terça-feira, 18 de agosto de 2015

Disgrice! Disgrace! Disgruce! (*) [ACTUALIZADO APAF]

Ah, disgrice! Disgrace! Disgruce! Que se vai o Alex Sandro! Já vamos perder o campeonato! É a hecatombe, o fim, o desespero!

Não, não é. É sim, a confirmar-se o que diz O Jogo, 30M, um excelente negócio. Vender os dois laterais por 60M é qualquer coisa de extraordinário e catapulta os nossos ganhos neste defeso para valores surrealistas. Quero relembrar que Danilo e Alex Sandro também já foram, outrora, inexperientes e a crescer na sombra de outros, não eram nenhuns laterais absolutos. E Aly Cissokho não é nenhuma nódoa! É um excelente lateral que me pareceu estar em boa forma no jogo com o Nápoles. Não estará ainda ao seu melhor nível, mas isso é algo que vem com o tempo.

Muito me custa, primeiro, que não se tenha percebido que o FC Porto está a fazer tudo para garantir a renovação de Alex Sandro, dando-lhe um contrato Martinez, e, segundo, se o jogador ficar contrariado será um grande problema. Neste sentido, esta solução parece-me longe de ser má, aliás. bastante boa para as duas partes.

Cresci a ouvir uma frase associada ao meu Clube, dita pelo Nosso Grande Presidente: "Quem não quer estar no Futebol Clube do Porto, pode seguir. Se não tiver a cabeça aqui, não faz cá falta". E eu subscrevo e sublinho essa afirmação. Nada desestabiliza mais do que um titular amorfo, a jogar a passo e na Lua. Convenhamos, Alex Sandro também não foi, no ano passado, como o companheiro da outra ala. No jogo do Nacional foi, aliás, a sua displicência que comprometeu o resultado.

Resumindo, se quer ficar renove, senão 30M é uma oferta interessante. Não é o valor, no fundo. É onde está a cabeça do jogador. Não será o fim do mundo, Aly Cissokho pareceu-me bem capaz de tomar conta da ala.

Saúdo a Dragões Diário pela sua incisiva nota sobre a arbitragem deste fim de semana, mostrando que o FC Porto está atento. Mas desconfio que alguém também os terá espicaçado para o evidente. A ambos, os meus parabéns.

No sentido inverso, este nosso amigo aqui em baixo. Parece que o internacional Martins tem um padrinho ou dois. Por muito má que me tenha parecido a arbitragem de Veríssimo, acho que as notas estão trocadas. E atenção à nota de Carlos Xistra. Uma surpresa! Coroado ainda não acordou da pedrada. Porque não ver o evidente, só em estados alterados de consciência.

(Nota: O título vem de uma expressão da peça "Romeu & Julieta", da Companhia de Teatro do Chapitô, magnificamente encenada e representada por José Carlos Garcia e Ricardo Peres, que tive o prazer de ver.  Aqui na sua versão integral.)

ADENDA: Fica então provado agora com isto que estas notas do Coroado se calhar não serão da APAF. Mas escreverei mais sobre isto amanhã. No então a não inclusão de qualquer árbitro dos 3 grandes jogos é um bom corolário da nossa pressão positiva.

20 comentários:

  1. Boas
    Acho que o Novo Tomo contribuiu para isto. Provavelmente por mero acaso, o que se aparentava tornar tardio, acertou em cheio no timing, e principalmente no estilo. Suficientemente extenso para ser mais do que uma boca, sem se te tornar maçudo, e muito objectivo. Gostei. Claro que não espero ecos na imprensa. Não convém. É melhor fazer capa de um processo tão vazio, mas sem chegar aos pés de Kafka sequer, vende-se uns milhares aos que sorvem o lixo por aí publicado, e ainda eructam de satisfação, sem perceber que são meras postas de pescada.
    Mais uma semana na lusitânia de costumes gastos.

    ResponderEliminar
  2. "desfrutava de excelente posicao" ? ahah, excelente o suficiente para ver um penalty de todo o tamanho e ficar quietinho ou nao saia vivo da luz !
    3,5 ?enfim...

    quanto a tua analise do Alex, subscrevo... se renovar, que seja por vontade e nao por pressoes, se nao quiser, 30M e' excelente e o Alhy ja conhece os cantos a casa

    despacha se o hector e estamos prontos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para o ano vendemos quem? Calma que o Herrera pode segurar-se...

      Abraço

      Eliminar
  3. um pouco a margem, ainda sobre o jogo dos vermelhos, porque ninguem estranhou das substituicoes do estoril aos 72m? sai um defesa e entra um medio? e logo a seguir....golo? hum....

    no ano passado como se sabe nao tao forte como o #colinho mas tambem determinante, foi o #abrepernas...

    importante que a bluegosfera tambem realce isso

    para ja, contra o Arouca, joga se em Aveiro....desculpam se com "mais receitas de bilhetes"

    ta bem.....

    ResponderEliminar
  4. O Jorge Coroado está a posicionar-se para atacar o tacho. Mas infelizmente não é para melhorar em nada a arbitragem, só a própria barriga.

    ResponderEliminar
  5. Imbicto Jorge,

    A Dragões Diário esteve muito, mas muito bem. Finalmente! No tom e na matéria correctos!
    Quanto aos laterais, pode ser que alguém comece a perceber porque é que alguém nos fez ir sem os dois para Munique...

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress,com

    ResponderEliminar
  6. @ Jorge

    muito obrigado! pela referência e pelas gentis palavras!

    no fundamental:
    penso que, este ano, #estamosatentos ;)

    somos Porto!, car@go!
    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    abr@ços
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa! Obrigado nós! E a César o que é de César!

      Abraço!

      Eliminar
  7. Bem ontem eram 20, hoje já são 30. Mas a proposta não foi rejeitada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As notícias dizem 22M + objectivos.

      Eliminar
    2. A notícia d'O Jogo, naturalmente bem informados, está linkada no post e fala em 30.

      A proposta do Atlético de Madrid foi rejeitada.

      Abraço

      Eliminar
  8. O nosso presidente deve ter rejeitado a proposta do Atlético pela Alex por não ser feito a pagamento a pronto, não me parece que eles quisessem fazer mais uma transferência deste nível toda de uma vez, e com eles só se pode negociar mesmo assim.
    Mas sinceramente, e mesmo achando que o Alex é um grande jogador e que ainda tem muito para evoluir, 30 M€ quando Danilo que estava noutro patamar valeu um valor próximo desse, é um negócio genial.
    E não quero ser de modo nenhum injusto, porque no geral do jogo com o Guimarães até esteve bem, mas principalmente no inicio do jogo pareceu me que estava a fazer um frete por estar a jogar e para mim isso não é admissível numa equipa deste nível, mais quando há propostas elevadas pelo jogador.

    ResponderEliminar
  9. Amigo Jorge,

    O Alex faz falta e aquele Alex que esteve no Dragão no Sábado, ainda mais. Agora Cissokho pareceu-me com vontade e qualidade para não termos receio de perder o Alex já neste defeso... isso a acontecer já é outra conversa, mas a ver vamos.

    Agora é preciso urgentemente despachar o Herrera enquanto ele vale alguma coisa (20M?)... é mesmo extremamemente urgente!

    É clarissimo que o Herrera é o jogador mais débil a nível do passe, que temos actualmente e se o ano passado era importantíssimo por ser o único box-to-box, este ano com o Danilo e essencialmente o Imbula, essa situação já não se coloca.

    O Mexicano, apesar de começar a titular, vai continuar a revelar as suas deficiências no passe e na tomada de decisão, principalmente em terrenos mais recuados, e André André (ou Evandro ou o Sérgio ou o outro médio que virá) não lhe vai dar hipóteses e vai-lhe roubar o lugar. A partir desse momento Herrera abanca e ao abancar o valor do atleta cai a pique.

    Herrera é um fantástico profissional e que gosta muito do Porto (as suas declarações de amor pelo clube são deliciosas e exemplares) mas só isso não basta... Se o ano passado era único na capacidade de correr quilómetros, chegadas à área, área coberta de terreno e posicionamento, este ano já não o é e com a incapacidade de passe e de decisão, torna-se um jogador para o banco e um ativo a ser desvalorizado.

    A hora de Herrera dar lucro é agora ou senão estamos lixados, financeiramente falando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Herrera pode e faz muitas vezes grandes coisas... não pode é jogar 70% dos jogos época como no ano passado. Precisa de descansar e recuperar.

      Abraço.

      Eliminar
    2. O Herrera pode fazer grandes coisas mas nunca tão grandes como um Imbula ou mesmo um Danilo.

      O ano passado o perfil do Herrera era único, este ano com um meio campo de "tanques" as fragilidades dele estão à vista de todos (seja na 1ª jornada ou em qualquer jogo da pré-temporada que participou) e neste momento, não era titular numa equipa minha.

      É claro que o FCP precisa de jogadores "titulares" e jogadores que entrem. Com o meio campo tão pressionante como temos actualmente, não seria nada de estranhar que em 90% dos jogos esta época. a dupla de '8's' do meio campo, fosse substituída, mas os 3 médios que estão agora de fora tem melhores características que o Herrera para tal.

      Se ficarmos com o Herrera, vamos desvalorizar o atleta e então aì, teremos mesmo que ficar com ele ados eternus...

      E quero deixar mais uma vez claro, que gosto do Herrera, do seu profissionalismo e da paixão que nutre pelo clube, mas não pode estar a jogar com um nível de passe e de tomadas de decisão tão rudimentares, principalmente numa equipa de combate a meio campo.

      Eliminar