quarta-feira, 6 de julho de 2016

Carta De Um Enjoado E Um Elogio Rasgado

Meu caro Renatinho,

Chamo-te assim não por carinho, mas porque és o menino bonitinho de tudo o que é pasquinzinho. Confesso-te, e desculpa o tom, mas sou um gajo do Norte, não há mais cu que te aguente.

Hoje processaste o treinador francês Guy Roux por ter falado da tua idade. Sabes, não quero nem saber desse assunto. Quer dizer, menos se for verdade que saíste da Musgueira com 11 anos e estiveste dez anos no verifique. E sabes porque quero saber? Porque metade do teu hype é a tua idade. Pois. Não é a tua qualidade - que tens alguma, já lá vou - mas antes porque és o maaais jovem *inserir aqui coisa espantosa* de sempre. Pode até ser alguma coisa de importante, se tiveres mesmo 18. Mas se tiveres 21, a caminho de 22, não é nada. 

Sabes, és a última Coca-Cola no deserto, por estes dias. És o esteio de uma selecção de Marretas, és a futura Bola de Ouro do Bayern de Munique, és o Alfa e o Ómega do Universo. 

Só que não és. És um produto, como a ratazana bem deixou escorregar ontem. És a tinta fresca dos jornais, és o flavour of the month. Mas és também o desespero de todos aqueles que estão enjoados à quinta potência de ouvir o teu nome a cada 3 segundos. És aquela música com um hook fixe, mas que, ao passar 6 mil ziliões de vezes por dia na radiotêvêedisco, se torna insuportável.

Sabes, na sexta feira o MaisFutebol (ou menos, porque aquilo é uma pandilha do melhor) lá foi, no meio dos elogios, deixando escapar a verdade: tens uma excelente capacidade de explosão, sobre a qual não tens qualquer controlo, fazes bem um box-to-box ao estilo Run, Forrest, run! só que falhas muito o último passe. Se te chamasses Herrera, eras a assobiado no grau que és aplaudido hoje. Além disso, és um grande caceteiro, beneficiando do colinho do ano passado - Good Ridance! - e um certo laisser passer da arbitragem do Euro. Tens erros de posicionamento básicos e a atenção defensiva de uma Dori. 

Nada disto é grave. Só tens 18 anos, tens certamente potencial, e se te deixarem crescer em paz, pode ser que venhas a ser grande jogador. A não ser que tenhas 21. Aí já é pior. Mas vou acreditar que não tenhas. Agora, desampara-me a loija, catáno!

Já agora, senhores: a votação do "Melhor em campo" é uma votação online no site da UEFA, não é dada pela UEFA! Percebem a diferença? Obrigado!

Muitos parabéns ao FC Porto por esta campanha fantástica do Lugar Anual! É comovente, trouxe-me lágrimas e emoção, é feita com um espantosamente grande Portismo. Parece que o Departamento Comercial está finalmente a perceber ao que vimos e para onde queremos ir. Esta campanha é genial e merece o meu aplauso de pé.

Outro aplauso de pé de parabéns para o grande Colectivo 95, essencial em todos os momentos, em casa e fora, sempre presente e sempre em constante apoio. Muitos mais 21 anos, meus caros, é o que vos desejo. Contem com o Porto Universal sempre com a vossa curva.

E parabéns ao grande Gilberto Duarte, que seja Dragão por muitos e bons anos. E que recomecem o caminho de novo Hepta!


13 comentários:

  1. Vassalo, meu, Sanches no more, please, o meu vómito já é purple rain. Agora já me interessa o nosso Marketing, que deve ser gerido por algum trainee de 72 anos. Absolutamente motivador.
    O Professor Pedro Dionísio, ao olhar para esta campanha deve estar a ter uma apoplexia, ele que até é vermelhudo...

    ResponderEliminar
  2. Oi Jorge,

    A campanha está simplesmente genial!

    O departamento de marketing em conjunto com o Porto Canal tem estado muito bem neste inicio de época.

    ResponderEliminar
  3. Meu caro, viste como a entrada do Renatinho na segunda parte do jogo da seleção revolucionou por completo o jogo?

    ResponderEliminar
  4. Já tivemos 1 Renato Sanches antes deste. Chama-se Nelson Oliveira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para há não falarmos no novo Eusébio
      Pepa

      Eliminar
    2. Daqui a nada chegamos ao Mantorras...

      Eliminar
    3. E aquela máquina de jogar futebol de seu nome: Guedes, Gonçalo Guedes...

      Eliminar
  5. Respeitem o menino, ele é o nosso menino, é o menino, que bem que joga o menino! Hoje fui vendo a selecção aos bocados e meteu-me nojo a conversa do menino, sempre que tocava na bola era o menino, o menino, porra...Saúde. João.

    ResponderEliminar
  6. Caro Jorge,

    Compare-se, por exemplo, o fenómeno Sanches com o Cristiano Ronaldo de 2004: terá havido, naquela altura, tanto elogio e tanto êxtase como há hoje pelo agora jogador do Bayern? O que verdadeiramente me irrita neste endeusamento do Renato Sanches é, acima de tudo, a motivação clubística - Renato é elogiado, mesmo quando falha passes atrás de passes ou quando perde a bola numa das suas inúmeras correrias, porque era do Benfica.

    Mas não é caso único: veja-se, por exemplo, os constantes elogios aos fantásticos William Carvalho, Adrien Silva e João Mário. Jogam sempre bem, já viu? Seja a anular os jogadores da equipa adversária, seja porque quase marcaram um golo, enfim... Há sempre motivos para os elogiarem e para sublinharem, pela enésima vez, que a Europa em peso os quer contratar. Já Danilo Pereira e Bruno Alves...

    A minha irritação com a selecção vem precisamente daí: os grandes "patriotas" estão, isso sim, preocupados com os jogadores dos seus clubes - basta passar os olhos pelos sites e pela imprensa desportiva. Nem os comentadores televisivos escondem isso. São incapazes de fazer um comentário sério e isento, procurando ao invés defender os jogadores da sua equipa. Assim se explica a pressão gigantesca pela titularidade de Renato Sanches, Adrien, João Mário... É que, pelo menos, eu admito: o meu clube está à frente da selecção, sofro muito mais com os jogos do meu clube do que com os da "selecção de todos nós", mas pelo menos admito isso - os outros, sob um pretenso patriotismo foleiro (como se o amor pelo país se medisse por jogos de futebol), aproveitam para fazer uma campanha vergonhosa pelos jogadores dos seus clubes. Alguém se lembrou, por exemplo, de pedir, pelo menos, que Rafa entrasse de vez em quando? Se fosse do Sporting ou do Benfica...

    Dito isto, fico contente pela selecção. Enquanto português não me sinto minimamente representado por aqueles 23 jogadores, nem me suscita qualquer emoção esta onda de patriotismo que, pelos vistos, só existe em jogos de futebol - mas ficarei verdadeiramente feliz se os nossos emigrantes tiverem a alegria de festejar este título europeu. Esses sim, bem merecem!

    Cumprimentos,
    Manuel

    ResponderEliminar
  7. Estou-me lixando para a idade do Renatinho. Pela forma como passa a bola, parece já ter cataratas nos olhos. O homem não acerta um passe carago! Nem a 5 metros.
    É relativamente jeitoso no transporte, mas no resto é um autêntico cepo.

    Valha-nos S. Ronaldo. Não fosse ele tão cioso em ser o centro do universo, ainda teriamos que gramar em dose dupla, tripla ou quadrupla, mais free merchandising da CS ao Renatinho.
    Mas ao contrário do ídolo da Musgueira, o Ronaldo quando quer, ainda sabe jogar futebol. O outro, não.

    ResponderEliminar
  8. Porque estamos sempre a lamentar... perguntem ao Madureira como é bom dar com deus e o diabo. façam como eu, desliguem o som das tvs e deixem de sustentar a imprensa lisbonense. Antigamente como eramos pobres usávamos o papel dos jornais nos sanitários, agora não existe motivo para os comprar, usamos papel higiénico.
    cumprimentos portistas
    A Martins

    ResponderEliminar
  9. Bravo Jorge Vassalo!... Assino por baixo. Estou farto de Sanches e do provincianismo de Lisboa. Vale-lhes [e vale-nos] o génio de Ronaldo de quem não sou particularmente fan mas que transforma esta selecção de imagem pacóvia e mentirosa numa equipa que pode ganhar o Europeu. Abraço

    ResponderEliminar
  10. Há um pequeno erro no texto.

    "The Carlsberg Man of the Match is decided by UEFA's technical observers after considering the nominees as voted for by EURO2016.com users. Voting opens at the start of the second half in all games and ends after 85 minutes."

    Por isso é mesmo dada pela UEFA! Os votos online só têm um peso de 10%. Percebem a diferença? Convém não enganar os leitores. Obrigado!

    ResponderEliminar