sexta-feira, 26 de agosto de 2016

As Selecções, O "Infiel" E Um Advice

 É um mal necessário, que também pode ser um bem com um certo travo amargo, mas a verdade é que, uma vez mais vamos parar pós ida a Alvaláxia para mais dois pavorosos jogos das selecções. E, desta vez - e acredito que a partir daqui - vão-nos levar o André Silva para além do Danilão. 

Se, por um lado, nos levam o nosso ponta de lança principal, que não é um gigante e que tem uma mobilidade maior, por outro lado também é, evidentemente, uma alegria merecida para o André e uma forma de valorizar ainda mais os nossos activos. Aceite-se, pronto, que se há-de fazer. Mas há sempre uma parte de nós que, naturalmente egoista, vai querer que faça pouco ou que esteja a aquecer o banco, especialmente no jogo particular

Por falar em selecções, Lopetegui decidiu não convocar Iker Casillas. Também aqui, se por um lado entendo, por outro lado mantenho a crítica que fiz a Del Bosque. Não custava nada deixá-lo competir uma última vez, ter uma condigna despedida e fazer o seu exit, stage left. Bem sei que almoçaram juntos no Porto e que o próprio Lopetegui admitiu que lhe quis explicar pessoalmente o porquê, mas não deixa de soar abrupto e algo insensível. É a vida e, uma vez mais, o meu lado Portista puro fica feliz que não haja viagens e desgaste.

Uma "novela" interessante é esta do suposto anti-Portismo de Diogo Jota, o novo reforço do FC Porto. Só se fala no que terá escrito no Facebook quando tinha 16 anos. Dá muito jeito aos MaisTabacos desta vida, porque, afinal, vale a pena escamotear que o FC Porto garante, pelo menos durante um ano, um extremo de elevada força física, velocidade, técnica e de potentíssimo remate exterior

Nesta parvoíce toda, o único argumento se calhar válido é o do preço da opção de compra, uma vez que passou despercebido, aparemente, a tudo o que é scouter de grandes quando estava no Paços de Ferreira. Também não vale a pena dizer que me parece algo estranho todo este frissom, uma vez que o irmão de Jota, André Silva, está nos júniores do FC Porto neste momento. 

E, se falarmos de fifiquismo, lembremos que já tivemos tantos e bons jogadores  e treinadores adeptos de outros clubes - um deles Campeão Europeu, por exemplo - que fizeram o seu trabalho exemplarmente, e isso nunca foi nenhum problema. Tivemos o "Ministro" Costinha, fervoroso adepto do sportem. Ou também, por exemplo, no alto da guerra Norte-sul, um jogador carinhosamente chamado Rui, irmão desta menina, que não podia ser tratado pelo sobrenome, por este estar carregado de rubor...

Além disso, não temos hoje a jogar com as nossas cores um homem que deve ter batido todos os recordes de insultos dados pelos adeptos Portistas, de seu nome Maxi Pereira?

Desde que haja profissionalismo, o resto é totalmente irrelevante! Suem pelo nossa camisola, não comemorem títulos de rivais nem os publicitem e pronto! Mais a mais, quantos já não passaram a ser Portistas depois de chegar ao FC Porto, como o Moutinho, por exemplo?

 Por fim, uma última palavra para dizer que é tão bom ler e ouvir os fãs do Leicester a dizer que podem ficar em primeiro lugar, que somos equipa de Liga Europa, e por aí em diante! Tudo isto é uma importante gasolina, que estou certo que Nuno Espírito Santo saberá usar para alimentar a nossa Garra e Vontade! 

And to the Foxes, a little advice: if you think it will be easy, read my lips: "Trust in the Virgin and don't run!!"

24 comentários:

  1. Cá para mim André Silva vai jogar 180 minutos, até porque a qualidade dele mais ninguém tem na selecção.
    Diogo Jota ainda não se oficializou portanto, não comento.
    Então que os Foxes a dizerem isso? Quando vierem aqui venham ao museu e veremos o que é que nós realmente somos.
    Já tem o peito assim tão inchado, pode ser que depois venham a ter outra parte do corpo ainda mais inchada.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que o Eder não jogue.

      Diogo J. acabou de ser oficializado.

      Abraço

      Eliminar
  2. Sim, mas um jogador (pretensamente profissional) que escreve as coisas que este pateta escreveu no Facebook é, no mínimo, pouco inteligente.

    Antagonizar um clube e os seus adeptos quando pode vir a lá jogar um dia, revela pouca inteligência uma grande burrice.

    Estes gajos não sabem que o que vai parar à Internet nunca mais se apaga?

    Olhem, perguntem às mamas da Jennifer Lawrence se isto que eu estou a dizer não é verdade, verdadinha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com 16 anos escrevi muita parvoíce. Só descobri a net aos 18, mas se a tivesse com 16, o que me arrependeria hoje...

      Abraço

      Eliminar
  3. Em relação ao Jota pensei que tudo seria uma montagem, mas pelos vistos não é. Paciência, com dezasseis anos nem devia pensar pela própria cabeça. Contudo e como bem salientado no post, desde que demonstre profissionalismo será bem vindo ao clube.

    Além dos referidos no post,
    Maniche (que saudades)
    Cândido Costa (grande portista agora, o melhor jogo que fez [esteve imparável] ao serviço do FCP até foi contra o Benfica)
    Paulo Ferreira (lembro-me de um jogão que fez também contra o Benfica)
    Silvino Louro
    ...

    Não eram portistas e sempre deram tudo pelo clube. Portanto...

    ResponderEliminar
  4. Jota confirmado agora mesmo, no instragram do clube

    ResponderEliminar
  5. Portistas são os sócios, os jogadores são profissionais, jogam onde lhes pagam. Até podem ficar com um carinho especial pelo clube, mas dai a serem portistas. Alias se um de nós fosse agora fazer uma época ao Celta não passávamos a ser do celta e deixávamos de ser Portistas. Porque nisto do futebol não dá para ser de dois, senão é como aqueles artistas que se apanhava dantes que eram do salgueiros, mas quando o salgueiral jogava com a mourada era vê-los a puxar pelos cães.
    Que sejam profissionais é o que se pode exigir, de resto nada.
    Rúben Alves.

    ResponderEliminar
  6. Não se esqueçam do Lemos, carago!!!!
    Bem sei que não é do vosso tempo, mas este brumelho ferrenho só numa época marcou 6 golos ao clube do seu coração!!!!
    Só num jogo marcou 4 e eu estive lá!!!! E ainda por cima havia aquela publicidade maluca de dar 100 contos (na altura uma pequena fortuna) ao jogador que marcasse... 4 golos num jogo!!!
    Coitado do Lemos. Perdeu-se, faliu, emborrachou-se, em suma, tornou-se num autêntico vermelho!!!

    ResponderEliminar
  7. Desde que Diogo Jota sue a camisola para mim está bom.

    Sobre a convocatória de André Silva só me lembro de André André e aqueles dois jogos importantíssimos da seleção de alguns. Foi o fim de uma época que prometia muito.

    Agora só falta um central e tratar do Chidozie e do Indy.

    Vamos ver como as coisas correm.

    Não gostei do que Pinto da Costa disse sobre o Diogo Jota. Então há 2 anos esteve para vir, e então pq é que não veio antes de ir para o Atlético???

    Não sei o que dizer...

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque a política de contratações era diferente...

      Abraço

      Eliminar
    2. Diferentes ou não interessavam a quem mandava? Andavam ocupados a contratar belgas, nigerianos e sul americanos de qualidade duvidadosa para B, essa é que é essa.
      A verdade é que se também tivesse vindo para o FCP ainda estaria a rodar na B...

      Eliminar
    3. Andavam ocupados a contratar o otavio para a B, esse seul americano que sozinho vai dar para pagar os outros todos que vieram e ainda vai dar lucro!!! As vezes perde-se cada oportunidade

      Eliminar
    4. Já era Jorge Mendes e por isso... não veio.
      tb já era caro, catraio e não se tinha afirmado.
      não podemos criticar tudo.
      Saudações Portistas

      Eliminar
  8. Oh Vassalo, "Virgin" para os ingleses quer dizer uma marca discografica, nem da Madonna se lembram, são suficientemente estúpidos.
    Anónimo das 18:56: ao que julgo saber, Cândido Costa forçou a saída dos juniores da Corrupta Instituição, onde era a sua estrela fulgente, quando soube do interesse do FC Porto. Foi por sempre ser Portista. Aliás, aconteceu uma cena idêntica, mas no basquetebol e na inversa, com Tó Ferreira, um base de grande categoria que o FC Porto foi buscar á formação do Vasco da Gama para o integrar nas suas e daí, mais tarde, subir a sénior do Porto onde, creio, foi campeão nacional. Só que ele gostava dos vermelhos. Também forçou a saída e até acabou a carreira, depois de varias vezes campeão nacional, no clube da porta 18. Resumindo, Paulinho Santos (sabem a estoria, não sabem?) e Rodolfo Reis não tiveram continuidade. O que interessa é ser competentemente profissional, nada mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação. Desconhecia por completo mas fico contente por saber que Cândido Costa é portista de gema.

      Eliminar
  9. Caro Jorge Vassalo

    Adorei o advise para as raposas.. Lol

    Em relação à Jota, não acredito que depois de ter sido comprado por 7 milhões há 3 meses o FCP fique com uma opção por 3 vezes mais. Bem vindo Diogo.

    Estou com muito cagufe do árbitro para domingo. Espero estar enganado mas vamos ter que ser mesmo grandes ..

    Raoc

    ResponderEliminar
  10. Estes valores parecem absurdos. Ja os do oliver iguais. 22 milhoes e decerto o emprestimo nao foi gratis. Assim, ou se paga uma fortuna ou se anda a formar um jogador durante um ano ou dois para o devolver a casa mae. Nao gosto muito, digo-vos. Em relacao a ser profissional, isso é bom, mas digo-vos por experiencia que os benfiquistas do norte sao dos piores que ha. Vejam o rgs. Conheco-os de varias partes do pais e os do norte, de sj madeira ate braga, credo.

    Vassalo, temo que possamos estar a entrar nos milhoes da treta. Para o ano, 42 milhoes para la e 40 para ca. Com ruben ou andre a fazerem o caminho para la.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já viu o Óliver a jogar? Este menino, aos valores correntes de mercado, vale muito, muito mais.

      Um avançado por 22M... depende. Depende de quanto é o avançado em termos de golos e assistências.

      Não se esqueça da idade dos dois.

      Abraço

      Eliminar
  11. Humberto Coelho era portista aferroado!!!!
    No Ramaldense onde era ele e mais 10, o seu sonho era ser jogador do FC PORTO. Foi para o Sul, pelas vicissitudes da vida.

    ResponderEliminar
  12. Jorge,
    Será que os galeses fizeram este cartaz a pensar em nós?

    http://www.faw.cymru/files/6514/7215/5952/UCLCardiff2017.jpg

    ResponderEliminar
  13. Eu já fiz as minhas escolhas, um central José Manuel Velázquez (Arouca) e o nosso Jonas seria, Hugo Vieira (Crvena Zvezda).

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar