quinta-feira, 7 de abril de 2016

Longe Demais [ACTUALIZADO LINK ENTREVISTA]


Ponho, de propósito, a última fotografia tirada com Pinto da Costa, na abertura da exposição de quadros da viúva de Sardoeira Pinto, para que se entenda uma realidade óbvia: Pinto da Costa tem 78 anos. 

Posso ter alguns diferendos com a política desportiva de Pinto da Costa, especialmente desde a saída de Villas-Boas, mas não o dissocio de uma verdade inquestionável: devo o meu doente Portismo a ele. Todos nós devemos tudo a Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. Poderemos concordar ou não com ele, poderemos pensar muita coisa, poderemos até querer que não seja mais Presidente do Futebol Clube do Porto.

O que não podemos nunca, mas mesmo NUNCA, é faltar ao respeito à pessoa que fez de nós o Clube imenso e Universal que somos! Incomodar a sua vida privada, a sua intimidade e o seu descanso não é só vil, é bárbaro! 

Mas é o reflexo deste tempo que vivemos. Tal como disse, e muito bem, Bernardino Barros, estamos de tal forma (bem) habituados que tomamos o extraordinário como normal, e o normal como inqualificável. Ganhar e perder é desporto. Chega-se agora ao cúmulo de dizer que temos de achar que é indigno não ganhar campeonatos roubados à descarada, como se tal fosse obrigação nossa! Temos de ganhar 34 jogos?! Nenhuma - nenhuma! - equipa no mundo o faz. Fomos pentacampeões de futebol, heptacampeões de andebol, decacampeões de hóquei. Mas os vales acontecem na vida. Há que ter serenidade de, apontando falhas e erros, respeitar as pessoas. Como dizia ontem Cândido Costa no Universo Porto (ponho o link quando ficar disponível), há que roer o osso depois de comer a carne. Bernardino apontou, como sempre, muito bem, e ao seu estilo, que, se fosse hoje em dia, com esta histeria, não haveria Mourinho nem os seus fantásticos feitos.

A pequena grande Joana Marques - que não sei como não tem ainda um espaço no Porto Canal para ser acutilante e cirúrgica como tão bem sabe ser - di-lo, lapidarmente: "No futebol, como na vida, não há nada pior que a falta de memória, nada mais triste que a ingratidão e nada mais lamentável que a boçalidade. Felizmente, se há coisa que Pinto da Costa mostrou ao longo destes anos todos, para fãs ou críticos, é que não tem medo de nada.". 

Soube que, felizmente, o Nosso Grande Presidente não ficou afectado com o triste espectáculo de ontem à noite, à porta de sua casa. Tenho a certeza que não foram as claques do FC Porto que fizeram o aparente circo noticiado. Acho até que nem foram Portistas. Mas teremos de meditar, muito seriamente, sobre quem lucra com tudo isto. Serão os Portistas? Não creio. Uma vez mais, dividir para conquistar. 

Nesta altura, a serenidade impõe-se. Atento a essa necessidade, o Nosso Grande Presidente vem falar à Nação Portista, às 21:30h - ou 22h, segundo o Porto Canal - e esclarecer o rumo que quer dar ao Nosso Grande Clube no futuro. Tudo isso é o que importa. O resto é mimalhice, de menino mimado, habituado a ter sempre tudo o que pede, e a querer mais e mais e mais. Os que não são só Portistas de vitórias estarão com ele. Pedimos orientação e explicações. Mas com respeito e a reverência a quem sabemos que nos deu tudo. Mesmo que estejamos cépticos - ou não! - que ele seja a solução do Futuro. O benefício da dúvida, ele merece que lhe dêmos.

IMPORTANTE: A entrevista ao NGP pode ser vista em directo aqui, a partir das 22h.

18 comentários:

  1. Um dos problemas é que inevitavelmente Pinto da Costa criou por inerencia a tantas vitorias um grande numero de inimigos alguns dos quais e talvez nos piores gente que lhe foi próxima como por exemplo (Conselho Fiscal
    Presidente - Domingos José Vieira de Matos em 2006 e hoje em dia um dos nomes da Cofina dona do "Lixo da Manhã")por tudo isto ,este é só um exemplo talvez Pinto da Costa nesta altura seja mais problema do que solução ,ainda por cima não tem ao seu lado um Pedroto,um Teles Roxo ,um Hernani Gonçalves ,gente que esteve ao seu lado quando foi preciso lutar contra este centralismo nojento que mina este país ,e como Pinto da Costa sempre viveu o clube de tal maneira apaixonada que acabou por o misturara com a sua vida pessoal( Por exemplo-Carolina Salgado,e agora o seu filho A.P.C.)

    Saudações Portistas

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que o presidente Pinto da Costa vai falar no Porto Canal... temos uma coisa em comum... Ele não vê blogs nem jornais, eu não vejo o Porto Canal... porque mo tiraram. Entrevista com o mesmo que disse na cara do presidente que este ano não temos razão de queixa das arbitragens. Assim não.
    Cumprimentos portistas.
    obs... antes de Pinto da Costa ser seccionista do boxe já eu era adepto e sócio do clube apesar de ser ainda bem jovem, e o castigo auto-inflingido ao intervalo dos jogos em que não estávamos a ganhar era não comer a sandes que levava por um aperto que ficava na boca do estomago, (e não era época de fartura).. agora comem pipocas e sorriem e tiram selfies...
    A. Martins

    ResponderEliminar
  3. Caro Jorge,

    Descontextulizado do post, recordo os registos do Calabote do seculo XXI, falo no Capela, claro, esse "exemplar" a apitar o Benfica tem o seguinte registo notável:

    13 vitórias
    1 empate
    0 derrotas
    34 golos marcados
    0 golos sofridos (ZERO GOLOS SOFRIDOS)!

    Perante o factual, e sabendo nós das habituais ressacas Europeias nas jornadas internas (tão comuns na Europa), nada melhor que esta nomeação cirurgica, tal como, pós Benfica Zenit, seguiu o Heroi de Fafe para a Mata Real, o Ferreira o benfiquista de Fafe foi desempatar com a GP mais mentirosa desta Liga!

    João Capela, detem o record Europeu sem sofrer golos a apitar o Benfica, são "só" 1260 minutos a apitar o Benfica, e zero golos sofridos!

    Vítor Baía mantém o segundo lugar em Portugal, entre a quarta e a décima sétima jornada do campeonato 91/92, Baía completou 1192 minutos sem sofrer golos, o que é a 2ª melhor marca nacional. Manuel Bento, em 1980, completou 1081 minutos imbatíveis, naquela que é a terceira melhor marca nacional, João Capela é o recordista nacional com 1260 minutos de forma imbativel, e já superou o Bento e o Baía é notável!

    Muita atenção ao Sport Lisboa Calabote e Benfica, como escrevia o Paulo Baldaia recentemente!

    JÁ NÃO HÁ VERGONHA NA LIGA DOS CAPELAS!


    Aproveito a oportunidade e vou elencar , a requalificação ou reformulação que gostaria de ver implementado no FC Porto no curto prazo, isto na minha modesta opinião, se me é permitido, aí vai :

    1 Revolucionar a politica de comunicação interna e externa, mais acutilante, e sobretudo assertiva. Papel essencial/fundamental do Porto Canal nesta nova dinamica de Comunicação mais agressiva, mas também aglutinadora do Portismo!

    2 Reconquistar o poder entretanto perdido nas instancias que tutelam o Futebol em Portugal, nomeadamente na arbitragem, mas não só!

    3 Requalificar o plantel : 19 jogadores com maturidade e experiencia, acrescentar 6 jovens oriundos da Equipa B, exemplos: Gudino, Garcia, Rafa Soares, Ramos, Chidozie, Tomás, ou André Silva. Maturar esta qualidade da B (sem serem soluções de recurso), e alimentar o Portismo no Plantel principal do FC Porto, isto em busca de referencias no curto prazo!

    4 Os encaixes financeiros são inevitaveis, e nesse sentido, via com bons olhos as vendas/encaixes de Maicon, Herrera, Brahimi e Aboubakar, neste quarteto vislumbro um encaixe conjunto de 70/80 M€!

    5 Essencial a manutenção no plantel de Danilo, André André, Sérgio Oliveira, assim como Helton, e acrescentar a maturidade e a "alma" do Maxi e do Layun!

    6 Fundamental reforçar dois sectores com qualidade insuspeita : Eixo central da defesa, e a posição 9, valores seguros, e que entrem de forma imediata no onze!

    7 Treinador, Português, de preferencia Portista e que conheça os cantos à casa, nesse sentido via com bons olhos o regresso de Vítor Pereira ou de Villas Boas!

    Mais pontos poderiam ser elencados, mas hoje apelei à minha escassa capacidade de síntese!

    1 abraço

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Caro Paulo Teixeira


      3) Discordo, apesar de boa prestação do FCPORTO B, a grande maioria dos jogadores deverá rodar antes de chegar à primeira equipa do FCPORTO. Mesmo Chidozie que deverá permanecer na equipa B.

      Na minha opinião, David Bruno, Tiago Rodrigues, Leandro, Otávio, Ivo Rodrigues, Kelvin, Ricardo Pereira, Gonçalo Paciência são jogadores que passaram pela B que têm melhores condições para chegar à equipa principal. Outros como Fabiano, Maicon, Abdoulaye, Josué, Licá, Sami e Ghilas são também outras boas opções.


      Questiono Paulo Teixeira, porque não sei, como é que as futuras arbitragens poderão passar a ser isentas, porque ficam imensas faltas por marcar inclusivé penalties descarados, vários cartões amarelos e vermelhos ficam no bolso dos árbitros quando deveriam ser mostrados aos jogadores adversários.

      Recordo-lhe um célebre jogo entre o Chelsea e o Barcelona apitado pelo Ovrebo em que ficaram 6 penalties por assinalar a favor do Chelsea.

      https://www.youtube.com/watch?v=NziyufSACKk

      Sem dúvida que já ganhamos jogos e campeonatos com as arbitragens contra nós e pró-galináceos mas a cada dia que passa tornou-se cada vez mais difícil.

      Eliminar
  4. Há gente parva em todo o lado. E se forem dos nossos, não deixam de ser parvos por isso. Abraço.

    ResponderEliminar
  5. Uma vergonha o que fizeram. Independentemente do que se possa achar de PdC, este será sempre o melhor Presidente do mundo. O único problema que tem é que neste momento o homem está cansado, e penso que o momento é demasiado difícil para a idade e estado de saúde dele.

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge,
    Apenas tenho a dizer que estou completamente de acordo com estas linhas…
    E lamento não poder assistir à entrevista do Presidente hoje… continuo à espera que a NÓS e a MEO se entendam…

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Esta contestação toda tem razão de ser em função de tudo aquilo a que temos vindo a assistir e do silencio de quem (não) dirige.Claro que não se pode ganhar sempre e felizmente temos ganho mais do que perdido mas o problema é o modo como perdemos.Vemos uma equipa sem classe,sem garra nem ambição e jogadores que parece que andam a fazer um favor ao jogar. Este estado de coisas é que custa a engolir pois eles ganham mais num mês do que muitos de nós num ano.Exige-se respeito pela camisola que vestem pois se esse respeito existir mesmo que percam terão sempre o nosso respeito. É preciso mudar mentalidades pois a continuar assim a travessia do deserto será longa.E meus amigos se quando se ganha o Presidente é louvado e endeusado também agora tem de ser responsabilizado por tudo de mau que está a acontecer. O seu enorme passado não pode ser o seu escudo para as asneiras do presente.Todos nós lhe estamos gratos por tudo que fez mas a idade não perdoa e se já não tem forças para continuar a luta deve ter a sensatez de dar lugar a outro pois ninguém é eterno.Além do mais o cemitério está cheio de insubstituíveis que julgavam que a terra deixava de girar sem eles. Depois de PC o Porto continuará pois ele sim é eterno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muito mais medo do que virá depois do PdC, do que com ele, mesmo que chegue aos 98 anos ainda presidente! Até por aquilo que se tem visto em comentários em relação ao que devia ser feito, e em função dos pretensos candidatos!

      - Quando há assobios aos 5 minutos, é óbvio que não há respeito por quem traz as camisolas; o respeito tem de ser recíproco! Como em relação ao presidente !

      Eliminar
  8. http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=5115295
    Já podem ver a entrevista.
    Obviamente que nesta altura até um diferendo entre duas empresas serve para atacar a direcção...

    Abraço.
    Pedro Santos

    ResponderEliminar
  9. Condeno fortemente estes actos covardes de que PC. foi vítima.
    Algum PORTISTA pensa que estas duas operadoras (NÓS e MEO) teriam a ousadia de fazer o mesmo aos clubes do sul?
    Entrevista de PC. no patéticocanal? Que seca para o julinho moto Guzzi, ainda se fosse do fessor Marcelo Caet.. Não se arranja aí uma gala do SC.Braga, ou um jogo do ABC, para encurtar o pigrama? Não. Bom lá terá de ser, deixa ver ao menos, se não melindro as consciências, das audiências da porta 18 e do clube cardinal.
    A pequena grande Joana Marques neste canal? Não, que disparate. A Joana PC. defende melhor os interesses do DRAGÃO.
    Que rumo dar ao Nosso Grande Clube no futuro? Bem JNPC, se te sentes impotente de mudar o rumo dos acontecimentos, MUITO, MUITO, MUITO, MUITO, OBRIGADO, por tudo, mas ADEUS.
    Lá teremos de ter outro Presidente, outra direcção (que não nos mime com derrotas humilhantes, comissões)e vender a percentagem AZUL E BRANCA do poucocanal, fazendo no NOSSO estádio a DRAGÃOTV (canal de FORTE propaganda/marketing da marca FCPORTO e de ataque aos nosso inimigos).

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  10. O problema aqui não é a critica destrutiva ao Presidente.
    O problema aqui é que há coisas que ele consegue resolver, e nada acontece.
    Todos nós sabemos que ele com as pessoas certas consegue por o Clube no seu caminho certo.
    O "vírus" desta situação está que existe algumas pessoas que não querem estar com ele nem com o Clube.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  11. O infindo apreço e devoção ao Nosso Grande Presidente deve-se ao oposto de tudo o que agora representa. Sonho com um Porto renovado, ambicioso, audaz e guerreiro, liderado por quem lhe incutiu essa matriz – Jorge Nuno Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
  12. Ficaram com dúvidas sobre o Lopetegui agora?:) Alguma dúvida que foi dos maiores erros que o PC cometeu? "Confiei em quem não mereceu a confiança...dei lhe carta branca para contratar os jogadores que ele queria", entrevista a PC no Porto canal.

    Portanto, continuem ceguinhos a defender o sr Lopetegui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro António, colocar todas as culpas em quem já cá não está para se defender é do mais fácil que existe.
      Por acaso esperava que o nosso Presidente assumisse alguma da culpa que tem na gestão efectuada? Eu não.

      Eliminar
    2. caro António, quem apesar dos maus resultados do treinador Lopetegui dizia que renova mais uns anos com ele, realmente tem muita dignidade em acusá-lo agora. Eu não era defensor do futebol do Lopetegui, mas quem perdeu o campeonato no época transacta foi o presidente. Ele viu ou então andava com a cabeça em outra coisa, que o clube do regime foi campeão porque teve o colinho das arbitragens e sem que a direcção do Porto a denunciasse e a atacasse.
      A próxima época é mais do mesmo.
      Cumprimentos portistas
      A.Martions

      Eliminar
  13. Há que cerrar fileiras! Ser porto e Estar com o nosso presidente ! No proximo ano Tudo regressa a normalidade ! Força grande porto! Delfim 66106

    ResponderEliminar
  14. Na entrevista PC repetiu várias vezes a palavra "identidade" e "caracter". O Lopetegui descaracterizou completamente o modelo do Porto.

    É muito perigoso dar tanta a liberdade a alguêm e ainda por cima a alguêm que nunca entendeu onde estava.

    E para aqueles que ainda o defendem, digo isto:
    Se o defendem só pelas conferências de imprensa que ele dava (porque em termos desportivos foi zero), foi precisamente por essas conferências que eu o comecei a odiar. Sempre o mesmo discurso, repetitivo à exaustão, sempre a justificar-se, sempre a vitimizar-se...pelo discurso percebi, que ele nunca teria os verdadeiros jogadores do seu lado.

    Foi dos piores treinadores que passaram pelo clube e odeio quem fez tanto mal ao nosso clube.

    ResponderEliminar