sábado, 4 de junho de 2016

Ó Tempo Volta Pra Trás (Mas Calminha Com O Andor)


A memória tem um mecanismo de protecção contra o trauma e depressão muito interessante chamado "nostalgia". Está provado cientificamente que os detalhes se esbatem na memória, tornando apenas os factores fortemente impressivos como um planalto na recordação de tempos idos. A generalização torna-se omnipresente, tornando o parcial total e afastando os momentos que não satisfaçam essa generalização. Até a memória eidética, conhecida como memória fotográfica, apela unicamente a detalhes e não compraz toda a experiência de uma vida, por esta não caber no espaço consciente.

Serve esta introdução para dizer que é absolutamente natural que se pense que "dantes é que era bom" e que "aí é que havia mística", quando não era bem assim. Todos fizeram jogos de porcaria, todos perderam pontos com equipas de menor dimensão, faz, aliás, parte da vida. Não se pode ganhar sempre e, quando isso acontece, algo não está bem. Posto isto, os jogadores de antigamente não eram heróis impolutos, abnegados seres que só viam azul e branco: eram profissionais, uns mais outros menos, talentosos, uns mais outros menos.

Não acompanho aqueles que pensam que a solução do nosso momento presente está num regresso ao passado, que suspiram por glórias Portistas que estejam em actividade. Sempre adorei Lucho González, mas tenho a plena consciência de que o que foi não volta a ser, mesmo que muito se queira, não seria o mesmo Lucho se voltasse, se calhar pouco jogaria. Compreendo aqueles que pensam que falta alguém que transmita a mentalidade de Ser Porto, mas para isso está lá o treinador e, sinceramente,  não percebo então para que serve Helton, que está cá há 10 anos. Mesmo então que descontemos Helton, Casillas é um multitituladíssimo jogador e Danilo tem todo o perfil de comando que precisamos - de caras. Se algo Moncho López nos pôde ensinar foi isso mesmo, que a superação da adversidade pode ser feita no grupo presente. E se se quiser ir buscar alguém como ponto de referência, deve ser alguém que põe o colectivo à frente do individual, que seja abnegado e jogue para a equipa.

E depois, nunca esquecer, estamos numa era onde as equipas todas têm conhecimento tecnicó-táctico grande e a exigência física é elevadíssima. Quantos das "Glórias da Mística" nem calçariam hoje em dia? Moncho López fez uma equipa com uma base que o acompanhou da Proliga e se identificava com o Clube e polvilhou-a com talento contratado. Também temos isso na nossa equipa actual! Temos Portistas desde pequeninos (André Silva, André André, Rúben Neves, Sérgio Oliveira, Chiicão Ramos) e mais quem suba da equipa B, temos um líder natural perfeitamente imerso no Ser Porto - Danilo Pereira - e caramba, temos um jogador que já foi Capitão da maior equipa do mundo e da selecção campeã do mundo que é Iker Casillas. É uma pessoa respeitadíssima por tudo e todos e, para mim, seria um paradoxo total que não tivesse a braçadeira no próximo ano, especialmente se Helton sair! E depois, temos jogadores raçudos como Layún ou Maxi, que dão o litro em campo e, especialmente no caso do primeiro, têm tudo para ser referências do FC Porto! Ponha-se um pouco mais de talento na frente e centrais sólidos, temos uma boa equipa! Construir o futuro no PRESENTE e não no PASSADO!

No entanto, o inverso também é verdadeiro. Os senhores da bolha estão cheios de vontade de pôr o predestinado numa catapulta, carago! Ah, já é indispensável? Já é a base da selecção?  Pá, braçadeira para o Sanches já! Se o ridículo matasse.... Mas, na verdade, não é nada ridículo ou vertigem, é só o vil metal! Sanches tem de jogar para que o verifique encaixe mais 5M - o único prémio mais ou menos possível - da sua venda! Como meretrizes de esquina, mas não merecendo um décimo do respeito que tenho pela difícil história de vida de muitas delas, vendem-se os senhores da bolha por muito pouco, fazendo descarada pressão sobre o seleccionador. Se o seleccionador aceita ou não essa pressão, dirá muito do seu carácter e personalidade. Mas é por estas e por outras que a minha selecção é o FC Porto!

Por último, parabéns à Dragões Diário pela boa resposta ao "senhor" Cadete. Parabéns! Esse é o caminho!

8 comentários:

  1. A mística constroi-se com trabalho, vontade e profissionalismo. Mas tem de ser de todos, não é só dá equipa técnica. Hoje em dia é cada vez mais necessário o trabalho da estrutura para ganhar pontos neste campo de batalha de rua que se tornou o futebol. Não basta seres o melhor dentro de campo, os campeonatos ganham-se por fora e isso ficou provado nestes ultimos campeonatos.

    Isso do Renato é só mais uma facção desta guerra podre.

    O passado já foi,agora só nos resta lutar pelo hoje e o amanhã.


    Deixo aqui um link, que gosto mt, se quiseres pública ou então apaga:

    https://youtu.be/AQVEAPjKae4


    Abraços e obrigado pela tua dedicação ao clube. Lá deveriam colocar os olhos em ti e noutros que por aqui andam.

    ResponderEliminar
  2. Há mística e muita. Olhem para os jogadores saídos da formação e verão que não falta.
    O que tem faltado é qualidade. Olhando para a primeira foto, vemos Otamendi, Fernando, Guarin, Monaco, Hulk, James e Falcao. Sete jogadores do melhor que há, que o mostraram por cá e por outros locais da Europa por onde passaram e ainda atuam. Do plantel desta época, com qualidade de grande jogador só temos Danilo, Rúben Neves e Brahimi. Muito pouco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Altamente subjectiva, essa análise, mas pronto. Corona, bem trabalhado, pode dar uma grande coisa, André Silva tem uma margem de progressão gigante, Layún é muito bom e Herrera vale muito mais do que tem mostrado.

      Abraço

      Eliminar
    2. Nana, o André já é um grande jogador. A margem, uma vez aproveitada, vai levá-lo a um nível estratosferico. Vai uma aposta? :)
      Abraço

      Eliminar
  3. Caro Jorge Vassalo,

    Completamente de acordo com o teor de todo o post. Para além de jogadores há o factor treinador e quer queiram quer não, tem faltado muita competência nesta dimensão por isso mesmo que retornem os melhores por vezes é necessário quem potencie essa qualidade.

    Parabéns ao DD

    Raoc

    ResponderEliminar
  4. Desisto.. sou mesmo obrigado a desistir. Será que o estádio do Dragão segundo a imprensa aplaudiu freneticamente a entrada em campo do menino prodígio de seu nome Renato Sanches são todos mouros? Chega de traidores aqui no norte, não há como lutar contra esta gente. Não estou minimamente com esta gente. VENDIDOS.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar