sexta-feira, 22 de abril de 2016

Paradoxos e Traduções


Se há uma palavra que, para mim, resume a entrevista de Lopetegui, é a palavra paradoxo.

Toda esta situação é paradoxal. É paradoxal que ainda se fale de Lopetegui. É paradoxal que se tenha assobiado um treinador por ter 1, ou 2, ou 3 derrotas, quando se tem condescendência e bonomia por outro, por ser, se calhar, mais simpático. É paradoxal que se tenha criticado a rotatividade exagerada de um, quando o seguinte faz o mesmo. Ao mesmo tempo é um paradoxo pensar-se que Lopetegui possa MESMO pensar que foi ele - e mais ninguém - que descobriu Rúben Neves.  Entre outras coisas.

Todos sabemos que, qualquer que seja o argumento, a discussão ou o assunto, a verdade dos factos não mora com Lopetegui ou Pinto da Costa. Está algures no meio. Está no intermédio entre aquilo que a quezília legal exige dos intervenientes, o primeiro porque quer ser indemnizado, o segundo porque quer pôr-se de fora. Está algures entre a falta de auto-análise de um teimoso e a tentativa de passar por entre os pingos da chuva do outro.

Parece-me bastante evidente que coisas boas e más aconteceram com Lopetegui ao comando, mas esse é, nesta altura, já um tempo sem tempo. Agradeço a classe de Lopetegui quando diz bem do NGP, quando tem palavras elogiosas para o Nosso Grande Clube e, porque não dizê-lo, não usa Pinto da Costa como bode expiatório. A frase que mais lhe subscrevo é a que ele diz "Pinto da Costa que siga o seu caminho, eu sigo o meu". Qualquer outra atitude não dignifica o FC Porto e serve de alimento para piranhas.

Mas há uma coisa curiosa, um dilema para quem adora odiar: Se Lopetegui é a pior coisa desde a bomba atómica e Antero um ladrão inominável, que dizer do facto, cada vez mais evidente, de ter sido este que fez a pressão para que Lopetegui saísse? Onde ficam os meus queridos haters?


Naturalmente, nada dá mais jeito do que fazer-se de parvo e traduzir "à Google Translator "  a frase de Lopetegui "me dá pena ver Pinto da Costa agir asi". A tradução é exacta será "tenho pena que Pinto da Costa esteja a agir assim". Que jeito que dá parecer estúpido. Faz capas como esta aqui de cima, curiosamente, como sempre, de destaque ao FC Porto cada vez que haja algo que seja menos positivo ou até mesmo negativo. Onde está a conversa de que o ficaben é que vende? Não, é só pura perseguição. Como é a estupidez de dizer que Layún vai embora, para depois pôr em nota de rodapé que afinal não vai. Como é de inventar coisas como que se anda a tentar Hulks, Pepes, Brunos Alves e Moutinhos, só para depois se poder dizer que o FC Porto "falhou as contratações".  Não somos assim tão estúpidos, amiguinhos!

Usando o vosso fabuloso tradutor, digo-vos: desamparem-ma loija! (RIP Prince, 2016 anda a ceifar demasiado talento!)

50 comentários:

  1. ´ta que los parió! :D
    Y asi es más fácil hablar españuel. Espécialmenti cuando no pones legiendias - ou palabras portuñuelas como legiendias - en lo que dice Julen Lopetegui, aún mismo la jornialistia que hablaba preciosiamiente.
    Ahora están toditos ofendiditos porque Julen habló castellano y no el portuñol que los demás cricticaban aquí, mientras - perdón, encuanto - la correspondiente oficial de un canali público de televisión daba cabezadas en la gramática castellana como genti grandi. Sin problema! Lo que impuerta es la confianza con que dices cada palabra...

    Imbictio abrazo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tiénes razion!

      Aquelia jiornalistia parecia quie lhe queria partiri a cariola!

      Abraçom

      Eliminar
  2. Boas,

    Há diferenças importantes, sobretudo no significado das derrotas. O Lopetegui perdeu todos, repito todos, os jogos decisivos em que esteve envolvido. A primeira derrota foi, recordemos, contra o Sporting em casa para a taça. Não me esqueço, também, da derrota o ano passado contra o Marítimo depois do Benfica escorregar contra o Rio Ave. Nem da maneira medrosa como a equipa, a precisar de ganhar, entrou na Luz, no ano passado. O Porto do Lopetegui era isto: certinha, sem deslumbrar, a ganhar os joguitos com maior ou menor dificuldade. Jogava sempre da mesma maneira quer estivesse empatado, a ganhar ou a perder. Uma equipa sem fibra que não arriscava um milímetro. Agora, não vamos confundir as coisas: a rotatividade do Lopetegui era uma opção e exagerada e resultou em danos graves: derrota contra o Sporting no ano passado para a taça, por exemplo; ou veja-se o estado físico da equipa hoje em dia, que não aguenta dois jogos seguidos. A rotatividade em Peseiro parece-me mais forçada… Ou achas que o Peseiro roda assim tanto a equipa e que é por opção?

    Saudações,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, nada disso. Não estou a atacar o Peseiro por isso. O que digo é que um é um "génio corajoso" onde o outro era um "palerma maluco".

      Abraço

      Eliminar
    2. Não é 8 nem 80. O estado de graça do Peseiro, se é que o teve, já terminou. É corajoso por ter pegado numa equipa em profunda mudança a meio de uma temporada mas isso não desculpa uma derrota contra o Tondela em casa, por exemplo. O FCP podia estar com 5 jogadores dos juniores e 3 da B que tinha obrigação de ganhar. Quanto ao Lopetegui, honestamente parece-me um treinador mediano, a tirar para o fraco. Veremos o que será a carreira dele daqui para a frente e cá estarei para fazer mea culpa se estiver equivocado.
      Só uma nota: as televisões têm tantos comentadores e jornalistas desportivo-futeboleiros e mandam uma senhora que de futebol percebe nada e que, sendo correspondente em Madrid, tem o nível de espanhol do Zézé Camarinha? Enfim…

      Abraço,

      Eliminar
    3. A ver se percebo. Portanto para alguns é mais grave perder com o Benfica e com o Sporting do que perder com o Tondela e o Arouca, é isso?
      Esses jogos decisivos só aconteceram porque ganhavamos os outros e mesmo assim não fomos campeões porque fomos gamados. Este ano provavelmente vamos jogar com o Sporting já a fajoes porque perdemos os jogos menores, o que realmente é totalmente diferente.
      Que cada um siga o seu caminho e deixemos de ter ódios de estimação internos. Precisamos de todos unidos em defesa do clube.
      Abraços

      Eliminar
    4. Não estou a comparar gravidade ou gravidades. O Porto tem de ganhar sempre ao Tondela, seja com que equipa for, quantos lesionados tivermos, quantos defesas disponíveis tivermos, etc. Apenas comparei porque o artigo comparou. Os únicos factos que me interessam são estes: Lopetegui num ano e meio como treinador ganhou 0 títulos e foi a 0 finais, nunca assumiu responsabilidade de nada e continua com a lenga-lenga de que perdeu por força do destino 7 ou 8 titulares quando alguns deles já sabia que os ia perder ou foi por vontade sua que os perdeu. Agora, podemos analisar porque nunca ganhou, temos de o fazer, creio, para voltar a ganhar.
      Prefiro perder 4 ou 5 jogos em 15 e ser campeão ou ganhar a taça do que em 50 perder 5 e não ganhar nada. Não se tratam de ódios de estimação, é apenas analisar o que ele disse e dizer o que acho dele como treinador. Não tenho ódios de estimação apenas irrita-me que este tipo tenha vindo para Portugal como se fosse o rei da pista a pensar que vinha para o campeonato escocês e levou com realidade do nosso campeonato. E ainda continua a achar que fez um bom trabalho.

      Eliminar
    5. Claro que é muito mais grave perdermos com Benfica e Sporting do que perder com Tondela ou com o Coimbrões. Quem não entende isso? Nos ultimos 30 anos quantas vezes perdemos com esses mentecaptos da Capital? Quantos pontos estão em disputa com esses vermes? Salgueiros e Académicas sempre existiram e sempre se deram abébias ocasionais.
      Quem fica todo contente por um treinador passar a achar normal não ganhar nada e perder com os mouros é a coisa mais natural do Mundo, ou não entendeu bem o que é ser portista ou conhece o clube há muito pouco tempo.
      Rodrigues

      Eliminar
    6. Não perder é que é a normalidade. Não é normal sofrermos golos a torto e a direito e ter as calças na mão contra Aroucas, Tondelas e quejandos desta vida. Acho que quem não entende isso "a achar normal não ganhar nada e perder com os mouros é a coisa mais natural do Mundo, ou não entendeu bem o que é ser portista ou conhece o clube há muito pouco tempo."

      Eliminar
    7. Claro, e Lopetegui até cometia as proezas de ganhar 1 pontinho ao Boavista (com jogadores dos amadores, muito melhores que os do actual Tondela?!) na passada época. Nacional, Maritimo, Estoril, Belenenses eram adversários "dificilíssimos", isso é que conhecer o clube há muito tempo.
      Rodrigues

      Eliminar
    8. Se um era mau, o outro não é melhor.

      Eliminar
    9. O outro não é melhor, é certo mas com atenuantes que explicam muita coisa, apesar de não servirem de justificação para nada. Aliás, para os que falam, com razão, do colinho do ano passado - mais por beneficiar as galinhas do que prejudicar-nos a nós - convém não esquecer os golos anulados, penaltis por marcar, golos em fora-de-jogo de adversários, etc destes últimos 15 jogos que também ajudam a explicar mas, mais uma vez, não justificar, derrotas e resultados menos positivos. Agora pelo menos entramos na área, atacamos com muitos, defendemos com poucos, como as equipas grandes, apesar de só ter 2 centrais e meio no plantel, com lesões, saídas, entradas, castigos, etc.

      Eliminar
    10. Os próximos jogos o dirão.

      Abraço

      Eliminar
  3. Sendo que, no contexto da frase, "pena" é mais de tristeza do que de compaixão. Me da pena. Deixa-me triste. Penso eu de que. Rena há só uma! :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Boas! Snr jorge vassalo mais uma vez 100% de acordo com o seu post na totalidae como regra normal sempre! Ísto da bolha nos dar hulk,bruno alves,pepe,joao moutinho como regressos anunciados e quase garantídos e mesmo como diz e para dizerem porto falha nas contratacoes!! E uma vergonha esta nojeira escumalha jornaleira que temos! Olhe sobre o caso harramiz nem uma palavra ne? E que o ficaben b descia de divisao senao comprasre o farense como o fez e este sujeítando se a descer com a promessa de para o ano subirem com o ficaben a encomendar lhes arbitragens favoraveís e a emprestar lhes primos do renato sanchez e do lindelof entre outros! Enfim e a corrupcao vermelha no seu esplendor!! Quanto a lopetegui o que dígo e o que ele diz que ele e pinto da costa sígam cada um o seu caminho! E em relacao a lopetegui-peseiro tanbem tou de acordo consigo e com o sumo o porto ao tondela no dragao tinha de ganhar ate com os juniores e 3 ou 4 da equipa b!! Abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando, a mim chateia-me mais os 11 golos sofrido pelo Belenenses que deixa passar, o União que diz que "não precisa de pontuar" ou o Braga que deixa entrar 8 bolas....

      Abraço

      Eliminar
  5. Estes pasquins só fazem capas de nós para dizerem mal
    E são desonestos pois deturpam o que é dito fazendo capas que induzem em erro quem não viu a entrevista. Lopetegui pode escudar-se nos números pois à primeira vista até lhe são favoráveis, o pior é que quando se analisa mais em pormenor o que fez se conclui que fez e ganhou zero falhando nos momentos mais importantes. A eliminação em casa com o Sporting. O miserável jogo com o Nacional.O jogo medroso da luz.O empate com o Belenenses etc. etc. etc. Falhou sempre que não podia falhar veja-se este ano a saída da LC. Além do mais o seu tipo de futebol era insuportável. Foi pena ter estado cá tanto tempo pois agora por esse facto estamos como estamos.Agora estes pasquins deturparem as suas palavras e fazerem capas com inverdades já é demais e merecia uma resposta adequada da nossa parte. É inadmissível não os desmascarados na sua campanha de ajuda aos vermelhos dizendo-lhes porque não dizem nada sobre o escândalo Farense e o colo com andor que os ajudou a ganhar campeonatos. Temos um Patético canal que se tivesse alguém à sua frente que não fosse um vendido aos amigos da capital, podia ser o meio de desmascarar tudo isto ao mesmo tempo que fazia barulho e mostrava que não somos comidos por parvos pois vemos às coisas. Infelizmente nada disto é feito pois o Betinho do Júlio é uma das maiores decepções que nos podiam acontecer. Não tem arcaboiço para enfrentar os seus amigos da capital e quer salvaguardar um futuro tacho por isso nada de os atacar.Não serve para ocupar o lugar e eu já o tinha demitido. Enquanto não nos revoltarmos e quisermos ser bonzinhos seremos cada vez mais espezinhados e prejudicados por todos. Este tipo de comportamento não é digno do tão afamado mas pelos vistos inútil pois não é levado à prática do "somos Porto".

    ResponderEliminar
  6. Snr jorge tem razao a mim tambem me chateia e muito os vendidos do belenenses do braga do maritimo do uniao da madeira e mts mais que por uma razao ou outra abrem as pernas ao ficaben! E a verdadeira corrupcao ao servico do clube do regime! E a corja da nossa comunicacao social sobre o ficaben nada denunciam e incrível ao que isto chegou! Temos de ser nos a chamar os bois pelos nomes! Abraco

    ResponderEliminar
  7. Tenho pena de Lopetegui. Esta entrevista mostra até que ponto foi o erro da sua contratação. Responsável por aquele futebol enfadonho na saída para o ataque, com tantas trocas que dava para ir à casa de banho e ainda o Maicon a passava pela enésima vez a bola para um dos laterias. Essa luminária demonstra pela basófia que não só gostava daquele futebol pastoso e engonhado, como não ganhar nada para ele é a coisa mais natural do mundo. Perante o desmoronar duma identidade futebolística do FCP, a criatura não assume, nem nunca assumiu nenhuma responsabilidade. O que me choca foi a Direcção não ter enfrentado, "como se diz em Espanha o toiro pelos cornos". Só um mentecapto que após ter levado a equipa "a bater no fundo" tem a lata de dar uma entrevista a fazer-se de vítima. Sim, porque foi pela inércia destrutiva do futebol de Lopetegui que fomos até ao fundo.

    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No ano passado, a meu ver, foi feita uma escolha - Champions e campeonato. E, sim, por esta ordem. O problema é que, a ser verdade que ele poderia contratar com "plenos poderes", algo de muito errado foi feito.

      Abraço

      Eliminar
  8. A mim preocupa-me mais que esteja a perder a confiança no sr. presidente Pinto da Costa... tudo que ele diz de imediato é negado pelas personagens em questão e deste modo os adeptos como eu terão de fazer juízos de valor. Não temos de nos queixar dos artigos da Bolha.. quem convidou o seu director para a gala dos Dragões de Ouro? Quem diz mal do Lopetegui e agora é o que se vê.. até chorou na saída deste... (verdade? mentira').. quem elogiou o fim de semana só com vitórias e que se passou de seguida? Andebol foi-se ás mãos dos nossos "inimigos", equipa b) derrota com o Vilarreal... .. ele tem o condão de falar e acabar com tudo. Que dê uma entrevista no Porto canal sem ser encomendada e a questões colocadas pelos sócios em contacto telefónico na própria hora.. então terão o homem a resvalar. Já agora alguém me explica a razão de falarem dos vendidos do Braga (grandes amizades com o Salvador e empréstimo de jogadores); Belenenses (flores para o Pepe em visita a Belém e dragão de ouro do presidente da sad); Marítimo negócios com compra de jogadores e almoços com o guardanapo), U. da Madeira (empréstimo do Gudino).. árbitros.. até nem temos razões de queixas (director do porto canal) ... ETC.. ETC.
    cumprimentos portistas
    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas incongruências têm, sem dúvida, de ser resolvidas.

      Abraço

      Eliminar
  9. Caro Vassalo e Portistas,

    O problema é que o Lopetegui ainda nao se apercebeu que apesar da equipa estar em primeiro, ou perto do primeiro lugar, nao jogava ponta.....sabiamos perfeitamente que quando chegasse o momento de atacar o primeiro lugar e houvesse disso oportunidade iamos empatar ou perder. A equipa nao tinha poder de fogo, explosao, nao mostrava garra, tinha um futebol muito lento e complicado. Agora vir com esta conversa a ver se engana tolos é mt bonito pra ver se ainda vai safar uns trocos, mas nao engana só engana parvos. Ele olha apenas para o que lhe convém. Tínhamos estrutura e controlo de jogo, mas jogavávamos muito pelas alas, com pouca criatividade no centro e muita lentidao. Será preciso ser um génio de treinador pra perceber isto? O campeonato nacional é pra esmagar, avancados la na frente, se for preciso ter lá dois, jogar com tudo, nao é pra ter aquela lentidao e troca de bola no circulo central e entre os centrais.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este ano é verdade.

      No ano passado só foi verdade não alturas em que a equipa não se entregou ao jogo.

      Abraço

      Eliminar
  10. Andam jactantes os nossos jornais com a entrevista de Lopetegui. Diria mesmo que andam orgasmicamente contentes. Os mesmos jornais e jornalistas que durante 18 meses gozaram e bota-abaixaram a mesma pessoa.
    Por estas e outras se vê o baixo, reles nível do nosso jornalismo.
    Quanto a Lopetegui o que se pode dizer? Já era.
    O nosso treinador é outro (ainda que não acredite que o seja na próxima época).
    Creio que também o nosso presidente deve esquecer Lopetegui. A fila anda...
    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
  11. Caro Vassalo e Portistas,

    Já viram a listinha do Fernando Gomes na FPF: Meirim para o CD, e o Fontelas Gomes para o CA.

    Espero que nao seja mais do mesmo. Mas estou a ver o caso mal parado. Sao 3 figurinhas, fernando gomes, meirim e fontelas, em que a minima situacao em que se ponha FCPorto vs benfica nao terao duvida nem pejo nenhum em prejudicar o FCPorto e benefeciar o benfica. Mas como é que o FCPorto pode mudar isto? Isto é tudo cozinhado por eles. O Fernando Gomes está nitidamente contra nós porque saiu a mal do clube e quem tem o presidente da FPF nas maos como é o caso do benfica, reina a bel-prazer. Este Fernando Gomes é bem pior que o mario figueiredo, esse declarou-nos guerra, lembro-me uma vez dizer publicamente na televisao que o benfica nao devia seguir o caminho do FCPorto no futebol português. Desculpe? Um presidente da liga a dar dicas a um clube em beneficio de outro? Isto só em Portugal. Por muito que um clube nao o tenha apoiado, ele, o presidente da liga tem que ser institucional e pugnar por todos os clubes. Ele é o presidente da liga e de todos os seus sócios (clubes) e nao apenas de quem o elegeu. Era como se agora o presidente da republica ou o primeiro ministro só governasse pros que o elegeram. Inacreditavel. Tivemos um presidente da liga que publicamente fez isto. Nao pode faze-lo. Se nao sabe isso, tem que se demitir ou alguem o demitir, como se tentou, mas o benfica tinha la o gajo da assembleia que manteve aquilo o tempo que pôde, que era um ex jogador deles. Mas como dizia o Fernando Gomes é mais cinico, nao declara publicamente, nao afronta directamente, mas faz pela calada. aí temos a sua lista, perfeitamente escolhida a dedo. Gajos que agradam ao benfica e que se preparam pra manter o poder instalado pelo vieira. Ou muito me engano ou está preparado um caldinho pra levar o colinho ainda mais longe do que tem ido.

    Nós Portistas se a nossa comunicacao, maneira de actuar nao mudar, e os resultados esses, se mantiverem, terao que ser tomadas medidas sérias. Espero que as palavras do presidente sejam a sério. Para já nao mudou nada.

    VIVA o Futebol Clube do Porto

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FC Porto não precisa de favorecimentos. Se encontrar injustiças tem de falar - alto e bom som. Independentemente do nome.

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Vassalo,

      É normal num país democratico da Uniao Europeia do sec 21, numa liga onde ha 18 clubes, ser apenas um dele a controlar tudo e todos?

      Isso é muito bonito, mas depois de prejudicados, nao serve de nada falar. No futebol nao ha decisoes que voltam atras. O que está está. Se há que falar é antes e nao depois. Falando depois, vêm sempre os outros dizer que só nos queixamos porque nao ganhamos.

      Cumprimentos.

      Eliminar
    3. É ganhar e ganhar BEM, denunciar na mesma e, quando formos prejudicados, não deixar pedra sobre pedra.

      Abraço

      Eliminar
  12. Boa tarde,

    Relativamente à entrevista do Lopetegui, retenho algumas notas:

    - O total desrespeito (mais um) da RTP para com os telespectadores ao não legendar a entrevista. E tenho plena convicção de que o fizeram propositadamente para, assim, poderem extrapolar as declarações, "construindo" rodapés polémicos e as capas dos jornais de hoje com a clara intenção de prejudicar o FC Porto.

    - Nunca fui grande adepto do futebol de Lopetegui, embora reconheça, sobretudo no 1.º ano, exibições muito bem conseguidas da equipa, e defendo chicotadas psicológicas apenas em casos extremos. Ora, vendo o que se passou desde a saída de Lopetegui, acho que se não tivesse acontecido a sua saída, estaríamos neste momento na luta pelo 2.º lugar e, desse modo, com a entrada direta na Champions em aberto. E, paradoxalmente que isso possa parecer, penso que a entrada direta na Champions com Lopetegui a bordo seria mau para o FC Porto, porque seria mais difícil justificar a saída do treinador nessas circunstâncias, dado que acredito que o seu destino há muito estaria traçado.

    - No fundo, apenas se antecipou uns meses a sua saída. Se a saída em Janeiro de Lopetegui não nos rendeu dividendos desportivos imediatos (significando uma eventual perda do 2.º lugar), veio-nos permitir, agora, uma inflexão atempada da política desportiva do clube, tanto ao nível de contratações, comunicação, etc e da qual, estou convicto, iremos colher (grandes) fruto num futuro próximo.

    - O momento que vivemos atualmente é o corolário (mais ou menos) lógico de uma exagerada (quanto a mim) delegação de competências em Lopetegui, a quem permitiram que se tornasse figura quase plenipotenciária da equipa sénior. Ora, se no campo o treinador demonstrou várias lacunas, na gestão de recursos humanos muito mais. E a rotatividade da equipa não é algo desconexo desta situação, porque como é que um treinador a quem são confiados poderes de contratação de um atleta não o coloca a jogar?

    Esta entrevista apenas veio confirmar a ideia que tenho há muito de Lopetegui (incluindo os poucos bons momentos): desde o 1.º dia pensou sempre mais em si do que na equipa ou no próprio clube.

    Para que possamos vencer temos que primeiro saber o porquê de perdermos. E janeiro marcou o tempo em que percebemos esse porquê.

    Por isso, “que Lopetegui siga a sua vida que nós seguiremos a nossa”, na certeza de que o futuro do FC Porto será muito mais triunfante que o de Lopetegui.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande comentário. Concordo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Ou comentário grande? :)
      Obrigadossss

      Eliminar
    3. Eu considero que a saída de Lopetegui é o fracasso de Pinto da Costa. Alguém que vai a toque dos outros e que em vez de defender a sua equipa o deixa às aranhas.
      Mas a falha não foi em Janeiro de 2016, foi no ano completo de 2015 que deixaram a CS vermelha minar Lopetegui. E virem agora criticar quem já foi só mostra o desespero que anda por ali. Para mim como Portista fico profundamente incomodado em ver o meu clube e a compoetar-se como qualquer empresa ridícula de vão de escada.

      Abraços

      Eliminar
    4. Eu tenho para mim que Lopetegui foi imposto por quem iria colocar determinados jogadores no Porto. Aposta de PdC? Depois de ser imposto, sim.
      Mas, isto sou eu a pensar alto. E ninguém me tira da cabeça que M. Silva já estava apalavrado com o Porto. Mas, também aqui, sou eu a pensar alto.
      Mas, já foi. Siga a Marinha...
      Abraço, P. Torres.

      Eliminar
  13. Mais uma execrável capa do jornal "A Bola" o tal que existe para defender o Benfica mas que insiste em insultar o nosso Clube e logo nas suas páginas principais que é o que o pagode lê enquanto toma o café. Parece-me claro que Lopetegui foi contratado para fazer do Porto um Barcelona e que quem o contratou sabia muito bem ao que ele vinha. Como a certa altura no campeonato anterior o sucesso era claro e a diferença de qualidade entre o Porto e todos outros era abissal, a concorrência tudo fez para o mandar o projecto ao fundo pela via do colo e pelo massacre da Comunicação ao nosso treinador, com recurso até a uma execrável xenofobia e com a prestimosa ajuda de comentadores supostamente afectos ao Porto. O projecto não foi convenientemente defendido, ficou sem chão e agora e estamos a pagar a factura. Argumente-se que Mourinho também teve o país dos espertos contra ele, que ao tempo era arrogante e que tinha todos os defeitos mas terá de se levar em conta de que tudo isso aconteceu em intensidade em nada comparável ao colo do ano passado e ao total domínio do Benfica sobre a Liga e a sobre a Federação. Agora crucifica-se o homem, o projecto nunca existiu e ninguém sabia que Lopetegui era da escola do tikitaca. O futebol português é uma comédia da qual o Porto de Pinto da Costa sempre destacou pela qualidade e pelo mérito das suas equipas mas parece que o nosso Porto começa a fazer lembrar o Benfica nos anos em que não ganhava nada e que fazia de Artur Jorge o culpado de todos os seus males. Abraço

    ResponderEliminar
  14. Isto do Lopetegui só tem um nome. PINTO DA COSTA. Não entendo a razão que teve para andar a criticar o Lopetegui depoos de ele se ir embora e agora tem aqui a resposta. Noutros tempos isto não acontecia. Não entendo. Quanto mais mexes na merda pior cheira. E Pinto da Costa anda a mexer muito na merda. Sinceramente não entendo a razão de tal. Isto só beneficia os nossos adversários. Mas esta é a estratégia e temos de a gramar durante os próximos 4 anos.

    Lopetegui já não é nada ao Porto. No maximo é adepto. De resto as palavras dele sobre o FC Porto interessam tanto como as do Manuel José.

    Abraços


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ver se deixamos de ser assim.

      Abraço

      Eliminar
    2. Exacto, Pyrokokus, quem foi salientar o assunto foi o Presidente, erradamente...

      Entretanto, os outros cimentam o poder, seja real, com novos lugares em sítios-chaves, seja Com. Social,...

      E nós a ver os títulos fugir em várias modalidades...

      É certo que não se pode ganhar sempre, mas ao menos que se faça tudo o possível para ganhar...

      Abraço...

      Eliminar
  15. Ainda acho que o melhor que o FCPORTO tem a fazer é pagar o que deve ao ilusionista do País Basco e encerrar este capítulo. Desta forma poupa-se aos sócios e adeptos PORTISTAS este circo mediático, nefasto para a imagem do clube.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao percebo que interesse tem pdc em deixar este assunto ser tema da praça publica. Tempos eram os que tudo se tratava dentro de portas.

      Eliminar
  16. Pagar o que deve, sim. Pagar o que não deve, não.

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Esta |des|comunicação |in|social é tão "estercosa" até dizer chega.
    Primeiro odiavam-lo, agora até fazem viagens para entrevistá-lo só porque sabem que entre Pinto da Costa e Lopetegui a relação está próxima de péssima.

    Se fossem fazer jornalismo criminal pela capital, aí é que alguém com dois dedos de testa lhes davam crédito.

    Quanto à entrevista, nada que me surpreenda, pois que as relações estão quentes e por isso é cada um a puxar a sua sardinha.

    Agora o que me interessa é o futuro.
    Estes jornaleiros só vivem do seu próprio desconforto, e do passado.

    Portistas vamos lá seguir em frente.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  18. A minha questão sobre este assunto é só uma: - por que raio se lhe refere o nosso Presidente a esta altura das coisas? Aí, Pinto da Costa erra para mim...

    Arrepiar caminho e mundo!

    ResponderEliminar