segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O Colinho Nunca Desilude


Curto e grosso: é muito complicado jogar a batalha dos justos quando os outros trapaceiam. O que aconteceu ontem é muito grave. Ontem o benfica - sim, vou continuar a chamar os bois pelos nomes, para que não haja dúvidas - beneficiou de uma grande penalidade contra não assinalada e de uma grande penalidade a favor que ninguém consegue, no seu perfeito juízo, ajuizar como intencional. O que não dá, de certeza, para escamotear é o seguinte:

- O penalty do Luisão sobre o jogador do Estoril poria um benfica frágil a perder por 1-0 em casa praticamente no início do jogo. Este penalty não está em margem de discussão, a não ser para Jorge Coroado, que acha o contacto normalíssimo! benfiquistas que conheço também o admitem, dizem, tal como António Simões, no Play-Off, que o árbitro pode não ter visto, e blá blá blá Whiskas saquetas. Este penalty poria o Luisão na rua ou, pelo menos, com um amarelo a abrir.

- O penalty atribuido ao jogador do Estoril é absurdo. Recebam um projéctil a 100 km/h. Quero ver se a reacção natural do vosso corpo não é encolher-se e proteger-se. As leis do jogo falam em mão na bola quando a mão é ostensivamente usada para controlar a bola dentro da área. Não se passou nada disso. O "golo da tranquilidade" nasce de um lance que, curiosamente, não tem mais do que UMA câmara de costas a filma-lo. 

- O Estoril decidiu, na segunda parte, tal como a Académica no ano passado, jogar apenas com 3 defesas. Hum.... 

- O técnico do Estoril decidiu, contrariamente ao normal, não valorizar o penalty a favor não assinalado, nem o contra assinalado, dizendo, tão somente "o benfica é o benfica".

Estou muito curioso para ver o Estoril no Dragão, como será. É o #colinho em pleno full-throtle, meus amigos, mostrando que não é preciso jogar bem ou sequer aceitavelmente. Basta ter tudo controlado. Mais do mesmo.

Como mais do mesmo foi o Play-Off. Mais do mesmo com Rodolfo Reis a ser mais crítico com os seus do que com os outros, com frases como "O Porto jogou bem, com intensidade, prometendo muito. Vamos ver se o Loptegue não estraga tudo, não pára aquilo", fazendo o gesto de paragem, como se não tivesse sido o "Loptegue" a treina-los e a mudar-lhes o foco. Homem, pelo menos, pelo menos, não seja você o primeiro crítico! E também adorei os 4 minutos no total que falaram do melhor jogo da jornada.

D'O Tribunal do Jogo já falei, falo agora desta vergonha. Nem uma só referência a este escândalo! Nem sequer n'O Jogo! Nada!

E hoje, aguardei pelo Dragões Diário, esperando que, pelo menos esses, fizessem menção a esta realidade, como lhes compete fazer. Nada! Estão mais preocupados em rectificar o número de espectadores atribuídos. Meus amigos, para que serve esta newsletter senão para denunciar este tipo de coisas?! Afinal continua tudo igual! Ainda não perceberam que falar no fim não conta para nada!?

Vamos ter, pois, o mesmo campo inclinado, a mesma conivência dos media e a mesma apatia na SAD. Continuo a dizer, temos um melhor FC Porto. E temos os outros a ter de jogar na Europa. Isso pode fazer a diferença. O resto continua, infelizmente, tudo igual.

41 comentários:

  1. Eu penso que o penalty da imagem não o é. Acho que isto do "sente o toque e cai" é do que mais desvaloriza o nosso futebol. Mas não discordo de mais nada no texto... Para além de que a minha percepção é sempre falível.

    O benfica no campeonato está nas suas quintas. Há dúvidas? Os adversários são todos brandinhos. Ganham sem saber ler nem escrever, estão a jogar mal e porcamente, calha-lhes uma boa vitória, e a CS vai coloca-los como o candidato milhas à frente da concorrência. Depois, chegam ao Dragão, marcam 2 golos sem saber como e a culpa será do "Lopetgue".

    Serve para nos recordar: o muito que fizermos dificilmente será suficiente. Mas eu acredito.

    Saudações,
    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Convido-o a fazer uma busca simples do vídeo do penalty do Luisão. Ele não toca, ele empurra. De resto, cá se vai cantando e rindo. A minha esperança é que eles se convençam que esta mediocridade chega.

      Abraço

      Eliminar
    2. Caríssimo, continue assim.
      Colinho 2.0

      Conseguiram evoluir de um beneficiado para 2 na mesma jornada e desculpas para todos os gostos, acima do 3º lugar vai ser difícil...
      Se calhar o ter jogos em direto para Espanha vai ser o melhor em relação à época passada, assim pelo menos os nossos jogos não devem ser "esquisitos", isto porque não os estou a ver, a verem outros jogos que não os nossos, ainda tenho esperança nos resumos, mas pouca, o direto dos nossos jogos já não será mau

      Abraços

      Eliminar
  2. As minhas aspirações para esta época é desfrutar do nosso futebol.. ver BOM futebol e entrega! Isso para mim chegará, ser campeão será sempre bónus..

    Se outros ficam contentes com o chutão para a frente, a UCL lá os trará à realidade..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se jogarmos melhor que os outros seremos campeões. Não se pode ganhar sempre, mesmo com #colinho, se se joga mal.

      Abraço

      A Champions será humilhante para esta gente, a jogar desta forma.

      Eliminar
  3. A Apaf tem de manter o benfica ligado ao campeonato. Até ao dragão vão segurar as pontas e deppis vamos jogar contra 14 e vamos ter que ganhar...
    Depois na liga dos campeões ficam em último lugar do grupo porque com árbitros estrangeiros não tem hipótese.
    Mas eu acho que o lopetegui já sabe que ser melhores não chega... temos que ser muito melhores.
    Luis Pereira

    ResponderEliminar
  4. A continuar assim dificilmente o Benfica deixará de ser tricampeão. Não esqueçamos que há eleições ano que vem no Benfica!!
    Além de de o LFV ter tudo controlado, quer a nível da Apaf, clubes( atenção este ano ao Rio Ave, o Benfica comprou jogadores e devolveu-os) CS, parece-me que existe um espírito de missão que corre Portugal de cima abaixo para acabar com a hegemonia do Porto. Muita gente sofreu muito com as nossas vitórias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fazer o benfica de coitadinho é a pior coisa que se pode fazer. Eles têm o manto do seu lado. Temos de ter o nosso futebol excelente. E isso é o que faremos.

      Marcar 6 para ganhar por 2-0.

      Abraço

      Eliminar
  5. Imbicto amigo,

    Comidinhos. Pior: deixadinhos comer...

    Imbicto abraço!

    http://imbictopoema.wordpress.com

    ResponderEliminar
  6. Tenho a mesma irritação que aqui expressa, a vergonha começa cedo, muito cedo. E o nosso clube tem que falar, porque não tarda começam as provocações ao nosso treinador para ver o que ele acha das arbitragens e para dizerem que ele não fala de outra coisa.
    O treinador do Estoril disse aquilo mas podia ter dito antes, a jogar contra 14 é complicado.
    O benfica até vir ao dragão só tem jogos fáceis, só estou curioso para ver contra o belenenses que tem jogado bem, se no ano passado era como pato eles jogarem contra um clube "amigo", este ano está lá o Sá Pinto e não me parece que abra as pernas. Mas eles terem o caminho aberto até à 5ª jornada pode ser bom para nós, cria lhes a ilusão que são os maiores e depois o tombo pode ser grande. Nós só temos que trabalhar e muito para ganhar 4 jogos mais 1. E até lá também há Champions, quero ver o que eles vão dizer à Emirates sobre fazer poupanças na europa.
    Uma última nota, Rui Pedro Braz ontem estava muito preocupado com o Porto não ter ainda patrocinador. Dizia que os dirigentes do nosso clube tinham que começar a trabalhar e rápido. E eu só digo, meu amigo, 1ª jornada e fizemos capa do As. Parece me que arranjar patrocinador não vai ser um problema.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de fazer os nossos jogos, por mais difícil que seja. O resto é com os outros. Estou muito confiante.

      E quanto ao nosso patrocinador, calma que lá chegaremos. Com melhores argumentos podemos ter uma melhor negociação. Abraço

      Eliminar
  7. Não sei se realmente é verdade ou não, mas já ouvi certos comentadores dizer que o Porto rejeitou a proposta da Emirates, e que o patrocinio do benfica não são nem de longe nem de perto os 8 milhões por época que querem dar a entender, mas sim 8 milhões por 5 épocas com mais algum por objectivos na Champions, ou seja, desceu consideravelmente do que tinha pela PT. Mas os outros não me interessa muito, vamos esperar para ver o nosso presidente apresentar o tão esperado patrocinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei nada sobre o patrocinador. Confio no Clube que melhores negócios faz no Mundo.

      Abraço

      Eliminar
  8. Caro Jorge Vassalo,

    O estrannho é o melhor médio do Estoril Anderson Esiti estar no banco, e de lá nem saiu. Quando o Matheus (filho do Bebeto) entrou para médio de cobertura, o Esiti cobiçado pelo Monaco, lá continuou no banco, e não havia referencias ao Esiti no boletim clinico!

    O Estoril não passou a jogar com 3 defesas, o Fabiano tirou o lateral direito Anderson Luís (com amarelo e condicionado), e o ala Gerson, e foram a jogo o "placebo" Matherus, entrou como médio de cobertura, o Babanco era médio, recuou para lateral esaquerdo, e o Mano que era lateral esquerdo passou para lateral direito. O gordo Bruno Cesar foi jogar na posição do Gerson!

    Estranho sim o Anderson Esiti cobiçado pelo Monaco não ter saído do banco, o Sebá que vai para a Grecia jogou...

    Mais, o Estoril jogou sem os 2 médios habituais, Esiti como 6, e o Diogo Amado que é 8, supostamente lesionado...

    Repito, o Esiti não saiu do banco porquê, se nem constava do boletim clinico, e foi titular toda a temporada passada?

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais do mesmo. Mais do mesmo.

      Abraço e obrigado, como sempre.

      Abraço

      Eliminar
  9. Caro Jorge Vassalo,
    Não vi o jogo pois prefiro ver as camisolas do Porto a secar do que os jogos do Benfica ou do Sporting no habitual ambiente de "tugas" e de comentadores por norma ululantes que vêem o que ninguém vê. Tomei conhecimento das imagens dos lances polémicos e, entretanto, passei de relance pelo programa de Rui Santos ficando enjoado com a voz do dono que é Inácio e com a figura de vendido que ele faz, um homem que passou pelo Porto onde foi Campeão Europeu.Enfim. Não aguento o sonso que é Simões e as patetices os outros dois figurões, incluindo o nosso adepto. Pois aí temos o colo, a mentira, a safadeza a continuar hoje na SIC e na TVI. Vale a pena ter bons plantéis como tem o Porto para depois ser "comido" pela treta centralista verde e vermelha?... Receio que nada vá mudar e que aí esteja a versão dois do colo. O Futebol Português é uma comédia que se está a tornar trágica tal é a porcaria que transporta. Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena sim, porque temos ambições extra-laguinho. Estaremos entre os melhores da europa, constantemente. E já agora, não é "adepto", meu amigo, é ex-CAPITÃO do FC Porto e o único jogador que nunca teve outro clube na vida.

      Muito grave.

      Abraço

      Eliminar
    2. Deus o oiça Caro Jorge Vassalo.... Deus o oiça. Mas, ou a coisa muda ou vamos ter mais um ano de seca a nível interno. Quanto a Rodolfo, pelo seu comentário, deduzo que o Amigo apreciará a forma como ele tem defendido o nosso Porto. Eu definitivamente não!... Como portista não me sinto nem um pouco representado por ele naquele painel e não gosto das indirectas que manda ao nosso treinador e da passividade como deixa passar ataques violentos ao nosso clube. É a minha opinião. Abraço

      Eliminar
    3. Oh jnporto! Você tem lido os meus posts?! Claro que não gosto nada da forma como ele fala do FC Porto! E do resto, já agora! Como jogador até pode ter sido bom - não era do meu tempo - como comentador é uma nódoa!

      Abraço

      Eliminar
    4. Tenho lido, tenho. Como jogador, Rodolfo é do meu tempo. Uma referência do nosso clube, capitão, mas coisa de muita "garra" e pouca uva. Alguma controvérsia pela forma como se comportou quando Pedroto e Pinto da Costa romperam com Américo de Sá. Mas ainda bem que estamos de acordo. Como comentador é uma nódoa. Abraço.

      Eliminar
  10. Se tivessem tomates para marcar um penalty aos 19'

    acredito como voce, o F.C.Porto é melhor equipa colectivamente e individualmente.

    acredito no Danilo pra dizer ao Lopetegui como se faz para derrotar o Maritimo ou ver o jogo do U.Madeira...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Danilo do lado de cá é justamente o peso que vai descair a balança para o nosso lado.

      Abraço

      Eliminar
  11. Há uma coisa que os habituais FdP, portistas paineleiros e assobiadores incluídos, não vão conseguir, é esconder, tapar, branquear aquilo que os nossos olhos veêm e que denunciaremos até os dedos doerem, ou seja, estamos a jogar bem, um dos adversários foi beneficiado e o habitual inimigo foi, ontem, levado ao colo, veremos se é para continuar. Quanto ao resto, meus amigos, nada de ilusões, o nojo normal dos portistas vendidos, continuar a jogar muito melhor e não contar com limpeza de processos.

    ResponderEliminar
  12. Caro Jorg

    regra geral não vejo os jogos dos vermelhos, ontem por curiosidade vi até meio da 2 parte. Aquilo é de bradar aos ceus, a começar na transmissão, só dão as repetições que interessam, a passar pelos comentadores e a acabar no arbitro e conselho de arbitragem.

    Tal como diz temos de ser mt melhores para sermos campeoes, e não nos podemos esquecer das lagartixas.

    Abraço

    Miguel S

    ResponderEliminar
  13. É uma desilusão tão grande ver um jogo dos vermelhos e constatar que precisam destas coisas para ganhar. Eu já devia saber e por isso é que deixei de ver muitos jogos dos rivais, mas há sempre aquela esperança... Depois de um jogo em que o FCP fez uma boa entrada no campeonato (ainda para mais contra uma boa equipa, o Vitória), ver que os lampiões continuam a ser empurrados pelo apito cá em Portugal dá vontade que o nosso clube só jogasse na Champions contra equipas como deve ser e sem esquemas. Ainda me pergunto como ousam atacar-nos com o apito dourado quando são beneficiados à cara podre e ainda gozam com isso. Cada vez mais aquele clube me mete nojo e só quero que engulam palavra por palavra e cada ajuda que têm cá no burgo.
    Mais uma vez parabéns pelo blog e pelo post.

    Um abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  14. Pá, afinal...são 14 milhões.
    Não se pode desapontar tanta gente...

    ResponderEliminar
  15. Em grande,mais uma excelente crónica que vou partilhar no face.
    Que não te doam as mãos.
    Saudações
    Rocha

    ResponderEliminar
  16. Boas,
    não vi o jogo. Vinha de viagem, e ouvi na rádio pública, tal como o jogo do NGC. Diferença: grande emotividade dos comentadores, como se fosse o jogo dos vermelhos fosse o jogo da vida deles. Pagamos impostos para isto...
    O colinho bem que se quer discreto, mas a falta de futebol é tanto que tem que ser descarado. E agora um processo ao antigo treinador para desviar atenções e encher a jornalada. Triste.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual discreto? Quem não tem vergonha todo o mundo é seu.

      Abraço

      Eliminar
  17. jornais italianos (nao digo o lixo tuga pq enfim) dao como certo o Alex na Juve...afinal o Cissokho chegar o Angel nao sair nao e' a toa...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca seria à toa. Mas se Alex Sandro renovar - ver post seguinte - Ángel terá de ser colocado.

      Abraço

      Eliminar
  18. Hoje sim o dragões diário acertou. As virgens já estão ofendidas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tábiboogaijo! Qu'é feito carago? Até estava preocupado!

      Abraço!

      Eliminar
    2. Passo aqui todos dias, mas estou em modo férias ;)

      Eliminar