segunda-feira, 20 de julho de 2015

Para Terminar De Vez Com O Assunto [ACTUALIZADO NGP]


Último post sobre este assunto. Quaresma diz que "vai pagar a dívida ao Besiktas". [NOTA: Parece que foi negado, embora eu ache que ele vai sair] Acho muito bem. Quaresma, o Mago, o Harry Potter merece um clube onde possa ser o centro, onde tudo passe por ele. Não tenho duvidas que terá o maior sucesso. 

No entanto, esse clube não pode ser o Futebol Clube do Porto. Na discussão Quaresma é tudo muito pessoalizado. É porque Lopetegui não gosta dele. É porque ele é cigano, não espanhol. É porque ele se impõe. É pelo ordenado - brutal.

Não, meus caros. É por causa disto. E isto ficou bastante melhor depois de Lopetegui! Porque quem se formata para ser egocêntrico jamais será jogador de equipa. E esse é o busílis de Quaresma. O Futebol Clube do Porto não se pode dar ao luxo de trocar a consistência pela genialidade. Por muito que ela exista. E faça sorrir. E dê espectáculo. Futebol não é só isso.

Boa sorte e obrigado, Quaresma. Que sejas muito, muito feliz.

Palavras para quê, o Nosso Grande Presidente numa das mais lidas publicações do Mundo. Não é que muita gente se tenha esquecido. Mas caso não se lembrem, aqui se mostra como é ser um Grande Presidente. O Nosso. A boca aos treinadores é demolidora.

34 comentários:

  1. É isso mesmo Jorge. Espero que o Besiktas se torne importante com o RQ7. É disso que ele precisa. Mais do que de ser importante em algo maior. Como o FCP, por exemplo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Quaresma sai por ser individualista, egocêntrico por não jogar em equipa, mas e então o brahimi e o quintero?
    No futebol moderno não há lugar para virtuosos??
    Basta ter um pé que passe bem a bola e 2 dedos de testa e o futebol passa a ser matemática? Uma geometria de passes consecutivos medidos e previstos, sem qualquer virtuosismo nem ponta de imprevisto?

    Quaresma faz falta em qualquer equipa e não vai embora por ser egocêntrico mas por ter 31 anos, o futebol precisa muito deste tipo de jogadores o que acontece é que para fazer o que ele faz esta la o brahimi e ate o quintero!
    O brahimi que sem tirar nem pôr joga da mesma forma que quaresma, só que é mais novo e tem mais anos pela frente!
    O mais engraçado nisto das opiniões sobre quaresma é que ha uns bons anos atrás o cigano era genial, anos depois regressa e passa a ser apenas um egocêntrico um individualista e que por isso nunca teve uma carreira decente!
    Os tempos mudam e as mentalidades também e talvez quaresma seja vitima disso mesmo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1 - Quintero também não ficará, é 10 e não extremo.

      2 - Um jogador criativo não tem de ser egocêntrico, essa é uma falácia muito grande.

      3 - Brahimi não tem, de todo, o mesmo estilo de jogo de Quarema. Um não faz entradas à linha, o outro não cruza, por exemplo. Brahimi não gere bem, ainda!, os tempos de posse mas passa muito mais a bola aos colegas.

      4 - O futebol moderno é mais exigente defensivamente, é mais atlético, não tem espaço para ter vagabundos de área cujo único fito é fazer coisas geniais.

      5 - Este que lhe fala nunca gostou do feitio de Quaresma, e para mim essa é a razão pela qual nunca esteve entre os melhores do Mundo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Epah já me ri com este comentário... alguém a comparar o Quaresma ao Brahim... LOL... muito bom!

      É pena o Bayern e o PSG não terem querido o Quaresma em vez do Brahimi... será do Guaraná?

      Quaresma é uma vergonha e sempre foi uma vergonha no jogo da equipa... lembro-me perfeitamente dos quilómetros que o Danilo corria em vão, a fazer piscinas e a dar linha de passe para zero!

      Defensivamente é outra vergonha, sendo maldoso e com entradas rudes e fora de tempo.

      Portanto Quaresma tem o jogo táctico de uma mosca zarolha!

      Agora Quaresma, quando por cá passou tinha uma coisa que agora já não tem... perninhas... enfrentava o lateral e passava-o tendo depois condições para um passe/cruzamento para o interior da área ou uma finalização em condições... e tinha ainda físico para aguentar uma pancada e continuar.

      Foi isso que o Inter viu e quis e depois não funcionou (como é óbvio!) e que no Barcelona foi exactamente igual.

      Quaresma tem uma jogada na cabeça e só isso... receber a bola, passar pelo menos por um e depois é que define o que vai fazer.

      Com Lopetegui esteve melhor porque levou muito na cabeça mas notava-se claramente que assim que as pernas lhe faltavam ou que o jogo não lhe corria de feicam voltava logo à Inteligência Zero!

      Brahimi é um prodígio técnico que ao contrário de Quaresma é um jogador que joga para a equipa.

      Não sabendo igualmente defender, apenas usa a finta num local de terreno subido onde sabe que pode perder a bola com protecção da equipa.

      Tem mais técnica pura que Quaresma alguma vez sonhou ter e é um jogador que quando as coisas não lhe estão a correr bem, refugia-se na equipa com passes simples e por isso desaparece do jogo...

      De Brahimi todos esperam magia, de Quaresma que pelo menos passe a bola... Essa é a diferença!

      Eliminar
    3. João, concordo, mas calma aí com a ironia sobre os comentários dos outros, ok?

      Abraço

      Eliminar
    4. Quintero ja não e jogador do FCPorto? Foi vendido?? A ultima vez que ouvi sobre ele ia ser emprestado...!
      Não disse que o Sr Jorge vassalo gostava ou odiava quaresma, referi apenas a mudança de opiniões de muito adepto portista!
      A carreira do quaresma podia ter sido melhor não por falta de capacidade como jogador mas pelas opções de carreira que tomou e esse é o grande defeito do quaresma.

      Tanto Quaresma como brahimi jogam da mesma maneira, ambos se agarram á bola, são jogadores de fintar, de ter a bola no pé e ser egoísta porque sabem que podem ultrapassar os adversários!
      Nao disse que jogam na mesma posicao nem se sao 10 ou extremos ou defesas ou avancados, se jogam na linha ou quadrado ou no risco!

      O futebol moderno tem espaço para todo tipo de jogador desde que exista qualidade!

      Caro Joao gonçalves, nao sei qual é mais anedotico, rir pelo que eu escrevi ou rir pelo que voce escreveu
      Entao diz e ri porque acha ridiculo comparar quaresma a brahimi e depois escreve um verdadeiro texto cansativo e chato a comparar os dois!
      Perdeu uma boa oportunidade de estar calado!

      Eliminar
  3. Luis do Sérgio Conceição, esta vez o comentário não passou. Não gostei da adjectivação que usou ao nosso treinador. Aqui, não passa.

    Quanto à substância do seu comentário, não acredito que Adrián fique.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente acho que o Quaresma não devia ter voltado. Nunca se volta onde já se foi feliz.

    Desejo-lhe toda a sorte do mundo a nível pessoal e desportivo ( aqui excepto contra o NGC).

    O portismo, ou "mística" não se proclama ou não se ganha por beijar o símbolo, essa demonstra-se. Quer seja em campo, ou no banco, respeitando as opções do treinador.

    Confesso que estou um pouco preocupado com a falta de magia nos nossos extremos, só o Brahimi a tem, e mesmo esse não é extremo de raiz. O Hernâni e o Tello têm na velocidade a grande arma, e o Varela, bom , o Varela é o Varela. Mas o RQ7 também não era a solução. O jogo morria muito nos seus pés.

    Força Porto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sistema de jogo vai ser bem diferente, e o número de passes bem maior...

      Calma :)

      Abraço

      Eliminar
  5. Caro Sr Jorge Vassalo, os jogadores Adrian Lopez, Andrés Fernández e José Campaña não foram pedidos pelo Sr Lopetegui ao FCPorto? Bolas, ninguém é imune à crítica e o Sr Lopetegui ainda menos.
    Acho que não ofendi ninguém. De facto, se alguém foi ofendido, foram os PORTISTAS, que ficaram desiludidos com o desempenho destes jogadores.

    Abraço

    Luis (O do Sérgio Conceição)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual é o treinador que acerta em todas as contratações?

      Abraço

      Eliminar
    2. Adrián não correu bem... Eu não conhecia e infelizmente continuo sem o conhecer, pois jogou pouco.
      Mas chegou a internacional Espanhol, jogava numa boa equipa... quero acreditar que tem valor, apenas não se adaptou! Isso faz de Lopetegui mau??? A Sério? Mau seria se insistisse na sua utilização sem rendimento... É nestas coisas que se vê que Julen coloca a equipa acima de tudo, mas o pessoal continua a ver outras coisas!

      Sim, contratar o Andrés Fernandez foi um erro, para mim, foi logo à cabeça, mas lá está, podia ser um GR bom, pelo valor, ser uma oportunidade... não sei! Será que vai dar prejuízo ao FCP? Vamos aguardar... Mais um caso em que se vê que Julen não liga a nacionalidades, ao contrário do que alguns insistem, ele vai pela qualidade, se aposta mais em Espanhóis, é apenas porque os conhece melhor... QUAL O PROBLEMA???

      Campanã, sinceramente, eu até gostei dos 2 jogos em que o vi jogar. Veio emprestado...


      Mourinho, foi para o Inter e levou o Quaresma, na minha opinião, na altura, apostei com amigos que Quaresma não ia render nada lá... O que aconteceu? Mourinho devia ter sido despedido por isso?

      Contem o número de jogadores que comprou no Real ou no Chelsea com rendimento ZERO........ e quem diz Mourinho diz mts outros...

      Uma coisa é ir buscar um jogador, ele não corresponder, acontece COM TODOS.
      Outra, esse sim, reveladora de mau carácter, falta de profissionalismo e competência, é insistir na sua utilização... como não foi isso que aconteceu!
      Por mim, usar estes argumentos, só mostram atitude persecutória....

      Eliminar
    3. Subscrevo totalmente o Carrela, sublinhando só mais uma coisa, a questão de Andrés:

      Imaginem que têm um guarda redes de 36 anos com uma rotura do tendão de aquiles. Acham que contavam com ele?

      Abraço

      Eliminar
    4. Jorge Vassalo

      Nem mais!
      Para a maioria (eu incluído) Helton estava só por respeito pelo seu passado, porque com aquela idade e lesão o mais normal seria acabar a carreira.
      Eu não sou entendido nessa área, mas pelo que os "especialistas" diziam, seria a conclusão mais normal.

      Só achei um erro, porque para mim Fabiano seria o titular natural e na B e emprestados tinha-mos N GR.

      Mais que normal que Julen quisesse alguém que lhe desse garantias, visto que conhecia mal as alternativas que não estavam na equipa A!

      Mas há pessoal que quer bater à força toda e quando assim é, tudo serve...

      Eliminar
    5. Quando estivermos todos no Dragão a festejar, não haverá nenhum crítico.

      Abraço

      Eliminar
  6. Tudo isto e não só! por ex. estar a perder, ser substituído e sair nas calmas, andar aos beijos a treinadores adversários apos conflitos com os mesmos.

    ResponderEliminar
  7. Exactamente!
    Quaresma sai apenas e so porque nao percebe o jogo.

    ResponderEliminar
  8. No meio de tudo isto, o que mais custa é assistir a esta divisão entre os adeptos Portistas.

    Grande parte dos que agora defendem Quaresma com unhas e dentes, fazem-no para atingir Lopetegui!
    O que é muito triste!

    De um lado, temos alguém que tudo o que faz (bem ou mal), é a pensar na equipa.
    Do outro, temos alguém que tudo o que faz (bem ou mal) é a pensar nele!

    A escolha não devia ser óbvia????

    Eu sou dos que gostam de ver um jogador assim na equipa, irreverente e talentoso, que não joga de régua e esquadro, no fundo, alguém capaz de virar a nosso favor um ou outro jogo que se encontre numa encruzilhada.
    Por isso gostei que voltasse. Mas atenção, gosto, mas gosto com limites.
    A que não tem limites é a equipa!

    Quaresma, começou a época a pisar o risco, até perdeu a braçadeira de capitão!
    Quando alguém é substituído ou não é titular e reage mal, não falta ao respeito apenas ao treinador, falta ao jogador que entra e a todos os outros que treinam ao longo da semana e não são titulares!
    E não é o sair insatisfeito que causa problemas, é o demonstrar, ou tentar demonstrar que a sua saída ou não inclusão no 11 , é uma acção estúpida do líder!
    Quaresma fez isto, a gente até vai perdoando aqui e ali, porque acredita que vai mudar... e até parecia que estava a mudar, Quaresma parecia outro... parecia uma grande vitória de Lopetegui, mas afinal... aquele ego e a falta de cabeça nunca o abandonaram, apenas foram disfarçadas... Uma pena!

    Não dá mais, está na hora de ele procurar ser feliz noutro lado.
    Para alguns esse dia era tarde mal cá chegou, para outros foi noutro dia qualquer e para outros ainda, esse dia nunca chegaria por mais asneiras que ele fizesse... a culpa seria sempre de todos menos dele...
    Para mim foi no jogo da Luz o ano passado - se eu mandasse, nunca mais teria vestido a nossa camisola!

    Desiludiu-me, eu sei que estava a ser crente, mas acreditava mesmo que ele ia mudar aos 31.
    Que ia atinar a tempo de acabar a carreira, de uma forma digna, como o seu talento merecia, mas não...
    Paciência!

    abraço

    ResponderEliminar
  9. Imbicto amigo,

    Só falo do Quaresma quando se confirmar, mas tudo indica que eu tenha errado na análise que fiz, há uma semana e pico...
    Quando a PdC, é, de facto, muito interessante, a análise a fazer sobre a entrevista. Casillas começa a render... E num campo bem mais lucrativo do que o das camisolas.

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Casillas como vendedor de camisolas é um pensamento TÃO redutor... Vamos ver na Champions!

      Abraço

      Eliminar
  10. E o mourinho a cagar postas de pescada sobre a gestão do nosso PORTO a quem ele deve tudo,enquando
    o nosso PORTO não lhe deve nada.PQOP.
    Saudações
    Rocha
    PS-Inveja? Dor de corno,demagogia barata?O mou é um merdinhas.

    ResponderEliminar
  11. Boa Tarde Jorge Vassalo,
    Por onde andava Quaresma antes de vir para o Porto?... Creio que pelas ruas da amargura, depois de enfrentar graves problemas em clubes por onde passou. No Porto recuperou a importância, regressou à selecção e voltou a contar no panorama futebolístico. Rendeu moderadamente respeitando o Porto, faça-se-lhe justiça, mas a sua natureza rebelde que sempre lhe criou problemas aliada à perda de qualidade física que é essencial na sua forma de jogar começaram a complicar as coisas. Quaresma, infelizmente, não tem lugar no FC Porto, pelo que vejo absolutamente normal que o treinador não conte com ele. Não é sério criticar Lopetegui pela sua saída a não ser que desejemos cair nos defeitos que outros cometeram quando andaram por travessias no deserto, reclamando que deixassem jogar Mantorras e outros na equipa. Jesus acabou com isso e bem e, finalmente, a concorrência [com a ajuda do indispensável colinho, obviamente] passou a ganhar qualquer coisa. Que Quaresma vá pela sombra. Desejo-lhe Boa Sorte.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Peditório Quaresma??? Not any more...good luck and be happy

    ResponderEliminar
  13. Não aviso mais que não autorizo ataques aos outros comentadores. Não passa mais, ok?

    ResponderEliminar
  14. Sobre Quaresma e a sua suposta "guerra" com o treinador, apenas digo o seguinte:
    1) Quantos treinadores deram a braçadeira de capitão a Quaresma? Um...Lopetegui!
    2) Que manifestação de confiança num jogador pode ser maior do que lhe dar essa braçadeira? Nenhuma!
    3) Pode um capitão não se comportar com um líder e uma referência para os outros? Não!
    4) O que fez Quaresma? Na primeira oportunidade, por entrar a 2 minutos do fim, desrespeitou adeptos nãoindo agradecer o apoio, desrespeitou colegas ao achar que era intocável e diferente porque a ele ninguém pode meter a 2 minuto do fim, e desrespeitou o treinador colocando em causa as suas opções.

    Perante isto, apenas sublinho: Quaresma, vai...vai com Deus!

    ResponderEliminar
  15. Só um aparte : Será que o Jorge Gabriel também vai ter direito a uma entrevista no El Pais? :D

    Agora mais a sério, segundo o Rascord, Siqueira no Dragão. Dois coelhos com uma cajadada só : finalizava a novela Alex Sandro e ganhávamos em experiencia naquele flanco.

    Força Porto!

    ResponderEliminar
  16. Boas,
    Para mim a novela alex Sandro já tem um final escrito..renova e sai no fim da época!
    Pelo menos assim espero
    Carrega porto
    Helder "aranha" silva

    ResponderEliminar
  17. Caros Companheiros Portistas,

    Sinto-me obrigado a deixar uma mensagem de apoio ao Lopetegui. Tem elevado o nome do FC Porto a patamares que só um fanático pode considerar que já eram os nossos e em especial num mercado vizinho cujo futebol português em geral nunca soube aproveitar. Mas não só (vivo na China, verifico em primeira mão esta situação) melhor ainda era a Samsung nas camisolas.

    Acho que também não podem existir dúvidas de que um Treinador em início de carreira (de Clubes e Treinador Principal) nunca viria para cá para se reformar nem para trazer os amiguinhos espanhóis para ganhar reformas que nem são assim tão boas quando comparadas ao que podiam auferir no médio oriente, china ou estados unidos. Só os pobrezinhos portugueses é que têm constantemente esta filosofia de vítimas do tachinho, à espera que lhe venham oferecer o seu.

    Estamos igualmente a falar de alguém que deu a cara por nós a época inteira, sozinho. Que vestiu e veste verdadeiramente a camisola. Ainda me recordo como adorávamos o Mariano Gonzalez... só porque corria e suava muito quando desportivamente era uns furos abaixo do que se quer.

    Nós somos adeptos exigentes sim. Mas não de vitórias como muitos apregoam. Somos exigentes porque ninguém nos tem à partida, não somos carneirinhos das palmas como para os lados de carnide. Se querem ser um dos nossos têm de nos conquistar, com sangue, suor e lágrimas, ganhando, ou PERDENDO. Como aconteceu. Tudo o resto sempre foi acessório no caminho para o nosso coração.

    E este treinador deu-nos isso tudo. No mínimo merece respeito. No máximo merece outra oportunidade para mostrar o que vale (o Mariano teve 4 anos) e isto apenas se dúvidas existirem quanto à sua qualidade.

    Na verdade, só vejo uma coisa que se pode apontar a um Senhor destes e após uma época destas. Não ter conseguido que os jogadores corressem mais do que ele...

    Quanto ao Quaresma meus amigos, pode ser muito portista, mas fez algo que não poderei perdoar-lhe: foi muito portista e trabalhador até sentir que tinha as costas demasiado quentes (culpa nossa) para fazer o que bem lhe apetecia. Aí viu-se o verdadeiro carácter do Senhor, a quem agradeço, mas que só um cego poderá pensar que não se tentou aproveitar escandalosamente para proveito próprio, em vez de agradecer, todo o carinho que lhe foi endereçado.

    Aliás, nunca vi ninguém do FCP ser tão acarinhado ou defendido pela CS em geral, o que normalmente não é sinal de coisa boa.

    Ao mesmo tempo, nunca vi a CS andar tão preocupada com a solvência do FCP ou com a fraca qualidade do nosso treinador. Se não fosse por mais nada, estes dois sinais bastavam para querer o Quaresma fora e o Lopetegui dentro e por muitos anos.

    Saudações Portistas

    Pedro
    Sócio desde 1987

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Pedro !!!
      Subscrevo na íntegra e felicito-o pela clarividência e profundo conhecimento do modus vivendi portista.
      Grande abraço

      Eliminar
  18. Nunca devia ter voltado, fez mais mal que bem.
    Agradeço o esforço mas, como dizem os Ingleses, good riddance!

    É óbvio, como qualquer um que gosta do jogo e ama o FC Porto, que vibrei e gritei com alguns dos seus golaços de levantar estádios, mas nunca o adorei. É um jogador burro que nem uma casa, que 99% das vezes toma a má decisão (ou não toma a melhor) e que de vez em quando (muito de vez em quando!!!!) dessas vezes que escolhe mal, saca um coelho da cartola. Mas no futebol do século 21 isso é manifestamente insuficiente para um clube da dimensão do FC Porto.
    Há muito boa gente que ainda não entendeu que Messi não é o melhor do mundo por ser o mais tecnicista do mundo. Messi é o melhor de sempre porque jamais houve um jogador (pelo menos dos que vi jogar, dos outros não posso falar) que é um portento de técnica e revela uma inteligência para o futebol de topo.
    A diferença de um qualquer messi para um qualquer quaresma está na capacidade para ler, interpretar e executar o futebol. Um é um Einstein, ao outro fizeram-lhe uma lobotomia...
    E isto sem falar de todas as questões fora das quatro linhas (ou dentro mas depois do apito final)...

    Juntando lenha à fogueira, o Brahimi da segunda metade da época passada está muito mais perto de Quaresma do que alguns argumentam. Ou arrepia caminho ou será outro a passar ao lado de uma grande carreira. Técnica tem, mas a maioria das decisões tomadas ao longo da segunda metade da época passada não foram melhores que as de quaresma.

    Nunca mais é dia 15 de Agosto!

    ResponderEliminar