sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Do 80 ao 8 Em 2 Segundos


Não me cessa nunca de espantar a absoluta bipolaridade dos adeptos de futebol, no seu geral. Não só nos adeptos Portistas como de todos os outros clubes, se o clube ganha está tudo bem, se o clube perde está tudo mal.

Ora, se ontem não éramos Deuses, agora não somos párias. Não estava tudo bem, temos um plantel que é o que é, bastante jovem e com algumas áreas sensíveis e um treinador que, pese embora o discurso, é, também ele, inexperiente, com tudo o que isso tem de bom e de mau.

Esta foi a equipa que ganhou à Roma no seu Olímpico, esta foi também a equipa que empatou com o Copenhaga. Mudou uma coisa: a forma como o jogo foi encarado. Danilo falou de um "relaxamento" na segunda parte. Essa palavra traduz toda a psicologia por detrás da questão. O jogo foi encarado de uma forma leve, à semelhança do Dínamo em casa no ano passado. As contas de cabeça foram feitas com vitórias garantidas e pontos "fáceis". Não existem.

O FC Porto tem de voltar a ter compromisso. O FC Porto tem de voltar a ser matador e intenso. O FC Porto tinha de voltar a pôr os pés no chão. E tal tem de começar imediatamente. E nada como uma lostra na cara para acordar da miragem.

Nuno Espírito Santo foi uma aposta pessoal de Pinto da Costa. O seu estilo de jogo é conhecido: menos posse, linhas mais baixas, futebol de transições rápidas. É com este modelo de jogo e todas as suas vicissitudes por ele apresentadas que vivemos. Mas há mais a ter em conta.

A juventude de André Silva, por exemplo, terá de fazer com que se tenha de ter tolerância para tudo o que não está limado, para as suas oscilações de forma. É tudo natural e não é culpa do miúdo. Foi insistentemente pedido pelos adeptos ("André Silva, allez!") mas não pode ser responsabilizado por ser a melhor solução atacante do plantel. 

De resto, toda a disposição dos jogadores, todas as opções de pôr a jogar um em detrimento de outro em jogo, são do treinador. Mas este também não pode ser bode expiatório do vulcão instável que é a relação Clube-adeptos no FC Porto. As vitórias vêm de cima, as derrotas também. 

Não há margem de tempo, não há espaço pontual e não há desnível de qualidade para com os nossos rivais que nos permita ter tempo para ter tempo. Se NES não sabe isso, deveria saber. Corremos de trás, corremos por fora. Está na hora de nos capacitarmos disso.

Se começam os assobios por dá-cá-aquela-palhinha vamos estar constantemente a começar do zero. 

Há que dar uma certa margem. Mas também há que relembrar que não podemos estar "relaxados". O resto são opções. E quem é responsável por elas terá de o assumir. Não resta mais do que encarar o Tondela como a final da Champions. Quem não o fizer estará certamente tolo. E no Clube errado.

56 comentários:

  1. Bom dia,

    Este empate doeu, mas espero e acredito que sejam dores de crescimento. Também espero que consigamos aprender com elas para que não nos saiam caras demais.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. É isto mesmo.
    Espero que este post sirva de reflexão e de norma regualdora para a nossa postura.
    Eu apoio e cumpro!
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  3. NES PARA A RUA. NÃO VALE NADA.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. q.e.d. dá-me razão? como se queria demonstrar?

      Eliminar
    2. Pedir a cabeça de NES em Setembro. S E T E M B R O!

      Eliminar
    3. Não,é melhor em Janeiro qd já não houver solução.só não vê quem não quer.

      Eliminar
  4. É o meu pensamento, finalmente. Bolas, os experts em construção de planteis já abundam nos fóruns da coisa, já li por aí a expressão "Nunotegui", etc.

    É preciso ir a Tondela (filial vermelha) com a cabeça no sítio e no crescendo de Guimarães. E só o futuro e a sucessão de jogos poderá ditar uma avaliação geral da prestação, não agora, ao primeiro jogo mal conseguido por culpa inteiramente nossa.

    E mentalizem-se de uma coisa: os jogadores até podiam ganhar num mês o que todos ganhamos numa vida e os assobios podiam falar e dizer "somos só para a direcção, treinador e o Herrera" - se forem compulsivos e por nada irão desestabilizar o grupo.

    Vamos mas é melhorar, porque trabalho para fazer não faltava nem agora nem antes do Guimarães. Toca a construir o raio da equipa, mas é.

    Fábio Pinto da Costa

    ResponderEliminar
  5. Se os próprios jogadores e treinador são os primeiros a reconhecer que não deram tudo, não foram intensos, etc, querem que os adeptos batam palmas? Eu sou contra o assobio, mas os jogadores são os primeiros a reconhecer que os mereciam, portanto nada de ser contra quem os queira acordar. Se eu numa viagem por exemplo a Lisboa reconhecer que estou a conduzir mal nos primeiros km, porque raio hei-de conduzir mal até ao fim da viagem.. estou á espera do desastre para me lamentar depois?
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou dizer uma coisa que já disse milhares de vezes, mas não me canso de repetir: assobiar NO FINAL demonstra total descontentamento. Assobiar DURANTE o jogo é prejudicar a equipa. Severamente.

      Abraço

      Eliminar
    2. Completamente de acordo Jorge.
      Até aceito os assobios pontuais (PONTUAIS) quando um jogador está mesmo mesmo mesmo a fazer um mau jogo e nem sequer se esforça (Quintero?) ou fazem aquilo que o Maicon fez, fora isso, o melhor é assobiar no fim.

      Eliminar
    3. Desculpe lá sr Jorge Vassalo, eu sempre ouvi e aprendi que o "castigo" deve ser dado na altura própria. No fim os jogadores estão-se maribando para os assobios ou do quer que seja. Quando vai comer fora.. se a comida não prestar, o amigo protesta no fim ou reclama na altura própria.. desculpe lá sr empregado mas a comida estava sensaborona.. porque não avisou antes? Porque o cozinheiro podia ficar afectado. Por amor de deus, eu disse que era contra os assobios, mas se os jogadores eles próprios sabendo que estavam a jogar mal não remediaram a situação durante o resto do jogo... sabe o que é, é falta de voz de comando.. é falta de um Jorge Costa, um Lucho, etc. Espero que o sr. Jorge Vassalo tome em conta que estou apenas a exemplificar.
      Cumprimentos portistas
      A. Martins

      Eliminar
    4. Eu creio é que a metáfora funciona melhor da seguinte forma....
      Experimente entrar pela cozinha adentro e reclamar com o chef enquanto ele está a preparar a comida, sem sequer ter ainda provado o resultado final do que ele está a cozinhar.

      No fim, quando mete a primeira garfada à boca, aí sim pode congratular ou reclamar com o dito, pois só aí tem um resultado para avaliar o desempenho.

      Fábio Pinto da Costa

      Eliminar
  6. Humm onde está o 8 e o 80?

    Eu vi contra a Roma, Alvalade, Guimarães e agora Copenhaga a mesma equipa com os mesmos defeitos.

    Fui muitíssimo atacado neste blog por ti e por outros por exatamente apontar isso primeiro em Roma e depois em Alvalade.

    A equipa não pressiona, joga baixo, dá o controle de jogo ao adversário e depois não tem gente na frente para fazer o contra ataque e isto chama-se o adversário Roma a jogar com 9 elementos ou Guimarães a perder por 3-0 em pleno Dragão... Somos um clássico Tondela com mais recursos e só isso.

    Existe muita coisa para corrigir e a mentalidade de abordagem ao jogo é uma delas. pois como já tinha dito antes é inadmissível e vergonhoso que uma equipa com 9 elementos crie vários lances de perigo assim como é horripilante que a perder por 2-1 não tenhamos rematado à baliza em Alvalade.

    Ontem mais um dia de normalidade... Remates perigosos nada e só tomamos conta do jogo quando o Copenhaga ficou reduzido a 10 unidades... enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizer que tudo é mau é cómodo e fácil. Quando corre bem solta-se um "ainda bem! Vamos indo!", quando corre mal, diz-se "Eu avisei desde o início!".

      Façamos um desafio:

      Pode ser no próximo treinador, até, experimenta começar por dizer algo POSITIVO.

      Atravessar-se pelas equipas é isto mesmo. Não fico nada feliz por ver que tal é assim!

      Abraço

      Eliminar
    2. Acho muito engraçado o que dizes...Principalmente da vantagem numérica...Se bem me lembro desses jogos que falas quando o Porto se apanhou em vantagem numérica foi quando jogou PIOR, aliás até li a dizerem que o Porto não sabe jogar em vantagem numérica e quando falo em jogar melhor não é ter mais posse ou ser mais dominador...

      Outra coisa não queriam garra e luta? Para mim o que acontece por exemplo em alvalade é um Porto dominador que quando se apanha a ser roubado escandalosamente perde a cabeça, fruto da falta de experiencia, ao contrario do que aconteceu em Real Madrid.

      Não gostei deste ultimo jogo... Mas se é para errar e aprender que seja agora e não numa altura que podemos assaltar o primeiro lugar como aconteceu em outros anos.

      Tondela com mais recursos? estas a brincar só pode o mais define este Porto que todos elogiamos foi a forte pressão na saída de bola, que por acaso não aconteceu em dois jogos que correrm mal.. Mas espera... quantos jogos bons fizemos? quantos maus? claro até podiamos fazer 30 bons mas 1 ou dois mal é que definem a equipa.

      Assobios os primeiros assobios que vieram sabes quando foi? primeiro 90 segundos seguidos que o Porto não tem a bola na sua posse assobiaram logo...

      E mais somos uma vergonha, que ainda não temos tudo preparado, quando em mais um ano temos treinador novo e maior parte de um onze novo...
      Ao Real Madrid que é quem é, sabes o que as pessoas diziam do jogo contra o sportim? Ainda é cedo o Real ainda não esta afinado ao máximo quando estiver... ninguem o pára (dito por adeptos do Real Madrid). Ou seja nós já deviamos estar melhor que os colossos.

      Quantos jogos em Portugal e fora dele vimos equipas a jogar pessimamente e com os adeptos a puxar a sério a equipa muda?
      Ainda ninguem falou de uma coisa... Quando o Porto esta na espectativa ou algo grande parte das vezes os adeptos nem criticam nem apoiam, se as claques se calassem acho que só se ouvia pipocas...Mas á que ter noção que as vezes uns estádio a puxar a sério pela equipa faz ela transcender...

      Ass: André Neves

      Eliminar
    3. Dizer que corre bem quando levamos banho de bola com uma Roma a jogar com 9, que corre bem em Vila do Conde porque o odiado Herrera arranca um golaço que acaba com o jogo, que corre bem em Alvalade quando não conseguimos chegar à baliza do frangueiro Patrício, que corre bem com o Guimarães quando jogamos como joga o Feirense, isso sim é positivo e animador.

      Eliminar
    4. André Neves...
      Fiquei sem palavras. A sério! Mas olha que os pipoqueiros vão retribuir!

      Eliminar
    5. Anónimo16 de setembro de 2016
      só te vejo a ir buscar uma coisa de cada jogo a dizer que só isso que fizeram bem para dizeres que tudo o resto é falso e isso é querer atirar areia para os olhos de quem vê bem...

      Deves ser daqueles que olha para um Casilhas e o rapaz tem uma má saída a uma bola e tu levantas logo o dedo a apontar mas no mesmo jogo quando faz uma defesa monstruosa ficas caladinho e nem comentas para não te contradizer..

      Contra o Roma apartir de quantos minutos é que ficamos a jogar contra 9? O jogo não estava dominado por nós antes das expulsões? Por acaso ainda te lembras que as expulsões vieram de uma altura que o Porto os fez perder a cabeça?Uma delas ao capitão da equipa deles... O golo do Herrera foi bonito e foi a única coisa no jogo? Então diz me os jogadores que agora 90% dos adeptos gosta como Otávios André Silvas Danilos etc as pessoas tiraram essas conclusões de jogos muito maus...mas espera não é o coletivo que faz melhorar cada jogador a nível individual?Então estamos a nos auto-contrariar por que a equipa só fez maus jogos temos menos coletivo menos individualismo..."que corre bem com o guimarães" só dizes isso desse jogo porque será???Sporting já disse a minha opinião não me vou repetir, mas vou acrescentar algo se em Madrid acontece se o mesmo que em portugal(não marcar faltas), O ronaldo não tinha marcado e as tantas o real tinha perdido, há coisas do carago não há?sabes quantas não foram marcadas em alvalade?ou melhor não foram marcadas?outro exemplo do talisca, para não achares que é só num jogo...

      Faz um favor a ti e ao resto dos Portistas quando quiseres criticar critica com critério e não criticar por criticar...Toda gente tem direito a sua opnião e nem todos somos obrigados a concordar mas destruir por destruir isso já é outra coisa e não opinião...

      Abraço Portistas.

      Ass: André Neves

      Eliminar
  7. "O seu estilo de jogo é conhecido: menos posse, linhas mais baixas, futebol de transições rápidas."

    Eu disse isso em Junho neste mesmo blog, num post a discutir a escolha de NES, e na altura fui chamado de tolo, que nunca tinham visto isso no futebol dele.
    Ora agora já está à vista de toda a gente. Foi assim contra a Roma (até quando eles jogavam com 9), quase todo o jogo contra o SCP e em boa parte do tempo de jogo contra o Vitória e Copenhaga.

    Eu posso não gostar, mas se é uma escolha consciente que se avalie o mérito da implementação do modelo de jogo. Se ele privilegia um momento de jogo (transição ofensiva) e nele não apresentamos qualidade suficiente para produzir um volume de ocasiões de golo decente (ao contrario do que diz NES, não foi a concretização que falhou), ou é o plantel que não tem qualidade ou é o modelo que está a ser mal trabalhado.
    Eu sei qual é a minha opinião, mas não sou eu que tenho de perceber isso e fazer os ajustes necessários, é mais prós lados do Olival.

    De todo o modo, ainda é muito cedo na época e o tempo só pode trazer melhorias (desde que os resultados não comprometam o processo) e eu vou continua a apoiar-los, clube e treinador!

    Saudações Portistas

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge,
    Há muito que não comento, mas sem deixar de ler cada um dos seus posts…
    É, no futebol é fácil passar do 8 para o 80 e vice-versa… há adeptos que após o jogo em Roma achavam que tudo estava bem, agora tem opinião contrária. E, afinal de contas, nem nessa altura éramos os melhores do mundo, tal como agora não somos os piores… Mas infelizmente vai sempre haver estas subidas e descidas abruptas da confiança dos adeptos…
    Creio que este empate serve para a equipa perceber que o favoritismo, por pouco que seja e nem que seja apenas factual, não entra em campo…
    A equipa ainda tem muito para crescer e aprender, não só com as vitórias, mas também com os erros. E perfeito seria se pudesse crescer apoiada nos e pelos adeptos, sem assobios e sem oscilar a confiança do 8 para o 80 e vice-versa.

    Cumprimentos

    Ana Andrade

    www.portistaacemporcento.blogspot.com



    ResponderEliminar
  9. Para mim o A.Neves tem razão e eu que sou um apoiante de NES, tal como dos anteriores, aponto-lhe, no entanto, uma critica: não está em causa recuarmos depois de estar a ganhar, está em causa recuarmos para aí 30m e mesmo assim não pressionarmos, jogando antes á zona. Jesualdo Ferreira, para quem NES olha, recuava 10/15m, punha toda a gente a correr atrás da bola e depois de a ganhar partia em rápidas transições. Marcavamos mais de 70 golos no campeonato e sofriamos 13. Mas tínhamos outros jogadores e um treinador que sabia tudo de bola e de como ela era feita....

    ResponderEliminar
  10. concordo. Mas a um treinador se quer singrar nao pode inventar so para se dizer que sim foi ele que mexeu na equipa. Com o sporting nuno mostrou estar desatento e nao entender a tatica do adversario que mudando a posiçao de um jogador aniquilou o porto, com o copenhaga idem, qualquer adepto e o treinador perceberam que o porto depois dos 20 minutos nao pegava no jogo, nuno bufava, passava a mao pela careca, chamou herrera e falou com ele na lateral, mas nada, nao percebeu que falar com herrera ou uma porta e a mesma coisa em termos taticos, nao atuou ficou a espera, safou se e eu pensava que o intervalo seria decisivo mas nao, a equipa veio exatamente na mesma e o copenhaga aproveitou uma fifia. Se queria arriscar metia boly adequado a este jogo, jogava em 4 4 2 o unico sistema que com estes jogadores e em jogos dificeis funciona para chegar a baliza com hipoteses, A experiência diz nos que afinal foram os treinadores noutras alturas que nos safaram com planteis que aparentemente nao eram assim tao bons ( depois afinal eram porque ganhamos ). FALTA NOS AGRESSIVIDADE SOBRE A BOLA E VELOCIDADE, o mexicano e passivo por natureza nos temos tres. Por exemplo jota e pequenito mas forte , rapido e duro. Otavio e rijo. Se repararem os nossos jogadores marcam com os olhos a bola, ela esta nos pes dos adversarios e eles olkham para ela, nao a atacam, esse e o problema. O importante com o copenhaga era ganhar nem que seja um a zero nao era ir a procura do segundo , ate aqui nuno esta fora da realidade da champions, o segundo apareceria se a equipa tivesse posse. NUNO ESTA APROCURA DE UM OU DOIS JOGADORES QUE ORIENTEM A EQUIPA DENTRO DE CAMPO MAS NAO OS TEM LOGO TEM DE SER ELE A ARRISCAR com consciencia. Temos equipa e grupo, temos alguns jogadores bons e com vontade, mas a jigar macio, lento e a olhar para a bola em vez de a atacar vai ser dificil.

    ResponderEliminar
  11. Os adeptos tem que crescer, mas ajudava imenso que a equipa não fosse do 80 ou 8 e novamente ao 80 e novamente ao 8 todos os jogos.
    É preciso o NES saber ler melhor a equipa, porque raramente melhorou a equipa com as suas adições e é preciso que monte uma estratégia vencedora.
    Sempre fui fã do 442 e cada vez mais é a melhor táctica para uma equipa como o FCP que joga em 95% dos campos como favorito. 433 já deu o que tinha a dar, muito menos é a melhor opção para os jogadores temos.
    Não era fã do lopetegui e as suas trocas jogo para jogo, espero que o NES não lhe esteja a seguir o caminho. Eu sei que nem todos são o Mourinho, mas daí a aceitar calmamente estas oscilações e estas trocas de dinâmica com resultados pobres é que não.
    Já agora Jorge, gostava de ver um treinador que não mudasse de táctica para acomodar Herreras, Brahimis ou Adriáns, que isso é mau tacticamente e em termos de balneário e bem sabemos como o 2º caso é bem mais danoso.
    Por falar em Adriáns (e Varelas e Evandros), esteve muito bem que permitiu a sua permanência no plantel. Claramente uma decisão acertada e que lhes permitirá desenvolverem-se e tornarem-se em mais uma das vendas milionárias do clube. A esperem, estamos a falar de jogadores na casa dos 30 (o Adrián anda quase lá), que nada acrescentam ao plantel e caros. O Evandro ainda dou de barato, mas com tanto médio no plantel, não faz falta. Muito menos a 6, talvez como o lateral Varela ou o qualquer coisa Adrián.

    ResponderEliminar
  12. Como acima o Joao Goncalves e o Vitor Gomes, eu tambem nao digo nada sobre este desaire que nao tenha dito antes, a minha opiniao nao mudou.

    O NES nao sabe por esta equipa a jogar como equipa grande, a empurrar a equipa adversaria para a sua area e a usar todos os jogadores para fazer isso. Os problemas comecam todos no meio campo - como e que se pode ser dominador se 2 jogadores (Danilo e Herrera) nao contribuem um peido para a manobra ofensiva? Se no Herrera o problema e simplesmente falta de jeito, no Danilo parece que ele escolhe esconder-se - fica recuado a trocar receitas com os dois centrais apesar da equipa adversaria lhe deixar o meio campo central todo aberto - e limita-se a fazer passes banais para o lado (mas assim garante uma taxa de eficacia de passe de mais de 95%).

    O NES esta tao preocupado em nao perder (como durante toda a sua carreira em equipas que nao ganham campeonatos) que constantemente prefere os atletas de combate (bons a destruir mas incapazes de construir) como Danilo, Herrera, Andre2 em vez de por os jogadores a serio...

    Olhando por exemplo para os ultimos 20 min contra o Copenhaga - qual foi a necessidade de manter 3-4 jogadores em cima da linha do meio campo (centrais+Danilo+ um lateral) quando so havia 1 avancado contrario por perto? E com um monte de espaco entre esse avancado e os medios adversarios que ja jogavam como defesas a entrada da area?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizemos 6 jogos esta época. Em 2 deles, que por mero acaso ganhamos, Herrera que não contribui em nada para a manobra ofensiva como muitos entendidos dizem, com um golaço de levantar um Estádio acabou o jogo com o Rio Ave que nos estava a ser superior. Em Roma e completamente dominados por 9 jogadores é esse Herrera que faz um passe de 20 metros no espaço para Layun decidir definivamente a entrada na Liga dos Campeões. A estatistica pode não explicar tudo, mas a realidade é que o Porto só está bem, quando Herrera está bem. Os outros, os tais que têm classe, só lá estão para fazer número.

      Eliminar
    2. Marcar um golo ou fazer uma assistencia de quando em vez nao compensa os outros 89 minutos de cada jogo em que nao faz um peido ofensivamente...
      Pela sua teoria entao o GR Joao Costa tem uma grande influencia ofensiva na equipa B porque no fds passado marcou um golo!!! LOL!!!

      "O Porto so esta bem quando Herrera esta bem" - contra o Guimaraes o Porto esteve bem (relativamente) e o Herrera esteve bem... sentado na bancada...

      Cada logica da batata!!!

      Eliminar
    3. o FCP esteve bem contra o guimarães e Herrera só na bancada.
      Perdemos mais jogos pela incapacidade o Herrera ser mais do que mediano do que pelo seu valor. Não é o pior do mundo, mas não é mais do que um tomás costa glorificiado.

      Eliminar
    4. Comparar o incomparável. Pois claro. O Guimarães é um colosso, tal como o Tondela. Pois, os entendidos têm razão. Herrera foi campeão Olimpico e melhor jogador do torneio, por acaso a jogar contra Neymar, Hulk, Alex Sandro, Danilo, Marcelo e mais umas trutas. É titular duma das melhores selecções do Mundo e o Simeone é muito burro, pois colocava um génio da bola na bancada e quer vê-lo bem longe do Vicente Calderon. É disto que o povo gosta. A tal lógica inteligente.

      Eliminar
    5. Já se deu conta do que é o Guimarães actual? Se o Marega é de longe o melhor jogador que possuem e todos nós sabemos como vocês adoram o Marega, isso não lhe diz nada?

      Eliminar
    6. Fodido é o herrera ser o medio (excepto oliver) que mais vezes se encontra em zonas de finalizaçao e ter de ler tanta merda junta...

      Eliminar
    7. Mas o Rio Ave, que o Anonimo usou no seu exemplo ja e um colosso? LOL
      O Guimaraes a jogar contra a Roma com 9 nao fazia pior figura...

      O Mexico agora e uma das melhores seleccoes do Mundo... LOL na playstation so pode

      Ser campeao olimpico, como ser campeao de sub-21 ou sub-17 nao tem nada a ver com jogar futebol a serio.

      O Simeone nao gosta do Oliver porque ele nao se enquadra no modelo de jogo de play-off do Simeone, assim como nao caberia no modelo de jogo do Fernando Santos - nao e um jogador de contra-ataque, nem de jogar para nao perder.

      O CSantos acertou na mouche - realmente um Tomas Costa glorificado!!!

      Eliminar
    8. Ah, vocês estão a falar daquele Simeone que viu o contrato reduzido DOIS ANOS, certo? ESSE Simeone? Agora o Óliver é mau!

      Vamos ver por quanto vai sair esse horror de jogador foleiro!

      Eliminar
  13. eu sou presidente dum clube, tenho de escolher o treinador para o FCP? como escolho, quais os critérios? foi por ter ido para o Rio Ave por cunha ganhando somente dois jogos em casa numa época? indo para o Valência por cunha? Por exemplo, o Pedro Martins merecia mt mais vir para o FCP que o NES. Temos um bom plantel para a realidade portuguesa, com bons jogadores na B e ainda não mostramos nada de mais. ganhar ao Guimarães e Estoril em casa é normal.
    NES não tem nível. Não tem. é melhor mudar agora do que em Janeiro, agora estão livres Marco Silva e Vítor Pereira. O jogo contra o Copenhaga foi miserável, parecíamos uma equipa da 4ª divisão. Já estou farto de ouvir aquela conversa, que este jogo mau vai servir de exemplo e tal. tudo tretas. O Herrera joga mal e porcamente, ontem o Anderson Esiti fez uma grande exibição e esteve aqui no Leixões, esteve no Estoril e deixá-mo-lo fugir e ficamos com Evandro, Varela e Herrera. o Corona anda há um ano a jogar no lado direito do ataque e sinceramente quantos jogos bons fez?

    A.P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...já se percebeu que para o A.P. mudar de treinador é que é bom, quantos mais melhor. Qualquer dia teremos alguem a sugerir o Donald Duck ou o Kansas Kid. E porque não você, A.P? Sempre teríamos oportunidade de ver...como se chama? O Anderson Esiti...

      Eliminar
  14. André Silva allez...

    sim foi pedido por muitos adeptos e concordo que só jogando pode mostrar o que vale e ganhar experiência.

    agora não se justifica ter outro ponta de lança que nos possa socorrer quando o miúdo não estiver em forma. Posso estar enganado mas este Depoitre não me convence e justificava-se mais outro no plantel.

    Gonçalo Paciência na ordem de hierarquia estava acima de André Silva e para onde foram que o mandaram? faltou paciência para apostar nele ou então não tem uma empresário chamado Jorge Mendes.

    quero com isto dizer que o filho do Domingos podia muito bem fazer o papel do Depoitre e com mais técnica e remate do que o Belga. Viram o Euro sub-21 e os jogos olímpicos? Parabéns SAD

    é isto que me enerva e fico fulo por tanta incompetência

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Herrera! Golaço do FC Porto! Remate de fora da área do mexicano, com a bola a entrar junto ao canto superior direito da baliza de Cássio

      Eliminar
    2. Fácil. Os outros não marcam golaços desses, porque nem tentam.

      Eliminar
    3. Sim, porque o ultimo golo que marcamos (Otavio) nem foi um grande golo. So os golos do Herrera e que sao grandes - a grandeza deve-se medir pela quantidade de tentativas em que a bola vai para a bancada...

      Eliminar
  15. Acho inacreditável que agora, por um jogo mau, tenhamos passado para o extremo em que os nossos golos são de sorte, que não ganhamos 11 contra 11, etc etc etc...

    Enfim. Ainda ninguém percebeu que golos são sempre uma questão de sorte, a não ser que sejam de frente para a baliza ou golpes de génio. Mas isso são exclusivos nossos? DeBruyne a cortar a bola de Blind é um erro defensivo ou um grande golaço? E tantos outros?

    Enfim... bastou um jogo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge, e os portistas até se esquecem, convenientemente, que o melhor Porto da época foi aquele que jogou 11 para 11, com a Roma, na capital Italiana. Depois, com as expulsões, é que começamos a jogar pior.
      Enfim...
      Foi um jogo mal conseguido na 4a. O NES e a equipa ainda têm que melhorar, mas daí a cair o Carmo e a Trindade, meu Deus...
      Até já começo a acreditar nas sondagens do CM...

      Eliminar
    2. E sempre mais facil parecer bom quando se esta em vantagem no jogo e na eliminatoria. Logo pelo facto de que nao se precisa atacar tanto, que e o grave defeito deste Porto.

      Eliminar
  16. Ainda não chegamos ao final de Setembro e já pedem a cabeça do treinador. Isto está bom.

    Acho que temos o que merecemos. É por sermos assim com treinadores e jogadores e tão permissivos com quem nos colocou neste ponto, que vamos continuar assim mais uns aninhos.

    Abraços e que amanhã consigamos vencer a filial do 5lb.

    Abraços

    ResponderEliminar
  17. Boa noite,

    Não é querer dizer mal da equipa nem do treinador mas temos sentido imensas dificuldades em pressionar a equipa adversária e recuperar a bola. Houve momentos durante os jogos com o Rio Ave, Sporting, Guimarães e este agora, onde foi constrangedor ver uma equipa como o FCP correr atrás da bola durante um bom período sem conseguir recuperar a mesma. Não sei se é a forma de jogar que o treinador quer ou se é simplesmente incapacidade táctica.

    Uma coisa é ser optimista outra coisa é ser realista. O FC Porto tem jogado como equipa pequena em muitos jogos, até mesmo nos que tem vencido. Quando digo equipa pequena digo como equipa que não tem o controlo do jogo.

    Apoiarei o Nuno sempre, pelo menos enquanto for treinador do FC Porto, e até pode ser que consiga mesmo vencer o campeonato, mas não sou adepto deste tipo de futebol. É uma opinião pessoal apenas. O Jesualdo Ferreira venceu vários campeonatos no FC Porto e foi dos treinadores que menos gostei.

    Cumprimentos.

    Braulio Rocha

    ResponderEliminar
  18. Pode dar-se muitas voltas ver as coisas de várias perspectivas mas o resultado final é sempre o mesmo: Somos uma equipa sem condições para discutir o título e na LC vai ser difícil a jogar assim, mesmo num grupo fraco passar aos oitavos. Não temos defesas de classe, o meio-campo é constituído por jogadores de características iguais e não temos um avançado que faça a diferença. Colocar nos ombros de um puto inexperiente a responsabilidade de nós levar às vitórias é demais para ele neste momento. O plantel está mal formado pois se AS se lesionar não há mais ninguém pois o belga tem capacidades diferentes. A principal culpada de tudo isto é a Sad com o Presidente à cabeça. Quando há uns meses veio dizer como quem tinha feito uma enorme descoberta que tínhamos batido no fundo blá blá blá pensávamos nós que iria a partir desse dia tomar decisões que nos levassem para outros caminhos. A que assistimos desde esse dia? A provas de incompetência pura que agora se refletem em jogos péssimos por falta de jogadores que façam a diferença. O treinador escolhido não tem ainda valor para uma equipa que quer ser campeã e quanto a mim só foi escolhido por compadrio e não por ter até agora dado provas de competência. A somar a tudo isto que já não é pouco temos de contar ainda com os árbitros que têm o serviço encomendado e que em quatro jornadas já nos prejudicaram em três. Que fazem aqueles que nos deviam defender? Calam-se numa cobardia sem limites e depois enchem a boca com o ridículo Somos Porto. Enfim não tenhamos ilusões pois na LC não vamos a lado nenhum e no campeonato o terceiro lugar é garantido. Gostava de me enganar pois o FC Porto é depois da minha família aquilo de que mais gosto mas sou realista e não embarco em palavras ocas de circunstância. Tenho pena de dizer isto mas aquele que foi responsável por muitas alegrias desportivas que já tive é agora o principal responsável por este caos em que nos encontramos. Quando não se consegue ver que a idade nos tira faculdades e se vive numa realidade diferente rodeado por uma cambada de bajuladores e oportunistas o resultado necessariamente só pode ser este em que vivemos à três anos com tendência a continuar. Esperemos por Domingo.

    ResponderEliminar
  19. Boa noite caro Jorge Vassalo,

    Esta quarta tive oportunidade de ir ver o Porto, coisa que já não fazia à alguns anos.
    Fui com expetativas de uma vitória, mas contava que não seria fácil essa vitória, uma vez que os dinamarqueses jogam bem e são duros de roer. Um golo cedo trouxe mais alegria mas assim que eles encaixaram o jogo, faltou-nos sobretudo agressividade no ataque e na pressão à recuperação de bola...
    Criticam o Danilo mas gostei muito de o ver jogar, para mim foi o melhor em campo e cumpriu o seu objetivo, destruir jogo! Para construir jogo tem mais 2 médios e 3 avançados móveis que podem e devem ajudar. Herrera, não gostei do jogo que fez mas não o assobiei, assobiaria muito mais rapidamente o NES por não perceber ou não querer perceber que Herrera não pressionava e que a "bombagem" de bolas pelo ar não dá em nada quando o adversário é mais alto que nós. Mal o menos não perdemos, haja um pouco de fé... Parece que abriu a época da caça e todos querem matar a perdiz...

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  20. Se equipa vai do 8 ao 80 ou vice versa, há aqui adeptos que vão sómente até ao 69 e ficam-se por lá todos contentes!!!

    ResponderEliminar
  21. ....estar no 69 até nem é mau. Preocupante é não ter ambição em subir ao 69 A....

    ResponderEliminar
  22. Caro Jorge Vassalo,

    Acho que o pior é mesmo o limbo e a sensação que não foi feito tudo o que estava ao alcance para mudar o sentido do jogo de quarta feira. Se estamos em evolução, alguma coisa a interrompeu. E pareceque falhamos no mais básico que é a atitude competitiva. Com ou sem táctica, teria bastado para ganhar na quarta feira.

    Raoc

    ResponderEliminar
  23. Quanto a tolerância dos adeptos estou completamente de acordo, no entanto também estou de acordo com os adeptos que têm tolerencia zero, excepto os assobiadeiros!

    Quem quer estar no topo e ser campeão, tem que dar o maximo em todos os minutinhos dos 90 minutos de jogo, que adianta a humildade das palavras do treinador e jogadores antes dos jogos se depois em campo não se reflecte nada do que se diz?
    Que adianta depois dos jogos vir dizer de forma humilde que fizeram isto ou aquilo mal e no jogo seguinte fazem o mesmo ou pior?
    È isto que nos leva á impaciência a nos adeptos, e depois andamos do 8 ao 80 e do 80 ao 8 de jogo para jogo!
    Perfeitamente natural!
    Queríamos um treinador á porto com a ideia de que este desse dois murros na mesa e coloca-se os jogadores em sentido sempre que entram em campo contra qualquer adversário, e é isso que estamos a espera!
    Menos do que isso e o treinador não serve!
    O que jesus levou para benfica e agora sporting foi esta mentalidade, o dar tudo em campo e quando alguém se arrasta ou não dá o maximo dois berros e um castigo e toca a andar que se faz tarde!
    Nos perdemos isto e estamos a perder a paciencia mas nao so por culpa nossa, também culpa de quem esta em campo!
    SDF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que o sportem vai acabar com a equipa B? Sabes que o sportem triplicou a massa salarial? Sabes que o sportem bateu todos os recordes de salário e de preço de jogadores? Sabes que o que sobra da "academia" é tudo o que já lá estava?

      Vamos ver como lhes corre a vida - mas eles não vinham de uma hecatombe, Marco Silva não os deixou em estado de sítio (aliás, fez bastante mais comparativamente!) e de Leonardo Jardim, então, nem se fala!

      Há grandes treinadores - o último que falei, por exemplo, ainda na terça feira espalhou grande classe - que não é um pintas, burro que faz exigências malucas.

      Estamos em SETEMBRO, tivemos UM jogo mau - vê o resumo ou o jogo com o Guimarães (já sei, é fraquinho, impressionante como se papa a conversa dos jornais com batatas!) e depois diz-me - e já é o fim do mundo em cuecas.

      NES pode ser mau, pode ser bom - não sei. Agora, sei que estamos em Setembro. Isso sei. Sei que atacamos o mercado de uma forma desequilibrada, isso também sei. E sei que temos uma direcção absolutamente inoperante.

      Umas reflectem-se nas outras, não há volta a dar.

      Eliminar
    2. Eu não queria dizer que Jorge jesus é um grande treinador se me fiz entender mal, peço desculpa, para mim é um treinador vulgar que tem a sorte de ter encontrado clubes que nao se importam de investir e se endividar muito para o satisfazer e com resultados que na minha opinião são medíocres!
      Mas a verdade é que ele exige muito dos jogadores, e carrega lhes forte e feio para que nao andem a dormir e aprendam com os erros!
      È daqueles treinadores, á antiga que mete respeito aos jogadores e manda umas caralhadas a qualquer um dentro do balneário, não tem diplomacia nem discurso inteligente mas sabe quando alguém anda a dormir e a forma como ensina os jogadores é parecida com a pedagogia usada pelas antigas professoras do ensino básico há 50 anos atrás, aiiii não aprendes!! chapada velha pra cima ate aprenderes!
      È disto que faz falta no nosso Porto e é por isso que referi JJ não pela qualidade mas pelos metodos!
      Abraco
      SDF

      Eliminar
  24. Herrera vai para 4 anos no Porto, e a sua média geral é péssima, estando quase ao nível do Varela, com 1 jogo bom para 9 absolutamente medíocres.

    Na seleção, do que vi pela TV e foram quase todos, a sua média geral é 9 jogos bons ( ou excelentes ) a cada 10, faz golaços do outro mundo, é todo-o-terreno, corre que se farta, e é sempre um dos melhores em campo.

    Não me recordo de uma única atuação - de gala - daquele Herrera do Mundial no Brasil com a camisa do Porto. Quando ele faz um jogo bom, no jogo seguinte nem se dá por ele em campo.

    Eu penso que 3 anos já é tempo demais para que aquele Herrera da seleção que nos encantou a todos, finalmente desembarque no Olival. Se em 3 anos não melhorou nem acrescentou nada à equipe...

    Não é chatear o Herrera, o Herrera é que me chateia desde o Mundial do Brasil, porque eu, e penso que toda a gente portista, esperavávamos ver aquele magnífico Herrera do Mundial do Brasil jogar do mesmo jeito com a camisa do Porto e que eu me lembre, nunca aconteceu... e por isso me chateia vê-lo ganhar salários principescos e fazer 90% de atuações medíocres...

    ResponderEliminar