segunda-feira, 11 de abril de 2016

Porreiro, pá!


Em janeiro último, quando Lopetegui foi embora, todos pensamos que o garrote tinha soltado, que os jogadores tinham tido liberdade, o primeiro jogo com o Boavista foi lindo, 5-0, ataque, atitude, querer. Que bom, ia ser um FC Porto à Porto, evidentemente ninguém esperava goleadas, mas era aquele silício lopeteguiano que os prendia e sangrava.

Com Rui Barros, conseguimos, a seguir, apurar-nos para as semifinais da Taça de Portugal - in extremis e graças a alguma sorte, mas ainda assim, com a justiça de sermos gamados como gente grande. A indefinição sobre o futuro era grande, quem ocuparia a cadeira de sonho, o que viria a seguir.

Veio José Peseiro e a crítica foi unânime: apesar de sofrer muitos golos, as equipas jogam bom futebol, muito balanceado para o ataque, de pressão sufocante e processos simples. Assim foi, começamos a perder contra o Estoril, mas jogando com vontade, rapidez no meio campo e desmarcações intensas, ganhamos o jogo com todo o mérito na primeira remontada em dois anos.

O problema é que, a seguir a essa, seguiram-se muitas outras remontadas, porque qualquer equipa marca golos ao FC Porto. O sítio onde estávamos mais seguros, a defesa, transformou-se numa folha de papel. E os jogadores foram ficando desgastados de tanto correr atrás do prejuízo, de nunca estar por cima, e muitas vezes acabar com o credo na boca os jogos.

Peseiro não tem um bom futebol. Tem um futebol kamikaze. A esta altura o FC Porto não tem modelo de jogo, não tem jogadas estudadas, não tem sequer posicionamentos definidos. Criticou-se Lopetegui pela fraca capacidade de criar oportunidades - Peseiro cria menos. Criticou-se Lopetegui pelo jogo de posse enfadonho, pouco atacante e esclarecido - o de Peseiro é pior.

Antes havia um modelo de jogo. Não era um bom modelo, provavelmente, mas era um modelo. Agora não há nada. Há uma série grande de "tudo ao molho e fé em Deus" que é difícil de compreender. Como a questão do plantel também é uma falsa questão: que eram Ilbula, Osvaldo e Tello, nos últimos tempos, com Lopetegui? Nada. Desses três, o único que talvez pudesse fazer a diferença seria Tello. Peseiroficou com o que veio, fixe, porreiro pá. A culpa da falta de soluções e de profundidade no plantel não é dele.

Mas é dele as opções. Não a de não convocar o Abou, mas sim a de tirar ao intervalo Corona, que era dos poucos que tentava o golo, de pôr André Silva aos 75 minutos, de trocar Layún por Angel (?!?). Mas, principalmente, a de ter trocado uma ideia de jogo, com muitos defeitos, que os tinha, por rigorosamente NADA

Há uma diferença clara - a quantidade de assobios ao primeiro passe falhado, à bola mal trocada, ao passe de risco. Diminuiu drasticamente. Substituiu-se o "sacana do espanhol" pelo "gajo porreiro". O arrogante pelo fixolas. Porreiro, pá. Como é tuga, deixa lá isso. E isentou-se de qualquer culpa. Passou a ser da SAD e do antecessor.

O aumento do número de derrotas é abissal, o de golos sofridos disparou em catadupa, e não ter omeletes para fazer ovos não é só problema de Peseiro. Claro que Lopetegui também teve a sua quota-parte de responsabilidade no desequilíbrio do plantel. Mas ele próprio diz que não lhe preencheram as posições que pediu. Mas isso é passado, e a verdade é uma: Lopetegui saiu a 4 pontos do primeiro lugar. Agora estamos a 12. Triplicamos a distância pontual.

Encham-me as caixas de comentários, não quero saber. Tudo para a Lipor. Quando estávamos EM PRIMEIRO, ouviram-se ASSOBIOS no Dragão. Não estávamos bem. Agora estamos muito, muito pior. O resto é conversa.

Como diz o meu caro Silva, da Tasca, "assobiassem menos. Agora é tarde".

P.S.: As declarações de José Peseiro na conferencia de imprensa são risíveis. No mínimo dos mínimos, já foram muito criticadas vindas da boca do seu antecessor.

77 comentários:

  1. esperemos que efectivamente a mudanca de que fala JNPC tb preveja mudar de timoneiro.

    mas ha algo que preciso dizer, que tenho dito e que vou continuar: continuamos a ser roubados. e isso e' um "pormaior" Jorge.

    em 4 situacoes pelo menos (Braga, arouca, tondela e pacos) com jogos ainda empatados, vemos penalties claros ou golos mal assinalados que poderiam dar um rumo totalmente diferente ao jogo!
    obvio que numa equipa por arames, a abanr por todos os lados, com um sopro ela cai! os de la de baixo sabem que por mto mal que andemos, ainda fazemos mtas cocegas, dai que mmo no fundo, eles consigam escavar ainda mais!
    JL bem falou, barafustou sozinho, mas eramos gamados. JP bem que barafusta! mas nao chega!

    obvio que com um bom treinador e uma equipa trabalhada nem o colinho sera suficiente, mas ajuda!

    o mister vitoria, esse agora deus, teve a 90m de arrumar a viola no saco! mas entrou o colinho em forca e veja se!

    o mister sou o maior nao fosse o colinho inicial a descarada e ja ha mto que nem tacas nem campeonato nem nada!!

    por isso....reveja se a equipa, mas reveja se a comunicacao exterior, pq ta visto que quem chora mama, e muito!
    e acho que ponho mais tenho a dizer ate fim da epoca...
    manu365

    ResponderEliminar
  2. Por muita razão que tenha, manu, o FC Porto sempre, pelo menos nos últimos 10 anos - teve arbitragens contra. Falaria delas se o resto funcionasse.

    Vir dizer que só perdemos pela arbitragem é um absurdo. Não servia de desculpa para o anterior, não serve para este. Há que jogar muito mais e melhor.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim sim, sem duvida.
      nao quis dizer que perdemos so por causa de.
      ate pq mmo com esses penalties, golos, poderiamos empatar / perder na mesma.
      ha que ligar ao paulinho santos e companhia pra irem dar uma "palestra" de 45m... haveria de ter mais efeito do que as do JP...
      manu365

      Eliminar
  3. Nanananana, houve remontada no Dragão contra o Paços. Ui, o que se assobiou :)
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom Dia Jorge Vassalo,
    Jogamos mal e não podemos justificar as más prestações com as arbitragens mas teremos de levar em conta o prejuízo que nos têm causado pois são casos sucessivos que nos afundam e que mexem com a cabeça dos jogadores. Ontem tivemos mais bola, mais ataques, mais remates mas segundo a estatística o adversário fez menos faltas!... Qualquer treinador ganhava títulos no Porto mas agora nem Mourinho nem Guadiola o conseguiriam. Lopetegui foi bombardeado por reclamar contra roubos de igreja [como o de Guimarães no ano passado] ou com as sucessivas expulsões dos adversários do Benfica. José Peseiro que se apresenta como uma pessoa serena, supostamente a antítese do seu antecessor, já começa a sentir o que é ser sistematicamente prejudicado como aconteceu com o imberbe de ontem. E de volta à entrevista do presidente, lembro que a isto a este estado das coisas ele disse nada o que é no mínimo estranho. Por isso eu tenho falta de fé no futuro com esta direcção mas oxalá me engane. Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ou isto muda e a voz retorna, ou a travessia vai ser difícil. E sem ninguém que se apresente como alternativa, ainda pior...

      Abraço

      Eliminar
  5. Bom dia Jorge,

    "Assobiassem menos. Agora é tarde". Esta frase resume quase tudo o que sinto.

    Depois do triste espectáculo que foi o achincalhamento do Lopetegui aprendi muitas coisas, uma delas foi que o mundo do futebol é muito emocional e pouco lógico. Aprendi também que infelizmente este mesmo mundo está cheio de pessoas racistas, machistas, mentirosas, ordinárias, ignorantes e facilmente influenciáveis. Um dia és o rei e na semana a seguir já és a pior das merdas. Não me identifico nesta cultura de divisão e ódio, nós contra eles, eles são inimigos e tal. Existe muita humilhação quando se perde e ganha. Preferí desligar-me pra aprender a apreciar o futebol novamente.

    Em relação a equipa principal do FCP parece ser óbvio que o problema não é técnico mas sim emocional. Para quem pensou que o treinador anterior era o culpado, bastava apenas recordar onde a equipa estava quando ele assumiu o comando. De repente foram quase todos nas conversas dos programas de tv e esqueceram-se de fazer as devidas comparações.

    Admiro a sua paciência e lealdade, Jorge.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. arbitragem? epa, o suk está a agarrar com o braço esquerdo ao mesmo tempo que é agarrado.

    o problema é que... é o SUK. o porto joga com suks e maregas. onde andam homens como hulk, falcão, jackson?

    onde andam os james, moutinhos e otamendis?

    agora é chidozie, marega e sérgio oliveiras!

    ResponderEliminar
  7. Caros amigos
    O fundo é muito mais pro"fundo" do que parecia. Logo ao primeiro exame chumbaram todos, sendo que a nota mais negativa vai para o chefe da turma (Peseiro). O Presidente falou no balneário, mas deve ter-se expressado num idioma que eles não entendem.
    Uma solução, para uma estrutura que gasta 85% do orçamento em recursos humanos, quando os nossos adversários directos gastam 45%, não será fácil de reverter (um plantel todo novo? com que dinheiro ?), mas poderia passar pelo Presidente, com a réstia de prestígeo que ainda terá, arranjar um director para o Futebol da sua confiança (portista e conhecedor) e ambos, sem interferência de outros SADs assumirem todo o futebol.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge Vassalo,

    Como escrevi há algum tempo atrás tenho alguma relutancia em criticar o Peseiro porque pegou na equipa num estado e numa altura muito dificil. Não sou ingrato e por isso acho que apenas estamos a sofrer algo que não sendo previsivel não é da responsabilidade maior de Peseiro. Como voçê diz e bem, as opções foram erradas (e não foi só ontem, com a execpção de Corona que pelos visto saiu por causa de febre), o discurso é mau e de uma impotencia absolutamente atroz. O buraco afinal ainda pode ser escavado. Dito isto, apenas se agudiza ainda mais a nossa situação porque teremos que encontrar um treinador com uma capacidade muito para além da simples técnica.
    Ontem foi visivel que ha 2, 3 jogadores que jogam a um ritmo muito diferente dos demais. Sergio, Danilo e Maxi. A equipa está muitas vezes mal posicionada e isso já deveria ter sido corrigido nos treinos. Não se vê. Depois temos Suk e se dúvidas houvessem foram dissipadas. Para este tipo de jogos, não serve. Depois temos Herrera, que joga a um ritmo que não se percebe e é incapaz de qualquer coisa a nivel individual. Eu sei que os jogadores parecem mais fracos do que são nesta altura mas há malta que já teve muitas oportunidades. Demasiadas oportunidades.
    A equipa é apenas voluntariosa e confundir isto com atitude competitiva é um erro de palmatória. O nosso mister não sabe distinguir.
    Dito isto e sem querer ser fatalista a verdade é que a sorte, como a competência já nos abandonou há muito e ainda assim o apito pende sempre para os mesmos e não nos "dá" nada. Nem o que é justo e clarinho como agua.

    Não basta caracter Presidente. Vai ser preciso bem mais do que isso.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estratégia, orientação e fio de jogo, para começar.

      Abraço

      Eliminar
    2. É perfeitamente previsivel para quem vê futebol há muito tempo. Veja a história...Benfica com o Artur Jorge, e o que aconteceu. Quem não conhece o passado está condenado a repeti-lo

      Eliminar
  9. Caro Jorge se bem se lembra quando houve o despedimento do JL eu era contra pela simples razão que quando a chicotadas nunca trazem bons resultados, agora estamos a provar desse fel. Não estou a dizer que o JL era melhor que o JP, mas na altura estávamos a lutar por tudo. Se o problema era os jogadores não estarem com o JL (e a agora estão com o JP?)fazia-se limpeza de balneário, só para lembrar na 1ªvez que o VP foi campeão em janeiro houve bastantes saídas e entraram jogadores importantes.

    Também não quero refugiar nas arbitragens mas que não matam mas moem, é incrível como em todos os jogos há penalties por marcar mas não se passa nada. Que tem havida arbitragens estratégicas disso não tenho duvida.

    Tal como o Jorge disse, nestes 2 últimos jogos o JP tem muita responsabilidade do que se passou. Eu não sou mestre de táticas, apenas gosto de futebol, mas como é possível deixar o Varela em campo o jogo todo? Não tem mais extremos? Que vá á equipa B, tem lá alguns bem bons?

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gleison e Ismael carago! Não estão prontos?! Há que tentar!

      Abraço

      Eliminar
  10. Bom dia Jorge.

    Espero sinceramente que o Presidente não só faça a vassourada no balneário mas que também a faça na administração. Precisamos como de pão para a boca de um (ou mais!) incendiários para incutir respeitinho nesta comunicação social facciosa. Gente que sinta o Porto e que o defenda, chega de gente porreira, assim não vamos a lado nenhum. Os senhores do apito têm que sentir o rabo a apertar mal se fala que vão apitar o fcp e não é a enviar recados via newsletter ou revistas que a mensagem se passa. Já ouvi chamarem muita coisa ao Clube mas ainda estou para ver um jogador do FCP dar uns safanões na cara de adversários e estes virem logo à corrida dizer que "não fez por mal", se isto não é tratar os outros por pacóvios o que é que será?!

    No que ao balneário diz respeito, gosto imenso de relembrar, a última vez que fomos campeões europeus arrancámos a final com 8 jogadores portugueses (se contarmos O Deco, foram 9), os restantes eram brasileiros. Há que apostar urgentemente nos nossos valores e na nossa prata da casa, para quem diz que isso é inviável convido a ver uns poucos vídeos dos 2 anos de Mourinho como timoneiro.

    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  11. Caro Jorge, sei que esta conversa que batemos no fundo está gasta, mas eu acho mesmo que nós ainda continuamos a escavar o buraco, ainda não chegamos totalmente ao fundo.
    Parece-me a mim que as palavras do presidente não surtiram qualquer efeito e que infelizmente nos esperam mais cinco penosas jornadas.
    Apesar dos erros de arbitragem recorrentes, em nosso prejuízo, não consigo refugiar-me em tal neste momento, ao ver a natureza das nossas exibições, da nossa (falta de) qualidade de jogo.
    Quanto ao Peseiro, confesso que não o acho com capacidade para orientar a nossa equipa futuramente.

    Abraço
    Ana Pereira.

    ResponderEliminar
  12. O que vão fazer ao estádio de oeiras? Trazer dois ou três melões.
    Um clube que ninguém liga ao que diz o PRESIDENTE, uma sad inexistente e um patéticocanal que está a lutar contra o centralismo transmitindo jogos da selecção de andebol de Portugal. Já não acredito em nada.
    Sr. Jorge Vassalo desculpa-me a franqueza, mas um clube assim, NÃO MERECE EXISTIR.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
  13. Jorge,

    Não tenho a memória curta Lopetegui era muito mau, tinhamos um modelo de jogo? sim! funcionava? não! Porquê? Treinador incompetente e modelo mal implementado.

    Estariamos na luta pelo titulo com Lopetegui? A meu ver não plantel desiquilibrado, jogadores desmotivados pela forma de jogar e ja estavamos a caminhar para o abismo, será possivel que todas as equipas da Liga e um simples treinador de bancada saberiam como travar o FCP? Isto tem de ser dito doa quem doer.

    Tomou-se a decisão de despedir o treinador a meio da época foi a melhor solução? Na altura confesso que fiquei contente mas agora vejo que foi pior a emenda que o soneto!
    Provavelmente a melhor solução seria despedi-lo no final da época. Dúvidas não tenho que só ficariamos em 3ºlugar. Disse-o na altura com Lopetegui que bastaria perder com o SCP e adeus 2ªlugar...

    A culpa é só de Peseiro pelo actual momento? Não! A SAD e o anterior treinador têm igualmente culpa.

    Soluções? Que a época termine rapidamente e que já exista um planeamento definido para a próxima com um bom treinador que conheça bem o futebol português e que tenhamos um plantel equilibrado.

    Por último está na altura de dizer BASTA ao colinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou a dizer que com Lopetegui estaríamos a lutar pelo título, mas sem a pressão constante assobiativa dificilmente estaríamos a DOZE pontos...

      Abraço

      Eliminar
    2. Muito bem! Quem ainda defende o Lopetegui, não conhece minimamente os 30 anos de FC Porto! Interessa me lá os 12 pontos....isso são argumentos de criancinhas...se o Lopetegui é assim tão bom como sugere veremos o que ele vao fazer nos próximos 20 anos. Absolutamente nada!

      Eliminar
  14. Jorge Vassalo!

    José Peseiro faz parte do problema mas não é o principal...
    No meu blog www.dragaoatentoiii.wordpress.com eu explico...

    Abraço,

    Armando Monteiro

    ResponderEliminar
  15. O problema é mais maior grande do que o exposto. É certo que o Peseiro é pior treinador do que Lopetegui. A troca de Chidozie por André Silva sem refrescar o meio campo deixando Herrera e Sérgio a tentar segurar algo que com Danilo já não estavam a conseguir é de bradar aos céus. Poderia ter tirado Varela e meter Ruben Neves e aí já era um risco minimizado.

    Mas o pior é que já ninguém respeita o FC Porto. Foram anos de alheamento comunicacional que nos trouxeram ao ponto de sermos sempre roubados e ainda nos dizem que não temos razão.
    É pela indústria do futebol, mas a indústria é mais a sul. O Porto é neste momento o bobo da corte. Não há condições. Teremos de mudar muita coisa se queremos voltar a ser o que já fomos. Tanto internamente como externamente. São duas situações indissociáveis.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. " Foram anos de alheamento comunicacional"

      Caro Pyrokokus


      Falso, nunca houve nenhum alheamento comunicacional.


      " Teremos de mudar muita coisa se queremos voltar a ser o que já fomos."


      Podia especificar o que é preciso mudar, quais são as soluções por si preconizadas?

      Eliminar
    2. Se o Luis Miguel acha que o FC Porto tem falado nas alturas certas ainda bem para si, deve estar contente.

      Se acha que as coisas estão como eram à 10 anos atrás então está bom. Não fui eu que coloquei o FC Porto onde esteve e onde está agora. Apoio PdC pois mais ninguém se chegou à frente. Mas que tem de mudar isso tem pois as virtudes do FC Porto estão esquecidas.

      Abraços

      Eliminar
    3. Mudanças Pyrokokus.
      Exige um director técnico, Pinto da Costa antecipou-se e para os mais distraídos, há 2 anos contratou Lopetegui, com autonomia para fazer o plantel como entendesse e com plafond ilimitado. O que estão a dizer de PC? Que deixou o homem sózinho, não deu o corpo às balas.
      Formação - Apostou-se fortemente há longo tempo na equipa B. Jovens portugueses e estrangeiros com potencial.
      Quantos foram aproveitados pelos técnicos que cá estiveram? O Mikel que teve azar e por sortilégio saiu um Ruben Neves.
      As virtudes podem estar esquecidas por quem não sabe, é preciso é saber aproveitá-las.
      João Santos

      Eliminar
  16. A radiografia ao jogo foi bem feita, mas quero fazer justiça e alertar que o Peseiro disse na flash que o Corona tinha apresentado febre e não estava bem ao intervalo.
    Quanto ao jogo tudo se resume ao que se passou fora do jogo. Velhos tempos em que quando o Presidente falava era ouvido. Velhos tempos em que quando o Presidente ia ao balneário os as pernas dos jogadores tremiam... Velhos tempos. A tal entrevista... Isto é que é pré-época? Isto é que foi observar jogadores para o futuro?! Quem? Mas há uns anos cabia na cabeça de algum portista que o Presidente falasse e tudo continuasse na mesma, ou pior?
    Fui dos que achei que a entrevista do presidente era uma falácia dirigida à populaça e não aos adeptos... Acho que tenho razão.
    Os nossos males não são apenas jogadores e treinador, há algo mais, quem que haver.
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, estou ansiosissimo que apareça alguém que se apresente como alternativa! Só que, só depois de Pinto da Costa! Que é isto? Pegar no FC Porto só quando ele estiver no fundo ou PdC disser "pronto, já chega"? É esta a liderança que se quer?

      Se Corona estava com febre - claro que acredito - tirar Brahimi porquê, se se sabia que Corona poderia não aguentar 90 minutos? E não há mais ninguém do que o zero do Silvestre?

      Pelamordasanta!

      Abraço

      Eliminar
  17. Eu mudar? Não. PORTISTA FOREVER.
    Mas por falar em mudanças:

    A) Eu defendo que se devia vender a percentagem AZUL E BRANCA do poucocanal, fazendo no NOSSO estádio a DRAGÃOTV (canal de FORTE propaganda/marketing da marca FCPORTO e de "ataque" aos nossos inimigos).
    B) Retorno de Josué, Otávio, Rafa, Maicon e particularmente Hernâni.

    Luís (O do José Peseiro)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então? Não é para deixar de existir e o caraças?

      Mas ficam, as sugestões, então.

      Eliminar
  18. 100% de acordo.

    Esta parte então é tão óbvia:

    "Substituiu-se o "sacana do espanhol" pelo "gajo porreiro". O arrogante pelo fixolas. Porreiro, pá. Como é tuga, deixa lá isso. E isentou-se de qualquer culpa. Passou a ser da SAD e do antecessor."

    Só que muitos adeptos ou não reparam ou não querem admitir. Depois ainda andam a dizer para os outros 'abrirem os olhos'...

    ResponderEliminar
  19. Como diz o Presidente batemos no fundo no entanto convém lembrar o seguinte:
    - Golo limpo anulado contra o Arouca.
    -Pênalti não marcado contra o Tondela.
    -Penalti não marcado contra o Paços.
    Se tudo isto não tivesse acontecido talvez talvez as coisas tivessem corrido de outra maneira e tivéssemos mais 9 pontos o que nos colocava colados aos da frente.
    Por outro lado mesmo tendo sido roubados, se fôssemos uma equipa à Porto nesses jogos ainda tínhamos tido tempo de dar a volta à situação pois alguns daqueles lances aconteceram ainda longe dos 90'de jogo.Mas com a equipa no estado em que está é difícil reverter uma,duas,três situações.Alguém da estrutura se insurgiu ou fez barulho?Todos assobiam para o lado e assim a roubalheira continua.
    Agora o que se torna evidente é que temos jogadores sem categoria para jogarem num clube com as ambições do nosso. Eu defendi até aqui Peseiro mas o seu estado de graça para mim acabou pois ao fim de quase três meses não vi evolução nenhuma na qualidade do nosso jogo.Não entendo a insistência em determinados jogadores que está provado serem umas nulidades absolutas. Os nossos defesas centrais são de nível fraco.Os extremos não funcionam como tal. É só fintas e mais fintas e irem à linha e centrar atrasado é coisa que não fazem nem pelos vistos o treinador os manda fazer pois cometem sempre os mesmos erros. E não é com avançados tipo Abou, Suk ou André que decidimos jogos.Se é um dos planteis mais caros da liga, o modo como foi formado revela incompetência de quem o formou e eu acho que a culpa não pode morrer solteira e alguém deve ser responsabilizado.Ontem o treinador esteve péssimo a ler o jogo e a fazer as substituições. A perder e mete o Angel??? Não dá para entender.Se nas vitórias é endeusado também nas derrotas tem de ser responsabilizado este agora incompetente Presidente. É triste nesta altura da época termos de andar a olhar para os resultados do Braga.Ao que chegamos! Só tenho medo dos 4 anos que aí vêm pois sem mudanças de políticas o filme vai ser o mesmo já que os artistas são os mesmos.

    ResponderEliminar
  20. Concordo na medida em que Peseiro gera muito menos anti-corpos que o outro lorpa. Mas por mérito próprio, chegou meigo e simpático. E além disso, veio a prazo. E sucedeu ao outro. E voltou a ganhar em Lisboa, Luz incluída. Tudo motivos para ter mais tolerância.

    Como sabes, desisti dele após o Dortmund, mas isso sou eu.

    O que de facto começa a ser tendência é que nenhum treinador consegue triunfar. E isso é que nos deve preocupar a todos. Enfim, mais do mesmo.

    Abraço portista,

    LAeB : Do Porto com Amor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL, "lorpa" é muito bom! :) Já não ouvia essa palavra há anos!

      Abraço

      Eliminar
  21. Convenhamos que da maneira como as coisas estão não será agora que a sad se irá insurgir contra as arbitragens. Principalmente depois do Presidente ter afirmado que a época acabou.
    A equipa está mal.
    Que a sad guarde energias e o latim para a próxima época. E que tenha uma atitude guerreira contra os árbitros e quem os nomeia/classifica.
    Abraço, P. Torres

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que seja forte - de uma vez por todas! - desde o início, porque não podemos continuar a jogar um jogo diferente dos outros todos!

      Abraço

      Eliminar
  22. Jorge tenha lá paciência, mas com arbitragens como a do Fábio Veríssimo não há volta a dar... Que portistas são vocês que não dão importância a lances como estes realçados na Dragões Diário...!
    ...mas o que dizer desta série de lances, todos decididos contra o nosso clube.

    Não vos entendo, para mim vocês estão a ser mais papistas do que o papa...

    Em www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora?! Para quê?! É mas é fazerem o que lhes é exigido desde o início, carago!

      Abraço

      Eliminar
  23. ...Não entendo!
    Mas vocês portistas acham que os profissionais do Clube são parvos? Acham que eles não perceberam já a dualidade de critérios dos árbitros contra o FC Porto? E quem me diz a mim que os jogadores do FCP já não pensam assim: "se o Clube é constantemente prejudicado por arbitragens tendenciosas e os dirigentes não reagem, porque iremos nós remar contra a maré...?!
    É um facto que qualquer jogador do Ficaben é protegido pelos árbitros deste país e por isso começam a pensar duas vezes se não será melhor para a sua carreira profissional jogar no Benfica onde será mais fácil progredir...

    www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa pergunta para o Presidente...

      Eliminar
    2. Os profissionais do F. C. do Porto não devem ser parvos, na sua especialidade que é o futebol. Tendo descoberto o Armando Monteiro que os jogadores são seres inteligentes, imagine o que devem ter pensado ao serem treinados por Lopetegui e agora por José Peseiro.

      Pedro Castro

      Eliminar
  24. O Jorge está na berlinda!
    O Porto Universal passou a ser o campeão dos comentários...! Vela lá se deixa alguns para o www.dragaoatentoiii.wordpress.com... lol

    Abraço

    ResponderEliminar
  25. Tantos comentários justos e correctos. Faz-me confusão a indiferença da Direcção com as arbitragens. Que raio de ameaças teriam sido feitas para que de forma clara e institucional o Clube não verbere as "roubalheiras semanais" dos homens de negro. Dragões Diário e outras minudências comunicacionais não são a voz do Brasão Abençoado. Com a idade que tem o Presidente não pode ter medo seja do que for.
    Tudo que se está a passar comecei a prever ainda decorria Dezembro. Para que cheguemos ainda mais fundo só falta perder o 3º lugar e a Taça. Alguém meta na cabeça daqueles Walking dead que é preciso fazer 6 pontos nas próximas 5 jornadas.

    Um abraço porque já estou que nem posso !

    ResponderEliminar
  26. Ainda vamos chegar à conclusão de que o maior erro desta época não foi mandar o Lopetegui embora, foi ir buscar o Peseiro... (treinador muitíssimo fraco)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O maior erro da época foi assobiar uma equipa acabada de chegar ao primeiro lugar!

      Abraço

      Eliminar
  27. Os actos hostis ao nosso clube estão à vista. Ninguém nos respeita o que demonstra que a influencia do Porto no Conselho de Arbitragem, na Federação e na Liga é zero. Alguém espera que Cosme, Jorge Ferreira, Nuno Almeida, Xistra, Rui Costa, Fábio, Capela só para citar alguns façam arbitragens isentas nos jogos FC Porto?... Só por anedota Lucílio Baptista, considerando a sua péssima carreira, poderia ter chegado a dirigente no conselho de arbitragem mas está lá de pedra e cal. Duarte Gomes está transformado num exemplo de isenção, incensado até pelo nosso presidente e Fontelas na calha para suceder a Vítor Pereira o que significa que as coisas vão mudar para ficar tudo na mesma. Sabemos [desde Calabote] que o Porto teve sempre fartas razões para se queixar das arbitragens e que só com boas equipas conseguiu compensar os roubos que sofreu mas nunca a situação chegou à intensidade e ao escândalo da actual, repleta de túneis, colos e gate(s). Pinto da Costa tentou sossegar-nos com "para o ano é" mas não se sabe se terá ainda forças ou vontade para equilibrar [digo bem equilibrar] as coisas fora do campo de futebol. Esse é o nosso pesadelo... Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não duvido que tem de ser. Ou a paciência vai esgotar. E depois...

      Abraço

      Eliminar
  28. Continuamos calados...

    Aos 74 m., penaltie sobre o Suk, da SAD, do Presidente, nada, silêncio, absurdo silêncio...

    O ano passado foi dessa forma que Lopetegui perdeu o titulo, ninguem deu a cara por ele em defesa dele e do clube...

    Se tinham vergonha do jogo que a equipa fazia, tinham-no despedido logo no inicio da epoca passada...

    Ele (Lopetegui) não tomou o FCP de assalto, alguêm lhe ofereceu o cargo de treinador, e depois deixou-o á sua sorte...

    Se o Presidente já não está para se chatear com arbitragens, e não quer saber, então alguêm da SAD que assuma uma postura diferente em relação ás arbitragens...

    Este ano, já sob a batuta do treinador José Peseiro, com os resultados empatados, foi um penaltie em Braga, um fora de jogo contra o Arouca mal tirade ao brahimi, outro penaltie contra o tondela, e agora outro contra o Paços...

    Mas foda-se, na direção, Presidente e SAD ninguem fala das arbitragens, o silencio continua...

    O FCP para ganhar sempre teve de ser combative, não é um FCP amorfo e sem expressão que dá a volta a esta mafia vermelha que se instalou nas cupulas que decidem classificaçoes e nomeaçoes de arbitros...


    Falar do jogo de ontem:

    Num momento mau do FCP, onde a Lei de Murphy também dita regras...

    A Intensidade do meio-campo no processo de construção é má, até porque Danilo, Sergio e Herrera são 3 médios muito iguais, Herrera ainda tenta desmarcações sem bola, mas ao recebe-la não lhe da o melhor seguimento, é tudo muito no esforço, Danilo e Sérgio é trocar a bola...
    Aparentemente este meio campo não casa bem, urge resolver este problema...

    Assim quem pode resolver os jogos são 1*1 dos extremos, Corona (seja porque for, perde-se tacticamente), Varela é o que é, e Brahimi só joga para ele...
    Logo o avançado sofre até porque os laterais passaram a cruzar mal...

    Falta equipa, falta treino, falta Intensidade na perda da bola e uma pressão imediata (o ano passado Oliver, que nem calça no Atlético, era o médio que melhor reagia á perda da bola, ...estou só a pensar como serão os treinos com Simeone...)...

    Claro que ter um avançado de jeito faria diferença, um que tivesse tantos golos como os nossos concorrentes têm...

    4 posições onde são precisos 4 jogadores de qualidade:
    Defesa central Patrão lado direito. (Chidozie está verde);
    Médio ofensivo que defenda e ataque com intensidade (Octávio cresceria no plantel e ganhava estaleca...);
    Avançado (Suk, Aboubakar ainda não tem nivel para ser titulares do FCP);
    Extremo (saindo Brahimi, só fica Corona, logo é necessário dar qualidade ás alas).

    Tenho para mim que Peseiro não fica, pois não está a saber ler os jogos, nem a preparar bem os mesmos...
    Exemplo é fazer recuar hoje o Danilo para central quando era ele que estava a mandar no meio-campo, deixando Sergio e Herrera em campo...
    E continuo sem perceber o porque do Varela ainda jogar no FCP, se é para defender resultados ou atacar???

    Arbitragem: Mais um penaltie, com 0-0, sobre Suk não assinalado...
    Todos nos pisam, e não vai ser com falinhas mansas que vamos recuperar o respeito...

    Tristes dias estes, onde só resta acreditar que melhores dias virão...



    Gil Lopes

    ResponderEliminar
  29. Nesta altura até Guardiola metia nojo!

    ResponderEliminar
  30. Para reflectir: Paços com o resultado 0-0 mete um segundo avançado (Cícero). Já ninguém nos respeita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que o Paços meteu o segundo ponta de lança e ficou a jogar melhor. Ou seja, o FC Porto é que não se dá ao respeito. O Paços deu-se ao luxo de fazer o contrário do que normalmente fazem. Infelizmente são assim os nossos dias.

      Resta-nos aplaudir e tentar apoiar os nossos jogadores.

      Abraços

      Eliminar
    2. A questão é que eu sou do tempo em que uma equipa como o Paços de Ferreira empatada connosco na segunda parte TIRAVA o avançado, porque empatar era excelente. Hoje em dia estas equipas METEM um segundo avançado?! Para ganharem o jogo????!!!! Malta, eu tenho 40 anos, não fui habituado a estas mer... Porcarias. Quero o meu Porto de volta e ONTEM, SFF!!!

      Eliminar
  31. O cenário é deprimente, mas não é o fim do mundo. EM 2001-2002 também foi assim. Quando o Mourinho saiu tivemos o Del Neri, Fwernandez e Couceiro numa época e levámos quatro secos do Nacional em casa. Se nos sucedesse como à Juventus ou ao Glasgow Rangers não sei o que seria, o que diriam os adeptos. Se, assim, já se coloca tudo em causa se viéssemos a ter uma situação semelhante linchava-se o presidente? o importante é agora corrigir o que está mal e atacar a próxima época. Esperando que não se repitam as asneiras, não só da direcção mas de todos. Saúde. João.

    ResponderEliminar
  32. Boa noite,
    continua a defender o Lopetegui...é a pressão de ter de escrever alguma coisa? Quando o próprio PC já admitiu que foi um tremendo erro...mas mm que não admitisse foi um tremendo erro, é que contra factos não há argumentos!

    O que voçê designa de "bom modelo" é subjectivo. Prefiro olhar a coisas mais tangíveis, quantificáveis como os recursos que ele teve à sua disposição (não vejo ninguêm a por isso em causa), a liberdade que teve e os resultados. Em 18 meses, não ganhou absolutamente nada!

    E se quer ser isento, racional e não emotivo, ao menos admita que as condições de Lopetegui com as de Peseiro não são sequer comparáveis! São factos!

    Não houve quase ninguêm que quisesse vir treinar o Porto, nem o fantástico Vilas Boas que tão grande portista que é! Porque qualquer pessoa com dois dedos de testa sabe que é para se queimar!

    O Porto neste momento, queima qualquer treinador, de fantásticas condições de estabilidade que proporciona!

    Mas Peseiro veio...ao menos respeitam-no! Não é o meu treinador, mas tenho de o respeitar! Sou minimamente inteligente para ver que ele não é responsável de nada o que está acontecer.

    Isto vem de muito de trás....há anos que sabiamos que o Porto não estava a ir por bons caminhos. O Lopetegui....foi a cereja no topo do bolo (nunca se gastou tanto $$ para não ganhar absolutamente nada).

    António

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fala-me de factos... o facto é que estamos muito pior agora.

      Essa do ganhar, se não houvesse colinho teríamos ganho - à vontade! - o campeonato, e isso não é culpa de Lopetegui. Chegamos aos quartos da Champions, em primeiro lugar na fase de grupos - também nada fácil de fazer, onde ganhamos uma das mãos ao Bayern.

      Nunca se gastou tanto dinheiro? Qual? Desconte ao orçamento deste ano o Imbula. Quanto fica? Quais foram as grandes contratações? Os 10M por Corona? Uau! E no ano passado? Quais foram as grandes contratações? O Brahimi?

      Sabe qual é o nosso activo mais seguro este ano? Adrián López. Pegou de estaca no Villareal. Desde que chegou de lesão já marcou 3 golos e fez 4 assistências! Vai ser vendido na certa.

      Abata aí os valores e veja. Este ano Lopetegui não teve NADA do que pediu. E se você acreditar que Imbula, Osvaldo ou Suk foram pedidos de Lopetegui....

      Mas falar de contas num ano em que Lopetegui ajuda a facturar 114M... enfim.

      Numa coisa estamos de acordo: ou a SAD começa a proteger treinador e jogadores, ou qualquer dia ninguém quer vir para aqui.

      Só o FC Porto é que tem os responsáveis num silêncio confortável enquanto treinador e jogadores são carne para canhão diária, junto com adeptos "exigentes" que assobiam a equipa quando esta está no PRIMEIRO lugar.

      Abraço

      Eliminar
    2. O Lopetegui teve super recursos ou se calhar não (quantos é que depois de serem vendidos estão a dar cartas nos clubes de destino? será que foi ele que os valorizou? hum...)
      Depois da debandada de Agosto que investimento é que foi feito para esta época e que não esteja no clube (tirando o senhor 20M que mal calçava) para se dizer que o antes havia muita qualidade e agora não há qualidade nenhuma?
      Se ninguém quer vir treinar porque queima, será que na época 2014 já não se passou a mesma coisa e por isso teve que vir um treinador inexperiente?
      Se o caminho não era o correto, quem o planeou se calhar é quem terá a maior culpa não?
      Mas afinal o #colinho existe ou não existe? Se eu tiver o melhor carro, o melhor piloto, mas me furarem os pneus todas as corridas, é impossível de ser campeão.
      Sem o #colinho éramos campeões carago, facto indesmentível!!!

      Eliminar
    3. Vitor, se até foi confirmado por quem mais nos odeia....


      Abraço

      Eliminar
    4. E é esse o ponto a que chegamos Jorge, como não mexemos uma palha nesse sentido, até quem nos odeia nos dá razão sobre esse assunto.
      Se no próximo ano não formos campeões, para alguns se calhar ainda será culpa do Basco...loool

      Abraço

      Eliminar
  33. Estamos em pré-época. Dizem os ciganos que, para os filhos terem uma boa vida com um bom fim, os seus princípios devem ser maus. Confiemos neste adagio. (até porque nos dá jeito).

    ResponderEliminar
  34. Leu mts comentários a dizer que o nosso clube não fala não pressiona, que é preciso ter um director desportivo para falar, para mim não é preciso diretor nenhum, nos temos um director de comunicação que se sabe mexer nos meios, wue faça cino o mr burns.

    Abraço
    Miguel S

    ResponderEliminar