homem.

    Quanto ao resto Quintero e Herrera claramente de saída. Aliás assim que Imbula chegou percebi logo que Herrera estava fora.

    Quero também deixar uma nota importante em relação ao Evandro que é um jogador muito importante no grupo, claramente um para manter pois alia qualidade a estabilidade. Se saír é mau sinal na minha opinião.

    Agora a questão crítica - Rubén Neves - sai ou fica? Por mim saí por 2 épocas por empréstimo para um Rio Ave ou Guimarães PORQUE mais do que tudo precisa de jogar regularmente.

    E falta-nos um PL.

    ResponderEliminar