quarta-feira, 29 de junho de 2016

A Transição Para Um Mundo Novo

Foi o primeiro dia, pleno de entusiasmo e de caras sorridentes, cheio de juventude e Portismo. Fico feliz por ver o FC Porto de volta, que é o que verdadeiramente importa. Estava com saudades, como sei que estávamos todos, e tenho muita vontade de ver o novo FC Porto a jogar.

Nuno Espírito Santo já foi claro que quer uma equipa rápida, que não perca tempo para chegar às zonas de decisão. E a ideia de um FC Porto forte e agressivo entusiasma! Por falar em decisões, fico feliz que a novela Maicon esteja terminada, uma vez que ele hoje escreveu isto no Instagram. Se é feliz em jogar num campeonato mais à sua medida... como disse antes, vou lembrar-me sempre do melhor Maicon. Vamos ver os contornos do negócio e actualizarei o post se se tornarem oficiais.

Particularmente feliz é também esta imagem em cima, do Passado que nos orgulha e o Presente que nos entusiasma. É só parte, mas é uma sólida base, de jogadores que têm laços de irmandade, que cresceram juntos, lutaram juntos e venceram já juntos!  

Essa é uma dinâmica impagável, é um sabor e um desejo que cresce e floresce dentro de um jogador, a vontade de voltar a festejar e vencer. Bem capitaneados por alguém com uma maturidade e carisma inquestionáveis, que seja ele próprio um vencedor e um exemplo, não tenho dúvidas que estamos no caminho vencedor. O Caminho faz-se caminhando e a ambição já é, em si mesma, um rumo. 

Numa nota final, de passagem, devo dizer que fico às vezes confuso com o Helton. Não percebi as suas últimas declarações. Se sente vontade por parte da SAD para integrar a estrutura, vem falar disso para os jornais exactamente porquê? E, afinal, qual foi a diferença do que lhe foi comunicado este ano para o ano em que entrou Lopetegui? Ah, deve ter sido a língua. Pois. É que o discurso e a vontade expressa foi exactamente a mesma! Mas tudo bem, pelo menos acabaram as entrevistas de início de época... ou não. Acho estranho que o Helton ainda não tenha percebido que as questões do FC Porto se resolvem internamente e não com pressão pública...mas se ele não está chateado...ficamos com o lado bom.

50 comentários:

  1. Caro Jorge
    Pois estamos de regresso com esperanças renovadas.
    Pessoalmente do Maicon não guardo nada de bom, pois sempre o achei um jogador futebolisticamente mediano e humanamente medíocre.
    Lamento que o Helton envelheça desta maneira triste que nos faça recordar o bom que teve com o muito menos bom que agora mostra.
    Quanto ao resto vamos esperar porque a procissão ainda vai no adro
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida. Com entusiasmo mas, ao mesmo tempo, serenamente.

      Abraço

      Eliminar
  2. Boas,


    E esta frase do Helton: "Se a minha ausência vai ajudar o FC Porto a ser campeão, é o que eu quero também" in ojogo, fantástica, não? vê-se perfeitamente que quer dizer agora sem ele só podemos ser campeões, se não o formos, vem o menino dizer no final da época "agora digam que a culpa é do Helton". realmente com amigos destes, quem precisa de inimigos. um fulano que está no FCP há 11 anos e ainda não percebeu que as questões resolvem-se internamente visto que a comunicação social de lixoboa aproveita tudo. sinceramente, espero que vá defender a baliza lá no Brasil ou na China, longe, longe.

    Abraço
    A.P.

    ResponderEliminar
  3. Fico impressionado com aqueles que se dizem portistas reclamarem das declarações do Helton, porque se as mesmas são produzidas é porque provavelmente o tivessem "ferido", tal como a tantos outros, por ex. Vitor Baía que nem festa de homenagem teve. Que dizem a ser verdade que contrataram o José Sá e pelos vistos vão recuperar o guarda-redes José Angel (acho que é assim que se chama) para o lugar do Helton. Os adeptos deviam era ficar indignados com as ditas 1ªs damas do clube e quem a s promove ou promoveu como o caso da Carolina, que só nos envergonhou.
    O futebol começa a meter um certo "nojo"... lembram-se de eu dizer que o estádio do Dragão aplaudiu a entrada do renatinho no jogo, pois até temos agora em destaque um super-dragão a líder da claque da selecção.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José Angel guarda-redes?
      Faz todo o sentido.

      Eliminar
    2. João, o A. Martins já admitiu a falha.

      Abraçom

      Eliminar
    3. AP, retirei o insulto do início do comentário, mas aviso-te que qualquer comentário desse género vai direitinho para a Lipor. ok?

      Abraço

      Eliminar
    4. então o fulano em vez de falar com quem de direito, vem sempre chorar para a comunicação social? Em teoria faria todo o sentido que continuasse mais um ano (não é por ter 38 anos, o Buffon tem essa idade e está fantástico), agora como se viu nos poucos jogos que fez na passada época, é nítido que já não tem nível para o FCP. Mas concordo 100% cento com o colega Felisberto Costa, as pessoas não são descartáveis, a mim não me incomodaria nada que fosse o 3º guarda redes, mas sinceramente acho que com as declarações dele já nem para isso. por isso, caro A. Martins, se quer ficar impressionado, fique impressionado com a pobreza no mundo, com a malta que dorme nas ruas. E fique a saber que o Andres Fernandez é guarda redes com contrato com o FCP, de qualidade e com mts jogos na última época, como tal tem todo o nexo que seja incluído no plantel. A.P

      Eliminar
    5. A. Martins com que Pinto da Costa é casado é, para mim, absolutamente indiferente. Desde que não tenham voz activa na vida do Clube.

      Respondo-lhe da mesma forma que ao Felisberto: já passaram grandes nomes pelo FC Porto que não tiveram homenagens. E a mais valia do Helton, desportivamente, estava visivelmente esgotada.

      Abraço

      Eliminar
    6. Amigo Jorge (se me permite este abuso de lhe chamar amigo), realmente pensei duas vezes antes de escrever aquilo, só que fiquei tão fulo porque acho que não escrevi nada de mais para o outro colega "ficar tão impressionado".foi uma mera opinião, nada mais.
      Mas por respeito a si, peço-lhe desculpa (a si, Jorge Vassalo). escrevo este comentário só para lhe pedir desculpa.
      Obrigado.
      Abraço,

      A.P.

      Eliminar
  4. Jorge,
    Não estou de acordo consigo no caso Helton.
    As pessoas não são pura e simplesmente "descartáveis"! Chega um treinador e diz; eh pá, tens quase 40 já não preciso de ti!
    Contudo Helton era o último dos moícanos da nossa mística. Talvez merecesse mais um ano de contrato a não ser cumprido na integra (um contrato simbólico em suma!) com uma bela festa de despedida no ínicio de época!
    Porque se o clube está á frente do individuo, é o individuo que eterniza o clube.
    Mas é tão só a minha opinião!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Reinaldo? E o Edo? E tantos outros? O que os distingue? Qual foi a homenagem ao João Pinto?

      E depois, se o próprio Presidente mais titulado da História é avesso a homenagens, faz algum sentido?

      Ainda mais sendo O PRÓPRIO a sugerir?

      Abraço

      Eliminar
    2. Sr. Felisberto Costa,
      Eu acho que infelizmente quem redigiu a rescisão de contrato do Helton foi ele próprio, com constantes declarações inoportunas e sempre com o sentido no "eu" e não no "nós" como um bom capitão deve ser e o Helton nunca o foi. Um Capitão tem que ter voz de comando, ter capacidade para mandar uns berros lá para dentro, defender o grupo como se dele mesmo se tratasse e o Helton nunca foi isso. Helton sempre foi respeitado porque era um tipo simpático. Mas a partir do momento em que despois de perdermos a possibilidade do título em Belém com o Helton a ser titular e sofrer um golo nos ultimos minutos do jogo de uma forma tão... imatura... e o Helton na flash em vez de lamentar e de dizer que não se fez tudo vem e diz, o Helton tem estado no banco e não pode ajudar e ainda não lhe renovaram o contrato e por isso o Helton está triste... AH? como é que é? sempre a falar na 3ª pessoa dele próprio e a nunca defender o grupo??? para mim nesse dia o Helton deixou de ser o capitão para ser o tipo que está no FC Porto há muitos anos, e não, não são os anos de casa que vão transmitir a mistica a ninguém. Este ano o tipo de declarações parvinhas repetiram-se... ainda bem que se vai embora.
      Outros houve que mereceram muito mais uma homenagem do clube... mas sem comparação mesmo... e não a tiveram.
      Boa sorte Helton... Que sejas muito feliz na tua nova vida... mas que seja longe do Dragão por favor.

      Eliminar
  5. Desejava retificar o nome do guarda-redes espanhol que é Andrés Fernandez e não por lapso o que referi José Angel.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  6. ....oh Helton, meu, que se passa contigo pá? Ainda não percebeste que "o people" não vai na tua onda com esse tipo de comentarios? Queres destruir em meia duzia de dias o que construiste em 11 anos? Acorda irmão...

    ResponderEliminar
  7. http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=619034

    ResponderEliminar
  8. Engraçado.. ninguém ficou incomodado com a referência ás 1ª Damas!!!! E o Deco (de quem admirava imenso) não teve direito a homenagem? Não está em causa o valor do Andrés Fernandez e se tinha contrato com o clube, está em causa o brincar com o dinheiro dos sócios... José Sá, Gudiño, esquece.. já perdi a conta daqueles que andam por aí emprestados. Quanto ao impressionado é com a "indignação" das declarações do Helton por alguns sócios, adeptos e simpatizantes e outros que andam aqui disfarçados de portistas com a "indignação" e não com os coitadinhos que dormem nas ruas, certo caro AP? Há tempo para se falar de Futebol e outro para falar de coisas mais sérias como os mendigos e em locais ou temas próprios.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou relembrar o A.Martins que a dimensão do Deco é ligeiramente diferente. Mas só um bocadinho! E o jogo de homenagem teve uma selecção de jogadores do seu outro clube, aquele modesto clube chamado Barcelona pelo qual ele foi Bola de Ouro e Campeão Europeu - depois de já ter sido no FC Porto!

      Não é, nem pouco mais ou menos, a mesma coisa!

      Abraço

      Eliminar
  9. Caro sr. Jorge Vassalo.
    Eu não coloquei em causa a justíssima festa de homenagem ao Deco, até pela simples razão que é dos poucos que fala do FC Porto com imenso respeito e carinho.
    - Quanto a festa de homenagens a jogadores seja de que modalidade for, a ser efectuadas seria por manifesta vontade da maioria da massa associativa (caso do Deco) e não enquanto em actividade em outros clubes. Que melhor festa de homenagem ao Reinaldo como a que lhe "ofereceram" 4 golos, e ele ingrato de seguida não ganhou ao nosso principal rival. Também porque não uma festa de homenagem ao Tó Neves, que recompensa sempre o seu portismo ganhando ao FC Porto e não consegue fazer o mesmo ao nosso maior rival. Desde que me conheço a única festa de homenagem mais que merecida e sentida por todos foi ao jogador brasileiro Luís Roberto que terminou a sua carreira de futebolista no FC Porto devido a uma grave lesão.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  10. Jorge,
    Eu não falei em homenagem!
    Apenas reitero que o Helton renovava por mais um ano, e em Agosto na apresentação aos sócios o homem era apresentado, ovacionado e... aposentado. Por exemplo, como se fez com o Paulinho Santos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho perfeitamente justo que Hwlton esteja na apresentação para receber um aplauso e o carinho dos sócios.

      Abraço

      Eliminar
  11. Jorge,
    Quis dizer Pedro Emanuel, em vez de Paulinho Santos...

    ResponderEliminar
  12. Não consigo entender o Helton, pois de cada vez que fala dá uma no cravo e outra na ferradura, uma das coisas que acho que é preciso é que os jogadores entendam de uma vez por todas que qualquer problema que tenham com o clube deve ser discutido internamente e não na praça pública, pois os antis aproveitam tudo para tentar lançar confusão e desconfiança no clube e disso não precisamos.
    Abraço João Moreira

    ResponderEliminar
  13. Caro Jorge,
    Obrigado por mais um excelente post. Acima de tudo está o clube. Acima dos jogadores, dos dirigientes e até do Presidente. Quanto às declarações do Helton - que devia estar calado que fique clara a minha opinião- leva-me a especular sobre o seguinte:

    O Helton sabe que naquela casa não se vem para os jornais. Algo mais aconteceu que não devmso saber e ele está sentido ou então é a própria casa que já não consegue blindar como era habitual.

    Obrigado Helton pelo exemplo que deste como jogador do FCP. Da minha parte, as tuas declarações não põem em causa o que deste. Se estás porventura sentido com alguma coisa que te fizeram ou que não fizeram, estás no teu direito de te sentir triste. No entanto, não te esqueças que ao reagires desta forma estás a afectar o clube e não as pessoas do clube a quem parece que te estás a dirigir.
    Um abraço portista Rui Alves Pereira



    ResponderEliminar
  14. Este vem do mesmo Saco que o Maicon. Muito cuidado com estas homenagens a falsos humildes. Mas eu sou suspeito, o Helton nunca me encantou. Para tocar cavaquinho qualquer gajo serve. Falam de mistica mas este É o gajo que está sempre de parabens e que até nas derrotas consegue sorrir. Nunca vi nele um símbolo da mistica ou sequer de Portismo.

    Saudacoes Portistas
    Pedro
    Socio desde 1987

    ResponderEliminar
  15. Para os mais esquecidos ainda falta um pedido de desculpas ao Danilo pela forma como o clube se despediu (ou nao despediu) dele e a falta de consideraçao que tiveram para com ele, um jogador que quando muitos passeavam ele morria para chegar a uma bola que para todos os outros parecia impossivel. Os SD acabaram o ultimo jogo do Danilo com tantas tarjas e nem referenciaram quem devidamente merecia.
    Quanto ao Maicon apesar de ter feito algo condenavel gostava de lembrar que Maicon já foi encostado, jogou varios jogos pela B e ao marcar golo pela equipa B beijou o simbolo. Nao sejam inacios!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Beijar a camisola fazem-no todos, mesmo quando acabados de chegar a um clube. Não é isso que define o "portismo".
      Ser Porto é muito mais, mas mesmo muito mais que isso...
      Abraço
      Manuel Magalhães

      Eliminar
    2. A forma como o Danilo se despediu do FC Porto foi das maiores vergonhas a que já assisti, juntamente com os assobios ao Casemiro e ao Bueno.

      Abraço

      Eliminar
    3. Eu sei que qualquer um beija a camisola mas nao é qualquer um que se sujeita a jogar na equipa b e com a vontade que jogou, o rolando e outros que o digam!!! Nao querendo dizer que estou a defender a atitude dele no jogo critico nem que teria de voltar a ser integrado no plantel, so acho que está demasiado facil bater nos nossos e defender os outros e depois paga-se a factura. Abraço

      Eliminar
  16. honestamente, e plo que leio na bluegosfera, nao me iria admirar se Helton fosse a festa e fosse assobiado por mta gente, vai dai mais vale nao entrar por ai.
    manu 365

    ResponderEliminar
  17. E a capa do Jogo de hoje sobre o Rúben Neves? não me cheira bem.
    A.P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, a vendo do Renatinho é excelente, vender o Rúben é muito mau?

      Dois pesos, duas medidas! Se estamos a investir a formar talento, e se ele é da qualidade do do Rúben, é normal que não se consiga segurá-lo muito tempo...

      Abraço

      Eliminar
    2. Caro Jorge,

      Nada tenho a ver com o Renatinho. Não quero é que o Rúben saia (pelo menos já, daqui a dois, três, quatro anos seria normal). Se for verdade, acho que era um abalo para o qual não deveria haver necessidade e lembrando do que o Presidente disse do Ruben.

      Abraço,

      A.P.

      Eliminar
    3. O Presidente diz que não QUER vender o Rúben! Mas quem QUER isso?

      Agora, se tiver de ser....

      Abraço

      Eliminar
    4. Aí é que está Jorge, porque é que tem de ser? já sabem do fair play financeiro há muito tempo. sabem que têm de fazer receitas há muito tempo. SE venderem o Ruben espero que ao menos aprendam a lição.

      A.P.

      Eliminar
    5. Mas como estamos nos SES, nas hipóteses, o mais sensato será aguardar (de dedos cruzados para que não saia :)).

      Abraço.

      A.P.

      Eliminar
    6. Preferes vender jogadores por meia tuta ou deixar que o Rúben cresça?

      Abraço

      Eliminar
    7. Se te referes a Herrera, Aboubakar, Reyes, Indi, Brahimi, Ghilas, Fabiano, Adrian Lopes, Abdoulaye, etc, prefiro de longe que se vendam por tuta e meia. O Ruben Neves (até pode nem acontecer) ficando e ir jogando e crescendo cada vez mais, tenho a certeza que mais tarde compensaria o facto de vendermos esses jogadores por tuta e meia. é a minha opinião. acho que devemos aguardar.
      mas volto a frisar Jorge, a malta da SAD não recebe 500€/mês, isto (necessidade de vender/fair play financeiro) já deviam ter previsto.
      Abraço,

      A.P.

      Eliminar
    8. Entao o Presidente q não nos minta descaradamente como vez, ou secalhar fez isso para acalmar a contestaão perante as decisões erradas da SAD para alimentar comissionistas familiares que não tem nada a ver com a SAD, não é por acaso q na última renovação do Ruben 10% foi para um familiar do adelino caldeira, mas isto é tudo teoria da conspiração, e o autismo que paira por aquelas bandas... ou entao nada disto é verdade, e o presidente nunca disse isto, nunca houve decisões erradas q nao tinham sentido nenhum desportivo (como ter 6 ou 7 redes com contracto)...e com os problemas do 5LB eu não quero saber, mas sim com os problemas q manifestamente tem o nosso clube...pq se isto tudo tem logica, entao esqueçam pedir para os adeptos apoiarem indoncionalmente, e depois ficam admirados pq existe tanto pipoqueiro assobiar, secalhar tbm isso não é assim tao verdade, mas um reflexo do autismo e distanciamento q esta direcção tem tido perante os valores e principios q levaram ao sucesso do nosso Porto. Começando pelo seu Presidente, se é Presidente é para assumir tudo q a direcção faz e tem feito no último mandato, senão nao era Presidente e não vale a pena dizer q é tudo mal menos ele, pq se tá lá é fazer alguma coisa...volto a insistir, se tem logica fazer isto do ponto de vista desportivo então ou eu nao percebo nada de bola ou entao tamos completamente cegos. Isto tem sentido do ponto de vista financeiro para tapar um buraco, mas esse buraco nao foi feito pelo Ruben nem pelos miudos da formação, mas outros q causaram isso, e que agora querem fugir com as suas responsabilidades...já se sabe á muito tempo que os ultimos orçamentos para o futebol sao insustentáveis, continuou-se no mesmo ritmo para continuar alimentar a maquina comissionista familiar e compadrio na SAD, mas claro trocar um potencial capitão e futuro simbolo do portismo por Maregas, José Sás, Alex teles, Lucão e Inacios é uma grande aposta desportiva, esses todos é q sabem (e desde pequeninos) o que é ser portista, depois queixam-se a desagregação dos adeptos ao clube, com decisões dessas não vão conquista-lo, continuem no mesmo ritmo q depois vai danilo, andré silva, rafa, francisco ramos, etc...basta enumera-los, como se diz oh do ponto vista financeiro é muito bom e não vamos deixa-los crescer! é porque é esse mesmo o motivo, não é pelo buraco não, mas não nós antes queremos ser campeoes de transferencia vendendo as nossas perolas, em vez de vender jogadores (dispensáveis) por tuta meia para tentar reduzir o buraco e minimizar a venda das nossas perolas.

      Eliminar
    9. Vamos lembrar a venda do Hulk, por exemplo? O FC Porto é um clube vendedor, e assim será sempre. O AP fala de uma lista de jogadores dos quais tenho dúvidas que qualquer um deles fique no FC Porto. Agora, não se vai é perder dinheiro com eles. Há que poder negociar. E para isso há que haver latitude financeira, não é no corre corre.

      Se for verdade que RN vai sair, fá-lo também por sua vontade, não vai corrido. E, sim, o futuro vai passar por vender Ismael, Gleison, Leonardo e por aí em diante, jogadores que se compram baratos, se formam e se vendem.

      Se há um bom negócio pelo Rúben - ainda não vi nada! - é o que é. E, assim de cabeça, vejo 4 capitães possíveis para o FC Porto. A começar pelo evidente, do qual falarei nos próximos dias.

      Há uma espinha dorsal a formar-se, sim, mas Domingos, Jorge Costa, Fernando Couto, Nuno Capucho e por aí em diante, também foram vendidos.

      E, sim, haverá um dia em que Danilo e André Silva possam estar na calha.

      Esta é a realidade do FC Porto.

      Abraços.

      Eliminar
    10. Jorge costa, vendido? Nao me recordo. Um emprestimo sim.

      Eliminar
  18. Eu tb não acho que o helton merecia sair assim pela "porta pequena". Esteve cá 11 anos, e foi um exemplo para muita gente. No entanto tem tido desde há alguns anos algumas declarações pouco felizes que não caíram bem no seio do dragao. E tb já ouvi dizer que era mts sorrisos e música pela frente, mas por trás não era bem assim.. mas isso pronto, pode ser ou não verdade. Mas seja como for, como portista só lhe posso agradecer tudo que nos deu e desejar tudo de bom no futuro..

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Imbicto Jorge,

    Este post é particularmente pertinente - e por que não irónico - a confirmar-se a saída de Rúben Neves...

    Imbicto abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo ironia alguma, meu Imbicto amigo. Se o Rúben rende uma boa transferência, se quer ir jogar para outra liga mais competitiva e tem talento para isso, porquê segurar, se nem titular é?

      Com a aposta em formar jogadores e comprar jogadores jovens, esta será uma realidade cada vez mais frequente.

      Ninguém quer, mas se tiver de ser...

      Abraçom

      Eliminar
  20. Só não vê quem é utópico!
    O FC PORTO tem que vender ano a ano jogadores!!!
    Ou acham que o nosso clube vive numa realidade á parte da economia portuguesa?
    Rúben Neves não é excepção, mesmo que 99% dos portistas (PdC incluído) não vejam com bons olhos a sua saída.
    É a lei da vida, neste caso, de quem tem dinheiro e pode vir cá comprar quem lhe apetece!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio que o Felisberto não entendeu muito bem onde quis chegar...
      Meter os conceitos de mercado e de portismo no mesmo saco não dá bom resultado.

      O problema não está em vender o jogador, nem na inevitabilidade do incumprimento em que, aparentemente, o FC Porto incorre relativamente ao Fair Play Financeiro; o problema está na mensagem que passa, ou "vende", de uma realidade que o próprio presidente sabe não ser possível cumprir - ou a ser, terá custos associados. A descredibilização da palavra é, assim, o melhor amigo da descredibilização da missão.

      Imbicto abraço

      Eliminar
    2. Pelos vistos, parece que o Presidente leva a palavra a sério. A proposta para o Rúben era real..

      Abraço

      Eliminar
    3. O Borussia de Dortmund tem de vender as suas melhores pérolas, o F. C. do Porto nem os suplentes pode vender, porque se tem de metralhar o mesmo de sempre. E o empresário do Ruben não é o Alexandre, imaginem se fosse.
      António Araújo

      Eliminar
  21. Alguém viu o cheque? Até agora, treina no Olival. Parece-me uma bela desculpa para malhar no de sempre. Se vende, mentiu. Não vendeu, é incompetente, porque precisa da nota. Oh well...
    Abraco

    ResponderEliminar