quinta-feira, 2 de junho de 2016

Adequar-se à Realidade

Sim, é verdade, isto aconteceu. Sim, é verdade. Slimani vai cumprir um jogo de castigo pela cotovelada dada a Slimani... em Novembro. Vai cumpri-la, no início do ano. Se estiver cá. Talvez. Se calhar.

E é assim, meus amigos da SAD! O verifique apresentou uma queixa da agressão, o sportem contra-argumentou com oito (!), fez pressão pública, pôs Augusto Inácio a falar disso dia sim, dia sim...e o castigo saiu oito meses depois dos factos e mais de quinze dias depois do último jogo!

Essa é a diferença entre o nosso silêncio incompreensível, a nossa mensagem pífia e aqueles que chegam a ir ao cúmulo do exagero: resultados. Islam Slimani poderá vir a ser vendido e assim o castigo vai pró tecto. Não aconteceu isso a Hulk nem a Sapunaru, pois não?

Também acho muita piada às nomenclaturas e às "mudanças de sintaxe" que abundam pela segunda circular. Não são "comissões", são "outros custos do negócio", e não fazem grandes manchetes, ou posts de capa em qualquer site desportivo. Não, são pequenas notas de rodapé, caixas laterais e quejandos, passando despercebido o facto de que, se liquidassem o verifique neste momento, este estaria em falência técnica. São oito milhões - nas contas! - é certo, mas existem, e ninguém fique surpreendido se o verifique desate a vender. Não somos só nós a ter de vender para manter as contas equilibradas. 

Mas uma pergunta clara se impõe: era este o tão propalado "esforço de contenção" do verifique? Estas são o género de ideias que passam para a opinião pública e que criam estas falsas noções de que o FC Porto está cheio de "comissionistas" enquanto os outros clubes têm as finanças rigorosamente controladas. 

Não havendo quem aponte as hipocrisias dos outros e as suas mentiras repetidas, a nossa já desgastada imagem pública vai-se erodindo, tornando-nos casos isolados de algo que não é só geral mas também muito pior nos outros lados. Mas, mais grave do que isso, influenciando a opinião dos nossos adeptos, o que cria um clima de instabilidade e de divorcio entre estes e o Clube.

A parte do treinador já está. Tenho a certeza que o plantel está a ser tratado. Mas há que saber fazer, de novo, o resto - ser interventivo, estar em cima dos acontecimentos, ter resposta pronta e acutilante às questões. Em suma, ser o FC Porto no seu melhor estilo em todas as vertentes.

Ser agressivo na comunicação, pronto para atacar os problemas e competente nos jogos e na luta pelos títulos - essa é a chave do sucesso. Mas sem estas três vertentes, não será possível. E aí não seria culpa exclusiva de Nuno Espírito Santo.

26 comentários:

  1. De acordo.
    O Dragões Diário não cumpre essa função de maneira nenhuma. Tem que ser com um papagaio azul e branco daqueles chatos que não se calam, espontâneos, que repitam várias vezes a mesma mensagem e que façam eco em muitas frentes.
    É preciso entender que neste tempos este papel é fulcral...
    Abraço
    Manuel Magalhaes

    ResponderEliminar
  2. Quem é o gajo da foto e pq está ali?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hehehehe ok ok ok você sabe muito bem. Mas, realmente, com a intervenção que costuma ter, parece o Homem Invisível.

      Abraço

      Eliminar
    2. Acho que é o gajo que apontou o minuto 37 qq coisa bum jogo qq, induziu o avb a papaguear isso e depois, o segundo teve de se vir retratar. Um nabo é o que é. Troquem-no pelo bernadino barros! Mas ja!

      Eliminar
  3. Roupinha nova de verão, ó Jorge!!!

    Quanto ao resto somos nós contra o bafiento, salazarento e eterno centralismo!
    Não há maneira de a gente se livrar dele. Veja-se o exemplo das Câmaras do Grande Porto que se recusaram a receber migalhas de Lisboa.

    Cada vez mais atual "eu só quero ver Lisboa a arder"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ano novo, vida nova! Gosta?

      Não quero ver Lisboa a arder, mas uma regionalizaçãozinha não faria mal...

      Abraço

      Eliminar
  4. Ouça, alias leia p.f., o homem da foto não risca nada, nem ele nem o Tavares, que parece mais editor de comunicados da Igreja de Cedofeita. Tenho a certeza de ser o Presidente a dar a última palavra para tudo que tenha a ver com o futebol, não duvide. Pode estar envelhecido mas a cabeça está vivissima, ele decidiu ser este o caminho. Veremos a evolução das coisas, mas já não acredito na retoma da velha e ansiada agressividade, aconcheguemos ao menos o treinador mais os jogadores. Vassalo, por quem é? Actualize-se homem! Deixe de usar o reles e popularucho termo "comissão" substituindo-o pela beta e sempre moderna expressão "custos operacionais de negocio". Não seja caturra.
    Um dia vai saber-se, tenho essa convicção, do que é realmente o Futebol Português, do imenso lixo e lodo encoberto por um colossal tapete, fabricado por gente cujo nivel moral está ao nível duma Cosa Nostra. É monstruoso.

    ResponderEliminar
  5. É JNPC que considera que o FCPORTO não precisa de ter a obsessão de vencer campeonatos.
    É JNPC que até nem se preocupa em saber quem vai para a Liga ou para o conselho arbitragem.
    É JNPC que quer falar o menos possível.
    Portanto o Sr. Cerqueira esta a cumprir apenas aquilo que o presidente deseja.
    Por outro lado enquanto a voz do AZUL E BRANCA for emitida pelo patéticocanal, (que apenas está preocupado em não melindrar as audiências dos clubes rivais) e não pela DRAGÃOTV canal de FORTE propaganda/marketing da marca FCPORTO e de "ataque" aos nossos adversários, a mentira será repetida mil vezes e tornar-se-a sempre verdade. A propósito disto, ainda se lembram do que aconteceu a 6 milhões de judeus?
    E desta forma quem vai ser massacrado pela opinião publicada é o "gajo" que se senta ao lado do Sr. Rui, nas conferências de imprensa.
    A escolha de NES (de quem tenho as mais baixas expectativas) para treinador, foi surpreendente para mim, mas também para JNPC, pois segundo ele estava a contar trabalhar com Sr. José Peseiro para o ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não duvido que o Presidente queira controlar a comunicação. Tudo o resto.... enfim....

      Eliminar
    2. Epá, ia jurar que o Luis chegou a ser do Nuno Espírito Santo. Se calhar perdi-me em tanto nome, desculpe lá.

      Eliminar
  6. Caro Jorge,

    Grato em saber que alguém levantou o problema Rui Cerqueira... Ainda que de forma indirecta.

    Deus me livre como ha gente tão incompetente nos bastidores do nosso dragão..

    ResponderEliminar
  7. É verdade que precisamos de um papagaio, mas se a comunicação social não lhe der voz...

    Precisamos acima de tudo é de trabalhar e bem, todos! E os adeptos têm de estar com a equipa que for apresentada, treinador e direcção, temos de apoiar, encher o estádio, tornarem-se sócios.
    Todos temos de fazer crescer a marca Porto, seja no café "central", nas redes sociais, em família, no trabalho, isto é o que nos caracteriza, porque o Porto somos todos nós, e não podemos pedir que em campo os jogadores sejam Porto, se enquanto adeptos não o sabemos ser...

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge Vassalo,

    Precisamos de facto que o Cerqueira seja benzido pelo Espírito Santo e comece a dar corda aos sapatos mas duvido que tenha essa capacidade. Parece-me muito.....mole. Olhe podia começar por este vergonhoso castigo ao Slimani ou um comentário aos Cristovaos deste mundo.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito por onde começar....

      Abraço

      Eliminar
    2. Parece-me um problema de ser forte com os fracos e fraco com os fortes. Já vi este indivíduo a tentar arrancar violentamente uma cartolina das mãos de um adepto (que estava silenciosamente junto à vedação entre a bancada e o campo, no Dragão - era uma cartolina "contra" um treinador - VP, penso), seguindo-se uma lamentável sessão de "agarrem-me senão eu mato-o" perante o adepto (que continuava silencioso e com o cartaz ao alto). Desde esse dia que percebi que não era indicado para o cargo.

      Eliminar
  9. Isso mesmo, Jorge.
    Comunicação agressiva para o exterior, mas complementada (ou melhor, liderada) por um jogo de bastidores ainda mais agressivo. Reequilibrar as forças nos centros de decisão.

    Foi bonito o meu sonho, não foi? Excepto que eles não podem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm de poder. E, se alguém, com o seu ego ou teimosia, estiver a barrar o caminho, pois que saia da fdp da frente!

      Abraço

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Para mim é evidente que é o único lá dentro com arcaboiço para assumir toda a comunicação do clube (incluindo o que presidente e SADs dizem). Falta saber se tem a vontade e se lhe darão a oportunidade.

      Abraço portista,

      LAeB : Do Porto com Amor

      Eliminar
  11. O problema não é o Cerqueira. O problema é a falta de estratégia de comunicação. Sendo que é imperioso endurecer, face ao passado recente da comunicação do SLB e do SCP.

    Aliás, se a memória me não atraiçoa, em tempos idos o Cerqueira foi comido pelos jornalistas e castigado pela Liga por se ter picado com os jornalistas no final de um jogo.

    Entendo também que o DD foi uma excelente ideia. Pese embora, e como o Jorge referiu, ter sido lamentável a menção ao MST. É para mim enquanto portista, um orgulho, ter o MST como um dos nossos, pela qualidade, independencia e coragem. E,permite-se escrever, aquilo que nós dizemos na bancada. Desculpe-se as tonterias do Varela....
    Manuel Vaz

    ResponderEliminar
  12. Não Sr. Silva, eu era o Luís (O do José Peseiro). Mas infelizmente, digo eu, o FCPORTO dispensou-o.
    Eu serei sempre do NES, do Lito Vidigal, do Pedro Martins, ou do Sérgio Conceição, se do outro lado estiver um ilusionista estilo o do País Basco.
    E podem por o Bernardino Barros à vontade que nada mudará, pois a política de comunicação do clube é levar "porrada" de qualquer jornalista e calar-se.

    ResponderEliminar
  13. Lamento informar, mas está cientificamente comprovado que é impossível tocar com os lábios no próprio cotovelo... agora que já tentaram e perceberam que é mesmo verdade, informo que Slimani foi castigado por dar uma cotovelada não em... Slimani, mas em Samaris. De resto tá tudo certo, como é habitual.
    Um abraço, Jorge 😃

    ResponderEliminar