sábado, 25 de julho de 2015

Uma Derrota Pedagógica [ACTUALIZAÇÃO SORTEIO DOS ÁRBITROS]


O Futebol Clube do Porto sofreu ontem a primeira derrota da pré-época. Não foi uma derrota humilhante, longe disso, mas foi o resultado natural de algo que tem de ser erradicado do Futebol Clube do Porto: a constante lateralização do jogo e a tentativa constante de sair com a bola controlada.

A primeira parte teve uma colecção de erros infindos de José Ángel, jogador que, quando bem apertado, demonstra bem a falta de fibra que tem, e o quanto precisamos de uma alternativa de qualidade a Alex Sandro. Ricardo não esteve mal, mas também não foi locomotiva ou determinante.

Bem sei dos treinos, das viagens, do tempo de estágio, que o adversário jogou com a sua primeira equipa, já trabalhada etc, etc, etc. Mas a produção ofensiva tem de ser muito maior, o aproveitamento do corredor central também e as tabelas entre extremo e lateral devem ser essenciais. 

Ainda assim, fico feliz - esta, para mim, é a parte importante das pré-épocas - de ver que Aboubakar é um 9 como eu gosto, em apoio mas com presença na área, que André André é a máquina que eu esperava que fosse, que Brahimi - apesar de não estar a 100% - deu muito de si e que Varela veio cheio de vontade. Mas, mais importante que tudo, que Marcano é o melhor central que temos, forte, decidido e quase sempre bem.

Lopetegui, no fundo, tirou as conclusões que precisava tirar. Temos trabalho a fazer. Não me importo de perder na pré-época para ter uma equipa organizada e forte. Mas ainda há bastante trabalho pela frente.

Para terminar, dizer que a política, neste blogue, vai mudar. Criei-o para partilhar com os meus caros Portistas o prazer que tenho a ver futebol. Não o criei como "pensador da bola" nem para falar de contas e de alternativas à SAD. Estou farto dessa conversa. A partir de agora serei mais rigoroso nos comentários. As minhas reflexões são no campo Filosófico, Teosófico, Político, Económico, Artístico, Social, e não são feitas aqui. Penso muito e gosto de o fazer. Mas vejo futebol pelo prazer de não ter de o pensar. Tenham paciência. Se são apaixonados , sejam bem-vindos, se são críticos de tudo, se querem mudar o FC Porto, renova-lo, discutir balancetes e outros quejandos, estão no vosso pleno direito, a bluegosfera está cheia de espaço para vocês. Esse espaço não é aqui.

Obrigado.

ADENDA:

Outra derrota pedagógica é esta, a do chumbo do sorteio dos árbitros, muito feita a Esquadro e Compasso. Nada que não esperasse. Ou melhor, tinha uma ténue esperança que fosse diferente. Mas uma vez mais se prova que o sistema, no sítio onde conta, está virado para outro lado. Não interessa. É importante que Lopetegui saiba com o que conta. E que cole a velha máxima no balneário: "Marcar cinco golos para ganhar por 2-0".

Contra tudo e contra todos. Porque haveria agora de ser diferente? Por isso é que o NGP está contra Fernando Gomes. Ele sabe do que fala.

44 comentários:

  1. Bom dia,

    Boa análise ao jogo, foram as sensações que me deixou. Discordo em Brahimi: precisa que Lopetegui faça com ele o que Jesualdo fez com Hulk - o jogador de equipa. Ontem andava sem muitas ideias e não largava a bola para progredir jogada. Aliás, vejo os nossos extremos quase todos a precisar de muita recuperação de forma física.
    O jogo foi perfeito para pre-época, tirar dúvidas e ver defeitos. Continua e penso que continuará a característica de jogar calmo, sem loucuras e começar sempre na defesa... Gostei do Marcano, acho que é o mais indiscutível neste momento. Gostava de saber qual a sua opinião sobre a ligação entre os centrais e o trinco (actualmente Danilo) que, por esta altura, parece o ponto mais frágil...

    Aplaudo que se desmarque de posturas de reflexões zelotas (um "certo" blogue acaba de publicar a sua própria definição, bravo).

    Saudações azuis e brancas,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aquilo era uma boca para mim - o autor mandou-ma por mail. Mas, além dos "zelotas" também há os "toca e foge"...

      Marcano é muito bom, Maicon, confiante, também. Eu já vi Marcano aventurar-se com a bola, até gosto. Mas não desdenharia um central direito para concorrer com o Maicon, que tivesse essas características.

      Abraço

      Eliminar
  2. O que me preocupa são os mesmo erros individuais que sempre cometemos. Ontem foi Angel e Tello. no passado foi Maicon e Oliver , etc ...

    Mas na primeira parte, com um novo sistema tático e novos jogadores, não se podia esperar milagres. Na segunda parte, com o sistema habitual, o Porto melhorou.

    Precisamos de um central e um medio com mais criatividade.

    Abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo das experimentações é agora. Estas derrotas não chocam. Não gostava de ver Lopetegui a apresentar o 11 titular nesta fase...

      Abraço

      Eliminar
  3. Bom dia, caro Jorge...
    Só vi parte da 2ª parte e do que vi, gostei!
    Gostei de ver o entendimento quase perfeito entre Maxi e Varela! Varela que se fosse mais exuberante, mostrasse mais "alegria" se calhar não seria tão vilipendiado por gente que pouco percebe de bola! Tal como Maicon, o eterno patinho feio do FC PORTO, mas que faz passes de 40 metros que envergonhariam um britânico!
    Gostei de Marcano pela sobriedade, de André André pela raça, Bueno e... André Silva!!! Um catraio metido entre gente grande, calmeirões como os teutónicos, não se deu como borrado e partiu para cima deles. Falhou uma boa oportunidade, talvez pela sua inexperiência", mas mostrou que se for bem encaminhado, é o futuro do FC PORTO!
    Quanto ao sistema que Lopetegui usa - podemos gostar ou detestar, mas isso não vem ao caso - e que pelos vistos, deram borrada na 1ª parte, também temos que ver que foi com uma equipa ainda sem entrosamento.

    P.S. Erros individuais!!!! Se não houvesse erros individuais, o futebol acabaria sempre em zero a zero... Agora claro está que temos que cometer sempre menos que os adversários que apanhamos pela frente.

    ResponderEliminar
  4. Agreed my friend.
    Já não há mesmo pachorra pra determinados portistas. Era fazer uma seleção e oferecer-lhes a todos o red pass.

    Em relação ao jogo tal como já foi dito a pré época serve pra isto, testar rotinas, táticas, jogadores, ver quem está aí pra luta e quem tem que crescer ainda. No que toca a retoques na equipa acho que estamos a trabalhar muito bem.

    PS. Só uma nota pra irritante propensão para estes "portistas" que até um jogo treino de pré época serve pra descarregar no treinador. Incrível.

    Cumprimentos,

    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  5. Há muita gente que pede um central...
    Há muita gente que pede um ponta de lança...´
    No entanto o se calhar precisámos mesmo é um Extremo Direito esquerdino, que faça diagonais, desequilibre e remate, que já não temos desde Hulk e James saíram...e talvez de um criativo
    E talvez de um criativo ou um médio mais ofensivo.
    E já agora que se passa com o Quintero?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quintero está lento e gordo e não defende. Lopetegui bem o quis pôr, ele não fez por isso. Há que encontrar-se outra solução.

      Abraço

      Eliminar
    2. Queria saber para além disso? Tem treinado à parte, para ser emprestado ou vendido?
      E o sorteio dos árbitros foi vetado pela federação! Que grande reforço para o Benfica!

      Eliminar
    3. Actualizei o post para falar do sorteio. Obrigado.

      Quanto a Quintero, está referenciado para três clubes italianos como empréstimo.

      Não sei onde treina.

      Abraço

      Eliminar
  6. Bom Dia Jorge,

    Começando pelo fim acho muito bem.

    Em relação ao jogo em si, revelou-se aquilo que tenho dito em relação às contratações em falta... um ala que desequilibre (tecnicamente) e um Ponta de Lança.

    Começar pelas preocupações...
    1) Erros Infantis... os jogadores continuam a tentar sair a jogar até à exaustão... Ángel errou mas olhamos e víamos Marcano ao seu lado e 4 alemães! Tendo esta perspectiva Ángel só tinha de mandar a bola pela linha lateral. Das duas uma: Ou os apoios não funcionaram ou os jogadores tem de tomar decisões mais rápidas e inteligentes.

    2) Bolas paradas... sigh... será que vai ser mais um ano igual ao anterior?

    3) Laterização... somos uma das equipas no mundo que menos deixa o adversário jogar... pressão alta a obrigar pontapé para a frente e a entregar-nos a bola... mas depois somos uma das equipas no mundo que menos faz com ela... nada, nikles, batatoides... andamos a passeá-la em campo simplesmente.

    4) Cruzamentos... existem treinos? existe estratégia?

    Pontos Positivos:
    1) Zonas de pressão... o Borrunsia foi completamente sufocado... teve 3 oportunidades sempre por erros crassos nossos e não por erros forçados pelo adversário... tirando isso a bola era sempre nossa e eles escondidos no meio do meio campo deles.

    2) Linha defensiva... 1ª ou 2ª parte, a linha defensiva esteve sempre bem articulada (tirando um ou outro erro posicional de Ricardo) o que para esta fase de pré-época é muito bom sinal.

    Em relação à prestação individual...

    Ángel esteve péssimo e anjinho...
    Ricardo voltou a mostrar que não é defesa e que tem erros posicionais comprometedores.
    Marcano é a nossa estrela na defesa.
    Maicon esteve meh. Ou seja, alguns bons cortes, com algumas saídas em pressão à maluca que pode agradecer e muito a Marcano.
    Maxi está de rastos e nem força(?) para um cruzamento tem.
    Alex Sandro esteve regular.
    Danilo não esteve bem... Rúben controlou a zona bem melhor.
    André André não esteve tão bem como tem estado.
    Sérgio Oliveira ali não... ele tem de transportar jogo desde a posição 6 e não andar a receber de costas na posição 10.
    Evandro está a perder espaço no plantel rapidamente. Nem colado à ala nem a deambular livremente se safou.
    Tello sem espaço para correr é zero, mas isso já sabíamos.
    Bueno... para mim foi mais um jogo fraco e perdido no campo... continuo a não ver as qualidades que até por ti já foram evidenciadas Jorge, mas é natural que seja devido à questão táctica.
    Aboubakar continuar muito lutador mas desligado da equipa
    Varela a estrela da companhia neste jogo... welcome back Drogba da Caparica.
    André Silva esteve lutador mas nada mais que isso... más decisões e algumas recepções fracas além de na oportunidade que teve, ele tinha que cortar para dentro e rematar de pé esquerdo pois por ali era impossível após a perda do timing de remate.
    Brahimi... estava cansado e veio de lesão e isso em Brahimi é mais notado que em qualquer outro jogador.

    Em suma,
    Um ala rápido e desequilibrador (já se fala em Bernard) e um Ponta de Lança para disputar o lugar com Aboubakar, que não creio que André Silva ainda esteja no ponto para essa luta sequer, mas não é necessário ser um mostro sagrado para titular mas sim para disputar o lugar, que acredito que o nosso Abou, chegue lá.

    Hernani a entrar nos últimos 10m? Secalhar não está seguro no plantel... Adrian Lopez outra vez a não entrar... Diria que o Porto só estará à procura de um clube para o despachar (?).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aboubakar foi dos poucos a criar linhas de passe... Hernâni não é das maiores dúvidas de Lopetegui, não acredito que Adrián fique, ou Evandro. Claros excedentários.

      Abraço!

      Eliminar
    2. E criou mas para quem? Praticamente iam-lhe entregar a bola aos pés... e depois não se posicionava rapidamente no interior da área... estavamos sempre em défice no interior/cabeça de área e em excesso nas alas (às vezes com 4 homens... 2 médios, ala e lateral).

      Eu não sei se Hernâni ainda é dúvida... a mim parece-me claro que fica se não se contratar mais ninguém (por incapacidade negocial) e saí se esse mais alguém chegar.

      E ontem Herrera, mesmo sem jogar, ganhou um bocadito mais lugar no plantel, pelo menos...

      Eliminar
    3. João, o 4x2x3x1 só funciona bem com um médio criativo ou segundo avançado em condições tipo Bueno...não Evandro ou Sérgio Oliveira. Experimentações.

      Não te preocupes, Hernâni é uma válida opção no plantel, disso tenho a certeza - e olha que não tenho certeza de muitas coisas! :D

      Abraço

      Eliminar
    4. O problema é que Bueno não é um criativo, mas sim um 2º avançado de tabelas rápidas e finalização fácil. Mete-lo como criativo é matar o jogo e a capacidade que o jogador nos pode dar.

      Criativo é um Quintero mas esse parece que nunca quis jogar à bola, mas sim que jogassem a bola para ele... Um magnifico atleta no Quatar, EAU e afins...

      Em relação ao Hernâni eu gosto muito dele e já desde o ano passado que defendo que deveríamos ter uma ala de velocidade com Tello e Hernâni à vez e uma de criatividade com Brahimi e Quaresma.

      Este ano temos Varela que é uma solução híbrida... se entrar mais um ala vamos mesmo ver o que o Lopetegui decide, pois para mim é claro que 5 alas + Ricardo Pereira seria um enorme exagero.

      Eliminar
    5. Vais ver que o Varela é muito mais fiável. Em relação ao Bueno, concordo, mas também acho que o 4x2x3x1 é o futuro do FC Porto, por isso...

      Abraço

      Eliminar
    6. Eu também acho que sim Jorge (em relação ao sistema táctico), mas para tal precisamos mesmo de alguém para fazer aquela posição especifica.

      Bueno é mais para um 4-4-2 clássico à JJ

      Eliminar
  7. De acordo, Jorge Vassalo. Falemos de futebol, do jogo, do Porto e deixemos as contas e alternativas à SAD a quem prefira versar esse tema. Não gostei do jogo de ontem, não tinha de o fazer, mas sempre retive a prestação de André. Jogo de preparação, gente fora do lugar, médios a mais na primeira parte e lateralização exasperante, de resto o tipo de jogo que, sabemos, ser da preferência da linha de treinadores Guardiola. A época ainda vai menina e certamente iremos melhorar, progredindo melhor em campo e não deixando jogar os adversários como tão bem faz o Bayern ou o Barça. Temos plantel e treinador que chega e sobra para ganhar a Liga largo mas a realidade é que o Benfica joga [e tem ganho] em todos os tabuleiros do poder no futebol português. Foi contra o sorteio, morreu o sorteio. É contra Proença e este terá os dias contados. O "Cardeal" Vítor Pereira e os seus "bispos" vermelhos mais os freteiros desta praça vão aguentando o andor deixando o homem da Madeira a falar para as paredes. Duque que cambalhotou e já está na esfera de Vieira, passa a dar-nos música. Tudo se conjuga para que cheguem ao tri, de resto a única hipótese que o homem dos pneus tem para se manter no poder, depois da queda do BES que o obrigou a vender a equipa, o treinador, os anéis, como de resto aconteceu na época passada. Quando é que esta comédia que é o futebol português terá fim?..Se não fosse por amor ao FC Porto, não pensaria mais em futebol pois o faz de conta mentiroso e recorrente que o vicia e o impregna mete nojo!...Investimos a equipa com gente como Imbula ou Casillas enquanto eles é só fazer coisas por outro lado. Ou isto muda, oxalá, ou não chegarão os cinco golos para ganhar por dois, como escreve. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois espantam-se que o FC Porto dê prioridade às competições internacionais... já sabemos, temos que jogar sempre o triplo de qualquer outro adversário para poder vencer.

      Quanto aos jogos, agora é a altura de Lopetegui ver quem tem para fazer que posições de que forma.

      Abraço

      Eliminar
    2. Quanto ao sorteio, eu ainda me lembro de o Pinto da Costa ser contra ele, tendo até dito que "sorteados são os touros". A verdade é que nos retraímos desde o Apito Dourado, e os abutres voaram para os poleiros. Agora queixamo-nos e vimos defender o sorteio. Até que voltemos a dominar as instâncias decisórias, e aí já não quereremos de novo o sorteio. O que é preciso, isso sim, é gente idónea, ebora eu reconheça que no mundo do futebol português isso seja muito difícil.

      Eliminar
    3. Mas, caro Jorge Vassalo, o FC Porto dá prioridade às competições internacionais? Desde quando? O nosso objectivo mais realista, mesmo com as cabalas que existem, são as provas nacionais. Mas se for verdade que damos mesmo prioridade às competições internacionais, duas únicas presenças nos 1/4 de Final da LC em 10 anos só podem ser consideradas como fracasso, o que, claro, não é o caso.

      Eliminar
    4. Caro Pedro,

      Desde este ano, claramente. Não notou o ênfase que o FC Porto deu à Champions? Tomara eu que tivessemos jogado para o campeonato como jogamos na Champions.

      Em relação ao sorteio, o NGP disse que não gostava da ideia, mas era menos má comparada com o sistema vigente.

      Abraço

      Eliminar
  8. «A pré-temporada é falsa, para o bem e para o mal. Se formos muito maus é falso, e se formos muito bons também é falso. " By Jose Mourinho

    Não sou grande admirador de Lopetegui como treinador,mas criticar jogos de pre epoca é ridiculo..Por mim podem perder por 10-0 todos jogos de pre epoca desde que vencam o 1ª jogo oficial do campeonato.

    Aboubakar como sempre defendi é um grande jogador,pena não ter sido mais utilizado o ano passado. Falta um suplente para o Aboubakar e temos plantel completo.

    Quanto aos arbitros, volto a dizer o que já aqui escrevi várias vezes e fui "criticado":Se vamos estar a espera que não haja colinho nunca seremos campeões,por isso este ano tal como as anteriores teremos que ser mais competentes do que os outros como sempre fomos nos ultimos 30 anos e seremos campeões.

    Para terminar gosto do seu blog, discordamos de muitas vezes,mas nunca me viu ou irá ver dizer que devia fechar o blog ,que não tem direito a escrever, que só quer mal do Porto etc. Quem gosta de um determinado blog le, quem não gosta não lê ..Simples, isto vale para todos blogs. Continue a escrever, não porobrigação,mas enquanto isso lhe ser alegria.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso estou de acordo. Falar de médios atacantes quando temos Bueno e Brahimi pode ser redundante. No entanto, suplente a Aboubakar precisa-se. Acho que o André Silva não pode - ainda - ter esse ónus.

      Ninguém falou em fechar o blogue, e já sabe que gosto de falar futebol com quem discorda de mim, não temos de ter ecos de nós mesmos. A sua nunca é uma crítica fácil ou insultuosa. Essas é que não vão passar mais. Como falar de R&C. Há RG da SAD para isso.

      Concordo 100% consigo acerca da arbitragem.

      Abraço

      Eliminar
    2. O Mourinho disse isso na ressaca de uma derrota por 4-2 com uma equipa americana. Já é tempo de percebermos que há sempre uma segunda intenção nas palavras dele - se é que elas interessam para alguma coisa.

      Eliminar
  9. Como desportista que sou, convivo bem com uma pre-época sem vitórias ou boas exibições. Cargas físicas e jogar sobre fadiga, é isso que se pretende nesta altura. As decisões vão ser más, o jogo vai parece confuso, mas isso não pode importar. Posto isto, deixa-me dizer-te que acho até demasiado cedo para se supor que jogador X ou Y podem ser excedentarios por jogarem menos. No caso de Evandro, pegando no teu exemplo, será uma péssima decisão deixá-lo de fora. Mas, muito honestamente, o plantel estará longe de este fechado.

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só o digo porque há muito centrocampista e não me parece que o Evandro mereça não ser convocado sequer. Em relação ao fecho do plantel, também acho que ainda faltam coisas.

      Abraçom

      Eliminar
  10. Pessoa, chama-me os nomes que quiseres. Sê revolucionário para a caixa de Lixo do Blogger à vontade. O problema é todo teu. Mas digo-te o mesmo que escrevi no blogue de que falas: para vocês dizer bem é ser inferior. Ok. Continuem com a vossa esquizofrenia de ir pagar bilhete ( ou lugar anual) para dizer mal de tudo. A SAD agradece, e ignora-vos, como a caixa do lixo do Blogger.

    ResponderEliminar
  11. Caros Portistas
    O Barça perdeu por 3-1 no torneio de Verão. Vergonhaça!? Se a massa adepta fosse assemelhada à nossa, estava já meia equipa com um pé de fora, e não fosse a restrição de compras, já andava tudo a chorar por um lateral direito titular, uma alternativa a médio defensivo, um craque para o meio campo, novos extremos, e um ponta de lança com urgência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, Manuel, nem mais.

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Manuel,

      O problema não é a derrota, que essa é irrelevante (ou as vitórias já agora)...

      O problema é perceber que André Silva não pode ser o único suplente de Aboubakar (estamos a falar de um jogador que nem jogos na 1ª Liga tem e que o ano passado teve uma prestação meh na 2ª liga) e que no plantel todo temos 1 jogador criativo(Brahimi) e outro que desenrasca (Varela), quando no ano transacto havia mais Oliver, Quintero(mal mas havia) e Quaresma.

      Portanto as limitações estão lá e como já disse acima, precisamos de um Avançado, não necessariamente para titular mas com experiência para assumir quando Aboubakar não puder ou estiver mal (isto quer dizer aquisição acessível e barata) e um jogador criativo para uma ala ou interior.

      Ou seja soluções diferentes e complementares, ao que já existem no plantel e as quais Lopetegui já sabe e já as pediu.

      Eliminar
    3. Calma João falta mais de um mês para o fim do mercado... Sossega.

      Abraço

      Eliminar
    4. Calma João falta mais de um mês para o fim do mercado... Sossega.

      Abraço

      Eliminar
  12. Jorge, como prometido é devido... começando pelo fim e dando uma de Octávio Machado, tu sabes do que estou a falar: coices de burro velho e bêbado não merecem qualquer perda de tempo.

    Já vi pré épocas, por exemplo, 1989/1990 em que fizemos perto de 10 jogos, não ganhamos nenhum edepois fizemos uma boa época e fomos campeões, já fizemos boas pré-épocas, por exemplo, com Paulo Fonseca e a temporada foi um desastre. Estes jogos servem para ganhar suporte físico, dar ritmo, de preferência a todos, detectar defeitos para depois corrigir, ver lacunas que devam ser preenchidas. Claro que não gostamos de perder e de perder sem que o adversário, apesar de forte, seja melhor e por erros próprios e grosseiros pior, ainda custa mais, mas as cobranças só devem acontecer quando for a sério, imaginar que este resultado é um indício de que vem aí tormenta... é próprio de quem ferve em pouca água.

    Sobre o sorteio, a questão é apenas e só, desconfiança em quem nomeia. Como acredito que o cavalheiro não se vai atrever a ter os mesmos e vergonhosos critérios na próxima época, não é grave. Se tiver, ao contrário do que fizemos no passado, temos de denunciar e desde o início.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Terá desta vez os olhos do mundo sobre ele. Vamos ver se ele tem um pouco de vergonha na cara.

      Abraço

      Eliminar
  13. Bom-dia caro Jorge,
    Porque será que um portista, - sim porque Fernando Gomes é portista, carago! - ou nortenho tanto faz, quando vai para um centro de poder, renega as suas raízes, prostituí-se como uma rameira de estrada, lambendo o traseiro a quem nunca por nunca se dignou conhecer o país profundo????
    A manutenção de Vitor Pereira na direcção da arbitragem por parte do presidente da FPF é uma escandalosa provocação á grande maioria dos clubes que a sustentam!
    Fernando Gomes não tem tomates para uma "remodelação"? Aí sim seria uma vitória estrondosa do futebol português!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o amigo vai onde for o cheiro do poder...

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu acho que o amigo vai onde for o cheiro do poder...

      Abraço

      Eliminar
  14. É isso caro Jorge, estou por ora menos preocupado com o jogo de preparação do que com o jogo que está a ser preparado... Fora do campo.

    Do Porto com Amor
    http://doportocomamor.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se começámos já a desesperar....

      Abraço

      Eliminar
    2. Se começámos já a desesperar....

      Abraço

      Eliminar
    3. Nada de desespero, temos (têm eles) é que estar vigilantes ao jogo por fora e se necessário, jogá-lo também. Para ganhar, claro.

      Eliminar