terça-feira, 7 de julho de 2015

Velhos e Espanhóis


Estou farto, e só não equaciono parar este blogue por causa dos leitores que me merecem respeito e que corresponda a dedicação que têm a lê-lo, e que muita agradeço, à de escrevê-lo. Estou agastado, nunca pensei que, para escrever num blogue sobre futebol, fosse necessário ser Técnico ou Revisor Oficial de Contas.

Reitero que não vou aqui falar da saúde financeira do meu Clube a cada passo. O Futebol Clube do Porto tem uma estrutura na qual eu confio, e que sabe o que está a fazer, para me proporcionar o que pretendo - a alegria de um bom espectáculo proporcional ao preço do meu lugar anual. Fora isso, vou partilhando as minhas alegrias, tristezas, ansiedades e euforias com os meus leitores, e debatendo, dentro do possível, os mesmos posts na caixa de comentários, que deixo aberta desde que devidamente assinada.

Serve este preâmbulo para dizer que me é totalmente indiferente estar a pensar quanto custa Imbula ou Casillas, ou qual é o ordenado de x ou y jogador, se é pago às prestações ou de forma total. O meu Clube sabe o que tem de fazer para se manter viável e para manter a sua competitividade presente. É um equilíbrio difícil, pelo qual tenho o mais profundíssimo respeito.

Este blogue chama-se "Porto Universal" porque não faço qualquer tipo de distinções a se um jogador à Porto nasceu na Ordem da Trindade, em Massarelos, na Afurada, em Bogotá, Londres, Caracas ou qualquer outro lugar do Mundo. Desde que dê tudo no campo, desde que deixe o seu suor e lágrimas, desde que lute pelo Abençoado Brasão até não sobrar mais um átomo de energia em si, esse jogador é, para mim, à Porto. O mais recente exemplo que tenho é o do pequeno Óliver Torres, mas a sí outros se seguirão.

A alegria de André André a falar, ontem, ao Porto Canal, sobre estar no Olival e "na sua casa" comove-me, enternece-me e mostra alguém que, sei, será - e é - um jogador à Porto. Mas também a forma humilde como Alberto Bueno fala de querer melhorar-se e superar-se todos os dias me dá boas indicações de tal. Ou Gianelli Imbula dizer que sabe que tem de se esforçar ao máximo e que não vem para aqui passear. Mas, principalmente, Maicon Roque, ao dizer que em seis anos nunca falou em sair e que prefere "fazer mais e falar menos, porque quem muito fala pouco faz".


Não gosto nada da ideia de Maxi Pereira vir para o FC Porto, mas é algo sujeito à mudança, como foi a "maçã podre" que me encheu de felicidade durante uns anos e que não duvido seja Portista (obrigado Z por mo lembrares). Tenho as minhas dúvidas que Maxi será um Portista alguma vez na vida mas, se se dedicar como fez até aqui, será um jogador à Porto, por muito que, à altura que escrevo estas linhas, me custe escrever estas palavras tanto como arrancar uma unha.

Quanto a Iker Casillas, não é senão um excelente negócio. O problema qual é, é ser espanhol? Casillas é líder, intenso, motivado, está a querer recuperar a alegria de não estar num carrossel mediático como é o "seu" Real.  Vai trazer-nos projecção da marca FC Porto e, não duvido, excelentes defesas. Ao ter 34 anos feitos há dois meses tem exactamente três anos menos que Helton, e o seu contributo para o FC Porto estará por demonstrar, mas estou certo que não vem para passar vergonhas. Também ele tem a provar que é bom, decisivo, importante e que foi injustiçado. Óptimo.

E por fim a novidade de Silvestre Varela. Para mim, não é questionável a valia de Varela, nem a quantidade de vezes que, quer no Dragão quer na Selecção, serviu de saca-rolhas para jogos complicados e teve rasgos de génio. Alguma inconstância, é certo, mas tinha também a ver com alguma vontade de mudar de ares. Levou um banho de humildade e agora está de volta. E recebo um jogador de entrega à Porto, com humildade e focagem renovadas, absolutamente de braços abertos.

Não sou parvo nenhum, nem estou a deixar passar em claro o facto dos generalistas darem tanto relevo a uma hipotética - para já não passa disso - transferência de Casillas, por forma a abafarem Marco Ferreira e a sua boca no trombone. Não faz mal, não é que se esperasse abertura de telejornais com isto. O que interessa é que iremos, todos, bloguers atentos, repetir ad infininitum como os Túneis e os Estorilgates que também tiveram igual tratamento.

Como também não estamos a dormir com almocinhos recatados de gente discreta mas desesperada a tentar manter o status quo. Não passarão. Estamos atentos, e este ano ninguém estará a dormir. A pressão será sufocante.

Obrigado ao Tertúlia Portista por mais uma grande imagem, que lhe "roubei" sem apelo nem agravo.

51 comentários:

  1. Excelente poste.
    Quanto ao resto o NGP vai resolvendo,e bem.
    E caríssimo Jorge,não deixes de escrever.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou deixar de escrever, só estou farto de falar de finanças!

      Mas obrigado.

      Abraço

      Eliminar
  2. Caro Jorge ainda bem que vai mantendo este espaço aberto

    Tb sou da opinião que temos pessoas capazes na direcção para saber o que é o melhor para o clube.

    Tenho lido mt por essa bluegosfera contra a contratação do iker por ser baixo e velho, só quero lembrar que tem a mesma altura e a mesma idade em que o Baía foi considerado o melhor da europa.

    Quanto ao maxi a mim tb me custa,eu não gosto dele, mas se vier e se nos ajudar a sermos campeões por mim td bem.

    Abraço

    Miguel S

    ResponderEliminar
  3. Totalmente de acordo!

    Há pessoal que parece mais adepto de um escritório de contabilidade que de um clube de futebol.
    Já se sabe que é preciso conciliar as coisas, mas quem lá está, até agora tem dado provas, para merecer no mínimo o benefício da dúvida de nossa parte!

    Não sei se Casillas vem ou não, nem me interessa estar a discutir se é melhor ou pior que Helton...
    Neste momento, estou tão desiludido com Helton, que só me apetece vê-lo longe... "amanhã" até pode passar, mas "hoje" é o que sinto.
    Casillas é campeão do Mundo e Bi-Campeão Europeu por selecções... qts jogadores têm esse curriculum no activo?
    É certo que não atravessa um grande momento, e não é de agora, é dos últimos 2/3 anos.
    Mas estou convencido que a mudança fará bem e que se vier vem claramente para acrescentar!

    abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Jorge,

    Este post já veio tarde, tal a quantidade de refreshs que fiz à página hoje de manhã :)

    Depois vens-me com essa de "só não acabas porque coiso..."... Jorge, tu não acabas porque és Portista de gema e com sangue na guelra! Que tens uma opinião partilhada por muitos de nós e com alguma singularidade, mesmo no global da bluegosfera!

    Não acabas porque és preciso e por seres a voz de muitos e nós... a Importância que tens é inversamente proporcional à irrelevância de quem te fez ter tais pensamentos.

    Jorge, estamos ctg sempre e em todas as lutas para defender o nosso clube.

    Em relação ao post em si, Casillas seria um golpe de génio a nível de Marketing... verás que apareceria logo um patrocinador a pagar umas boas massas(ou a massa que nós exigimos) só por causa dele. Desportivamente, ganharíamos também, pois Helton colocou-se a jeito e comigo já não calçava mais.

    Depois Maxi... vai doer-me muito a confirmar-se a notícia... contratar um lateral que não o posso ver na frente e que tanto mal nos fez(agressões) e tanto mal disse de nós só porque sim, está a doer nê? Não havia mais ninguém? Se vier vamos ter que engolir um sapo e provavelmente muitas expulsões...

    Em relação à parte financeira... eu não estou assim tão preocupado... estamos com um saldo a rondar os 100M€ de vendas e só neste período de transferências... ainda falta saber o patrocinador, mas com alguns jogadores excedentes que espero que sejam transferidos também (Josué à cabeça), certamente ficaremos mais folgados para fazermos aquilo que andamos a fazer.

    ResponderEliminar
  5. Apesar de ser a minha área profissional e de formação também não gosto de falar de finanças no Futebol. Prefiro o jogo em si e questões do plantel.

    O meu unico clube é o Porto,mas tenho simpatia pelo Real Madrid, vejo todos os jogos do Real.
    Quanto a Casillas não tenho boa opinião dele como pessoa, como líder e sobretudo ,nos ultimos 2/3 anos, como guarda redes.
    Não é por acaso que o Real se quer ver livre dele,mesmo sendo um símbolo do clube. Neste momento não me parece muito melhor do que Helton como guarda redes,não transmite segurança nenhuma á defesa.
    Alem disso, não me agrada jogadores que cheguem ao Porto com possível lugar marcado. Se Casillas vem para ser titular só porque é o Casillas e ganhar muito então não quero que venha. Se vier que seja para competir com Helton,Andrez e que jogue o melhor e não o que tem mais nome. A única coisa que me agrada é o prestigio e divulgação que o nome do Porto terá com a sua contratação,pois mesmo longe do seu auge é uma figura do futebol mundial. A ver vamos o que acontece.

    Quanto a Maxi desportivamente não me agrada,até hoje sempre me pareceu um caceteiro e lateral banal, não é por poder vir para o Porto que mudarei a minha opinião.
    Caso venha irei gostar de ver o que dizem certos portistas que tanto batem em alguns jogadores do Porto por certas declarações. Que se tenha memoria para tudo e não só algumas coisas.

    Quanto a Varela, que seja bem vindo.. Jogador experiente,português e campeão.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos, no fundo, ver como se porta. Pode ser que todos os três trabalhem em prol do FC Porto, Cada um à sua maneira parece-me virado para aí, sinceramente...

      Abraço

      Eliminar
  6. Jorge, sou seguidor deste blogue, embora nunca tenha participado.
    Até hoje.
    Please, man. Stay on track!!!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Casillas

    Maxi - Marcano - Maicon - Alex

    Danilo , Imbula e André

    Tello --- Aboubakar --- Pedro (otra bomba que os jornais de Barcelona falem, mesmo negocio que Tello)
    seria bom 2 alas muitas rapidas com as bombas do Abou

    com os tres a entrar :
    - Brahimi pra 10 em vez do André
    - Hernani/Varela pro Pedro
    e Evandro pro Imbula

    Suplentes de luxo :

    Helton
    Sergio Oliveira
    R. Neves
    Brahimi
    Hernani
    Goncalo P.
    Evandro
    Varela

    vender R.Nunes e Andres, Adrian, Reyes, Herrera e Quaresma

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro? Lol! Não brinques com o meu coração. Ia esperá-lo ao aeroporto :)

      Ass:Fonseca

      Eliminar
    2. Como diz o Fonseca, não me mate do coração carago!

      Eliminar
  8. Conversa de "adeptos":
    1. Então diz que o Casilhas vem aí...
    2. Uma vergonha, uma vergonha.
    1. Pois é, vai custar 8 milhões.
    2. 8? 12, li no Record.
    1. Ou isso. Uma vergonha. Uma vergonha.
    2. Vem para cá gozar a reforma.
    1. Uma vergonha.
    2. E joga mal com os pés. E mesmo com as mãos é fraco.
    1. E um guarda-redes tem de saber jogar com as mãos. Uma vergonha.
    2. É mais um espanhol.
    1. Uma vergonha.
    2. Isto qualquer dia é o real Oporto, só com espanhóis.
    1. Pois é. Uma vergonha.
    2. Tudo bem que foram campeões do mundo, mas eram espanhóis do sul, estes são todos do norte.
    1. Uma vergonha. E este vem para quê? há guarda-redes melhores que ele em Portugal. Uma vergonha.
    2. Só no CNS há vinte ou trinta melhores que ele.
    1. Uma vergonha. E o Imbula? 30 milhões.
    2. 30? 40, li no Record.
    1. Uma vergonha. E ainda por cima preto.
    2. E do Congo. Se fosse da Nigéria, mas do Congo?
    1. Uma vergonha. E o Danilo? 10 milhões.
    2. 10? 20, li no Record.
    1. Uma vergonha. Diz que o Sporting o queria. Para eles o quererem deve ser um cepo.
    2. E português, ainda por cima. Querem ganhar o campeonato como? com espanhóis e portugueses?
    1. Uma vergonha. Andam a dormir. Em vez de irem buscar espanhóis e portugueses deviam ir à China buscar chineses. Os gajos são muitos têm de ter lá bons jogadores!
    2. Ou à Índia!
    1. Mas esses não comem carne, depois ficam fraquitos e não metem golos. Uma vergonha.
    2. Pois é. Com os 40 milhões do Imbula traziam 10 bons chineses.
    1. E um guarda-redes! o Real Madrid vende-nos o Casilhas e vai à China buscar o substituto!
    2. À China? Ao Vietname! li no Record!
    1. Uma vergonha, uma vergonha.

    Enfim, podia continuar... é este o espírito de alguns adeptos. Sempre tudo mal, sempre a comprometer o presente e o futuro, a sad anda a dormir, etc. Não há muito a fazer. Mesmo sendo campeões dirão sempre que fizemos 90 pontos mas é pouco. Deviam ser 91. Se ganharmos a Chémpes dirão que a exibição na final foi má. Se contratarmos o Lewandovski dirão que vai tapar o Gonçalo. Felizmente existe o FM para eles colocarem em prática os seus métodos de gestão. E viva o nosso FCP e força para o blogue. Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá, é isso tudo João. Obrigado por explicá-lo tão bem, João.

      Abraço

      Eliminar
    2. Epa, muito bom. Não quer escrever um post na Tasca? :)
      Mas olhe que o Chinês do Real é aquele do basquete, para não haver problema com a altura. Obrigado pela gargalhada.
      Oh Jorge, desculpa lá o recrutamento do comentador, mas ri-me com gosto.
      Abraco.

      Eliminar
  9. A oposição ri-se de nós por contratarmos jogadores "velhos" esquecendo-se que o benfas foi bi com a banda do reumático. Os nossos, além de criticarem a idade, criticam os € que se vão gastar. Mas, uma das criticas que fizemos à época passada não foi a extrema juventude do plantel? E quanto aos euros gastos, creio que entre vendas e compras ainda estamos com um saldo extremamente positivo. E esquecem-se que está por chegar um novo patrocínio. Do exterior. Que, a ser verdade, a vinda de Iker, vem, sem dúvida alguma, tornar ainda mais "apetitoso" para esse patrocinador pois a exposição mediática do nosso clube irá aumentar.

    Há um senão, ainda que no Porto jamais deverá ser um senão: a participação na próxima LC tem necessariamente que ser positiva, e espero que isso não prejudique, como na época passada, a caminhada para a conquista do campeonato.

    Abraço,

    P. Torres

    ResponderEliminar
  10. Espero que o Casilhas não venha. Se não serviu para o "GALÁCTICO" Real Madrid, também não servirá ao Gigante FCPorto. E já nem falo, da demência dos 8 milhões de ordenado. O FCPorto a que eu estava habituado, durante anos e anos, fez o seu sucesso, pela humildade do seu trabalho. Meu caro Sr Jorge Vassalo, o nosso clube está-se a deixar dominar pela vaidade, que nada conquista. Isto vai acabar mal.

    Luís (O do Sérgio Conceição)

    ResponderEliminar
  11. Ainda quanto aos €:

    Seria preocupante se a juntar aos €M4/€M5 por ano o Porto tivesse que pagar pelo passe do jogador. Ora, não creio que isso vá acontecer, ou seja, pela transferência nada se pagará. Se a SAD pagar por ano €M5, significa que Iker irá custar no fim do contracto €M10.
    É muito por este jogador com este perfil? Não creio.

    P. Torres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 2,5 a 3,5 por ano ou seja 5 a 7. Não me parece muito, de forma alguma.

      Abraço

      Eliminar
  12. Caro Jorge Vassalo, tens um problema de fácil resolução, basta não dares tanta relevância aos jornais.

    Quanto a verdadeiros problemas do FCPORTO há aquele em que tenho insistido na sua resolução que é o de os jogadores volta e meia irem às selecções, prejudicando o treino colectivo e o trabalho do treinador, isto além da desvalorização dos jogadores.

    ResponderEliminar
  13. "alegria de um bom espectáculo proporcional ao preço do meu lugar anual"

    Se o seu portismo se reduz a isso, compre um lugar anual no circo Cardinal e reclame à ASAE se o leão não comer o domador. Escrever sobre o F. C. do Porto e defenir-se assim como portista diz bem do miserabilismo a que chegou o nosso clube com os Lopeteguistas empedernidos. Haja um pouco de vergonha para invocar o nome do F. C. do Porto em vão ou para ganhar uns patacos.
    Fernando Pessoa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Vós, os brasonados do Portismo, sois abençoados com a verdadeira Casta. A casta de escrever parvoíces que nunca ninguém irá ler.

      Abracinho.

      Eliminar
  14. O sr. Jorge não precisa que o defenda, mas ele não disse que o seu portismo se reduz a isso. Disse que pretende que a sad lhe proporcione isso. São coisas diferentes. O Fernando Pessoa que eu conheço saberia fazer a distinção, apesar de preferir o tinto ao azul. Mesmo assim, ele com os copos raciocinava melhor do que muitos lúcidos. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  15. Ó Pessoa,

    É o ortónimo, o pseudónimo, ou o anónimo?
    Assim é difícil...

    Chevalier de Pas

    ResponderEliminar
  16. Casillas... o antídoto para o colinho!
    É que com ele cá milhões e milhões de olhos se virarão para este pequeno pedaço de terra á beira-mar plantado.
    Aliás basta ver o alvoroço que provocou em toda a Europa.
    Quanto á CS de cá, nada que me surpreenda, a não ser o Record que fez de nós capa (lá está... o efeito Casillas!!!), e o CM a dar relevo ao... ordenado.

    P.S. Ainda está para nascer um portista que se cale. Com ou sem razão! Por isso caro Jorge, força no teclado...

    ResponderEliminar
  17. Jorge,
    Como queres o teu sapo? Assado não dá, mas prometo que fica um pitéu na mesma. Venha de lá o bicho que eu desconfio que ainda vamos gostar dele.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De preferência tártaro, para custar menos a engolir :-)

      Eliminar
    2. When the going gets tough...

      Do Porto com Amor,
      LAeB

      Eliminar
    3. Caro Silva, diz que é bom mas, para mim, é como os caracóis... os olhos também comem.

      Mas se tiver de ser.. um gajo habitua-se...?..?

      Abraçom

      Eliminar
  18. ....velhos, espanhóis, campeões do mundo de clubes e selecções, campeões da Europa de clubes e selecções, 27 milhões de seguidores no Facebook, a jogar como titular no Real Madrid, um clube famoso, mas menos que aquele onde o melhor g.r da época passada para a Liga, antes de jogar em Lisboa, era profissional, por isso acredito que a eventual experiência adquirida nos possa ajudar. Ah, quanto aos neo-gestores-economistas que Portugal produziu nos últimos 4 anos, que acham que os outros gestores-economistas são todos uns atrasados-mentais só porque não são neos, gostava de formular um desejo: vão-se foder!

    ResponderEliminar
  19. Jorge se deixares o blog vais ter de aturar aqui o casal. E faço com que comas sempre sundae trocado no Mac. Ahah bons tempos. Já tenho saudades.

    ResponderEliminar
  20. Ivan Cavaleiro no Mónaco por 15 milhões. É incrível, este benfas. Deve ter um acordo com os clubes da Europa para que todos os jogadores sejam vendidos por 15 milhões. A seguir deve ir mais um júnior por 15 milhões, claro. Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é estranha, a dos 15M.

      E ninguém questiona.

      Abraço

      Eliminar
  21. Jorge: sei onde moras e o que fizeste no Verão passado :)

    João (o da saúde): obrigado pela gargalhada noturna :)


    "fernando pessoa": que te cresça um pinheiro atravessado, num sítio que eu cá sei e onde o Sol não brilha, de cada vez que invocas o nome do poeta em vão. e segue o teu caminho, com a merd@ na algibeira, que eu não dou para o teu peditório.

    ResponderEliminar
  22. Nem penses em desistir por causa das "Pessoinhas" desta vida pá! I kill you!!!

    Abraço - e obrigado pela referência á minha pessoa ;) se tudo correr bem, lá irão mais uns quantos dar-me nas orelhas porque defendi o Maxi no Porto!

    ResponderEliminar
  23. Não disse nada, mas é óbvio para toda a gente, mesmo para os que estão sempre com o dedo no gatilho...

    O trabalho que tu e outros abnegados como tu prestam na defesa do nosso clube é impagável!

    Obrigado.

    E força ai!

    abraço

    ResponderEliminar
  24. Caro Jorge Vassalo,

    Serei dos ultimos a comentar e provavlemente vou repetir o que já alguns escreveram. Mantenha este espaço aberto porque, para além de ser muito bem escrito e descrito por si, é uma lufada de ar fresco e comepte com um bom par de blogues portistas no topo das minhas leituras diárias obrigatórias. Ligo muito mas mesmo muito pouco a esses programas de TV e radio cheios de comentadores que nunca deram um chuto na bola nem sabem o que é futebol e por isso as tertulias na net são o meu meio preferido para estar actualizado sobre o FCP.
    Confesso que vou engolir uma grande sapo com a vinda do caceteiro mor do Uruguai (e ainda vou refletir sobre o que fazer) e mais do que o dinheiro, preocupa-me a lógica desportiva do FCP. Há coisas que verdadeiramente não entendo, contudo manda o bom senso que se deixe a poeira acentar e se comente o que efectivamente é real e não o que os jornais querem vender. Não quero que o meu clube se transforme naquilo que foram os vermelhos e os verdes durante anos ou seja campeões da pre temporada, com grandes e sonantes aquisições e depois no final do ano eramos nós que ganhavamos. Por isso, confesso que fico preocupado com alguma sobranceria que se possa apoderar dos adeptos e da propria equipa. Senhores: O Porto nos ultimos 2 anos não ganhou nada, ZERO. É preciso dar a volta á isto e os nomes não ganham nada.

    RAOC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais, muito obrigado pelas suas considerações, São muito importantes e motivadoras, para mim.

      Em segundo lugar, as apostas, em continuidade, em jogadores como Ricardo, Gonçalo Paciência, Ruben Neves, Sérgio Oliveira, Hernâni ou André André, contrariam esse sentimento. A experiência era fundamental. Eu concordo com a política contratual.

      Abraço

      Eliminar
  25. RAOC

    O Porto ganhou uma supertaça, é quase nada, mas não é nada.

    abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Supertaça, apesar de disputada na nova época, é referente á epoca anterior. Pelo menos para mim, por isso mantenho que não ganhamos nada.

      Caro Jorge, vou aguardar pelo fim da silly season para ver se essas apostas na continuidade são de facto uma realidade. Aguardemos para ver. Mas não é apenas isso a que me refiro.....

      RAOC

      Eliminar