sábado, 9 de julho de 2016

Humildade e Trabalho

O comunicado de hoje deixou-me bastante feliz. O FC Porto veio esclarecer que não está interessado em Lucas Silva. Explico porque fico feliz. Apesar do silêncio ser a alma do negócio - e o melhor FC Porto sempre foi silencioso e cirúrgico - de vez em quando têm de sair pequenos sinais para que os adeptos possam inferir sobre o sentido do rumo do Clube.

E então fico feliz por poder continuar a acreditar que não haverá bombas de mercado no FC Porto. O FC Porto sempre foi um Clube de descobrir talento desconhecido e potenciá-lo, não de ir buscar "trutas" por empréstimo a grandes clubes ou talentos emergentes muito conhecidos. Na sua grande maioria, os grandes heróis Portistas foram sempre ilustres desconhecidos - ou quase! - até à chegada ao FC Porto. Os últimos anos foram uma inversão nessa filosofia, e o resultado está visto. Sejamos claros: prefiro dez formigas de trabalho a três "predestinados". E o FC Porto não foi o clube de Di Maria, David Luiz ou Saviola, foi o clube de João Pinto, Nuno Capucho e Pedro Emanuel. Claro, no meio houve Gomes, Futre, Madjer, Jardel. Mas Hulk e Deco eram talentos desconhecidos, por exemplo. 

Se voltamos à camisola e números vermelhos de Viena - por falar nisso, doze horas de evento de apresentação das camisolas?! - espero que isto esteja a ser acompanhado pelo retorno da verdadeira filosofia à Porto: humildade, entrega, espírito de sacrifício e união. E que se sinta que há um inequívoco Portismo nos seus jogadores, quer a necessária inclusão daqueles heróis dos escalões inferiores que, através do seu esforço, dedicação e sacrifício merecem o lugar no plantel principal, quer da parte dos profissionais contratados de fora que sejam talento acrescentado ao plantel. Esta mistura é a poção mágica do FC Porto, transposta desde as modalidades até a todos os escalões de futebol.

Deixemos as estrelas para a camisola alternativa. Isso é mais para a segunda circular. Nós queremos humildade e trabalho.

PS - Senhor Comendador Pedro Mexia, o Porto Canal não é "um lugar onde habitualmente são ditas parvoíces". Começo a ficar farto deste verifiquismo doente do Governo Sombra. Ouvi, aliás, dizer, que há um programa muito ridículo de entrevistas muito parvas na televisão do seu clube. As suas manias da superioridade deveriam ser respondidas em termos pelo Porto Canal. Isto é, se o senhor Juca Magalhães se importasse minimamente em sequer parecer Portista.

16 comentários:

  1. Pode detalhar o que disse esse "senhor comendador" sobre o Porto canal, não tenho acesso ao canal. Ou indicar um link onde possa ver isso. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos "decretos" do Governo Sombra. Disponível no TVI Player.

      Abraço

      Eliminar
  2. Mais do que não termos andado atrás do Lucas, o que me deixou com mais alegria foi saber que o Josué vai de novo a caminho da Turquia! ... Espero que seja muito feliz por lá... e que vá ficando! ...
    Já sei que há montes de adeptos que o acham maravilhoso,e com adn, etc e que gostariam muito que ficasse. Para mim o Josué é "má companhia" não precisamos disso no balneário, e - já o discuti muito - mas o seu comportamento no final da taça deixou-me com muita urticária!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho exatamente o mesmo sentimento...
      A única coisa que me deixa fulo são as renovações antea dos eternos e sucessivos empréstimos...
      Para mim, aqueles que realmente não contam, nem virão a contar era deixar sair de borla e ficar com 50% do passe, mas saírem de borla...poupava-se em ordenados (porque na maioria dos casos ainda temos de pagar) e com sorte receberíamos no futuro qualquer coisa...

      Eliminar
    2. André, é para poder valorizá-lo e vendê-lo. Parece que, afinal, o Braga não precisa de repórteres...

      Abraço

      Eliminar
    3. Acredito que seja para o vender...mas ainda haviam mais 2 anos de contrato!
      E por norma uma renovação vem com aumento salarial...

      Eliminar
  3. Jorge, Pedro Mexia, Marcelo Rebelo de Sousa. Achas mesmo que o Juca ia reagir? Não brinques...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Oh Vassalo, você ainda perde tempo a comentar programas feitos por pseudo-intelectuais? Pedro Mexia, além da ligação ao presidente, é do Desportivo verde e os outros três do Recreativo vermelho. Dê-se assim por feliz se essa inteligencia se referiu ao Porto Canal. Quer dizer que vê os seus programas e não se esqueça daquela velha teoria de marketing, quando diz " não importa que se diga mal importa é que se fale ". Depois é como diz MVP, acha mesmo que o Juca iria fazer algo quando um dos comediantes trabalha com Marcelo? Você viu ou ouviu alguma coisa sobre os festejos vermelhudos duma sua subordinada, numa rede social? Juca é um relaxado convencido que gosta de se dar bem com todos. Por ultimo, estou a ter vontade de concordar consigo quanto aos sinais de estarmos a trabalhar cirúrgica e silenciosamente no recato dos gabinetes. Assim seja.
    Melhor em campo: Renato Sanches.

    ResponderEliminar
  5. trabalhar em silencio?? este lucas nao e nada de especial. Mas dispensarem gonçalo, com o helton as coisas foram pouco claras, o rafa nao sei senao vai a vida, mas afinal o nuno ja anda a fazer o mesmo que em valencia e lhe custou o lugar que foi atacar 2 ou 3 jogadores cirurgicamente, aqueles que ele pensava lçhe +poderiam roubar algum protagonismo. PARA JA NAO ESTOU A GOSTAR DESSE TRABALHAR EM SILENCIO, HOJE TRABALHAR EM SILENCIO E MUUITO DIFICIO, A COMUNICAÇAO E ESSENCIAL E NISSO O PORTO NAO MELHOROU NADA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já começa, isto? De quem é que você está a falar? Quem é que são os 2 ou 3 jogadores?!

      Quanto ao Gonçalo... suplente da Académica... tem de ter a humildade de continuar a trabalhar. Um novo empréstimo é mais do que natural.

      Quanto ao Helton....os últimos 3 anos são o que se viu. NES disse-lhe o mesmo que Lopetegui. E eu concordo. Depois foi para os jornais e a televisão queixar-se e tentar impor-se, primeiro, na equipa, depois, na estrutura. Não percebo como, em onze anos de casa, ainda não percebeu que não é assim que se fazem as coisas por aqui.

      E agora, a fazer fé no, regularmente bem informado em coisas Portistas, OJogo, Helton já estaria a discutir salário no sportem, o que, a meu ver, diz uma ou duas coisas.

      Abraço

      Eliminar
    2. Aproveito para opinar que Gonçalo é superior a André Silva e David Bruno superior a Vítor Garcia.

      Positivo foram as dispensas de Fernando Fonseca, Jorge Fernandes e Bruno Costa.

      Negativo são as brincadeiras de Diogo Costa e Diogo Dalot nos sub19.

      É preciso que não haja brincadeiras nos Olímpicos.

      Eliminar
  6. Há mt tempo que não comento, de facto isto anda muito parado no que a contratações diz respeito, mas também prefiro que sejam feitas no segredo dos deuses e com contratações cirúrgicas. Vejo pessoal a reclamr das dispensas do treinador, para mim é normal o treinador dispensar quem não conta.

    Só uma pergunta lê-se a possibilidade do helton ir para os calimeros mas que eu me lembre ele ainda tem contrato certo? Por isso teria de haver um entendimento com o clube.

    Abraco
    Miguel S

    ResponderEliminar
  7. Olá Jorge,

    Eu ouço religiosamente o Governo Sobra desde o seu início (não vejo na TVI continuo a ouvir o meu podcast todas as semanas) e por ter 4 benfiquistas no programa devia ser suficiente para se absterem de falar de bola que não o da selecção. Mas no caso em concreto a minha reacção foi a mesma, mas segundos depois bateu-me: o "dizer parvoíces" referia-se a Arroja e não ao Porto canal. Ouça-o outra vez e veja se não fica com a mesma ideia que eu.

    Falta muito para começar a bola a rolar?

    Força Jorge, que nunca lhe doam os dedos!

    ResponderEliminar