quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Obrigado, Antero


Não conheço Antero Henrique, mas sei que esteve à frente do futebol (e Andebol, e Basket, e Hóquei, e Formação....) durante alguns - a maioria - dos melhores anos do FC Porto e que continuava a fazer muito do que de bom se viu nas modalidades e formação, por exemplo.

Não acredito, como homem de ciência, em coincidências. Este período de insucesso está, publicamente - ouvia aliás, BB dizer isso mesmo agora na TVI24 - ligado a decisões com as quais ele, aparentemente, não concordara.

Só há duas formas de ver esta saída, no meu entender: ou bem que é um assumir as responsabilidades de um período pavoroso do defeso, o que é uma atitude de um homem sério, embora seja minha convicção que esta palhaçada deste defeso não é da sua responsabilidade, ou bem que poderá ter saído em desacordo com a política desportiva seguida nos últimos tempos.

Seja como for, cada vez mais o FC Porto tem um e um só responsável - Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. A ele será devido todo o sucesso e vitórias. A ele será assacada toda a responsabilidade dos fracassos. Espero, a bem do FC Porto, que seja a primeira vertente a predominante.

Desejo a Antero Henrique a melhor das sortes pessoais e profissionais. A ele o meu mais sentido obrigado.

Para alegrar uma notícia inquietante, aqui fica o resumo de um jogo fantástico do nosso maestro Óliver, hoje, nos Sub 21. A segunda assistência, então, é soberba. E faz sorrir em pensar que vai, seguramente, fazê-lo ao longo do ano.

44 comentários:

  1. Boa noite mas esta tudo a dormir, o AH desde que o Lopetegui chegou que ja nao mandava nada, o PC queria fazer o 2 em 1, ou seja esvaziar os poderes de AH para la meter o filho, correu foi muito mal e agora o AH bateu com a porta e para o seu lugar vai um pau mandado para abrir caminho para a entrada do filho do PC, isto se as coisas correrem bem


    Manuel Moura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou, contudo, do Pinto da Costa FC...

      Abraço

      Eliminar
    2. Eu sei que nao é caro Jorge, mas esta é a realidade enquanto Alendre Pinto da Costa por la andar, ainda muito vamos ver e ouvir, ainda me lembro do ultimo triénio que andamos a seco, que por coincidencia la estava o senhor tambem

      Abraço

      Manuel Moura

      Eliminar
    3. Não entendo. Então queria tirar o Antero Henriques para meter o filho, o Antero vai embora e mete outro para ter que voltar a fazer o mesmo? Então porque não meteu já o filho? Poupava uma carga de trabalho e tempo.

      Eliminar
    4. Oh Tiago, o APdC não é POSTO em lugar nenhum... ESTÁ. SEM estar ELEITO para isso NEM desempenhar cargos!

      Abraço

      Eliminar
  2. Shit happens. Impensavel. Fernando Gomes, Angelino Ferreira, Antero Henrique, um ponto comum: eles vão e nós lentamente pioramos, além de Pinto da Costa, claro. E a seguir...talvês Adelino Caldeira. Entretanto Alex continua e eu não gosto de Alex....

    ResponderEliminar
  3. Coincidencia ou não, desde que o filho voltou e começou a frequentar diariamente as dependencias do clube, que a coisa descambou de vez e nunca mais endireitou...

    Na minha opinião, o pai tomou as dores do filho... e alguém tinha de sair... é só fazer as contas...

    ResponderEliminar
  4. Mas para alex ser presidente, tem que ser eleito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na SAD tnão precisa de ser eleito pelos sócios do Clube. E enquanto não houver eleições no Clube, o sentido dos direitos de voto do Clube na SAD não mudam de certeza...

      Eliminar
    2. Não tinha pensado na sad, estava só a pensar no clube. Mas tem toda a razão.

      Eliminar
  5. Começo mesmo a pensar se é mesmo o Alexandre a estar (ainda que indirectamente) no descalabro nesta SAD.
    Dá-me uma sensação de que nós Portistas temos mesmo de raciocinar quem realmente está a afectar esta gestão da SAD.
    Uns dizem o Reinaldo Teles, outros diziam que era o Antero, eu e outros pensamos que é o Alexandre. Outros o Jorge Mendes.
    Gostaria mesmo muito de saber o que é que estes dirigentes garantem a Pinto da Costa e acima de tudo ao FC Porto?
    Nada, mas mesmo NADA de positivo se descortina desta SAD.

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só há um responsável e um decisor:

      O Presidente.

      Abraço

      Eliminar
    2. É so analisar os padroes.

      Reinaldo teles teve muita mais "voz" no Porto, por isso do lado dele estarão mais os exitos do que os recentes descalabros.

      Antero Henrique teve nos exitos do Porto, verdade que tambem esteve nestes ultimos tres anos de seca (apesar de aparentemente ser impedido de tomar decisoes)

      Alexandre nao esteve nos exitos e está no descalabro recente!!!

      Jorge Mendes apesar de estar ligado a exitos do Porto neste momento da sinais de estar a minar o Porto. E digo isto porque nao teve voz ativa para tentar trazer rafa para o dragao e ate se desfez da sua parte do passe. Depois mangala tinha tudo para estar no Dragao e foi para valencia (que ninguem duvide que se quisesse jorge mendes teria metido mangala no dragao sem pestanejar). Por ultimo continua com o carrossel junto da Mouraria

      Tenho pena do Nosso presidente, tenho a certeza que quer o melhor para o clube

      Eliminar
    3. pois...o problema esta que nao ganhamos nada ha 3 anos , por isso estranhamos, nao esquecer que antes de Pedroto e PC ganhavamos um campeonato de 20 em 20 anos, eramos andrades e bimbos e todos tremiam depois de passar o douro para o sul.

      Eliminar
    4. Eu queria era que Pinto da Costa mandasse Alexandre ser mais independente e que este ultimo deixasse de andar sempre a volta do FC Porto e do Dragão.

      Eliminar
  6. que PC ja e o homem sobre o qual recaem todas os exitos e inexitos ja sabemos tem uns 30 anos. Quanto a AH que va pela sombra, tem perfil para trabalhar na sombra, num lugar qualquer em que nao tenha de dizer nada. Saiu e fez muito bem pois como seria obvio ja nao tinha condiçoes como diz o outro. Quanto ao termos piorado tem a ver com a falta de adaptaçao aos tempos, naturalmente estariam a espera que lisboa continuasse a assistir ano apos ano as vitorias do porto, foi tentado tudo e o apitom dourado fragilisou o clube apesar de nada ter sido provado em tribunal, foram anos e anos e o clube , a sad nao se adaptou. Obviamnete que numa empresa privada quem cai sao sempre os vices, seja aqui seja na america, os resultados sao desastrosos ha 5 anos e portanto AH ate ja se deveria ter retirado ha mais tempo, e a vida.

    ResponderEliminar
  7. Caro Jorge Vassalo,

    Concordo consigo quanto às razões para a saída de AH. Quando o barco enfrenta tempestades a responsabilidade é sempre do timoneiro e não do número 2. É uma grande facada na estrutura do FCP. Estou certo que haverá ainda mais capítulos acrescentar a esta história.
    A AH crítico a falta de comunicação e diálogo com os adeptos. É incrível como nestes anos todos, principalmente nos últimos terríveis 3 anos, não existe uma entrevista, um comunicado, um artigo a dirigir-se aos adeptos. Nesta indústria ninguém pode estar calado publicamente tanto tempo, tendo em conta o cargo que ocupa. Já nem falo da defesa pública dos interesses do FCP, nomeadamente a combater as barbaridades que nos fazem. Percebo que PC não desse espaço para tal mas nos últimos anos teria sido possível avançar nesse sentido.

    Quanto ao resto, das negociatas é mais não sei o quê, não tenho informações e dados que permitam tirar conclusões. Sei que a responsabilidade é de PC. Para o bem e para mal.

    Não sei bem porquê mas tenho,um sentimento de perda perante esta saída. A ver vamos.

    Raoc

    ResponderEliminar
  8. "the end has no end", the strokes

    abr@ço forte
    Miguel | Tomo III

    ResponderEliminar
  9. Sempre que o Alexandre veio para o universso do FCP, as coisas descambaram, isso esta á vista de todos
    E muito honestamente nao estou a ver o PC a dar o poder a alguem externo da familia Pinto da Costa, mas prontos isto é só a minha forma de ver as coisas, so espero é que a equipa seja imune a isto tudo e que socios e adeptos nao confundam as coisas.

    Manuel Moura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto é nosso!... Não é da família Pinto da Costa!...

      Eliminar
  10. Já li umas 8 ou 9 justificações diferentes para a saída de Antero. A minha versão preferida é a do “choque de cabeças” entre Antero e Alexandre PC. Não consigo resistir a uma entusiasmante luta entre o “bem” e o “mal”. Até já os estou a imaginar de sabre em punho nos corredores da SAD.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito em castidades e purezas nos decisores poderosos, Tenho, contudo, uma objecção a Alexandre Pinto da Costa - como teria ao Zé da Esquina: NÃO FOI ELEITO.

      Não há NADA que justifique a sua presença ou conselho nas horas de decidir, nem um "feudo" com NENHUM administrador. Ele não é NADA dentro do Clube. Nem sequer Vogal.

      O FC Porto NÃO É uma empresa familiar. NÃO TEM um dono. E ISTO é o que está errado!

      Eliminar
    2. Ora aí está!... O FC Porto não é uma empresa familiar!... Dá ideia de AH ter batido com a porta por estar farto de levar com isso. Abraço

      Eliminar
    3. Se Antero se demitiu por achar que o F. C. do Porto é uma empresa familiar, então já o é há 4 anos. Alguém espera 4 anos para se demitir por discordâncias funcionais? Sendo assim, aceita ser promovido a Director Geral do Futebol e membro da SAD? Se algumas teorias que se lêm forem verdadeiras, em vez de estarem a defender Antero Henrique, pelo contrário, estão a afirmar que não tinha qualquer caracter e que era efectivamente um elemento nocivo ao bom funcionamento do clube.
      Jorge Teixeira

      Eliminar
  11. A história repete-se.

    Desejo tudo de bom a AH. Caso ele queira, terá o meu apoio na apresentação de uma alternativa para o clube.

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. Bom dia snr.jorge vassalo e uníverso portista! Snr.jorge vassalo esta saida de antero henrique ê um rude golpe para o nosso clube e nosso futuro! Sabe porqué? Porque antero sai em rota de colisão com 2 rostos um é alexandre pinto da costa e outro é jorge mendes que agora este ano tá a querer mandar em tudo que nos diga respeito em relação ao futebol! Sabe porque mangala não veio para o porto? Porque mendes não quis para queimar antero!então o valência nem á europa vai já tinha garay garantido para quê quis mangala? Não se pense que a culpa foi do manchester cíty que eles até queriam comprar o prodigio croata ante coric de 19anos ao dinamo zagreb e pó lo a rodar no nosso dragão! Já lhe fiz essa pergunta uma vez quem mendes colocou no porto este ano? Já sei vai me dizer joão carlos teixeira não ê? Mas esse veio porque o quarteto preferído de mendes slb corruptos-sc braga brítalar- atlético madrid-mónaco não o quíseram! E só lhe dígo mais esta saída do antero não vai ficar por aqui! E digo lhe mais o porto é nosso e não da sad! Abraço

    ResponderEliminar
  13. Caro Jorge, gosto muito dos seus posts, leio diariamente e em pouco tempo, seu blog na minha opinião, já se transformou numa referencia da bluegosfera.

    Mas não sejas inocente ao pensar que, pelo facto do filho não pertencer aos quadros do clube, que não ande a dar bitatites e a querer ( ou exigir ) uma fatia do bolo, pelo facto de ser filho de quem é.

    Não conheço a verdade dos factos, mas já escrevo há muito na bluegosfera que, desde a sua volta e desde que anda frequentar assiduamente e diariamente as dependencias do clube, que a coisa começou a descambar e nunca mais se endireitou... será só coincidencia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei como é que você não percebeu que é EXACTAMENTE isso que eu estou a dizer...

      Abraço

      Eliminar
  14. ah daqui a quatro anos teremos o AH a candidatar se a ser presidente quando PC se retirar, portanto...................

    ResponderEliminar
  15. No meu entender, concordo com o Jorge, quando diz que pode ter sido um assumir de responsabilidades nos maus resultados nos últimos anos, ou por não estar de acordo com as decisôes tomadas recentemente, ou até um pouco das duas razões, seja qual o motivo não deixa de ser preocupante e a data de saída AH logo após o fim do mercado de transferências pode querer dizer que talvez aponte mais a saída por não concordar com a gestão desportiva e com o mercado de jogadores nesta época e também de anteriores,desejo toda a sorte a AH e que a sua saída não venha piorar ainda mais a gestão na sad, mas se ele não concordava com o que estava a ser feito e estava de pés e mãos atadas compreendo a decisão.
    João Moreira

    ResponderEliminar
  16. Afinal qual é a função do sr. Alexandre P.Costa? Que direitos tem mais que qualquer sócio do clube para andar a passear-se pelos corredores e gabinetes do clube? Nunca neste clube houve qualquer explicação para a saída de vários elementos da Direcção e todos de costas voltada para o clube.. (será para o clube ou para o PC?). Até quando, os adeptos mas principalmente os sócios, exigem explicações sobre a actual situação que se vive no clube que infelizmente parece estar a estender-se a quase todas as modalidades. Nas modalidades alteram-se regulamentos e adeus títulos, no futebol como não se pode mudar regulamentos, inventam-se cabalas contra o FCPorto que vai minando no decorrer dos anos com os resultados á vista.. protesta-se sobre arbitragens e logo vem á baila o clube da fruta e dos quinhentinhos.. e que faz a direcção?.. cala-se e admite tudo.. tentaram com convites aos directores dos pasquins para as galas do Dragão de Ouro para lhes adoçar a boca, com resultado nulos. E ainda diziam certos meninos que não se devia dizer "Queremos Lisboa a arder".
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
  17. Depois de mostrarem toda a sua incompetência na formação deste plantel pois tiveram desde Abril tempo e condições para saber o que queriam, não o fazendo nem dando explicações plausíveis ,de só no último dia terem conseguido um DC que nem sequer era a primeira escolha esta Sad se de facto se preocupasse com o clube só tinha um caminho a seguir que era o que seguiu num gesto de ombridade AH. Sem ele ,agora, o caminho ficou aberto para o filho querido fazer valer junto do caduco pai as suas opiniões. Mas ainda alguém tem dúvidas que este ano e dada as carências evidentes deste plantel num lugar chave, e noutros, como o de avançado o que nos resta é lutar pelo terceiro lugar? Sejamos realistas e não confundamos aquilo que desejamos com a crua realidade. O nosso clube está doente, perdeu identidade, anda à deriva sem ter quem o defenda. Os sócios são tratados como clientes aos quais não se dão explicações. Temos um canal de TV???? que como canal do clube é do mais ridículo e inútil que há só servindo para dar tachos a filhos e amigos. O Pinto da Costa original aquele que nos levou de clube regional a potência europeia se existisse já tinha corrido com este Pinto da Costa actual que hoje não passa de um Américo Sá dos anos 70. Nós sócios não podemos reclamar desta situação a que chegamos pois aqueles de nós que poderiam intervir e reverter esta situação são cobardes e acomodados e tiveram medo de concorrer contra uma sombra. Mas é assim com tudo não é só no futebol veja-se que na cidade do Porto não há nenhum poder de decisão pois não lutamos contra o centralismo. Aliás os portuenses que vão para Lisboa sao os primeiros a dizer mal das suas origens. Veja-se o caso dos paineleiros que se acobardam e não nos defendem. Sou do tempo dos 19 anos sem campeonato e já me estou a mentalizar para outros 19 se as coisas continuarem assim. É tempo de agir e nos deixarmos de encher a boca com esses slogans ridículos do Somos Porto e outros que tais que vendo aquilo que fazemos na prática ,só nos envergonham.

    ResponderEliminar
  18. Eu não tenho opinião formada sobre este assunto, agora o que eu sei é que não há só um culpado. Pelo que se vai lendo por essa blogsfera fora é que se os sócios querem explicações só há um sitio chama-se assembleia geral. Os sóciod têm a possibilidade de convocar uma nova assembleia porque nao fazem isso?

    Abraço Miguel S

    ResponderEliminar
  19. Já não é de agora que "tenho a impressão" de o FCPorto ser uma coutada...
    Os proprietários são donos e senhores da "reserva", dispondo a seu bel prazer da "caça", sem dar cavaco a ninguém (sócios).
    Vejo imensos portistas ansiosos para que JNPC dê explicações, e eu pergunto-me: Para ouvir dizer o quê???? Mentiras? Que a culpa é se sicrano e beltrano, mas ele não sabia de nada?
    Areia para os meus olhos não!
    100 anos tem largos dias...e quando se vê o navio afundar é uma eternidade sem fim...

    Alto_Minho

    ResponderEliminar
  20. Boas,
    nao sei se esta saida é boa ou ma...se é por estar contra as politicas entao é boa pq essas ja duram a alguns anos e ele manteve se!!!
    agora o que sei dizer é que esta aqui a oportunidade para os socios unidos correrem com aquela gente pq nao tenhamos esperanças...a solução passa pela força dos socios em exigirem a saida...
    vamos entrar em ebulição? vamos hipotecar as proximas epocas desportivas?provavelmente mas temos que recuperar o clube para nós outra vez pq para mim mts deles ja se aperceberam que mais ano ou menos ano vai ser esse o desfecho e entao ha que espremer ao máximo antes de ir embora!!!
    por mim, e é uma opinião pessoal, diria "obrigado presidente...mas desapareça"...
    carrega porto
    Helder "aranha" Silva

    ResponderEliminar
  21. Raios, o Oliver já fez! Mas o suíno do bandeirinha inventou um fora de jogo do AS! Vai ter que fazer duas por jogo, a ver se uma conta...
    Abração.

    ResponderEliminar
  22. O seu post começa com uma confissão que acaba por explicar o que é dito a seguir... Não conheço o Antero...
    Pois bem, eu conheço e explico alguns mitos:
    - Futebol: não é verdade que AH tenha tido uma posição de destaque no FC Porto que conquistou os grandes títulos. AH assumiu uma posição de relevância no FCP no pós Mourinho. É verdade que o FCP foi várias vezes campeão a seguir a isso. Mas que mais fez do que já tinha feito antes desse período e que foi recuperado por Jose Mourinho depois de 3 anos terríveis. Mais...a decadência do FC Porto foi-se agravando à medida que AH ganhava mais poder na estrutura do FCP. O insicesso do FCP não se fez nos últimos 3 anos. Após a saída do AVB que a deagraça se anunciava ano após ano. Ou não se lembram como ganhamos os campeonatos com o VP? A degradação do FCP, a renúncia ao modelo que fez sucesso de comprar barato e vender caro tem a impressão digital clara deste senhor...
    - Formação: qual o exemplo de sucesso da política deste senhor na formação? será o projeto Visão 611 que em 2016 continua sem revelar um jogador decente? Será a política de arrastão que fez com que quase todos os miúdos com algum potencial fossem levados para o Porto em fornadas para depois serem dispensados da mesma forma sem qq critério. Vcs sabem que o André Gomes que hoje está no Barcelona passou pela formação do Porto e foi dispensado, não sabem?
    - Modalidades: qual o sucesso que AH conseguiu nas modalidades? Arrumar com o grande senhor do Hoquéi Patins que era Ilídio Pinto para por fim a uma década de hegemonia portista na modalidade? Usurpar o que a equipe liderada pelo Vitor Santos fez no andebol, quando estes conseguiram colocar o FCP tb como vencedor hegemónico na modalidade para destruir todo o trabalho que estava a ser feito (bentido São Prof. Magalhães que vai salvando o andebol da desgraça total). Acabar com o basquetebol de uma forma vergonhosa para os atletas que honraram a camisola durante anos, como Nuno Marçal? Mesmo que após uns anos o basquetebol tenha voltado vencedor, essa mancha jamais se apagará para quem conhece o Porto...foi uma vergonha o que fizeram com os nossos atletas...e este senhor nem sequer deu a cara
    - Por fim, para quem não conhece o Antero, eu ajudo a fazer um retrato: internamente acabou com a estrutura unida e coesa que o FC Porto sempre teve. Na sua insegurança, dividiu para reinar, dividiu os colaboradores internos até tornar o clima interno insustentáve. Vão lá...perguntem a qualquer funcionário do FC Porto como é trabalhar lá no reinado deste senhor. Externamente acabou com todo o posicionamento do FCP perante os clubes pequenos, a Liga, a FPF. Como se achava um génio e os outros todos fraquinhos...foi sempre desrespeitoso, mentiroso, enganador e sobranceiro com todos à volta. Resultado: vcs lembram-se quando o Porto dominava e tinha ao seu lado todos os pequenos clubes? quando tinha influência na Liga? Pois...quem está do nosso lado hoje? Quem nos respeita? Quem nos segue? As alianças não são feitas com soberba. Perguntem ao Sr. Reinaldo Teles como era no tempo dele. Se ainda estivesse vivo, perguntariam ao Domingos Pereira como era antes deste senhor o ter arrumado e levado à depressão.
    Não estou aqui a dizer que saindo o AH a estrutura fica toda bem. Muito longe disso e muita coisa tem que mudar. Mas não tenham dúvidas que quem acredita no FCP e na sua alma, a saída deste senhor é a melhor notícia do século. Adeus e não voltes!!
    Quanto a Luis Gonçalves dois únicos cometários: percebe muito mais de futebol a dormir que o AH acordado e é muito mais Portista (como o Porto deve ser) do que AH alguma vez será!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São então boas notícias, estas! Ainda bem! Porque é necessário deixar bem claro : SÓ QUEREMOS - TODOS! - O BEM DO FC PORTO!

      Abraço

      Eliminar
    2. Tb partilho desta opiniao. Tem sido mau demais nestes ultimos anos, desde AVB. Mas como sempre, na saida ou na morte ou em ambos, parece que quem sai é logo levado à condiçao de rei ou de coitadinho. Isso é só o medo do desconhecido a falar. tipo a mulher que apanha mas fica com o marido, pois receia que se o trocar, o proximo possa ser pior. Ja o querem para presidente, vejam la. Ele que ao se diz, é do benfica. Aceitam um presidente que seja do benfica? Por bom profissional que fosse? Eu nao. Presidente tem de ser tudo. Tem de ser mais ferrenho que os demais. La esta, com a saida do antero nem tudo fica bem. O sujeito que o vem substituir, nao faco ideia se fara um bom trabalho ou nao, mas pior do que montar uma equipa cujo modelo assenta em vender (eu nao concordo) e na melhor janela nao consegue vender nada... Esta aqui um pessimo trabalho de diretor desportivo, diretor para o futebol, whatever...

      Eliminar
    3. Grande verdade SP2016

      Eliminar
  23. Ora deixem lá ver se eu entendo: segundo SD 2016, AH foi sempre desrespeitoso, mentiroso, enganador e sobranceiro. Extraordinário! O Sr. Presidente Pinto da Costa deverá estar muito decrépito. Durante 26 anos nunca conseguiu descobrir estas “ qualidades “ de AH que SD 2016 nos descreve aqui com uma precisão impressionante. Fantástico! AH conseguiu estar vinte seis anos no Clube, incluindo 11 anos à frente do futebol profissional a desrespeitar, enganar, mentir e nenhum dos Srs. Administradores da SAD se apercebeu. Então e o que dizer da promoção de AH a Administrador há cerca de cinco meses? Estariam todos a dormir? Ainda bem que acordaram e agora com Luis Gonçalves (que mesmo a dormir sabe muito de futebol ) é que vai ser. “ Largos dias têm cem anos “. Cordiais saudações. Jorge Monteiro.

    ResponderEliminar
  24. Exatamente isso. Pouco interessa os 26 anos de AH no FC Porto. Interessam os 11 anos que esteve à frente do futebol e que aos poucos destruiu aquilo que fez do FCP um clube dominador. Perdeu poder, perdeu alianças, perdeu força. E sim, infelizmente o Presidente deixou que isso acontecesse nas barbas dele e essa é uma responsabilidade que é dele e da restante administração. O que au acho engraçado é que todos dizem que o Porto bateu no fundo, Mas quando alguém vem falar das causas disso ficam todos mto indignados porque isso não seria possível. Infelizmente para nós o Presidente deixou que alguém desse este rumo ao FCP.

    ResponderEliminar