segunda-feira, 27 de julho de 2015

Pasta de FC Porto


É impossível, absolutamente impossível, ganhar um jogo se não se produz ofensivamente. Este tem sido um dos principais problemas da era Lopetegui. Um defeito que todos os Portistas são unânimes em encontrar. 

Falta um médio criativo? Que tal Brahimi? Um exemplo: o resumo deste jogo na SportTV restringe-se a 30 seg. Uma excelente defesa de Casillas e um remate cruzado ao poste de Alex Sandro. 

Eu entendo experiências. Mas confesso que não percebi nada. Havia táctica? Fio de jogo? Começa-se com 4x3x3 mas com Evandro e Sérgio Oliveira no miolo? E a criatividade? Evandro só para a bola para o lado, Sérgio Oliveira, hoje, francamente mal.

Varela teve vontade de ser pulmão, os únicos passes de rotura eram feitos por... Aboubakar. Confuso, muito confuso.

A segunda parte teve um André André forte, mas com a entrada de Danilo perdeu-se naquele esquema, Tello evaporou para parte incerta, Maxi não está habituado ao jogo pela lateral....Bueno está a querer mexer mas não sabe como, Adrián é jogar com dez.

Se não resolvermos a questão da presença na área e da produção ofensiva, poderemos nunca perder, mas dificilmente iremos ganhar.

Não gostei, mesmo nada. Uma confusão. Mas os jogos de pré-época são assim...?

Individualmente, positivo Aboubakar pela solidariedade, Marcano por tudo, André André pela garra, Varela pela disponibilidade, Brahimi pela tentativa de jogo interior, ainda que trapalhona, Rúben pelos magníficos passes, Alex Sandro pela força e Casillas, por ser Casillas. Grandes defesas. E Helton não esteve nada mal!

30 comentários:

  1. Boas...

    Estou em estreia em termos de comentários por aqui, mas todos os dias venho espreitar o blog... :)

    Ainda não produzimos nada ofensivamente é certo... Eles parecem quase todos muito cansados, possivelmente andam a levar umas belas tareias pois não há mudanças de velocidade...

    A coisa vai melhorar em breve... Esteja o grupo unido e com vontade de vencer.

    Um abraço é obrigado por ir comentando o dia a dia do nosso clube.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos, Miguel. A falta de produção ofensiva é preocupante!

      Abraço

      Eliminar
    2. Falta a produção ofensiva? Neste momento sim. Agora não me venham dizer que ano passado foi esse o problema... O FC Porto marcou 74 golos que foram validados a época passada na liga, mais 1 que 2010/2011. É verdade que houve mais 4 jogos, mas... é uma diferença assim tão grande? É verdade que desperdiçámos o ano passado várias oportunidades de golo, mas não foi isso que nos fez perder o campeonato...
      E na pré-epoca fazem-se jogos de preparação, que como o nome indica servem para preparar a época que vem..A calma e paciência são duas virtudes muito importantes.

      Eliminar
    3. Talvez não se entenda, eu explico. O facto de apontar o que não está bem, não significa que esteja a achar que vamos a caminho do abismo!.

      Estou confiante que tudo se vai resolver até dia 15. E até lá até podemos perder todos os jogos. Desde que isso signifique que se lima arestas.

      Abraço

      Eliminar
    4. "É impossível, absolutamente impossível, GANHAR um jogo se não se produz ofensivamente. Este tem sido um dos principais problemas da era Lopetegui."
      Eu quis rebater esta ideia que não é totalmente verdade, É verdade que aconteceu em alguns jogos em que perdemos pontos, mas que em condições normais não eram suficientes sequer para fazer comichão. Quantos jogos ganhámos à rasquinha? Sinceramente, não me lembro de nenhum. Quantos jogos que perdemos pontos em que desperdiçamos oportunidades? A maior parte deles.
      Isto não quer dizer que não hajam problemas agora. Mas quem não se lembram daqueles erros à entrada da área que nos fizeram sofrer golos no início da época passada. Esses erros foram corrigidos e não me lembro de voltarem a acontecer ao longo da época.
      É verdade que pode faltar algo ao jogo ofensivo, O Brahimi, apesar do ano passado ter sido o nosso segundo melhor marcador, não me parece que seja muito habilidoso na arte de rematar, apesar de ter uma boa colocação. E por isso talvez precisemos de um extremo que marque vários golos.
      E também podemos precisar de um médio, não obrigatoriamente um criativo ou um médio ofensivo, mas um que consiga manter a bola, distribuir e entrar na área, para assistir ou marcar.
      No entanto o mais próximo disso que tivemos nos últimos anos foram o Lucho e o Óliver, e no entanto no ano em que ganhamos a liga Europa não jogávamos com nenhum médio dessas caraterísticas, mas tinhamos um excelente trio na frente.

      Eliminar
    5. Chame-lhe o que quiser, a mim parece-me que um medio ofensivo resolve. E pelos vistos a SAD também.

      Abraço

      Eliminar
  2. É isso caro amigo, com calma. Nesta altura estranho era, tendo saído três referências do ano passado, que a equipa já apresentasse todas as rotinas bem estudadas. Acredito honestamente que o cansaço está a condicionar muito.
    Concordo que também não gostei de ver a indefinição dos ataques, mas realisticamente parece que ainda estamos em modo de caminhar.
    Espero vê-los a correr agora na colónia cup. Aí já devemos ter mais ligação tática.

    Cumprimentos,

    Pedro Santos.

    ResponderEliminar
  3. Realmente a falta de produção ofensiva é preocupante mas acho que hoje se jogou mais para a frente do que no jogo anterior. Porém, se não vier um goleador será difícil. Aboubakar é bom jogador mas não resolve. Na CAN esteve igual, não resolveu coisa nenhuma. Bueno é uma incógnita, André a confirmação de um bom jogador, Danilo uma força da Natureza, A. Sandro um fora de série, Brahimi não sei. Com afinação,lá chegaremos. Entretanto, partilho o dizer de Miguel G. designadamente no agradecimento a Jorge Vassalo por vir aqui comentar o dia a dia do nosso clube. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que há aqui um crónico problema de análise. O que se pede normalmente de Aboubaker é a característica errada em Jackson: o de fazer de 8 e/ou de 10. Se Aboubakar tiver um médio ofensivo a servi-lo bem, vai marcar muitos mais golos que Jackson. Aboubakar é muitíssimo eficaz.

      Abraço

      Eliminar
  4. Ei lá, o Jorge a ser tão critico num jogo de pre epoca?!
    É pre epoca, é preciso ter calma. Este problema já existia o ano passado e isso sim foi grave, agora na pre epoca não me importa muito. Ainda temos mais 3 jogos, ainda falta Imbula,Herrera(um mal amado que não é tão mau como muitos dizem) um avançado suplente e um criativo, ou seja ainda falta muita coisa. Alem disso em Portugal as equipas não são do nivel do Borussia nem Schalke..Eu estou convicto que seremos campeões, penso que o nivel do nosso campeonato baixou e nós temos o melhor plantel.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pedro não me deve acompanhar há muito tempo. É por isso que me farto de rir quando me chamam Lopeteguista! Eu aponto os defeitos e sou crítico no que acho que devo ser! O que não significa que não esteja com a equipa.

      Nota-se que um box-to-box faz falta, e Imbula ou Herrera teriam feito a diferença neste jogo, sem dúvida.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge, você deve e tem direito de ser critico no que quer e acha que deve ser, eu apoio totalmente que as pessoas elogiem e critiquem o que quiserem, e não tem que se sentir condicionadas por isso.. Eu não estava a fazer uma critica á sua critica,apenas a estranhei por ser sobre pre epoca, apenas isso, não foi por ser novidade ver o Jorge criticar ou não.
      Aliás, eu gosto de pessoas com espírito critico e que apontam aquilo que acham deve ser melhorado.
      Como disse é pre epoca, ainda falta muita coisa para começar a época. As equipas veem-se é nos jogos a sério, não agora. Que não hajam lesões isso sim é importante.

      Eliminar
  5. Frente a uma boa equipa alemã, um Porto com apenas 3 jogadores titulares da época passada, Marcano, Alex e Brahimi e que acabou o jogo também só com 3, Maicon, Marcano e Tello, era possível pedir mais? A grande preocupação neste momento é dar capacidade física e ritmo a todos por igual, ou pelo menos aqueles que em princípio vão ficar no plantel, detectar lacunas e corrigir defeitos. O resto vem depois...
    Como já vi de tudo nas pré-épocas, nunca me deixo impressionar nem num sentido nem noutro.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou só a apontar as lacunas que vi. E que tenho toda a confiança que se resolvem. Mas não podemos estar satisfeitos. Melhorar faz parte desta altura.

      Abraço

      Eliminar
  6. Jorge Vassalo,

    Tal como o jogo anterior também não vi este, por isso não comento. Tal como no jogo anterior chegamos ao fim e voltamos a falar de reforços. Honestamente não ligo muito a pre épocas mas este discurso não me agrada e como estou desconfiado.....

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos uma lacuna que vai ser preenchida. Veja O Jogo hoje.

      Abraço

      Eliminar
  7. Jorge Vassalo,

    Só para completar o meu raciocino. Quando se fala de reforços atiramos para cima das individualidades o que deve ser resolvido pelo colectivo. Se o problema, pelos vistos é que não temos dinâmica e organização de ataque, nem a vinda do Ronaldo resolve o problema. Onde é que já vimos isto?

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não resolve, mas ajuda muito. Evidentemente que Brahimi pode ser treinado para isso, mas não resolve. Ou Herrera. Mas insisto, não andava longe.

      Veja a entrevista do NGP ao Jogo.

      Abraço

      Eliminar
  8. Olá pessoal
    E a primeira vez que escrevo no blog apesar de o acompanhar quase diariamente
    Acho sinceramente que não se podia esperar muito mais da equipa nesta altura
    Primeiro porque estão sem capacidade física e porque as duas equipas alemãs são boas e estão adiantadas na pre época.
    E se bem se recordam a época passada na pre época antes do jogo com o everton tivemos as mesmas dificuldades na definição do ataque.......mas jackson chegou e resolveu o assunto o que leva a pensar num ponta de lança..
    De resto acho que só marcano está já aparentemente bastante bem
    Abraço a todos desde Amesterdão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fábio, bem vindo.

      Aboubakar não é Jackson. Mas não é menos - é diferente. Um ponta de lança que, bem servido, vai marcar mais do que JM. Agora será um ponta de lança que não fará trasnsporte de bola - nem tem de fazer. E também não o quero ver a fazer passes de rotura. Ele tem de os receber, não fazer.

      Abraço obrigado pelo seu comentário.

      Eliminar
  9. Oi Jorge,

    Ontem quando resolvi ver o jogo e depois dos 20m comecei a ter um sono de morte, deu logo para perceber biologicamente que a coisa não estava nada boa... aguentei até aos 35m da 1ª parte e fui dormir... quando acordei pensei para comigo "como aquilo estava deve ter terminado 0-0"... ora bem pensado bem feito...

    A equipa está a revelar as mesmas virtudes mas também os mesmissivos defeitos da época passada...

    Se estamos com a mesmas grandes virtudes que é, não deixarmos os outros jogar e conseguirmos obriga-los a falhar repetidamente, na saída de bola, também depois estamos lentos, sem ideias, sem imaginação e sem 2 jogadores que combinem rapidamente em tabelinhas a progredirem no terreno... é que nem dois... quanto mais pedir um envolvimento completo da equipa...

    Isto agravado ao facto de termos um meio-campo mais combativo mas menos combativo e que não chega tão á frente (talvez por falta de pernas).

    O próximo jogo, com o Valência, já temos que mostrar bastante mais e um esboço mais firme de um 11 titular, pois os próximos 2 jogos são os últimos da fase de testes (o jogo com o Nápoles é de apresentação e nunca é um bom teste de treino, pois é uma festa).

    Do que podemos ver, falta claramente um médio-ala-centro creativo e um Ponta de lança, mas muito mais este primeiro elemento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês subestimam muito o Aboubakar. O médio criativo vem a caminho, o NGP assim o garantiu hoje. Quanto ao jogo, eu acho que o facto de termos, de regresso, dois box-to-box vai mudar muita coisa. Especialmente Imbula. O 4x2x3x1 precisa de um médio de transporte. Coisa que não tivemos este jogo. O 4x3x3 precisa de um médio criativo, coisa que não tivemos este jogo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge, subestimo o Aboubakar? Quantas vezes já disse no teu blog que precisamos de um avançado para suplente do Aboubakar?

      Aboubakar é um jogador trapalhão mas com sentido de baliza e oportunismo... para além de ser um "boi" fisicamente que até assusta, agora não é com o inexperiente André Silva, que nem 1 jogo de 1ª liga tem, que vai motivar-se, melhorar e evoluir... Para além de Aboubakar não ser propriamente um avançado do clássico 4-3-3, que jogar de costas para a baliza de pivot é coisa que ele não sabe fazer (sabe receber e passar/tabelar mas não sabe o que há-de fazer depois a nível posicional).

      Sendo 4-3-3 ou 4-2-3-1, o 3º Médio tem de ser sempre criativo e Bueno não é nem pode ser esse jogador... Bueno, infelizmente, caminha a passos largos para ser outro Adrian simplesmente porque a equipa não joga da maneira que ele precisa para render... e como é que é isso? Simples... Bueno é um segundo avançado e deve jogar livremente na frente de ataque, caíndo nos espaços criados pelas movimentações do Ponta de lança e apoiado por 4 médios mais médios que alas ofensivos... se no meio temos isso (seja lá qual seja a configuração dos 2 do meio-campo, temos isso, nas alas nem tanto, pois Brahimi, Tello e Hernâni são demasiado alas ofensivos e ocupam os espaços que Bueno normalmente aproveita para causar surpresa e desequilíbrios...

      Vamos ver como corre...

      Eliminar
    3. Assim, concordo. André Silva, tal como o Gonçalo, não podem ser queimados nesta exigência para a qual ainda não tem tarimba. Tem de rodar na B e/ou noutro clube da primeira liga. Mas não ser vendido, claro.

      Calma, calma, deixa o Bueno adaptar-se. Olha que ele já fez mais em 3 jogos que o Adrián o ano todo....

      Abraço

      Eliminar
  10. Caro Jorge Vassalo,

    Retenho algumas notas da entrevista de PC ao Jogo.

    1 - As prioridades foram Imbula e Danilo Pereira. Esses foram os pedidos, por isso Mister Lopetegui, aguente-se com o que tem e pediu. Também acho que ainda vem mais alguém mas ficou claro que o clube satisfez as exigências mais importantes do treinador, por isso entendo menos o discurso de Lopetegui, principalmente para quem falhou de forma expressiva na primeria época. Não ha desculpas. Há resultados.

    2 - Não há uma pergunta sobre o patrocinador (se é que existe). Não entendo.

    3 - Ficamos a saber pelo jornal que Hernani não tem espaço no plantel. Fico surpreendido e preocupado. Foi mais uma vez escolha de Lopetegui, ainda por cima a meio da época, custou-nos jogadores e dinheiro para agora ser emprestado!!!!???? E Adrian Lopez? Fica?

    Começo achar que Lopetegui tem muitos caprichos....resultados é que mostra poucos...

    Confesso a minha impaciencia com determinados discursos. E nem vou comentar o facto de se dizer de forma clara que são precisos reforços. O plantel deve gostar de ouvir isso.....

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1 - O discurso de Lopetegui não é uma boca. É uma constatação de algo que a SAD está a tratar. O médio ofensivo.

      2- Nem tem de haver. E se houver e o NGP tiver dito que não quer falar disso? Alguma razão há para que ele não tenha sido revelado ainda. A haver.

      3 - Olhe que O Jogo não é infalível. Mas sim, parece difícil, se Lopetegui quer um extremo com tendências interiores e outro ala puro, Hernâni é o quê, o terceiro? E quem lhe disse que o Adrián fica?

      Muito carro à frente dos bois nessa cabeça...

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge Vassalo,

      Se não é uma boca, deveria ser, porque acho totalmente irresponsavel abordar o tema dos reforços desta maneira. Repito: irresponsável. O senhor Lopetegui tem a oportunidade de ouro de corrigir os erros que cometeu na epoca passada. Neste campo, começa mal.
      Eu não sei o que é o Hernani mas se foi contratado com o aval do mister deve ter sido por alguma razão. 6 meses depois, já não serve? Foi um impulso? E espero vivamente que o Adrian Lopez não fique. Mais uma vez temo pela teimosia do mister em querer provar que teve razão na sua contratação. Não teve. Até ao momento foi o flop do ano anteiror e não foi o único.

      Caro Jorge,

      Já percebeu que não morro de amores por Lopetegui. Temo que seja um daqueles treinadores que exige depois muda, depois exige e depois muda outra vez, antes de perceber que é ele que tem que mudar. Comprometi-me, enquanto adepto a dar-lhe nova oportunidade. Defendi e defendo a sua continuidade. Vou respeitar esse compromisso. Mas não peçam a minha paciência e o meu silêncio perante determinadas palavras. Ninguém deverá deixar de ser avaliado, muito menos o mister que reuniu as melhores condições dadas a um treinador nos ultimos 30 anos no FCP.

      Raoc

      Eliminar
  11. Está-se a falar de jogadores, que não há criatividade, mas esquecem-se que os jogadores fazem o que lhes mandam fazer. O ano passado o Porto tinha pelo menos 2 jogadores criativos (Oliver e Quintero sem falar em Carlos Eduardo que não esteve) e onde andou a criatividade da equipa? Passado um ano temos um novo plantel e continua a não haver passes a rasgar, linhas de fundo ganhas, 1 para 1 ganhos seguidos de remate, cruzamentos tensos, bolas paradas perigosas, etc. Compreendo que os adeptos querem futebol ofensivo, mas está claro que o modelo de jogo assenta na posse de bola, no passe no pé e não no espaço, na paciência, na organização, foi assim o ano passado e vai ser assim este ano. Mesmo comprando um medio ofensivo criativo, as ordens deste vão ser segundo a filisofia de jogo, passa para o lado, nada de remates, circula a bola, nada de ataques rápidos, pensa o jogo, contra ataques fora de questão. Este ano vais ser como o ano passado, que com um plantel de luxo vamos ter de ver os jogos com um termo de café ao lado para não adormecer.
    Cumprimentos.

    PS: Sou só eu ou o Bueno é deja vu de um segundo avançado adaptado a uma posição para onde há melhores alternativas?
    João

    ResponderEliminar