quarta-feira, 22 de julho de 2015

Virgens Ofendidas e Entrevistas [ACTUALIZADO]


Anda por aí meio mundo Portista ofendido com as palavras do Nosso Grande Presidente ao El Pais. Nomeadamente àquilo que julgam ser uma bicada aos antigos treinadores do FC Porto. Mas não é. É só a um.

Esclareço. Jesualdo saiu quando o projecto se esgotou. A bem, de forma a que ainda hoje fala bem do FC Porto. André Villas Boas saiu a bem, caro, muito caro, deixou uma grande franja Portista descontente, mas continua a ser entrevistado pelo Porto Canal, a fazer especiais, tem o seu quadro do 5-0 no Museu, almoça frequentemente com o NGP e é comum vê-lo na tribuna presidencial a ver jogos do seu Futebol Clube do Porto.

A boca é para um só. Aquele que se desmultiplica em entrevistas para tentar passar a espinha que tem encravada na garganta. Coisa que não compreendo. Ou melhor, compreendo. Já escrevi sobre isso aqui. E à qual mais nada tenho a acrescentar. A não ser que, três anos volvidos, ainda não seja a ele possível compreender a mais dura das verdades. Na hora do aperto, foi-lhe dado o amparo que o sucessor não teve a época inteira. E quanto à qualidade do plantel, quantas e quantas vezes, sim, Hulk e James não resolveram jogos in extremis? Ou Moutinho? Ou Lucho? Não há comparação entre planteis, em experiência, poder de fogo ou princípios assimilados, por exemplo.

Estamos todos agradecidos. Mas o Narciso tem de se vitimizar. Até parece que o NGP não lhe ofereceu a continuidade nem nada. Por isso, é natural que o NGP se canse de tanta posta de pescada sobre assuntos que não lhe dizem - já - respeito. E eu estou com o NGP.

Outra virgem ofendida levou com a indiferença dos tribunais. É como quem diz "Homem, cresça, deixe de ser criancinha e aceite as coisas como um homem, tenha juízo e não me chateie".

O meu caríssimo Cândido Costa, como grande homem do futebol que é, e a pessoa séria que sei que também é, resumiu um não assunto de outras virgens ofendidas obcecadas em poucas frases, como só alguém como o Cândido sabe fazer.

E, por fim, para outras virgens ofendidas, fique claro a mais valia da contratação mais badalada do momento. Eu sei que custa. Mas não é Pinto da Costa quem quer. É Pinto da Costa quem sabe.

ADENDA:

Também eu tenho que me retratar de uma coisa. Apesar de não me ter caído bem no tempo que aconteceu a forma como Jackson Martinez se foi embora, quero dizer que isto aqui em baixo vem limpar tudo o que disse. Obrigado Cha Cha Cha! Que sejas feliz no Atlético.



Obrigado! Começo como irei terminar, não apenas este texto mas principalmente o meu percurso no FC Porto: com um...

45 comentários:

  1. Obrigado Jorge. Um essencial contraponto à generalidade da opinião da Bluegoesfera, e um com o qual eu concordo a 200%.

    Não foi o próprio VP que afirmou que depois da sua saída dificilmente o Porto bateria o Benfica enquanto JJ continuasse no SLB? A soberba é feia em qualquer um, em particular em alguém que tanto criticou JJ por esse mesmo motivo...

    De resto, aparte a natural visão sobre as coisas com "lentes azuis e brancas" e o "dourar da pílula" que se espera, o que o NGP disse não é nada de justifique a reação extremada que por aí vai. Posso não aprovar totalmente tudo o que ele disse, mas não o condeno já à senilidade e invalidez.

    My 2 cents.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda muita gente ansiosa por sangue...

      Abraço

      Eliminar
    2. Nem pó! Eu cá não dou para o peditório do Vitinho. Dá direito a ser expulso da bluegosfera? Então já fui. Mas ok, eu sou um pequeno parolo provinciano, lopeteguista seguidista ;)
      Abraços Jorge! Mando um postal de Barcelona :))

      Eliminar
    3. Silva prepara-te para seres fuzilado! Como ousas dizer mal do superior Deus! Bartheloooona! Abraço

      Eliminar
    4. Eles que benham! Solto-lhes os CÃES
      ;)

      Eliminar
  2. VP desde que foi para a RTP, conviver com aquele falso e comido pela azia do carlinhos de paredes... nunca mais foi o mesmo! O que é uma pena... O Homem era simples e humilde, forçou uma mudança de personalidade, mas é de tão forçada, que não convence nada nem ninguém...

    Confesso que não gostei dessa indirecta de PC aos anteriores treinadores... Ele lá terá os seus motivos e é como tudo. A gente toma posições com base na informação que tem, por isso....

    Mas voltando ao que realmente interessa, anda tudo incomodado com a gestão do FCP e a valia dos reforços... é bom sinal!

    Pena é ver a nossa massa adepta tão dividida... 2 anos sem ser campeão e leva a isto... ridículo!
    A facilidade com que se deixam comer pela propaganda mete nojo!

    Andaram durante anos e anos entretidos com as vitórias, não sabem nem quiseram saber do esforço e mérito necessários para lá chegar!
    E agora, que lhe falta a festa, já nada presta, está tudo mal, os que tornaram possíveis todas aquelas festas são uns necas que só fazem asneiras... PQP!!

    abraço


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro Carrela, a indirecta foi ao VP.

      Do resto, dizer só que vamos ver muita gente a mudar de opinião muito depressa quando forem festejar aos Aliados.

      Abraço

      Eliminar
    2. Acredito que sim, mas mesmo que tenha sido só para VP, continuo a não gostar, mesmo nada!
      Mourinho, pela postura ridícula que sempre demonstrou para com o nosso clube desde que saiu, ou desde que estava com um pé de fora, nunca teve retaliação (que eu conheça), e merecia mais que nenhum outro (eu sei que também ganhou mais que nenhum outro)!

      Não sei o que se passou na realidade, e pode existir algo que o justifique, eu desconheço...

      O que eu sei é que VP foi tratada como um cão por grande parte dos nossos adeptos, e na minha opinião, nunca foi devidamente defendido! Se o fosse, talvez mais tivessem aberto os olhos e VP tivesse continuado pelo menos + 1 ano.

      Apesar desta mudança de personalidade, apesar de andar sempre com recados... Mesmo assim, acho que o trabalho que desenvolveu merece mais respeito.

      Mas ninguém tem de gostar de tudo...

      Eu também acredito que sim, que muitos vão mudar de opinião, será bom sinal!
      Porque será sinal que voltamos a ganhar, porque no fundo é isso que alimenta o Dragão!

      abraço

      Eliminar
  3. Caro Jorge

    será que me sabe esclarecer sobre os direitos de transmissão dos jogos comprados pela tve, eles compraram os direitos as quem? Ao FCP ou á sptv que é quem transmite os jogos?

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FC Porto tem os direitos destas transmissões. Vendeu-os nacionalmente à Sport TV. Mas a TVE é internacional.

      Abraço

      Eliminar
  4. É bem observado, caro Jorge.

    Talvez o alvo fosse mesmo VP. Mas não deixa de ser contraditório quando na mesma entrevista diz que vai com os treinadores até ao fim do mundo. E que precisava de mudar de estratégia por falta de recursos, quando excepção ao ano de PF, é o que se vê.

    Estou à vontade porque sou dos que ficou muito contente mal soube que VP ia embora. Já o disse e repito: foi bicampeão sem saber ler nem escrever. Mas não sei se lhe foi mesmo oferecida a continuidade, penso que não. E o homem ficou ressabiado. Ainda assim, não vejo motivo para PdC se referir a ele desta maneira.

    Mas enfim, é o que é...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Garanto-lhe que foi oferecida a renovação a VP. Ele próprio disse no MaisFutebol que foi ele que decidiu sair para que se "pudessem experimentar outros estilos". VP não lidou bem com o descontentamento pelos soporíferos jogos com que brindou os adeptos. E desde então, vai reparar o meu amigo LAeB que qualquer entrevista dada por VP tem sempre uma farpa ao Futebol Clube do Porto, evidenciando o seu score.

      Não é contraditório de forma alguma. Pinto da Costa sempre defendeu os seus treinadores em horas difíceis. Vitor Pereira (duas vezes) e Paulo Fonseca (3 vezes), por exemplo. Não me consta que Lopetegui esteja incomodado.

      Digo-lhe mais. Acho que o Momento K foi o pior que poderia ter acontecido ao Futebol Clube do Porto. Deu a ideia de que qualquer um servia com qualquer plantel. Grave erro.

      E, no fundo, VP sabe que ganhou os campeonatos mais por demérito dos concorrentes do que outra coisa...

      Abraço

      Eliminar
    2. Não consigo concordar com vocês os 2 em relação à falta de mérito de VP!

      Vocês acham mesmo que VP ganhou, fosse o que fosse, por obra do acaso?

      Mas durante os 3 anos em que ele esteve no FCP, houve alguma equipa que foi melhor em campo que o Porto de VP?? NÃO!
      Não falo de resultados, porque a bola vai ao poste, etc etc...
      Falo de domínio COMPLETO das variáveis do jogo!
      Remates, oportunidades de golo, oportunidades dos adversários..... TUDO o que é possível controlar num jogo! Porque o treinador não controla a finalização, controla a forma de chegar às situações de finalização e de impedir que o adversário o faça!!
      VP fez o que MAIS NENHUM fez!
      Dominou os jogos a seu favor!
      Em 3 anos, vá, em 2 anos para o campeonato FOI SEMPRE a melhor equipa em campo, ganhou o que ganhou por mérito próprio! IMENSO mérito próprio!

      abraço

      Eliminar
    3. Ena, discordo dessa parte. 2 anos e uma derrota, não pode ser só demérito dos outros. Eu fiquei contente com a troca (oh lord, i was blind), mas agradecido ao Vitinho. Agora...desde que começou a dar aulas ao Guardiola, certamente iluminado pelas luzes da capital, tudo estragado! E sim, destila azia o rapaz...
      Outro abraço.

      Eliminar
    4. Hey hey calma! Ninguém disse que ele não tinha mérito, calma aí! Já disse que lhe estou agradecido. Agora, acho - é a minha opinião - que não é minimamente comparável com Villas Boas e Mourinho! Vitor Pereira tinha uma defesa forte, mas o ataque soçobrava muitas vezes, era ultra previsível nas substituições e empatou muito, senão teria ganho os campeonatos a brincar, o que não foi o caso!

      E já analisei isto no post que linkei, a equipa de VP vinha sendo preparada há anos pelos seus antecessores. Não era um cepo mas também não é nenhum super-homem!

      E as competições europeias falam por si.

      Abraços

      Eliminar
    5. Jorge, concordo que VP tinha uma defesa forte e que o ataque nao era o mais excitante... mas vamos a factos quanto ao resto:

      A tal "equipa que vinha sendo preparada ha muitos anos" - onde e que voce ve isso? quantos jogadores e que vieram antes de VP para essa equipa (e estou a falar de VP no seu primeiro ano como adjunto a mandar no treino)? como e que jogava a equipa do ano anterior?

      "O ataque socobrava muitas vezes e era previsivel nas subsituicoes" - Entao mas que subtituicoes e que ele podia fazer se so tinha 13-14 jogadores de jeito? porque e que acha que num jogo na Luz tinhamos 3 juniores no banco? Ou era com Liedsons a coxear que la iamos? Onde e que menciona o azar na Champions contra o Malaga em que varios jogadores falham oportunidades escandalosas
      Esta-se a esquecer qual era o unico extremo de jeito no segundo ano de VP? VARELA!!! tivesse ele tido dois bons jogadores para quase todos os lugares como o Lopetegui e logo veriamos...

      Villas-Boas? Realmente tem mostrado muito quando nao tem o VP como adjunto. Fracasso total em Inglaterra, e na Russia ganha a rasquinha porque tem uma equipa 3x melhor (e mais cara) que qualquer adversario. Ate na Champions consegue quase pior que o Benfas apesar de ter na equipa varios jogadores que tinham sido do melhor que passou por Portugal nos ultimos anos.

      Nao se esqueca que o Benfas desses anos era muito melhor do que foi no ano passado - quando o dito momento K surgiu, foi a primeira derrota do Benfas no campeonato. Onde e que esta o demerito do adversario, especialmente se compararmos com a epoca passada em que o Benfas perdeu prai 3x mais pontos?

      Onde e que menciona o azar na Champions contra o Malaga em que varios jogadores falham oportunidades escandalosas, o Defour deixa-se expulsar de forma ridicula e o Moutinho e o James estao lesionados? Ou o primeiro jogo de VP, contra o Barcelona, e a ter de por o Kleber a PL, e mesmo assim quase a fazer um milagre?

      jogos aborrecidos? Sim, o meu aborrecimento era que mal o Porto marcava um golo, ja sabiamos que iamos ganhar porque os outros nem cheiravam mais a bola. Uma chatice de aborrecimento. Veja la que ate marcar golos ao Benfas era normal, ao contrario de hoje em dia...

      Que Pinto da Costa queira rebaixa-lo nao tenho duvidas, mas isso e por saber que ele ter saido foi a pior coisa que podia ter acontecido ao nosso clube, e que so aconteceu (nao esquecer que VP e portista a serio) porque nunca foi capaz de dizer "estou muito contente com ele" como disse agora do treinador que teve os ovos todos e nao fez omoletes....

      Eliminar
    6. Pancas, vai ser longo:

      1 - Como você indirectamente diz, é uma equipa galvanizada por um Poker. Foram marginalmente mudados com as vendas. As compras, falarei mais à frente. Ainda assim, sistema de jogo, atitude, Mística, maturidade e Capitania não faltavam a Vitor Pereira (VP).

      2 - As compras poderiam ter sido sugeridas por VP. Eu gosto muito que se pense que Lopetegui agora tem tudo o que os outros não tem. Mentira. Tem um PROFUNDO conhecimento do mercado e é DECISIVO na vinda de jogadores. Brahimi, Casemiro, Óliver, Tello, como alguns exemplos. E, já agora, Iker Casillas. Se os treinadores são mais passivos nesse aspecto a culpa não é dos sucessores. E o 13-14 de que fala era infinitamente mais sólido e coerente que TODO o plantel de Lopetegui.

      3 - Então Villas Boas é uma fraude. Quem treinava era o adjunto. No entanto, ainda não vi VP em nenhum clube de jeito.

      4 - O benfas fez 85 pontos. Recorde absoluto.11/12: 69 pontos. 12/13: 77 pontos.

      5 - Azar como o do Bayern? Justiça arbitral como com o Bayern?

      6 - Julen Lopetegui tem o recorde absoluto de posse de bola do Futebol Clube do Porto. O que não tem é "Hulk Resolve" "El Bandido" ou GPS do Moutinho.

      Ninguém quer rebaixar Vitor Pereira. Defendi-o até à morte. A não ser quando se tornou nojento na sua soberba, agindo como se fosse o melhor treinador de sempre do Futebol Clube do Porto. Não posso com a soberba.

      Abraço

      Eliminar
  5. Ah Ok, sendo assim ainda nem á um mes o iker ta ca e já começa a render.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde,

    Não acho que tenha havido boca do nosso Presidente a nenhum dos nossos treinadores. Nenhum deles pôde contar com o trio atacante na sua máxima evolução e a titular. Creio que foi mais uma observação que é mais fácil ganhar quando há muito dinheiro para comprar jogadores já feitos (alô Mourinho)... O que até acaba por ser um elogio aos tais treinadores que, na sua vez, trabalharam Hulk, Falcao e James.

    Saudações azuis e brancas :)
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
  7. Desde quando é que VP teve Hulk, James e Falcao ao mesmo tempo????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem disse que eram todos ao mesmo tempo?

      Eliminar
    2. Não, meu amigo, o que o Presidente estava a atestar era a qualidade inequivocamente superior deles. Mesmo assim é que VP teve sempre 2/3 desses...

      Abraço

      Eliminar
  8. Apoiei, como apoiei todos ( ...minto, ao fim de 2 jogos não podia ver Octávio, no fim do 1°jogo da pré-época " despedi " o italiano e depois do Artemedia não perdoei a Adriense ) até ao limite, mesmo Vítor Pereira que, incompreensivelmente, foi um treinador vilipendiado, maltratado e insultado por quase todos, não merecendo tal porque, como agora parece consensual, era e é um excelente treinador. O NGP, a quem serei sempre, mas sempre, grato, não teve para com ele gestos de apoio e simpatia, conforme teve com P.Fonseca, agora com Lopetegui e muito bem, é assim que deve ser. Por isso acho que errou, na entrevista dada, ao desvalorizar Vítor Pereira, mas isso não tem mal nenhum, apenas diferenças de opinião. Entretanto, a prova que se engana menos que os outros, com sorte ou não, mas genial como quase sempre, aí está um novo cenário que a correr bem, poderá ser uma coisa do outro mundo para o nosso CLUBE: a aquisição dos direitos de transmissão dos nosso jogos de pré-época pela TVE. Uau!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro ega, a cabeça do VP foi pedida por várias vezes. Por duas - que me lembre - o NGP veio a público defendê-lo e renovou-lhe o contrato na hora. Não percebo essa. Uma coisa me lembro. Este ano, um treinador espanhol, acabado de chegar, completamente despreparado, foi deixado sozinho entregue aos lobos.

      Insultaram-lhe o nome de família, deixaram-no ser gozado indecentemente, e a resposta do NGP foi "deu muita importância a certos figurões" , sendo que esse "figurão" era o seu amigo Jesus.

      Isso lembro-me.

      Abraço

      Eliminar
  9. Ó Jorge, então tu ficas fulo com quem olha para trás... Deixem lá o Vítor Pereira e concentrem-se no presente e nos grandes desafios que temos pela frente. No entanto, é preciso dizer porque é verdade e ninguém mais do que eu defendeu o VP, que no 1ª ano e durante a primeira metade do campeonato, se não fosse a estrutura, VP tinha caído. Não tinha mão naquilo, foi preciso uma série de dispensas e a chegada do Luxo para que as coisas entrassem nos eixos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. 1)- Vitor pereira em 3 anos no Porto ajudou a vencer 3 campeonatos e um a liga Europa, sendo o treinador menos apoiado que há memoria no Porto, isto é factual , a historia já está escrita não é preciso alterar nada.

    2)- Acho uma hipocrisia pedir-se apoio para o actual treinador e estar-se constantemente a desmerecer e mandar bicadas aos anteriores que foram campeões,bem como a vários jogadores, afinal não são e foram profissionais do Porto,ou o Porto só nasceu em 2004 com a entrada de Lopetegui.

    3) Se era tão fácil vencer com esses jogadores, porque que esses treinadores todos já saíram do Porto e foram campeões e nós ainda não?!

    4)-Segundo Pinto da Costa era campeões porque tinhamos bom plantel, e agora mesmo com Lopetegui não somos. Grande critica ao plantel, e a pergunta é quem escolhue o plantel nos ultimos 2 anos?? Foi Jesulado,VP, AVB , um enorem tiro nos pés e contradição.

    5)Finalmente falou sobre a arbitragem, mas porque ficou calado o ano todo e deixou que fossem outros a falar disso??Será que percebeu o erro que cometeu. Irá o Porto canal fazer uma entrevista a marco ferreira, ou vai deixar que o calem??

    6- Jackson é um excelente profissional , era injusto ser mal tratado por querer sair tal como muitos o fizeram antes, sera bom as pessoas não serem como o vento e mudarem de opinião sobre os jogadores como o vinho. Porto perdeu Jackson,Quaresma,Oliver,Casemiro,Danilo tudo profissionais com defeitos ,mas sempre defenderam o Porto como podiam, suaram a camisola e deram tudo por nós. Portistas e Porto não somos ingratos,apesar dos "Portista Caviar" que pareceram e descobriram o Porto em 2014 andarem a manchar aquilo que foi o porto e portistas.

    7- O Unico treinador que teve Hulk,Falcao e James foi AVB, foi tambem o unico que com a saida deixou amargo de boca a PC, só com muita imaginação ou desconhecimento se poderá negar aquilo que em todos os blogs e paginas portistas entnenderem. O alvo principal foi AVB, putativo candidato a presidência do Porto no futuro. Pensar que PC soltou os 3 nomes a sorte é não conhecer pinto da costa.

    Para terminar Jorge, gosto muito do seu blog e de si,mas gostava de o ver defender mais o Porto e menos Lopetegui, por vezes defender demais algo que nem está ser atacado provoca reacções opostas ás que se pretende.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1 - Que coisa do caraças. Juntemos pois, então, aos títulos de Villas Boas os de adjunto de Mourinho e, no caso de Mourinho, os de Sir Bobby Robson. Uma grande lógica da batata,

      2 - Não senhor. Não tinha blogue na altura, mas defendi sempre VP. Defendo quase sempre o actual treinador - excepção feita a Fonseca que, no meu entender, deu cabo do meu Clube por completo. Mas a minha opinião sobre o jogo de VP foi sempre constante. No entanto, era o meu treinador. E insisto, se ele, hoje em dia, não faz outra coisa que não mandar bocas, directas e indirectas, ao meu Clube, vai levar comigo.

      3 - Vencer campeonatos nunca foi fácil. Pode ser mais fácil quando não tem de se reinventar tudo de novo. Ou quando não se é espoliado de mais de 12 pontos.

      4 - Fonseca rebentou com o Clube. Culpa de Pinto da Costa e da soberba do Momento K. Depois teve de ser reconstruido. No meu entender, o plantel de 14/15 é inferior a qualquer plantel de 2009 a 2012. É a minha opinião. Inferior em Capitania, em Maturidade, em Experiência e em Portismo.

      5 - Boa pergunta. Mais vale tarde que nunca.

      6 - As pessoas não "são como o vento". A forma como o agente de Jackson agiu foi execrável. A postura extra-campo do Jackson sempre o foi também. Dentro do campo foi profissional e estou-lhe agradecido. Se se demonstrou grato, claro. Porque se ignorasse o Clube que o faz, para mim seria canalha. Ainda bem.

      Já agora, essa do Portista Caviar é para mim? É que eu sou Portista, pelo menos, desde 84. Não sou é saudosista. Mas vou deixar essa para o fim.

      7 - Essa teoria mirabolante é contrariada pela excelente relação que o Futebol Clube do Porto tem com André Villas Boas. Não me espantaria nada que ele regressasse a casa. Mas esteja atento. Decerto vai ver a sua ruivez sentada ao lado de Pinto da Costa muitas vezes. Eu já vi. Sei também que Pinto da Costa está farto da acidez de um ingrato que cospe, esse sim, em quem tudo lhe deu, achando que depois dele será o fim dos tempos. Com o aplauso de uma certa franja de Portistas Lagosta, para quem ele é Deus.

      Por último. defendo sempre o Futebol Clube do Porto, não o treinador A, B, ou C. E defendo o de hoje, que é o único que existe. Vou ao Dragão hoje, não às Antas ou ao Campo da Constituição. O FC Porto que requer defesa é o de hoje. Se amanhã Lopetegui atacar o meu Clube, levará comigo também.

      O Futebol Clube do Porto é maior que qualquer jogador e qualquer treinador. E, para mim, não há tempo como o Presente. É nele que se cria a Glória Futura. Para mim, a mais saborosa.

      Porque não sou saudosista. Para mim, o "antes é que era bom" é absurdo, porque de nada serve e já não tem existência concreta. Não vivo voltado para trás.

      Vivo no Agora. O único momento que há.

      "O Passado não existe, já se foi, o Futuro não existe, ainda não se criou, o único que existe é o Agora. Essa é a maior Dádiva da vida. Por isso se chama Presente" - Dalai Lama

      Eliminar
  11. Antes demais referir que tirando o ponto 7 ,todos os outros são questões e observações em geral e não para o Jorge em concreto, não sei Jorge pensava aquilo ou seu oposto,é apenas observações/Perguntas minhas. No ponto 7 aplica-se ao Jorge pois no seu texto fala que é para VP e não AVB.

    1- Não é lógica de batata Nenhuma,são factos e contra eles não há argumentos. VP ajudou o Porto a vencer 3 campeonatos e uma Liga Europa. Trabalho como adjunto é menor,mas é igualmente importante, veja se Mourinho se separa de Rui Faria ou o quanto AVB quis levar consigo VP. De lógica da batata tem zero.

    2-Estava-me a referir a entrevista de PC em concreto, não a si como é lógico. Que bocas tão graves são essas Jorge??Pelo contrario constata-se hoje que os portistas gostam e respeitam mais VP hoje do que quando era nosso treinador. E mais, mesmo que mande bocas em que isso altera o seu trabalho no Porto, que se critique então as bocas e não o trabalho. Parece as vezes haver um uma necessidade de retirar mérito a tudo que já foi do Porto para que se possa colocar tudo no treinador actual.. Não se esqueça que treinador actual um dia também será passado e não será justo diminuir os seus méritos e conquistas.
    Pobre Paulo Fonseca, sucumbiu a pressão quis se demitir várias vezes, será que quem o escolheu e não se deixou demitir também não tem culpa no cartório?!

    3-Pois nesse caso então concordamos e discordamos de PC, que insinua que com bons jogadores é fácil ser campeão, tirando mérito a um treinador que é campeão logo na 1ª época depois duma época em que tínhamos ficado em 3ª e que tinha perdido referencias. Olhe que não são 12,afinal são 7 segundo diz PC..Se há um estudo da liga porque não se expõe esse mesmo estudo , que estamos á espera?!

    ResponderEliminar
  12. 4-Ora Jorge, se o plantel é inferior mesmo com o Orçamento sendo o maior de sempre, quem é que escolheu o plantel??Essa é a questão.. Quem é que antes com menos Orçamento fazia planteis que nem era preciso treinador e agora com mais orçamento já não faz planteis bons??..Essa é que é a contradição no que diz PC.

    6- Mas o agente é o agente e o jogador é o jogador, há que separar as coisas. E o que se vê gente a mal tratar e dizer mal de qualquer jogador que cometa um erro ou má declaração ,esquece-se logo nos e anos de coisas boas que tenha feito. Dizemos mal do Jackson,Helton, Brahimi ,mas depois batemos palmas e celebramos a vinda do Maxi, o jogador que vem do Benfica ensinar aos nossos jogadores o que é um jogador á Porto(e que muitos portistas não gostavam,mas agora adoram). Se isto não é ser como ao vento, então tem outro nome ainda pior.

    Claro que não é para si, ninguém se dá ao trabalho de ter um blog como este, o que dá imenso trabalho sem gostar realmente e perder tempo com o clube. Portistas caviar são todos aqueles que se dizem do Porto porque é cool, mas nem jogadores da equipa conhecem, nem a historia do que eles fizeram pelo Porto, nem o que o Porto é e já conquistou. Ficam excitados com Carbonero,mas nem sabem quem é o S.Oliveira. E são ingratos para todos os que ja suaram pela nossa camisola.

    7-Teoria mirabolante??Errado Jorge, são factos mais uma vez. O unico que teve os 3 jogadores foi AVB, o que saiu a mal com PC foi AVB , o putativo candidato a presidente é AVB , não é nenhum dos outros Jorge. já ouviu falar de paz podre?! Não é a 1ª vez que PC manda uma bicada a AVB,no entanto , que eu saiba e posso estar enganado , nunca mandou a nenhum dos outros. Se PC quisesse AVB de novo acredite que já teve essa oportunidade e por alguma razão não quis. Quanto a VP, vejo que não gosta mesmo do homem, logo ele que foi o treinador mais mal tratado vi ser no Dragão, até diziam que um macaco fazia melhor do que ele, e isto dito pelos portistas e numa grande maioria, acha que isto é o tratamento alguém que é considerado Deus??!!. Quem fazia isso não tem credibilidade nenhuma para depois pedir respeito para os jogadores e treinadores que gosta(Atenção que não me estou a referir ao Jorge). VP não tem força nem carisma suficiente para merecer uma bicada de PC, e acredite numa coisa que até pode achar teoria ,mas PC não diz: Hulk,James,Falcao em vez de Hulk,James,Jackson(acabadinho de vender a um clube espanhol e da cidade do Jornal, que bem ficava o referir ) por acaso, pensar que PC dá uma entrevista um jornal de prestigio sem ter tudo prontinho na cabeça e com os nomes certos para tudo que vai dizer é não conhecer o maior presidente da história do futebol.

    ResponderEliminar
  13. Quanto a parte final, concordo totalmente que o Porto está acima de qualquer Presidente,Treinador,Jogador por isso é que eu tal como muitos portistas por vezes criticamos esses intervenientes,pois pensamos que isso é o melhor para o clube. Não criticar um presidente, roupeiro etc mesmo quando sabemos e pensamos que o que ele fez está mal só porque gostamos dele,é por essa pessoa a cima do clube , é os chamados FC Jogador ,FC Treinador.
    Sem duvida que o presente é o mais importante é o unico que controlamos, mas tento sempre ser grato com o passado ..Se não sabemos quem somos, de onde viemos, andaremos sempre perdidos no presente e nunca encontraremos o futuro. Tenho muito orgulho em ter visto com os meus olhos em directo o calcanhar de Madjer, Gomes etc e sinto muito orgulho em ser do Porto quando os revejo. Gosto de lembrar João Pinto, André e talvez por isso saiba ,ao contrario dos Portistas Caviar, que Maxi nunca será um jogador á Porto como esses 2 foram. Não é por acaso que em todos sistemas de ensino do Mundo tem uma disciplina de História, não está lá por acaso. Com isto nem tudo que é do passado é que é bom ,nem pensar ,adoro a modernidade e novidade,mas não cometo o erro de pensar que tudo que é recente e de agora é que bom. Sabe por que razão não houve festa portista este ano em Maio?? Porque os portistas, talvez saudosistas, sabem que o Porto tem uma história tão grande que não nos permite ir para rua festejar um 2ª ou 3ª lugar,nem uns 1/4 da Liga Europa ou LC. Não é por acaso que para PC a construção de um museu era tão importante. Nem foi por acaso que no 1ª dia cá, Casillas foi com PC visitar o Museu, será que era apenas PC a ser saudosista?!

    É apenas minha opinião,que vale zero, mas por vezes parece que o Jorge está mais preocupado em querer elevar tudo que Lopetegui faz, em defender alguém que você acha que é muito atacado e injustiçado, que acaba por desmerecer o resto do clube..

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão grande! :)

      Peço desculpa mas serei mais sucinto.

      1 - Não posso subscrever, pelo facto que lhe disse. Ou então façamos o seguinte: incluamos no palmarés de AVB os títulos como adjunto de Mourinho, e deste como adjunto de Bobby Robson. Não menosprezo o trabalho de ninguém...

      2 - Não retiro qualquer mérito a VP. Por favor leia o meu post "Et tu, Victor". Mas vou resumir a ideia: Defendi VP, defendO as suas conquistas e recordes, não gostava do seu estilo mas reconheço-lhe todo o mérito. Naturalmente Pedro, não tendo memória fotográfica, não me lembro de todas as bicadas que VP foi dando em Lopetegui no Grande Área nem em, pelo menos, 6 entrevistas que deu a falar do FC Porto. São de fininho, mas estão lá.

      No entanto, também não gosto quando Jorge Costa ou Souza o fazem, entende? Para mim o FC Porto é como a aldeia do Asterix, não precisa que os de dentro comecem à batatada. Já somos odiados por tudo o resto. E não é pouco.

      3 - Para mim são 12 pontos. E só a contar erros de arbitragem e não Peles, Deyversons e companhia, senão teríamos de começar o campeonato de novo.

      4 - O FC Porto gastou 36,7M. O benfas 50.4M. Não é o maior orçamento de sempre. E, mesmo que fosse, era uma equipa construída do zero, com 2 jogadores na casa há mais de 5 anos, nenhum deles com perfil de líder. Helton que me desculpe, mas um Lucho ou um Jorge Costa deixam-no a léguas, nesse particular. Para mim, a ausência de Capitania foi decisiva.

      5 - Não vou engolir o Maxi. Não é nenhum "jogador à Porto" coisa nenhuma. Mas é jogador do meu Clube. Não lhe desejo que parta uma perna ou que seja expulso, para que Lopetegui jogue com 10. Não lhe baterei palmas, mas não o assobiarei.

      Jackson estava a parecer canalha a mim, tanto que apaguei um post a agradecer-lhe, mas é com gosto que vejo que a ideia que tinha dele não saiu defraudada. Nunca gostei do paleio de "quero sair" a partir do segundo ano. Mas disse-o, aqui, mais do que uma vez.

      7 - Desconhecia em absoluto essa vontade de Villas Boas em ser Presidente. Por mim, se-lo-á. E seria também, novamente, treinador. Adorei Villas Boas, a garra, o fervor, o inequívoco Portismo. Nunca o achei traidor. Deu-nos 15 milhões de euros! Nunca tal visto! E a paixão que ele imprimia à equipa... só espero que Lopetegui a tenha estudado. Aquilo sim, foi o último campeonato de completo domínio arrasador que tivemos. Concedo, claro, que ajudado por Vitor Pereira, porque não. E todo o staff técnico. Um homem não é uma ilha. Mas gosto muito de André Villas Boas. O meu treinador preferido sempre foi e será Sir Bobby Robson - classe pura - mas AVB é um close second.

      Por último, deixar bem claro que também estou grato a todas as glórias que vivi no FC Porto. Elas são a Inspiração do Ser Porto. Agora, acho muito perigoso que se diga que o melhor já passou. Esta obcessão de PdC pelo Museu, por exemplo, deixa-me arrepiado. Desde que foi inaugurado, não entrou para lá um só título.

      Por favor não me confunda com outros. Você não sabe a alegria que é constatar que o filho do meu jogador português preferido de sempre - António André - tem a raça e a força do pai. Não ponho o Maxi sequer na mesma frase, Deus me livre.

      A história do FC Porto faz a instituição ser o que é, ter o peso que tem. É uma História da qual todos nos podemos orgulhar, arrancada a ferros, a pulso de bravos guerreiros. Agora deixe-me pensar que o melhor ainda está para vir.

      E entenda, para finalizar, que não sou Lopeteguista. Sou Portista. Se o treinador a seguir for o Coiso McCoiso, serei McCoisista até que ele deixe de ser treinador do meu Clube. E se Lopetegui atacar o meu Clube em qualquer entrevista ou programa, levará com todos os erros que lhe reconheço, e que já escalpelizei - agora felizmente escritos - em todas as crónicas de jogo que vi.

      FC Porto Sempre, de Sempre, para Sempre. Defenderei o Treinador, a Estrutura e os Jogadores até ao fim. Porque são os MEUS. E cada crítica que farei será sempre construtiva.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge Vassalo

      É mesmo assim! Partilho da essência!

      abraço

      Eliminar
  14. Fico feliz por mais uma vez constatar que é um grande portista. Hajam mais como o Jorge.
    Subscrevo tudo que disse de AVB, e dai me term caido tão mal as palavras de PC.
    E para terminar, que Lopetegui vá já embora, pois quero ver o Coiso McCoiso a treinar o Porto, com ele até o Quintero corria, o Brahimi fazia centros e Maxi virava santo xD

    Abraço gosto de trocar opiniões consigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que o seguinte seja sempre melhor.

      Um debate de ideias é sempre interessante, e parte importante da razão de ser deste blogue. Desde que as duas partes estejam dispostas a ler a outra. E isso para mim, a perspectiva contrária, vale ouro. Folgo em saber que, a si, também.

      Já agora, dê lá o benefício da dúvida a Lopetegui! Vai ver que este ano não se vai arrepender.

      Abraço

      Eliminar
  15. ....e biba o Puarto...até os comemos!

    ResponderEliminar
  16. Uma mão lava a outra; e as duas lavam a cara.

    Obrigado, Jackson. Felicidades.

    ResponderEliminar
  17. Jorge Vassalo, confesso que não percebi. Está a defender o facto de o Pinto da Costa mandar bicada só a um dos treinadores e não a outros? VP teve o amparo que o sucessor não teve? PF quis sair 3 vezes e foi apoiado ao máximo para ficar.
    Quanto aos jogadores que tinha à disposição, VP jogou um ano sem ponta de lança, tendo que sacrificar Hulk nessa posição. O seu antecessor que aparece no museu tinha só falcao. Nesta guerra, se é que a há, entre quem mais merece o nosso apoio, se VP ou AVB, não há outra escolha possível senão VP.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela ultima vez, não há aqui nenhuma guerra. VP é por mim criticado pelo que diz e faz em relação ao FC Porto depois de ter saído. Ok? Não gosto, não admito, que ele se pense acima de qualquer sucessor.

      Quando estou a falar do amparo, falo de Lopetegui que foi gozado, injuriado e injustiçado estando sozinho nas conferências de imprensa, com o corolário do Presidente a criticá-lo por ter dado corda às pessoas que, ainda hoje, gozam com o seu apelido de família!

      Abraço

      Eliminar