segunda-feira, 13 de junho de 2016

Alturas De Silêncio


Tenho estado parado por aqui, mas não tem sido por não querer escrever. Não tenho nada para escrever, porque tudo está a ser feito com a descrição que é devida - e ainda bem. Dos poucos rumores que vou ouvindo - e não passam de rumores - parecem-me muito arraia miúda para serem fundamentais. Oficial, só vinda de João Carlos Teixeira, um médio-ofensivo de 23 anos que parece ser um jogador com um bom passe, bom remate e um interessante sentido posicional. Podemos ver uns vídeos aqui e  aqui, que, naturalmente, valem o que valem. Chega a custo zero e tem contrato válido até 2020.

Tenho a certeza que a Direcção sabe da importância vital deste ano e do quanto é importante construir uma grande equipa para chegar aos objectivos. Não me passa pela cabeça que se façam, este ano, negócios com interesses laterais, pois seria brincar com um perigoso fogo da impaciência da massa adepta. Se há altura para pôr o FC Porto à frente de tudo o resto, ela é AGORA.

Que este silêncio seja um sinal de maturidade e abnegação.

12 comentários:

  1. Olá Jorge,

    Neste período estranho só com jogos da seleção e com alguma especulação (não muita) em redor do nosso clube, realmente pouco mais há a fazer que esperar.

    Contudo já temos o Filipe contratado ( não oficializado por nós mas pelo presidente do Corinthias e peplo próprio jogador) e agora o João Carlos Teixeira.

    Muita estranheza me causa esta contratação, para ser muito honesto... é um custo zero mas para uma zona do terreno que está extremamente inflacionada... Danilo, Ruben Neves, André André, Sérgio Oliveira, Herrera, Evandro transitam da época passada... Omar Govea, Chico Ramos, Graça da equipa B e Leandro, Josué, Otávio, Quintero e Mikel regressam de empréstimo.

    14 jogadores que poderiam perfeitamente serem os 6 escolhidos para a nova época mas a isso juntamos... mais 1! João Carlos Teixeira... sem desprimor pela qualidade do atleta mas alguém que não se afirma no Liverpool vai pegar de estaca no nosso 11?

    E o que fazer a 15 médios centro?

    E os campeões da B, vão fazer a pré época para quê?

    Será que isto quer dizer que vamos passar a jogar numa qualquer estrutura de 4-4-2, passando a necessidade de médios de 6 para 8 no plantel (contudo Varela teria de passar a fazer parte desse lote).

    Portanto é com muita estranheza minha que uma das posições a ser reforçadas seja o meio-campo, quando o ataque e as alas estão horríveis, só se... Nuno estiver a pensar em jogar com 4-4-2 Losanglo, com 1 trinco, 1 médio interior direito e outro esquerdo e um médio mais ofensivo e com 2 avançados mais móveis, que é a tática que acho que se enquadra no nosso plantel ao invés do tradicional 4-3-3.

    Se assim for então compreende-se esta contratação, contudo e como refilo todos os anos, continuamos a ter um pote de jogadores que voltam de empréstimos e que precisamos de nos livrarmos deles a título definido! Seja com vendas seja com cedências de % do passe, temos que nos livrar deles com urgência.

    Ainda vamos a meio de Junho e já temos 2 contratações confirmadas e nada de saídas em definitivo. Ao invés, já vamos com 4 empréstimos (Caballero, Ricardo, Sami e Tiago Rodrigues) e eu pergunto se não seria melhor deixar sair em definitivo jogadores como Tiago Rodrigues ou Ricardo, preservando o direito de preferência e 50% do passe dos atletas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que o João Teixeira vem para características mais de médio ofensivo. Eu acho, sinceramente, que temos falar de MOs. Mais te digo, acho que muitos da lista que deste não ficarão no plantel.

      E quanto às lacunas... este é o primeiro nome, não o último.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge,

      Para MO temos já o Otávio e o Quintero e ambos foram investimentos avultados e consideráveis.

      Otávio fez uma óptima época no Guimarães e volta para ser titular e Quintero trabalhar para tentar afirma-se de vez (ou ir-se à vida)... Neste contexto onde cabe João Carlos Teixeira? E onde cabe Graça?

      As equipas devem ter 2 jogadores por posição mais equipa B para as ocasiões... se tivermos mais que isso então temos os B's para quê??

      Temos que ter consciência que para entrar o Teixeira, um dos miúdos da formação não vai ter oportunidades. Se o Teixeira fosse para titular indiscutível, ainda vá que não vá, mas e ele o é? Também poderia ser para a vaga de Quintero mas alguém quer Quintero hoje em dia?

      Enfim... vamos ver o que se segue mas não começou lá muito bem, quanto a mim... e só espero que o Zé Manel seja mesmo falso, pois para suplentes do Boavista...

      Eliminar
  2. Caro JV


    http://fcpnacaoportista.altervista.org/blog/omar-govea-troca-os-jogos-pela-chance-no-fc-porto/

    Omar Govea troca os Jogos pela chance no FC Porto

    Jovem mexicano afirma que tem uma oportunidade de ouro para agarrar.

    Depois de Jesús Corona (México) e de Juan Quintero (Colômbia), o dia de domingo confirmou o afastamento de mais um jogador do FC Porto do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. Desta vez, porém, a exclusão deu-se por iniciativa própria e não por decisão do clube azul e branco. Omar Govea está escalonado para participar nos trabalhos de pré-temporada da equipa principal portista e, por mais que representar os Sub-23 do México no Rio de Janeiro fosse algo muito desejado, o médio que alinhou nos bês em 2015/16 tem outras prioridades para a carreira.

    “É um sonho para qualquer jogador participar nos Jogos Olímpicos, mas não irei, porque abriu-se uma oportunidade na primeira equipa do FC Porto. Nem todos têm esta opção e eu quero aproveitá-la”, justificou o médio, citado pela imprensa mexicana.


    -----------------------------
    -----------------------------

    Lucidez, inteligência.

    ResponderEliminar
  3. Vírus, este ano não tens hipóteses. Não gostas, não comas. Assim que perceba que és tu.. Lipor.

    Abracinho.

    ResponderEliminar
  4. Lá se foi o maná da Bolha e do rascord... o Jonas foi eliminado. A seguir vai o menino d,ouro Renato.
    Cumprimentos portistas
    A.Martins

    ResponderEliminar
  5. Os velhos e sábios negociadores ás vezes compram coisas, colocam-nas numa caixa, embrulham-na num papel vistoso e põem-lhe um bonito laço. Depois oferecem a prenda, com um sorriso nos lábios, a pessoas de quem pretendem que aquele gesto de simpatia seja devidamente retribuido. Será que ao Joao Teixeira, rapaz do qual não me lembro nadinha, por ignorancia minha, irá acontecer uma coisa parecida?

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge Vassalo,

    Acontece pouca coisa e andamos em histeria por causa da selecção , ainda assim está contratação sabe a favor. Espero estar totalmente enganado. Não começamos bem.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se jogar bem... é tudo o que importa. A custo zero, um 10 que diz que gosta de passar a bola...

      Abraço

      Eliminar