domingo, 23 de agosto de 2015

Carta de Um Portista Preocupado


Meu caro Julen,

Olho para o teu futebol e fico preocupado. Fico preocupado porque se nota que és teimoso e que passas essa teimosia para a tua equipa. Desculpa, mas é verdade. Está na hora, caro amigo, de perceberes uma verdades.

- O futebol do teu amigo Guardiola é assente em pressupostos que tu não tens nem nunca poderás ter. Em primeiro lugar, cada jogador seu tem um radial total de passes e cada colega deste tem como missão desmarcar-se o mais rapidamente possível, sempre em sentido ascendente. O que, aqui, não acontece por uma razão, os adversários marcam cada jogador como lapas. Não há nenhuma vontade de fazer mais que marcar um golo fortuito ou empatar o jogo para garantir o ponto. Mas já devias saber isso! Não foi para isso que foste buscar o Alberto Bueno? Vai ser outro Adrián? E, já agora, contra ti Guardiola flanqueou o jogo, viu onde estavam os buracos, empurrou-te lá para trás, mandou o tiki-taka para as urtigas e espertou-te 5 golos. Elasticidade, e não ego, é o que precisamos. Senão és como o teu Nemesis ao contrário.

- O futebol do teu amigo Guardiola é assente em orçamentos milionários e em manter as pedras principais anos a fio, luxo esse que tu não tens. Podes queixar-te o quanto queiras, este é o modelo de gestão Portista desde que me lembro, funcionou com outros, tem de funcionar contigo também. Não podes é insistir em replicar modelos de equipas que jogam em ligas ultra-competitivas quando a que estás inserido tem 3 equipas que jogam olhos nos olhos e, a bem da verdade, em Portugal, nenhuma o faz. Somos nós, fãs do teu futebol na Champions, onde o teu modelo funciona porque todos têm de ganhar, que te advertimos para a verdade de Variações, enquanto podes: Muda de Vida.


- Ainda não percebeste que não te podes queixar da qualidade dos teus jogadores se lhes cortas as pernas? Se a tua posse não tem sentido ascendente, o que vais fazer, dizer que não jogaram bem? Eu, que não sou treinador de equipa grande, tenho que te dizer que é evidente que: Herrera está fora de forma, precisa de banco e descanso e que não podes pôr titulares por decreto quando ninguém se zangaria com a sua troca pelo nosso André André. Tens de treinar com Brahimi para lhe explicar que não está a jogar rugby e que não tem de levar a bola para casa, ele que veja os colegas desmarcados e passe a bola, não cortes as pernas ao Imbula, não lhe ensines que não pode passar por entre 3 ou 4 gajos em direcção à baliza, quando foi para isso que o contrataste, deixa o Aboubakar baixar e ajudar a equipa mas manda toda a gente da defesa pra frente para a área para compensar e não insistas em jogar lateralizado e deixar o Brahimi na ala para não fazer um cruzamento sequer. Boa? Em jogos de tendência ofensiva, ter Danilo e Imbula é uma redundância total. O teu e nosso menino Rúben faz de Danilo com uma qualidade de passe de rotura excepcional e variação de jogo fantástica. Não convocaste o Evandro que no jogo anterior ajudou imenso e descartaste a velocidade do Hernâni e a sabedoria posicional do Sérgio Oliveira, por um jogador claramente em baixa de forma. Desculpa, não concordo.

- Se estás 40% do tempo a encostar a equipa adversária que quer só não perder tens de pôr mais gente no ataque! Não foi para isso que treinaste - com bons resultados! - o 4x2x3x1 com Danilo e Imbula atrás e Bueno atrás de Aboubakar? Vais deitá-lo fora por teimosia? E para quando treinar bolas paradas? Não podes ser teimoso! Em suma, tens uma boa qualidade defensiva - eu acho que Cissokho precisa de mais tempo mas chega lá - não podes viver agarrado às posses de bola. No futebol não há TKO, só KO. E quando estás em modo de controle, este tem de ser no sentido atacante, não horizontal. Epá, e quem já não te disse isso? Compreende a Matemática do Pontinho senão não vais chegar lá! A maior parte das equipas contra quem vais jogar não te quer ganhar, ok? Não vai abrir espaços!

Meu caro Julen, eu sei que, infelizmente - e isso deu-me um arrepio - o problema não é só teu. Ontem, cheio de saudades, lá vi 3/4 do jogo do Atlético de Madrid contra o colosso do Las Palmas, e o teu amigo Cholo também fez posse pela posse, zero de velocidade e desmarcação, encostando o "nosso" Óliver à ala e reduzindo o grandioso Jackson a verbo de encher. Se esse é o teu caminho, digo-te:

Salta para Manager, pareces um iman de jogadores, damos-te bom dinheiro para isso, ninguém te chateia nem à tua família, nunca mais te trocam o nome, e deixas um treinador treinar. Ok? 

Vamos lá arrepiar caminho, eu sei que consegues!

Um abraço Azul e Branco,

Jorge Vassalo

36 comentários:

  1. Concordo a 100%.
    E não consigo entender que se tenha ido buscar um Bueno, que serve para desamarrar jogos assim e não entrou. E depois do que vimos de André André com o Guimarães era para ser titular agora.
    Mas eu acredito que vamos melhorar, mas há coisas que tem que mudar. E ou deixa Imbula levar a bola por ali fora ou estamos a jogar quase com dois trincos e isso não serve pra nada contra equipas pequenas com mentalidade do autocarro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A casmurrice pode custar-nos outro campeonato - o terceiro. Irra!

      Abraço

      Eliminar
  2. Imbicto amigo,

    Não há defesa que tanto dure...
    Enquanto uns deitavam o Lope abaixo, uma boa parte da Bluegosfera defendeu-o. Mas não há defesa que sem pressuposto aguente. Não é por ontem que darei razão aos primeiros, mas começou, ontem, a existir uma corda mais curta, da minha parte.

    Imbicto abraço!

    Imbicto Poema

    ResponderEliminar
  3. Eu nao estou preocupado, porque ???

    Ponto 1 : o Maritimo encolheu-se muito e ha poucas equipas na Liga que dao tanto o litro a fazerem os autocarros que so o Porto nao consegue furar

    Ponto 2 : admitimos que o benfica ganha os quatros primeiros jogos e nos os otros, à 5 jornada ha o F.C.Porto-benfica no Dragao, ou seja nos com 10 pontos e eles com 12, ao ganharmos passamos à frente.

    e Ponto 3 : falta uma semana, pra encontrarmos novas soluçoes, em termos de jogadores, mas ontem teria metido o Bueno em vez de André, e saia Herrera e metia o Osvaldo.

    toda a gente errou, pronto um empate, que seja o ultimo

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1. Temos de saber dar a volta a autocarros de dois andares ou um, é absolutamente indiferente.

      2. Lá andamos a correr atrás do prejuízo.

      3. Agora todos fazemos melhor, mas Bueno por Imbula é quase consensual por toda a Bluegosfera,

      Abraço

      Eliminar
    2. Bem eu estou e preocupado e com os adeptos. Que tal assobiar a equipa durante os 90 minutos contra o Estoril...
      Jorge o FC Porto nao pratica Tiki Taka nenhum. Qualquer equipa grande que se preze tem de controlar o jogo, e por isso acaba por ter mais posse de bola, especialmente contra equipas que abdicam dela. O jogo lateralidado e uma das nossas principais armas, e acho que deu para ver na primeira jornada. Nao se pode e confundir a atitude da equipa com a tatica, ou achas que se os jogadores tivessem cumprido, Lopetegui nao os teria defendido, como fez em outras vezes. Eu tambem sei que gostas muito do Andre Andre, mas ele nao e melhor que o Herrera, ou achas que jogou melhor ontem.
      E uma verdade que nao foi dita e que considero muito importante, e que muitos teimam em esquecer, qualquer clube perde pontos durante o campeonato... Ate o Mourinho ja perdeu com o Maritimo!
      No meio disto tudo, passaram despercebidos dois foras de jogo mal assinalados a nossa equipa...

      Eliminar
    3. E o penalty sobre o Maxi. Se o José está satisfeito com a falta de ataque da equipa pronto, é a sua opinião. Eu não estou, longe disso.

      Abraço

      Eliminar
    4. A troca de Abou por Osvaldo deixou me a pensar que Lopetegui optou por levar o pontinho em vez de tentar levar os 3 pontos, arriscando perder. Eu teria trocado Imbula por Osvaldo ou Bueno. Ontem Lopetegui teve medo de perder no marítimo e de ser criticado nos jornais. De resto mais uma exibição feita nos moldes de algumas do ano passado. A corda começa a ficar curta muito cedo é isso não e nada bom.

      Eliminar
  4. Caro J. Vassalo, não percebo tanto de futebol para opinar se deveria entrar este ou aquele jogador. Se se deveria jogar em 433, 4231, 442. O que me preocupa mais é a falta de atitude, de vontade de mudar o rumo dos acontecimentos que não estavam favoráveis. E isso é uma repetição da época passada, ou seja nada mudou neste aspecto. E isso preocupa mais do que questões tácticas, posicionamentos e escolhas de jogadores.

    Abraço, P. Torres.

    ResponderEliminar
  5. Mas que sábias palavras! Gostava mesmo que ele lesse isto.
    Nada está perdido mas temos que crescer muito porque 95% dos jogos vão ser contra "Marítimos" eles todos lá trás e contra ataque!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver se muda, lendo ou não, isso é que é importante.

      Abraço

      Eliminar
  6. Está tudo dito neste grande, grande post. Veremos se o mister arrepia caminho. Os problemas são claros e todos os portistas parecem estar mais ou menos de acordo com a sua identificação. Figas.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto da ideia de jogo de Lopetegui mas tem de ser consequente, senão... De que serve?

      Abraço

      Eliminar
  7. Muito sinceramente, eu acho que até acabamos por ganhar 1 ponto. Na segunda parte, vi mais vezes o marítimo atacar (contra atacar) com perigo do que nós. Acho que o tiki taka que praticamos é um Nada ataka. Parece um jogo de meinhos, em que o objectivo é apenas não perder a bola. Alguém se lembra quantos remates fizemos durante o jogo? Quantas vezes se variou de flanco com o jogador a tentar receber a bola e nem sequer ser capaz de a controlar redondinha para segur com ela controlada (a tal recepção de bola orientada)? Não entendo qual o objectivo do nosso futebol. A precisar de marcar continuamos a driblar jogadores adversários no nosso meio campo!!! Fo$%#&"-se!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente o problema, a falta de inclinação ofensiva.

      Abraço

      Eliminar
  8. Eu só peço que hoje o Benfica jogue sem ajudas, ou falhas humanas. E hoje Lito Vidigal não tira um defesa pra abrir as pernas, este foi o grande treinador que saiu do belenenses por não compactuar com poucas vergonhas contra o benfica.
    O benfica não está a jogar nada, e por isso as ajidas do colinho seriam fundamentais, vamos ver até onde vai a vergonha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De que interessa pensar no benfica se não fazemos a nossa parte? Não é assim que quero viver o FC Porto!

      Abraço

      Eliminar
  9. Caro Jorge Vassalo,

    Permita-me que assine por baixo e aprove por aclamação o seu post. Deveria chegar aos olhos e ouvidos do Mister.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não chega, mas creio que a ideia é tão transversal que já lhe deve ter chegado aos ouvidos. Ou espero que sim.

      Abraço

      Eliminar
  10. Na época passada estive sempre com o treinador, como o Jorge sabe. Agora digo isto: com este senhor não vamos ganhar nada. Depois da miséria no Funchal, no ano passado, este jogo era para ganhar de qualquer maneira. Para mais depois do empate do Sporting a equipa falha na hora decisiva. Assim não. Saúde. João.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixar tudo em campo, é tudo o que se pede. E não foi o que se viu.

      Abraço

      Eliminar

  11. @ Jorge

    só por um lado e bem pequenino, por sinal, é que tenho pena de não ter visto o jogo de ontem. a tua carta aberta é o outro lado, o que me diz que ainda bem que não o vi. poderia estar tranquilo, mas não estou: estou bastante apreensivo. 90% das equipas do nosso comezinho futebol jogam para a "matemática do pontinho" e ainda não há um plano B de assalto a esses autocarros. quero acreditar que ainda estamos bem a tempo de emendar o erro de ontem.

    PS:
    gosto muito mais de te ler de cabeça fria
    (sei que isto soa bem mal, mas tu percebes onde quero chegar)

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. haver há, mas se se é teimoso para não se pôr em prática... a "ideia de jogo" não pode estar acima da vitória!

      Abraço

      Eliminar
  12. Assinava por baixo mesmo que tivéssemos ganho.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  13. Mais vale tarde do que nunca...

    Em todo o caso, relembro que eu, que desde Munique me divorciei deste treinador, me auto-comprometi a apoiar o homem até final desta nova temporada. Só espero não ser forçado a renunciar da decisão após a quinta jornada.

    Vamos lá manter a fé e continuar para bingo.

    LAeB
    http://doportocomamor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que quer o LAeB dizer com "mais vale tarde que nunca"?

      Eliminar
    2. "Olho para o teu futebol e fico preocupado. Fico preocupado porque se nota que és teimoso e que passas essa teimosia para a tua equipa. Desculpa, mas é verdade. Está na hora, caro amigo, de perceberes uma verdades."

      Eliminar
  14. Sem colinho é complicado...mas sou da opinião que não devemos olhar pros outros vomo fez o benfica hoje, esqueceu se que jogou mal e porcamente a semana passada só porque nós empatamos e nós nunca podemos cair nesse erro.

    ResponderEliminar
  15. Jorge,
    Infelizmente a ideia de jogo de Lopetegui nao tem nada a ver com a de Guardiola - so se joga pelas laterais e poe-se os mais musculados no meio campo. Com Guardiola a nossa equipa seria provavelmente a seguinte: (em 4-4-2 losango)
    Casillas; maxi, marcano, lichnovsky, angel; imbula, andre, Evandro, Quintero; abou, brahimi

    Ou seja, jogadores com tecnica e criatividade. Equipas com musculo como principal ideia so nas distritais

    ResponderEliminar
  16. Concordo com algumas coisas, principalmente com a falta de verticalidade, sendo isto agravado pelo facto de Danilo e Imbula serem médios bastante verticais mas parecem formatados pelo mister para jogar para o lado e para trás, e um facto que comprova isto é que sem bola Imbula tem muita chegada à área.

    Andre andre na minha opiniao nao é alternativa a nada nem a ninguem, pelo menos do que mostrou até agora.

    Não acho que Ruben Neves deva jogar no lugar de Danilo porque Ruben por falta de músculo deixa muito as equipas contrárias sair em contra-ataque e por vezes em vez de matar a jogada vai a correr ao lado do adversário, poderia jogar sim a 8 eventualmente mas estará sempre tapado pela obrigatoriedade de Imbula jogar devido aos 20M.

    Não vejo Lopetegui a querer representar o futebol de guardiola no nosso Porto, e percebe-se logo isso pelo inicio da construção de jogo, acho até que o único ponto comum é a reacção à perda da bola com pressing alto e recuperação no mínimo tempo possível (Mais uma razão para jogar Danilo), e a posse de bola.
    Uma coisa que me preocupa muito é a questão da posse de bola, Imbula e Danilo não são propriamente jogadores para altos níveis de qualidade de passe, serão sempre jogadores a ganhar metros com a bola nos pés com passada larga mas nunca com sucessivas troca de passes. Gosto deste meio campo musculado mas sempre com a ideia de que é para pressionar alto recuperar bolas rápido e sufocar os adversários, e nunca recuperar a bola para passear com ela a 50 metros da baliza a dizer "a bola é minha ninguém joga"




    ResponderEliminar
  17. a frio convem tirar uns apontamentos para o resto da epoca:

    - a bluegosfera/adeptos ficam muito contentes por sermos os campeoes de vendas...fixe...desse dinheiro quento entrou no FCP e nos bolsos de "outros" ?

    - vamos ter que pegar nalgum desse $ e investir ate dia 31 num DE (imperativo) e num elemento desiquilibrador para o ataque

    - JL comeca a enervar ate o mais pacato adepto ... pre epoca com Bueno, com 4231 e quando aparece um jogo a medida o que faz? mais do mesmo...

    - JL adora o Herrera...sim, marcou o golo, mas ta de rastos...deixem no descansar... e ate pode ser que venha mesmo a ser muito util. para ja, nao...

    - o que se passa com o Brahimi? se nao aprender a soltar a **** da bola temos ali outro kelvin

    - sobre a concorrencia: scp ao nivel esperado, e ainda teem a cartada decisiva esta semana para a champions. nao irem a CL, pode ser uma machadada gigante.
    slb, bom, viu se muito bem ontem que nao teem nada...e ha uma diferenca gritante para o ano passado, o colinho nao esta tao forte....faz bem pressionar e fazer barulho...ontem nao houve caldo, no ano passado teria havido de certeza, como houve, e isso pode fazer toda a diferenca...mesmo com o JL ao comando e a empatar jogos destes...

    resumindo, continuo a dizer que so depois da 5a jornada e do classico, se podera fazer uma perspectiva bem seria do que teremos este ano e se o vento mudou

    ResponderEliminar
  18. Bom Dia Jorge Vassalo
    Boa carta. Ele que a leia. Não percebo nada de futebol mas parece-me que problema do Porto de Lopetegui é velocidade e atitude. Lembro do jogo Porto-Bayern na época passada, em que a equipa teve uma velocidade incrível fazendo um jogo de sonho mas que nos jogos seguintes voltou ao rame rame, parecia tudo de rastos. No princípio da época passada Lopetegui andou à volta da rotatividade que, a meu ver, resolveria a questão da velocidade mas como lhe caíram em cima acabou com isso, ficando o "excedente" dos onze do costume para jogos das taças internas. Esta época ainda se fala nesse perigo, como o [sábio] Rodolfo que depois do jogo de Guimarães disse: "Ele que não se ponha a fazer rotatividade". De que serve um riquíssimo plantel com Indi, Sergio Oliveira, Bueno, André e mais uns quantos se jogam sempre os mesmos e se poupam afectando o ritmo da equipa?... Abraço

    ResponderEliminar
  19. Triste e preocupante exibição, de facto. Por muito que me custe dizê-lo, a Ideia de jogo de JL será bem melhor de idealizar do que colocar em prática. O que me deixa com a sensação de que será um treinador com dificuldades em operacionalizar no contexto de treino, para que os jogadores não tenham quaisquer dúvidas sobre o caminho a tomar dentro de campo. De início, até gostei, mas agora preocupa-me tanto berro para dentro de campo... Situação perfeitamente contornável, até porque me recordo dos muitos bons jogos feitos durante a época passada. Contudo, o nível terá de subir, muito! Quanto a fatalismos... Já sei que não das para esse peditório (principalmente quando falas mais a "frio") e eu também não.

    Calma, muita calma.

    ResponderEliminar