domingo, 5 de junho de 2016

Anteradas


A formação sub-19 é bicampeã. Ganhou o jogo de ontem por um 3-2 emocionante e soube ser forte e lutadora na altura dos apertos, apesar do sportem também ter vencido o seu desafio. Uma vez mais António Folha prova que tem um talento imensíssimo e é um grande motivador, uma vez que a equipa de sub-19 começou esta fase final de uma forma oscilatória e um pouco abaixo dos pergaminhos, mas depois de uma vitória suada sobre a Académica soube "encaixar-se" para vencer e levantar a Taça que tem direito.

É injusto estar a dar destaque a este ou aquele miúdo - são, afinal, miúdos - mas salta à vista que o FC Porto tem, a esta altura, uma formação de excelência e muita matéria prima para potenciar, perfeitamente identificada com o Ser Porto que se precisa e, em muitos casos - e ainda bem que são muitos! - qualidade a rodos para criar uma base sólida de um FC Porto à Porto e de umas vendas bastante interessantes.

Uma coisa acho curiosa: temos, dos Bs para baixo (B, sub-19,sub-17, etc) um scouting que se tem revelado bastante interessante e com uma taxa de sucesso muito boa. E esta gestão tem mão directa de Antero Henrique, o homem mais criticado de toda a SAD. De alto a baixo, é cada vez mais claro que a Casa do Dragão forma, mais do que futebolistas, indivíduos, cria uma relação umbilical com o Clube e uma camaradagem - irmandade pura - absolutamente de betão. Os resultados estão à vista: raça, querer, humildade, treino, intensidade, ligação.

E assim, um paradoxo se torna cada vez mais evidente: se no escalão formativo há toda esta união e evidente cultura à Porto, a que se se deve esta assimetria tão grande com a equipa principal? É algo a meditar. A mim parece-me que está muito para lá de um só homem, e que há muito mais a fazer e a pensar. Se a isso juntarmos as modalidades - parabéns a Rafael Reis, da W52 FC Porto, que venceu o Prémio JN (chamou-lhe um figo!) - temos um Clube que, à excepção dao que se passa na equipa principal, continua a ser a mesma força dominante que sempre foi. 


A causa da assimetria merece meditação. Há que mudar os procedimentos e arrancar as ervas daninhas que estão a impedir o crescimento da equipa principal de futebol. Há muitas mais causas para lá de um só indivíduo. Que, insisto, parece que até faz um bom trabalho em todos os lados, menos num, aparentemente.

Já agora, como neste FC Porto actual se crucifica quem acabou de chegar, acho que o autor disto vale 1,5M. Mas isso devo ser eu, que sou "crente", se calhar.

16 comentários:

  1. Se calhar o problema não é esse indivíduo, se calhar são outros os problemas.

    Parabéns aos sub 17 e ao ciclismo que ficaram com os dois primeiros lugares individuais e venceram por equipas.

    Vamos acreditar que isto tudo se vai recompor.

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. A verdadeira avaliação da nossa formação será feita através do número de jogadores a entrar no plantel principal, da estrategia delineada pela Estrutura, da visão e coragem dos treinadores em detectar talento, da vontade e humildade dos jovens jogadores e por ultimo, da paciência mais a tolerância dos adeptos. Até lá não passarão de saborosas vitorias a juntar a uma vasta coleccão de títulos que nos orgulham. É assim que interpreto a formação

    ResponderEliminar
  3. Se lhe derem carta branca também na equipa principal..Antero saberá o que fazer..da que pensar o nosso sucesso nesses escalões e até na b..O que se diria se fosse um clube de Lisboa..

    ResponderEliminar
  4. AH apesar de tudo ainda faz mt mais parte da solucao do que o problema.
    descontando algumas argoladas, sera o homem certo pra nos devolver ao topo.
    nao e' a tua que os jornalixos do sul insistem em anexar o AH a casos extra futebol como forma de o queimar....pq sabem o "perigo" que representa

    acho q apos o euro 2016 e apos a silly season de quem vai nao vai vem e nao vem, e' altura de fazer um apelo por toda a bluegosfera pra se parar de bater na $AD.
    dar treguas, concentrar mo nos e apotar baterias ao verdadeiro inimigo(s).

    certos blogs bons de ler (TdD e nao so) e que sem duvida fazem bem em alertar pra certos podres, teem de hastear a bandeira branca por uns tempos.
    nao podemos ser nos de mao beijada a apontar o cmainho das nossas fraquezas.

    o publico do dragao tem tb de tomar uns valdispert pra acalmarem e serem mais pacientes e deixarem o assobio em casa, ou que o guardem para o adversario.

    enfim, voltar um pouco atras no tempo e sermos grandes.

    dada a visibilidade que tem com o seu blog apelo o Jorge (ja o tem feito bastante) a apelar nesse sentido.

    os seus inumeros leitores podem fazer o favor de espalhar a palavra e chamar a atencao pra toda a bluegosfera dar treguas a $AD e apoiar com tudo.

    mas, e mas sublinhado, convem que a $AD acorde pra vida e se mexa nos bastidores (basta um pouquinho)
    Manu365

    ResponderEliminar
  5. Boas

    Pois parece-me que nos tem faltado fazer a translação efetiva do talento decoberto e desenvolvido para a nossa equipa principal e também para o mercado. Temos dificuldade em vender excedentários ou jogadores que formamos mas que lhes falta um bocadinho assim para conseguirem vingar na equipa senior, mesmo depois de fazerem excelentes épocas emprestados. E faltou muita coragem para apostar nos talentos e dar-lhes tempo. Provavelmente porque estamos manietados por interesses paralelos, de que ficamos reféns por uma insuficiência orçamental crónica e condições adversas de financiamento no mercado.
    Um aparte, Herrera fez um excelente jogo pelo méxico, mas segundo o Menosfutebol, pelas gordas, foi Jimenez, que entrou quase no fim, que tudo fez. 2o Golo após insistencia de Jimenez, 3o golo após assistência de Jimenez. Triste. Tão habitual que já quase nos faz rir.
    Manuel Lopes

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge Vassalo,

    Relativamente ao Projecto Visão 611, todos abordam esse Projecto, e poucos o conhecem. Recordo que nasceu em 2006, e foi extinto em 2011. O objectivo prioritário passava pela Formação, com esta a alimentar o plantel principal do FC Porto. E fica a pergunta, nesses 5 anos desse projecto, quantos e quais os Atletas oriundos da Formação que trouxeram retorno desportivo / financeiro, e alimentaram verdadeiramente o Plantel principal, sendo titulares?

    Vou deixar os nomes dos Atletas oriundos da Formação que entre 2006 e 2011 (isto durante os 5 anos do Projecto 611) chegaram ao Plantel principal do FC Porto : Bruno Gama, Helder Barbosa, Vieirinha, Ventura, Candeias, Castro, Ukra e Rui Pedro.

    Vamos ser auto-criticos? Será que o Proejecto Visão 611, relativamente ao objectivo principal foi minimamente cumprido?

    Sobre o Suk, não estranho, sempre gostei do Coreano, pena ter entrado no FC Porto numa temporada amotinada, e quanto a mim, foi talvez sub-aproveitado. Estará nos Jogos Olimpicos, uma excelente "montra", e irá provavelmente gerar um encaixe interessante, e devolver um razoavel retorno financeiro. Por exemplo, o FC Porto em Dezembro/Janeiro investiu 5,5 M€ em Suk, Marega e Sá, o Suk com certeza irá devolver esse investimento, e o Sá será no médio prazo o futuro G Redes do FC Porto!

    1 abraço,

    PT

    ResponderEliminar
  7. O Suk é um bom jogador, mas como tudo neste FCP para certos entendidos é mau, o Suk levou com o rotulo em cima e pronto. Outra questão interessante foi a assinatura do Bruno Alves pelo Cagliari. E agora, quem será o novo "alvo do retorno da mística" da CS? Quem é a Bolha, Rascord e o Lixo da Manhã irão desencantar?

    ResponderEliminar
  8. O FC Porto é o clube com mais títulos de futebol de formação a nível nacional. Não vai dizer que o projeto visao 611 foi fundamental para a conquista deste bicampeonato.

    ResponderEliminar
  9. só é pena o antero não ter olho para os jogadores. andámos a gastar rios de dinheiro em Quintero, Reyes, Herrera, Ghilas (todos na mesma época) e não se aproveitou nenhum, só Herrera foi fazendo algumas coisas mas longe de justificar os 8M investidos nele. Foram estes flops que nos impediram de sermos campeões em 2014. Na época seguinte faltou o dinheiro, veio o Lopetegui e ainda fomos buscar mais uns chouriços como Adrián López e Martins Indi.
    Quando se mexe com estas quantidades de dinheiro não se pode falhar tão rotundamente. O Antero tem de ir ao oftalmologista ou então dar o lugar a outro.

    ResponderEliminar
  10. PT,

    Sei quee o Visao 611 terminou em 2011 mas, nao acha que o "Terminou" é um bocado final demais??
    Nao será que querer resultados ao final de 5 anos prematuro demais?? nao será que so agora é que se começam a surtir o real efeito na B ou mesmo na A??
    Estamos a falar que o projecto iniciou em 2016, ou seja quem neste momento tem 18/20 anos, na altura tinha 10/12...
    Sei que sou um perfeito leigo na materia mas, creio que essa é a idade perfeita para começa a formar rotinas e conceitos num jogador... quanto mais tarde, mais dificil obter resultados....

    Eu tambem gosto muito do Suk e, para vos ser sincero, acho que tem garra e potencial para dar e vender!!! E como bem disseram aqui, entre os 5M que se gastaram nos 3, seguramente que so com o SUK ou com o Sa esta o investimento mais que pago!!!!!
    Pena ée que as pessoas façam futurologia mas sempre com o espectro negativo sobre as cabeças....
    Um dia cai-lhes em cima..... tipo Gauleses.....

    O Figo é que sabe!!!hehehehehe Ele e o MST..... com os Moutinhos e os Jackson´s e os Quinteros e os Iturbes e o Candeias.... dasssss è cada cavadela cada minhoca.....
    E pior... Nunca se vem retratar....!!!!!!!!!!

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errata:

      Onde se le Iniciou é Terminou.... :)

      Eliminar
    2. Caro Xebeu,

      O Projecto Visão 611, começou em 2006, e terminou em 2011. E se deixei os exemplos de Atletas promovidos da Formação à Equipa principal, nesse período de 5 anos, poderei fazer o mesmo exercicio entre 2011 e 2016 (os mesmos 5 anos), quais os jovens oriundos da Formação que pertenceram ao principal Plantel do FC Porto?

      Não incluo nesse grupo o André Silva ou o Chidozie, porque ambos chegaram ao FC Porto em data posterior a 2011, quando cessou esse projecto!

      Xebeu, vamos alargar a coisa, entre 2006 e 2016 (sendo que o projecto terminou em 2011), quais os jovens da Formação que integraram o plantel principal do FC Porto em cerca de 10 temporadas ? Bruno Gama, Helder Barbosa, Vieirinha, Ventura, Candeias, Castro, Ukra, Rui Pedro, C Atsu, Kadu, Abdoulaye, Josué, Sérgio Oliveira e Ruben Neves, destes 14 Atletas Formados no FC Porto, qual deles foi titular absoluto? Titulares foram 2 ou 3, mas nenhum titular absoluto, como Baía, Couto, Jorge Costa, Domingos, Ric Carvalho, Conceição ou Bruno Alves, noutros tempos!

      Xebeu, sobre o Suk, e num post no Tribunal do Dragão em que é criticada a contratação do Sami e do Marega, deixei num comentário, os registos minutos de utilização e golos que ambos fizeram no Maritimo e são extremos, e esses registos eram uma excelente carta de recomendação, fiz um comparativo com contratações de 2002/03, com os golos do P Lança Derley em Leiria, e do extremo Marco Ferreira em Setubal, isto antes de ambos entrarem no FC Porto, e esses registos nem diferem dos de Sami e Marega no Maritimo, sendo que o Marega entra num período negro, nada facil para uma adpatação integrada!

      Todavia, esse meu comentário no Tribunal do Dragão foi estranhamente, ou não, vitima do "lápis azul", isto quando o mesmo está suportado e sustentado!

      1 abraço,

      PT

      Eliminar
    3. PT,

      Fiz a errata mas errei novamente... nao era terminou em 2016 mas sim 2011... (dassss tenho mtos dedos nas maos e as vezes atrapalha.. :) )

      Concordo com o que diz dos titulares absolutos mas, a "culpa" nao é do projecto....(na minha opiniao...), o projecto "fez" os jogdores..... e chegaram a, A.... depois se nao lhes dao oportunidades pelas mais variadissimas razoes... isso sao outros 500....

      Vi uns post´s creio que seus, acerca do Suk e do Aboubakar.... que a comparaçao que estavam a fazer era sobre os golos de cada um e obviamente o Suk saía a perder...
      Mas se fizessem a relaçao Golos /Tempo jogado.... a estatistica creio que iria ser favoravel ao Suk... ou pelo menos nao ficaria tao atras como queriam fazer crer...

      Mas continuo a achar que estes jogadores que estao agora com 18/22 anos, estes sim sao resultado do tal projecto....

      E se, venderem um so jogador dessa fornada.... por 30/40M, esta o projecto mais que pago e justifcado!!!!!!!!1

      Um abraço!!

      Eliminar
  11. Gostava que explicassem a verdadeira relevancia de Antero henrique na estrutura da sad o que tem feito de bom ou de mau para de uma vez por todas a opinião formada dos adeptos ser a correta . É que dou por mim a culpar este senhor por tudo de mau que tem acontecido e depois vejo um posto a dizer que ele é um dos responsáveis pelas equipas b sub 19 17 .o que me faz pensar que o presidente jorge nuno esta mais interesando em ajudar os filhos e amigos do que o clube que lhe deu o ser.

    ResponderEliminar
  12. Por muito que se queira lavar a imagem do homem, ele cono diretor do futebol deixou sempre muito a desejar. Ou acham que anda bem dirigido? Ja ninguem se lembra de o ver a jogar candy crush no banco, qndo estavamos a perder e o lopetegui furibundo? Se vem com a conversa que é outro que decide e esta de maos atadas, entao demita-se, nao?

    ResponderEliminar
  13. «Todavia, esse meu comentário no Tribunal do Dragão foi estranhamente, ou não, vitima do "lápis azul", isto quando o mesmo está suportado e sustentado!» PT

    Não, PT, está lá. Ainda agora o li

    ResponderEliminar