segunda-feira, 11 de julho de 2016

Campeões Europeus

Não há como negar: comecei o jogo com uma grande azia, porque jogou William em vez de Danilo. Tenho sangue quente e tendo a defender os meus. E sofri o jogo todo. 

Bem sei que o Ronaldo nos fez um pirete ainda jogava no United e disse que gostava de marcar ao FC Porto and soion and soion, mas também eu sofri ao ver um grande Capitão - alguém tem dúvidas sobre quem será o Bola de Ouro? - a aguentar-se com um pé desfeito durante 14 minutos em campo, e as suas lágrimas que não eram de dor mas sim de desespero por não poder ajudar a equipa. Ainda bem que o conseguiu fazer de fora do campo, especialmente motivando Éder para marcar um golaço inacreditável.

Sim, também eu, como aí uns 70% das pessoas, pus as mãos à cabeça quando vi que Fernando Santos ia pô-lo em campo. Mas ainda bem que o Inginheiro do Penta não é burro como eu. E, por um minuto, gritei e festejei um golo que não era do Futebol Clube do Porto. Mais sofrimento, minutos de ansiedade... e fomos Campeões Europeus.

Esta Taça teve muito Azul e Branco
Festejamos até altas horas, fomos incoerentes, rimos e gozamos, mas tivemos ainda mais um gostinho especial e saboroso: calamos a boca de franceses e de ingleses principalmente, que ainda ontem e hoje sofrem de uma imensa azia que demonstra cabalmente como são, como é a sua natureza. 

Torre Eifel que nem sequer tinha sido preparada com as nossas cores - "falha técnica" ha ha ha - a um autocarro dizendo "Campeões Europeus", a balões e fumo com as cores francesas na altura da festa, assim se viu a arrogância de um povo que nem sequer achava que tínhamos hipóteses.

Contra quem achou o nosso futebol uma vergonha, uma falta de classe e por aí em diante - nem vale a pena reproduzir a estupidez - aqui fica uma verdade de La Palice: A união faz a força. E quem espera sempre alcança.

Parabéns a todos. Viva Portugal!

23 comentários:

  1. 10 Julho | Dia de Portugal | #TODOSPORTUGAL

    Eu como você vivi o jogo com esse amargo de boca por causa do nosso Danilo, mas no fim vibrei como ninguém! Mais uma vez provou-se que a união em volta de uma causa pode fazer a diferença. É esse o espírito que eu também quero ver no nosso clube, porque se assim for é mais fácil aglutinar o universo Azul para no fim todos festejarmos.
    Viva Portugal!!!!

    Abraço
    Paulo Pinto

    ResponderEliminar
  2. Caro Jorge Vassalo,

    Ontem foi dia de Portugal. Demos cabo dos franceses em Paris. Vitória da superação, da crença, contra tudo e contra todos!!! Onde é que já vimos disto????

    RAOC

    ResponderEliminar
  3. Já diz o ditado mais vale ter sorte que juízo.
    Não é que quem ganha não tenha mérito, mas desde o inicio se há coisa que não se podem queixar é de falta de sorte.
    Eu pelo minha parte ganhar Portugal, a França, ou Andorra dá-me igual. As selecções agora já não jogam com os melhores que têm mas com os melhores que podem pagar. (Diego Costa, na Espanha, por exemplo) E a de Portugal além dos estrangeiros, a ideia que me dá, é que jogam conforme o interesse de empresários e afins.
    A minha nação também começa por PORT, mas a seguir vem um O.
    Fora de contexto, mas em relação ás contratações (e faço já a ressalva que não percebo um caralho disto)parece-me que ainda faltam 2 centrais, um médio (10), 2 extremos, e 1 avançado.
    A ver se a coisa este ano volta ao normal, que isto com títulos da selecção de quase todos nós não me aquece.
    Abraço.
    Rúben Romeu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A selecção não pode jogar com estrangeiros, só com portugueses, são todos portugueses quer você goste ou não, e não são estrangeiros, só faltava esse discurso.

      Eliminar
    2. Estrangeiros????
      Eles são todos portugueses, seja porque efetivamente nasceram em Portugal, seja porque as suas origens são portuguesas e escolheram de consciência representar o nosso país (e essa escolha deveria ser muito valorizada) ou seja porque legalmente têm direito à cidadania portuguesa (no caso do Pepe), mas todos eles mostraram que são portugueses da planta dos pés à ponta dos cabelos! Todos eles vibraram tanto como eu que nasci em Espinho, como outro que nasceu nas Beiras e por este país fora (ilhas incluídas, até porque o Eliseu também lá está)!

      Quanto às contratações que fala...outro 10?????

      Eliminar
  4. Atenção que agora o Renatinho vai ser Comendador... Será conhecido pelo Comendador da Musgueira... só num país como este. Ganham milhões e são comendadores. Vou deixar de ser "trolha".
    cumprimentos portistas
    A.Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de achar que o Renatinho vai ser um flop DAQUELES - e já começa a mostrar - prefiro comendas pela bola do que pela guerra.

      Abraço

      Eliminar
  5. Também eu me emocionei com a vitória de... Portugal!!!
    Mesmo tendo uma paixão inigualávelmente superior pelo FC PORTO, e como o Jorge, tendo insultado o nosso engenheiro do penta por ter posto um WC logo á entrada do meio campo português, por ter metido o Éder em vez do Rafa, por não meter o Danilo, quando se percebia que o Renato Sanches estava a mostrar que ainda está muito "verde" feitastudo isso foi esquecido pela brilhante vitória sobre os inventores do chauvinismo!!!

    E para todos os Luises Miguéis deste país, lembrem-se de uma coisa: hoje em dia é perfeitamente possivel, plausivel e viável, mudarem de nacionalidade: por exemplo escolham as ilhas Seychelles. Não consta que tenham uma selecção!
    Sou português com muita honra, muito orgulho e perfeitamente á vontade para elogiar ou insultar os meus "patricios"!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o Luís Miguel ja foi desprovado, chega da conversa das selecções neste blogue.

      Abraço

      Eliminar
  6. São Patricio, São Eder e a sorte que nos faltou em tantas outras ocasiões, somos Campeões!! mesmo sem grande futebol jogado, o que interessa é ter o caneco nas mãos,claro que estou contente, mesmo não jogando o Danilo e por os comentadeiros dizerem barbaridades como o do menos transferências, quando mostraram o video do nosso Benny a festejar uma vitória nossa noutro jogo e o que ele comentou, foi que não percebia o entusiasmo do Benny e que ele gostava era das viagens que fazia entre o Porto e Vigo...
    E claro também soube ainda melhor por ser contra a França que tantas vezes nos tinha derrotado e em casa deles soube melhor.
    Os melhores da seleção durante o Europeu : Patricio, Pepe, Cedric, Nani, Raphael e o Ronaldo por 2 jogos e por desta vez ter sido um verdadadeiro capitão, o nosso Danilo tirando o primeiro jogo em que esteve mal, como todos os outros, nos outros jogos esteve bem.
    Agora que venha o nosso F.C.P.
    João Moreira

    ResponderEliminar
  7. ainda nem acordei e estou sem palavras...

    Eder Lopes o improvável foi o REI, enquanto Griezmann Lopes lhe prestava um vénia.

    não vou entrar em clubites, mas Carlos Queiróz tinha razão, isto só foi possível depois de varrer todo o lixo que havia na FPF, ou pelo menos quase todo...

    Parabéns Portugal, por no meio de tanta traça a traçar-nos o destino, temos metido os AVEC´S no seu lugar

    a união faz a força e nós mostramos isso nos momentos mais difíceis.Que o meu FcPorto tenha a mesma atitude dento do campo em 2016-2017

    Campeões Europeus Carago...

    Benni obrigado pelo o teu apoio.

    Saudações Portistas

    11DruLoVic

    ResponderEliminar
  8. Ganhámos, está dito. Foi preciso esperar pelo aparecimento do jovem mais jovem do futebol europeu(Renato Sanches e mais 10) tão jovem que só a datação pelo Carbono 14 poderá questionar. Rui Pedro Brás (TVI24), expert em questões benfas, já nos presenteou com uma cópia dum documento que atesta por estas e por outras que o jovem mais jovem do Euro 2016 nasceu no século passado. Ultrapassada a questão nota-se que foi preciso desaparecerem (praticamente) da convocatória os jogadores do F.C.Porto para a selecção chegar tão alto. Chegou o avião e trazia uma foto do Eusébio(não há coração que aguente tanta emoção)o povo espumando de alegria vociferava para a Europa gritando: Tomem lá sanções!
    Esta selecção de Lisboa, "enfraquecida" aqui e ali, pela intrusão dum ou doutro estranho oriundo dos clubes da província, chegou onde Albuquerque terrível, Castro forte e Eusébio não foram capazes. E antes que baba e ranho derrame sobre a matéria em apreço me retiro, felicitando todos aqueles para quem as misérias futebolísticas do nosso clube se veem compensados pelas vitórias deste selecionado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo este proscrito por alguém que ia enterrando ontem...

      A conversa de que a selecção estava a cantar "Eusébio é o Rei" faz-me bolsar um bocadinho.

      Há coisas que nunca mudam. Ainda bem que a vida segue já amanhã.

      Abraço

      Eliminar
  9. Acho que o nosso engenheiro merece um enormíssimo louvor! Porque soube tirar as peneiras às vedetas e fazer deles obreiros, porque soube acreditar nele próprio e porque soube sempre fazer as alterações que se impunham!
    E, dizer que Portugal jogou mal depois de ver todas as equipes que "jogavam bem" não nos conseguirem vencer, é obra de quem se acha um génio de apreciador e conhecedor! Jogamos futebol e vencemos ! Onze contra onze com penalties por marcar a nosso favor , com séries imaculadas de penaltis sem uma falha, crescendo de jogo para jogo, e ontem, superando a saída precoce do CR7...
    Tudo isto conseguimos sem azia - os guilhermes olaios são as exceções à regra - e sem queixumes!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O inginheiro tirou as peneiras às vedetas!?? A vedeta quase que empurrava o imginheiro para fora do Estádio e lhe dava um biqueiro no... enfim.

      João Moreira

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Acabou. Chega. Foda-se. Já não posso ouvir mais esse nome. Carago.

      Abraço

      Eliminar
  11. Fernando Santos o maior, clamam aqueles que o despediram (benfas e lagartagem).

    Cumprimentos Portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  12. Melhor em campo foi o CR7, de longe o melhor jogo dele pela selecção. O verdadeiro lugar dele é aquele, np banco sem estorvar e só a representar.

    Jorge Gouveia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem não gostar do homem, e está longe de ser o meu jogador favorito, mas tenho um imenso respeito por aquilo que ele conseguiu com o seu esforço e dedicação ao seu trabalho!

      Ontem apenas e só mostrou aquilo que é um verdadeiro capitão...se não pode estar em campo a ajudar os seus companheiros, ajudou-os incentivou-os de fora da melhor forma que sabe!

      Há uma coisa que pelo menos numa coisa ganha a Messi mas de largo...a perder ou a ganhar não abdica de representar a sua seleção porque invariavelmente perde e porque os seus compatriotas por norma o acusam sempre que algo corre mal!

      Para terminar, e como disse um dia Mourinho, é muito mais simples ser-se Leonel Messi que Cristiano Ronaldo no mundo do futebol...e eu gosto muito mais do estilo de jogo de Messi...

      Eliminar
  13. Antes de mais, a Selecção conseguiu o título apesar de jogar a final toda com menos um.
    Neste torneio, sempre que jogou com menos um não ganhou nos 90 min,obviamente.

    Pontos positivos (que os há...):
    - Ganharam;
    - Alegria dos emigrantes. Estes, efectivamente, não sofrem de clubite, e merecem isto;
    - Espírito de grupo (excepto R);
    - Boa gestão da componente física durante os jogos;
    - Excelente processo defensivo;
    - Todos (quase...) dotados de cérebro, na fase a eliminar;
    - Rui Patrício;
    - Pepe;
    - Fonte;
    - Nani;

    Pontos negativos (ui se os há...):
    - Incrível falta de humildade de Ronaldo: R jogou para si próprio, para a Bola de Ouro; R chorou de frustração porque não poderia brilhar na final; R nunca mais teria uma oportunidade de vencer algo a nível de selecções; R só voltou do balneário quando se apercebeu que afinal havia uma possibilidade (penalties?); R começou a "dar uma" de "treinador adjunto" porque via a possibilidade de se superiorizar a Messi em termos de títulos por selecções; R não resistiu a roubar o protagonismo a Fernando Santos, com aquele espectáculo todo na linha lateral; "and so on..." - a mim não me enganam com as loas da CS ("o grande capitão, etc.");
    - Todos (quase...) desprovidos de cérebro, na fase de grupos;
    - Comentadores "especialistas", das televisões nacionais, não perceberam nada do "FernandoSantismo": Uns "ressabiados" (Manuel José, Simões); outros "alinhados" (pelo Sporting, pelo Benfica, contra o Porto); todos eles "alinhados" no "Renatismo" (devem estar à espera de receber comissões se o RS cumprir aqueles "por objectivos" ridículos. Estou a falar a sério, vejam que até o L'Équipe...); E todos eles alinhados pelo "WCismo";
    - Eusébio "revisitado". A sério? Ainda?;
    - Incapacidade atacante gritante;
    - Jogos enfadonhos (mas de todas as selecções);
    - William;
    - Eliseu;
    - André Gomes;
    - João Moutinho;
    - Vierinha.
    - A seca que vamos apanhar agora com festejos prolongados artificialmente pela CS.

    Vamos ao que interessa: Nunca mais começa a época de clubes?

    ResponderEliminar