quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Contra a Corrente

Aparentemente, O Jogo mostra hoje que poucos acham que a mudança de treinador é a solução. Acho curioso, e devo estar contra a corrente. É caso para me perguntar, e vos perguntar - e se alguém souber as respostas diga:
  • Qual é a ideia de jogo de Nuno Espírito Santo, que ele tanto fala nos prés e pós match?
  • Se o problema não é do treinador, de quem é? (E falo do problema imediato, não o de eleições que agora não mudaria nada nem coisa nenhuma)
  • Há falta de qualidade nas apostas? É uma equipa jovem? E quem é que não a estava a pedir constantemente, por esta altura, no ano passado?
Registo também, com agrado, a evolução da posição de muitos "notáveis": com o treinador anterior, nada menos do que a cabeça no cepo, e não quebrava recordes negativos uns atrás dos outros. Com este - "o Nuno" - nada senão tolerância e complacência. Esta dualidade de critérios é fantástica. Gosto muito, aliás, do corporativismo de certas figuras: onde antes tudo era horrível, agora é o treinador que "faz milagres", onde antes faltava mística, agora sobra a rodos. Isto apesar de estarmos praticamente à beira de deixar fugir o título em Dezembro. Tudo porque, claramente, NES é um "dos nossos" que, ou já jogou, ou já fez parte e assim tudo bem. Mesmo que fosse o grande Bicho, as minhas críticas seriam as mesmas. Tenho muito carinho pelas figuras, mas um bom jogador não tem de ser, necessariamente, um bom treinador

Deixo já clara a minha posição, caso seja preciso explicá-la ainda mais: acho que NES é um problema, o mais resolúvel a esta altura, e não esperaria mais do que os dois próximos e definidores jogos para tomar uma atitude. Se perdermos pontos com o Braga, já não há grande margem para lá de um milagre no campeonato, se perdermos o acesso à fase final da Champions... bom, já se sabe. Acredito nos jogadores, mas confesso, fiquei preocupado com o semblante carregado de Casillas ontem, no vídeo na sua página de Facebook. Diz ele que vão tentar dar a volta a isto - e esse verbo diz tudo.

Se não houver remédio, há que mudar bem cedo. Mas também está na hora de haver uma alternativa política à SAD vigente, porque as eleições não devem ser "gostas ou não de Pinto da Costa". As eleições devem ser entre a ideia X e a Y (E a Z, e por aí em diante...) para o futuro do Clube. 

E não me venham cá com os "medos" e as "guardas". Sei o suficiente do sentimento de quem vai a todo o lado apoiar o Clube, a expensas grandes e próprias para saber que elas e eles estão, no geral, tão felizes com isto como eu.

Uma alternativa tem de ter um nome respeitado, conhecido, com um gravitas aglutinador mais que suficiente para ser oponente do Presidente mais titulado da História. Não me passa pela cabeça que se proponha algum desconhecido cujo ponto alto de exposição pública seja o FC Porto.

70 comentários:

  1. em absoluto acordo, e a pausa de natal aqui tao perto.

    mas agora vejamos... quem é que quer ser treinador do clube gerido por esta direccao?... 2016 nao nos deixou boas indicacoes, com as duas novelas de sucessao.

    um abraco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí sim, um treinador a sério, mesmo que defenda categoricamente o Clube - o que este NÃO FAZ - tem de ser espaldado pela Direcção.

      Abraço

      Eliminar
    2. uma prova da fraqueza da nossa lideranca é que até este panhonhas canta de galo
      http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/jose-peseiro/peseiro-fc-porto-saiu-tello-a-espera-que-entrasse-rafa
      bardamerda com isto, porra, que é demais!

      Eliminar
    3. O Peseiro às vezes ganha uma "coragem líquida" muito gira. Mas fora isso, não vejo nada de mais, e nada que seja de admirar... viste alguma coisa que não vi?

      Abraço

      Eliminar
  2. A LAVANDARIA RUI SANTOS NO TEMPO-EXTRA
    DA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA

    no dia do jogo assim de repente
    logo nos pareceu auto-golo do patrício

    e convém dizer que o auto golo resultou de dois factos:
    -patrício tinha os pés e corpo dentro da baliza
    -e aconchegou a bola encostando-a à barriga
    repetimos: encostando-a à barriga

    de salientar que o próprio patrício ao se aperceber do auto-golo
    imediatamente esticou os braços
    numa tentativa desesperada de colocar a bola fora da baliza

    seguiu-se a conferência de imprensa
    e sem mais nem menos
    jj desvia o foco para o duplo amarelo
    do defesa expulso

    é lá …pensou-se logo no café onde estávamos
    como jj já sabia do auto golo
    toca de desviar atenções
    e por isso se explica tão estrambólica conferência

    mais um prego para a consolidação da ideia
    do auto-golo

    reação do patrício
    e palavras do jj a desfocar o assunto

    mas faltava a prova final
    que sempre se esperou

    a máquina 3d de rui santos

    e ela apareceu e com as seguintes conclusões
    tiradas por rui santos:

    -“”a bola esteve dentro 80%
    e fora 20% “”

    vá lá…devagarinho… já estava quase toda lá dentro

    mas se dúvidas houvesse
    elas deixaram de existir
    ouvindo as palavras explicativas de rui santos
    …que estranhamente (ou não) não batiam certo com as imagens

    disse rui santos:

    fomos analisar o último frame

    ehehehehehehehehehe
    último frame????????
    eheheheheheheheh

    o último frame teria que ser com a bola encostada à barriga
    e não, já com os braços parcialmente esticados
    que foi aquilo que o rui santos mostrou
    eheheheheheh

    se com a imagem apresentada deu 80%
    com a bola na barriga daria certamente 110%

    por isso a lavandaria funcionou e bem

    desafia-se por isso rui santos a fazer
    a análise em direto com a bola
    encostada à barriga
    esse sim o último frame

    porque enquanto isso não acontecer
    para nós terá sido golo limpinho, limpinho

    e ja agora a sporco tv que mostre as imagens todas
    que até agora não mostrou

    ps-para o sportinguista rui santos dizer que esteve dentro 80%
    isso para nós quer dizer 100%

    patrício a estender os braços + jj a desconversar + rui santos e o último frame (que não era) e mesmo assim 80% dentro + ausência de imagens da sporco tv =golo limpinho

    é óbvio que todos eles tentaram esconder mais uma prenda

    ps- rui santos também disse que coates não fez penalti!!!!!!!!!!!!!!!!

    eheheheheheh lavandaria

    PS-ACONSELHO QUE VEJAM AS IMAGENS
    NO BLOG
    COLUNA DE ÁGUIAS GLORIOSAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente de acordo, caro milhafre glorioso. Já agora, estão lá imagens do escândalo como Setúbal, no milhafreiro? E de metade dos penalties não assinalados a favor do FCP? Ou é apenas uma coluna pouco direita?
      De resto, concordo tanto com isso do autogolo, como com a peixeirada esverdeada sobre os vouchers. Têm todos razão! Só é pena que não aconteça nada a ninguém. Talvez quando alguém ultrapassar os limites e cuspir na cara de um adversário...ai, espera, já aconteceu...pois...

      Eliminar
    2. Num bale responderes pelo blogger catáno! E agora o que é que eu digo? :D

      Abraçom

      Eliminar
  3. A China ainda é longe. Especialmente quando o caminho, para já, ainda é só de ida...


    Imbicto abraço

    P. S. :boa imprensa e bons amigos fazem milagres com os olhos e cabeças...

    ResponderEliminar
  4. Caro JV
    Quanto à SAD, já perdi a esperança de uma transição pacifica : JNPC vai sair ou por desaparecimento físico ou por uma contestação generalizada dos sócios.
    E é com muita tristeza que digo isto. O Presidente merecia sair em alta, pelo que fez, e que nunca, mas mesmo nunca, pode ser esquecido. É da natureza humana, com honrosas execepçoes, abdicar pacificamente do poder.

    Quanto ao treinador,as substituições a meio da época dão asneira. Sejamos realistas, a época está perdida. Resta repetir o que se fez com a entrada de Mourinho. Planear a próxima, sem fazer asneiras. JNPC sabe como se faz.
    Estão dois treinadores disponíveis : Marco Silva e Vítor Pereira. Sim o Vítor Pereira que os sócios não gostam, que passa (ou passava, pois evoluiu bastante nesse aspecto)mal na imprensa.
    Quanto ao NES, pode ser uma excelente pessoa, é seguramente um grande portista, mas é um perfeito desastre. Que me lembre só comparável ao Octávio.
    Por favor, deixem o discurso do vamos levantar-nos e preparem um novo ciclo de vitorias. Não acredito que as pessoas tenham desaprendido, pese embora o passar dos tempos.
    Esta Adicionar ao dicionário, resta ver os jogos tranquilamente. Como o de terça.
    Cumprimentos portistas
    Jorge Fonseca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não passa pela cabeça de ninguém que, com este estilo de coisas, possamos acabar atrás do pódio? Minha nossa!

      Abraço

      Eliminar
    2. Mas, planear a próxima época não pode ser feito com este nabo a treinador... os 2 próximos jogos já vão ditar muito do nosso futuro, independentemente do que o Presidente disser! A partir daí há que decidir se vamos continuar com esta avestesma até final da época ou começar de facto a planear a Próxima época já com uma novo treinador. Parece- me ser muito difícil podermos continuar a ver a equipa a arrastar-se no relvado impavidos e serenos, como se nada fosse connosco. Já dizia a minha avó: quem não se sente não é filho de boa gente ( ou, acrescento eu: é um fifiqusta infiltrado...)

      Eliminar
  5. Até O Jogo já percebeu que isto está mais para piorar do que melhorar. Só assim se percebe a campanha pró "status quo" assente na auscultação duma dezena de militantes do SOMOS PORTO, ou lá o que quer que isso seja.
    Já me manifestei em comentários anteriores acerca da falta de PRESENÇA, DETERMINAÇÃO e INFLUÊNCIA de NES no decorrer dos jogos. É assustador ver as expressões do Treinador a olhar para o que se passa em campo e percebermos que ele está a léguas de entender o que acontece e de como intervir. Quando o faz, faz quase sempre mal.
    Pelo rumo que as coisas vão e da dificuldade no aparecimento de alguém que mobilize e dê corpo a uma alternativa de gestão, resta-me aguardar pelo aparecimento de milhões do Oriente a propor-nos a compra ou detenção, duma parte da SAD do FCPorto.
    É aterrador ? Se calhar é ! Mas é possível ?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Para mim, racionalmente, a época está perdida... A taça já foi, o campeonato também, a carica não interessa e creio que não vamos longe, a Champions é incógnita, mas acredito pouco e numa ou noutra competição europeia, a jogar assim, vamos de vela.
    Portanto, um futuro pouco risonho, veremos as saídas e entradas em janeiro, quando o mais importante já foi.
    Mudar NES... Acho que ele está perdido, há coisas boas e outras horríveis, vendo pelo passado mais recente, pouco adianta mudar, só por mudar, a não ser que - tal como acreditávanos o ano passado - as coisas iam ser bem preparadas para enfrentyar a nova época. Não foi assim, o problema está mais lá no alto e é aí que se tem de ver as coisas...
    Por isso, para mim, racionalmente, NES deve ficar este ano, ver a evolução da equipa e depois tomar decisões. Se algo piorar muito, a níveis insustentáveis, ele deve sair.
    Nós adeptos apaixonados e sofredores, apesar de tudo, temos de apoiar os jogadores - não são tão maus como se pode pensar - e teremos que agir críticamente com quem dirige a nau.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou adepto de se fazer as contas no fim.... dentro do limite do razoável. Mas se se for por aí abaixo....

      Abraço

      Eliminar
    2. Gostava de ser tão otimista, mas pelo andar da carruagem, isto só vai piorar... quando a bola começa a arder já nem uma equipa com 11 Maradonas a quer para nada. Neste momento estamos a 7, e quando estivermos a 9, 11, 13? Difícil? Se empatarmos em casa com o Braga ficamos a 9.Depois é sempre a somar... Quem é que vai aguentar o barco? E vamos continuar a ouvir um treinador a dizer que as coisas vão melhorar? Quando? Em 2020? O Fim deste gajo no Porto a cada fim-de-semana está cada vez mais próximo...

      Eliminar
  7. Tirando NES que não se tem atravessado pelo Clube como os anteriores incluíndo Vitor Pereira (que também critiquei mas que entendi que deveria ter continuado) o problema tem sido a Direcção do Clube / Sad que está refém de intersses que desconhecemos (talvez falta de dinheiro) pois não se compreende a dispensa de inumeros jogadores que foram contratados para serem dispensados sendo o 1º exemplo, o esquecido Ghilas, depois não se entende a aposta que não é feita na prata da casa (Gonçalo Paciência por ex.) ou no jogador jovem (Kelvin / Ricardo). A gestão feita por NES é doentia (ninguém entende) por isso não pode haver fio de jogo, tácticamente o 4-4-2 não funciona porque NES privilegia o jogo pelo centro e não usa os médios maís á frente para encostarem na alas porque ELE não quer. A unica coisa boa são os centrais que felizmente atinaram bem um com o outro e Casilas também parece mais confiante.
    O que melhorou além da defesa foi a entrega dos jogadores que melhorou bastante...
    Penso que NES deve sair depois de ser eliminado da champions e defendo que o sucessor deve ser Domingos Paciência (fez bom trabalho no Braga e Sporting e tem mais "andamento" que Marco Silva e geraria menos pressão mediática do que Vitor Pereira e conhece o clube e poderia proceder a uma reestruturação soft do clube com as vendas (?) de Brahimi, Herrera e Rubem Neves, para gerar dinheiro que seria não para investir mas para manter o barco a funcionar. Tem de se contratar um técnico com perfil para equipa B que possa potenciar os jovens e tem de haver articulação entre todo o departamente de Futebol e apostar nos jovens em vez de no scouting. Resumindo temos inumeros jogadores emprestados que davam para formar um plantel equilibrado (tirando a falta de centrais que se arrasta há anos e que coincide com a crise de resultados/ exibições) e temos de apostar neles porque estão a contrato e não são maus.
    Aliás deixo um repto para alguém fazer um apanhado dos jogadores que estão emprestados e da sua valia, nomeadamente Quintero, Ricardo, Suk, Gonçalo e outros e que de certeza não teriam sido dispensados se houvesse protecção dos interesses do Clube...o Depoitre não sabe fazer uma recepção !!!!!!!!!!!!!!!! até o Janko era melhor.
    Para finalizar só queria lembrar a dispensa de Lucho quando o descalabro Paulo Fonseca já era evidente...
    No Fundo alguém tem de dizer basta e obrigar ao toque a reunir, 1º temos de curar as nossas feridas e só depois podemos acalentar voltar ao ser tudo contra tudo e todos!
    Haja CORAGEM.

    ResponderEliminar
  8. Que dizer disto que está a acontecer com o nosso clube... mas há remédio.
    1º Deixar de se dizer que estamos eternamente gratos ao presidente PC pelo que fez pelo clube... se o fez pagou-se bem por isso. Eu infelizmente paguei e continuo a pagar levando na cara com a treta do apito dourado com que se os nossos adversários directos se abespinham nas diversas tv quando se fala de arbitragens. A vergonha de uma dita 1ª dama arrastar o clube pela lama. A incredulidade com que vejo uma equipa do Porto a equipar de amarelo em Alvalade, e a vulgaridade com que isso acontece. Jogos a qualquer dia da semana e a horas inadmissíveis para quem trabalha... tudo segundo se diz para agradar ao negócio futebol, com as consequências que se vê, nem dinheiro nem equipa e muito menos títulos. Quanto ao treinador, só peço aos jogadores para não olharem para ele durante o jogo que aquele estado de alma transmite-se. Estou com receio pela saúde dele quando por acaso algum jogador marque um golo.
    Cumprimentos portistas
    A. Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, todas essas coisas são inadmissíveis para qualquer Portista!

      Abraço

      Eliminar
    2. Os que agora detectaram que NES é como Lopetegui, foram os mesmos que defenderam a sua continuidade, após o empate vergonhoso com o Copenhagen no Dragão e aplaudiram os ridiculos gatafunhos numa conferência de imprensa.
      NES já tinha humilhado uma série de jogadores, já tinha levado às lágrimas Ruben Neves, as exibições já eram miseráveis.
      À época também estavam comprados, esses adeptos?

      Eliminar
  9. Jorge,

    Concordo inteiramente que o Nuno e' parte do problema e o que se passou apos o jogo contra o Benfica demonstra-o. Nao ha rumo nem evolucao, e sobretudo ficamos com a ideia, tal como acontecia com Paulo Fonseca, que o treinador nao ve a mesma coisa que os adeptos. Sabemos tambem por experiencia que quando as coisas dao todos os sinais de estarem comprometidas, entao e' que vao mesmo por agua abaixo. O treinador sente-se perdido mas preso nas suas conviccoes e incapacidade, enquanto os jogadores vai ficando cada vez mais descrentes. Contudo, a direccao e' aqui parte da equacao, nao para se exigir eleicoes imediatas (por este andar desportivo, deviam ser convocadas no fim da epoca e sem Pinto da Costa), mas por provavelmente saber que, deixando cair o Nuno, ficam eles proprios em maus lencois, com a credibilidade ainda mais reduzida, uma equipa mais uma vez em cacos e sem capacidade para ir buscar um treinador que faca realmente a diferenca, seja via Jorge Mendes ou nao. Eu francamente nao acredito que qualquer treinador de bom nivel, mesmo que desempregado, olhe para este Porto, da forma que e' dirigido, com esta total falta de politica desportiva, mal financeiramente e sem poder para evitar ser roubado pelos arbitros, e aceite treinar a equipa sabendo que, muito provavelmente, vai ser mais um a ser queimado. Na minha modesta opiniao, acho improvavel arranjar-se melhor que uma solucao de transicao, perder-se a epoca e haver eleicoes no fim da mesma. Contudo, tambem nao acredito que essas eleicoes vao mesmo acontecer, portanto... Resta esperar por um milagre e um golpe de asa da direccao no mercado de inverno e no treinador a ir buscar.

    Quanto a figurinha d'O JOGO, e' uma grande pontaria irem falar com 10 adeptos e todos defenderem o Nuno! Certamente sera coincidencia e superior visao desses adeptos... Enfim, O JOGO tem servido de veiculo de informacao provinda do clube e este artigo nao deve ser visto como mais que isso... Ate aceito a critica do Derlei em relacao a falta de qualidade do nosso ataque em comparacao com os rivais, tem razao. Tambem e' verdade que as opcoes de banco (Depoitre e Adrian) sao uma anedota. Mas tudo faria mais sentido se o Nuno tirasse real partido das opcoes que tem e que poderiam a ajudar a chegara aos golos, como por exemplo o Brahimi ou o Joao Carlos Teixeira...

    Abraco.

    ResponderEliminar
  10. Também estou contra a corrente, eu e todos os portistas que conheço e não são poucos. Lamentável. Além de não jogarmos porra nenhuma agora também somos um clube de treta... Abraço

    ResponderEliminar
  11. Boas

    Amigos Portistas, o NES não vai sair do FcPorto e por via desta capa de oJogo quase que aposto que vai ser o treinador da próxima época.

    Se isso acontecer, está visto que NES tem as costas forradas por alguem e esse alguem tem usado e feito dele o que quer...ou seja NES é um pau mandado que obedece a ordens e que quando resolve jogar com aqueles que joga deixando outros de fora foi porque esse alguem interfere no seu trabalho diário.

    Será que esse alguem é a SAD e Pinto da Costa ou então Jorge Mendes?

    uma coisa é certa Depoitre custou 6M€ e foi contratado porque pelos vistos, Aboubakar, Marega, Suk, Ghilas e Paciência não eram solução ou melhor fracos ao ponto de integrar este plantel. De quem é a culpa? Do NES não acredito que seja, pois isso seria admitir que naquela SAD não percebem nada de futebol e que basta um treinador qualquer fazer uma birrar por um jogador qualquer que vão logo compra-lo. Na minha opinião foi a pressão da massa adepta que fez com que essa contratação acontecesse tal como a do Boly. Ou seja a novela Rafa Silva doeu muito que perante o descalabro da época passada era preciso adocicar os adeptos com alguns reforços e vieram estes para nos calar. Para além do BIG MISTAKE, estas contratações tiveram o condão de pagar favores entre aspas, pois Depoitre tem algo a ver com aquele amigo belga de PDC chamado Luciano D´onofrio e Boly com Jorge Mendes e António Salvador. Não preciso dizer mais nada sobre o que envolve e relaciona estas pessoas umas com as outras.

    Brahimi depois de ter jogado o jogo todo contra o Belenenses será que conta? é que pelos os vistos se pode jogar este ultimo jogo então é porque NES não o acha melhor que os outros ao ponto de o utilizar mais vezes. Para mim os portistas e a CSocial já não toleravam mais a ausência do argelino ainda por cima depois dos resultados que temos e por isso o tal alguem exigiu que Brahimi fosse a jogo. Tudo muito previsível.

    os próximos dois jogos vão ser os mais importantes da época e se falhar-mos podemos dizer adeus a duas provas e talvez da presença na Champions em 2017-18.

    isto pode ser controverso o que vou dizer, mas parece-me que se anda a preparar uma equipa para não ganhar agora tal como tem acontecido desde à 3 épocas para cá. Parece um castigo que o nosso clube teve de pagar por causa de algo e que só vai acabar quando certo clube de certo presidente for Tetra e assim ficar para sempre como o maior presidente deles por ter conseguido um feito que nunca tinham conseguido. Parece que é assim, mas espero que isso não se estenda a um Penta, pois isso seria o cúmulo dos cúmulos, tendo em conta que tudo o que tem acontecido tem um Pai e esse Pai chama-se FcPorto e PDC. São eles os culpados por deixarem esse clube dos milhafres vencerem e dominarem tudo como querem. Será que não tem nada a ver com o facto de 2018-2019 a Olivedesportos já não ter os nossos direitos de tv? é que por agora quem é NOS reina na liga NOS e os da MEO passam dificuldades num liga que não é patrocinada por eles.

    Por fim Ricardo Pereira.Vender o jogador é e seria um grande erro da SAD portista tendo em conta que andam a tentar fazer um equipa jovem. Ricardo Pereira tem lugar mais que certo no plantel da próxima época a extremo e com possibilidade de jogar a defesa lateral se um treinador assim o entender. Num plantel com dois jogadores por lugar, Ricardo Pereira tem de ser opção num desses lugares.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém tem de ser vendido, Drulovic....

      Abraço

      Eliminar
    2. Vendam tudo menos o Drulovic e já agora também o Zahovic.
      Cumprimentos portistas
      A. Martins

      Eliminar
    3. Se desse para tambem manter o Jardel, era bom...

      Eliminar
  12. A capa d´ojogo vem ao encontro do que venho aqui a comentar, nao é a despedir NES que resolvemos isto!
    Ja disse e torno a dizer que ha muito portista cego com estes empates e que estao a querer mandar embora o menos culpado!
    O problema, passa pelo tipo de jogadores que temos e, se assim quisermos, estende-se á direção do clube, que decidiu manter alguns e contratar mal outros!
    Pode vir ate o Mourinho que isto nao se resolve, a equipa fara mais meia duzia de jogos ate voltar ao mesmo!
    Por isso tem que se dar tempo ao NES, e trazer jogadores que sejam realmente mais valias!
    Nao podemos viver de herreras e brahimis so quando estes lhe apetecem fazer tudo bem!´

    SDF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SDF respeito a tua opinião, mas acho que estarás consciente que estás bastante só nessa análise. Até em blogs mais... técnicos... se fala dos erros clamorosos de NES...

      Abraço

      Eliminar
    2. Se calhar nao estou tao so como parece!
      Nao digo, nem disse que o NES nao tem culpas nem que é o treinador ideal, erros todos os treinadores cometem, acho é que o momento exige calma dos adeptos e socios, se tudo "estremecer" agora entao é mais uma epoca sem ganhar nada!!
      Mudancas de treinadores ja tivemos nos ultimos 3 anos e nao resultou, nao vai ser agora que vai resultar!
      O NES tem que ser capaz de resolver ou entao ele proprio que se demita, mas nos socios e adeptos em vez de pedir a cabeca dele devemos ter paciencia e calma!
      abraco
      ´SDF

      Eliminar
    3. A solução para o SDF é correr com a direcção.
      O Sporting tem feito isso nos ultimos 15 anos com enorme êxito.

      Eliminar
    4. A questão que deixo ao SDF é que se concorda que as mudanças técnicas que tivemos nos ultimos anos foram boas?
      Acha que trocar-mos um Moutinho por um Kazmierkza, um Mariano ou um Tomás Costa obtem o mesmo rendimento que com o 1º?
      Não queira comparar alhos com bugalhos, porque mais do que tempo, calma e esperança, não se pode substituir qualidade com falta dela e esperar bons resultados.

      Já o NES sempre foi cobarde e vai continuar a ser, é assim a sua postura. É assim que vive a vida, porque tudo o que é, é-o graças ao JM, desde a sua carreira futebolistica e à sua carreira como treinador (quem não se lembra do telefonema em plena conferência de imprensa a agradecer a ida à final da taça ao JM e não ao Rio Ave e tudo mais? Até o Jesualdo merece mais respeito pelo coaching que lhe deu).

      Eliminar
    5. Acho que fui bem claro! Só nao entende quem nao quer!
      Mudar de treinador sempre que corre mal alguma coisa nao resolve nada, isso sim é sportinguizar o clube!!
      Nunca falei em mudar a direcao...não percebi!!

      Comparar NES com lopetegui, peseiro ou P. Fonseca, é cair na asneira de não entender que sao situações e tempos diferentes, nao me vou por para aqui a explicar o que é diferente, mas cada um compara o que quer!
      Se o NEs é cobarde, o que dirão e farão os treinadores que forem convidados a treinar o nosso clube se souberem que somos um triturador de treinadores??
      Precisamos de jogadores com qualidade, estou de acordo sim senhor a solução passa por aí depende é de quem dirige o clube!!
      SDF

      Eliminar
    6. Se o problema fossem os Herreras e Brahimis que só jogam quando o rei faz anos, estava tudo resolvido.
      O grande problema, são alguns dos que jogam sempre, estão imunes à critica e com os resultados que estão à vista.

      Eliminar
    7. Vou gostar de ouvir o que o meu amigo terá para nos dizer quando estivermos a 9, 11, 13... pontos do primeiro lugar...

      Eliminar
  13. O meu carro tem fuga de óleo. Não é por estar sempre a meter óleo no motor que vou repara a fuga!
    Ou como mudar de treinador, não será bem a solução, já que o motor está velhinho. Andou muito,ainda pega, mas já sabemos que agora só faz poucos quilómetros.Não adianta andar a gastar balúrdios em latas de óleo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se reparares um cano, podes não arranjar o carro, mas pelo menos já é esse a menos...

      Abraçom

      Eliminar
    2. Compra um carro novo de outra marca.

      Eliminar
    3. Quem se queixa que os Fiat 600 têm fugas de óleo e tem Ferraris, Bentleys, Maseratis na garagem, ou quer-se fazer de poupado, enganado os mirones ou então não tem é unhas para os carros que possui.

      Eliminar
  14. Dispensar NES não resolve coisa nenhuma. Já dispensar esta sad resolvia muita.
    Para mim António Salvador seria um bom presidente para o "DRAGÃO".

    P.S.

    A marca "New Balance" abriu uma loja na baixa do Porto e decidiu iluminar ou pintar a fachada do prédio toda de vermelho.
    Quantas mais humilhações vão ser obrigados a engolir os SÓCIOS e adeptos "AZUIS E BRANCOS".

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iluminar. Mas alguém falhou aí nalguma coisa, verdade? E não foi a marca NORTE AMERICANA...

      Abraço

      Eliminar
    2. António Salvador no FCP? NUNCA
      Esse é outro Rui Pedro Soares, são portistas mas só de letra, de resto vendem-se a qualquer clube da capital.
      Nojo desta gente, que nem num lugar de relativa autonomia são capazes de defender e promover os seus.
      Vide os negócios feitos entre FCP-SCB e SLB-SCB e ver quem tem sido constantemente beneficiado (e falo antes mesmo do SCB entrar no eixo Lisboa-Madrid-Braga-Vila do Conde-etc)

      Eliminar
    3. Contesta a cor do prédio da "New Balance" por ser vermelha, e defende um vermelho para presidente do Porto.. grande coerência sim senhor. Já agora desde quando o vermelho significa benfica? Eles até dizem que são encarnados. Com estas atitudes não vamos lá. O que me interessa de verdade é a cor da bandeira e dos equipamentos do FC Porto que sejam azuis e brancos. Mais uma vez tenho de criticar o presidente PC pois foi ele que atribuiu Dragões de Ouro ou de Honra a gente que nada tem a ver com o clube como esse sr do Belenenses, Cavaco, etc.. e com um jeitinho não fora o murro dado na mesa pelos sócios ainda veríamos o director da Bolha levar também ele um Dragão.
      Cumprimentos portista
      A. Martins

      Eliminar
    4. O Salvador? Deus permita que nunca tal nos aconteça! Esse gajo é unha com carne com um certo clube Sarraceno!

      Eliminar
  15. Caro Jorge Vassalo

    A crítica do Jogo foi tão veemente após o jogo de terça feira que logo tiveram que dar a mão. É obra ouvir 10 adeptos do Porto e todos serem unânimes e fazer disso primeira página. Sabia que o NES tinha boa imprensa nunca imaginei que a SAD também a tivesse agora.

    Só cai nesta quem quer ser enganado. Não é o NES que estão a defender mas alguém mais acima.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está visto que são mais uns em cuja amostra não traduz o verdadeiro pulsar adepto...

      Abraço

      Eliminar
  16. Esta edição d'O Jogo, se fosse encomendada à moda Norte-Coreana pela nossa SAD, não seria muito diferente. Podridão, necrose, decomposição. São os adjectivos que actualmente descrevem o agir do poder portista. Os adeptos e sócios não devem calar a indignação, para que não se confundam identidades dirigentes com a outra, superior, que é a do clube, do emblema. Chamando os bois pelos nomes, Pinto da Costa deve saber que ele não é o FCP, nem o FCP acaba nele. A mesma coisa serve para todos os outros que urdem os destinos da instituição. Não é só a falta de alternativa clara que fere o clube. É também a falta de reconhecimento das próprias faltas, a reincidência nas mesmas asneiras, a destruição da empatia com os adeptos através de um constante silêncio, a negação da realidade, a alienação numa gélida, cada vez mais só e tresloucada torre de marfim.

    Muitas destas merdas vimo-las no Sporting. Mas tal e qual.

    Nada mais Ricardo Sá Pinto que Nuno Espírito Santo, sendo que o agressor de selecionadores esbofa-se actualmente no banco de uma qualquer agremiação dum deserto longínquo. Este, como o nosso, foi contratado apenas para calar os adeptos, porque era da casa, exaltava-se nas agressividades clubísticas e tinha um calo no peitoral esquerdo, de tanto socar o emblema do clube. Até que a coisa desportiva lhe deu um piparote porta do burro afora. Nos entretantos, uns gajos fizeram uns negócios, a equipa espalhou comédia pelos relvados, os adeptos verduscos afogaram-se em cascatas de baba e ranho.

    O célebre florentino, no seu "Príncipe", abre com a justificação das suas citações de exemplos históricos da Roma Antiga: - as humanas paixões e ódios, ambições e temores, são sempre os mesmos ao longo da História. Quem se acautela consultando o que está consumado, vai melhor pela vida.

    Já vimos este filme e sabemos como acaba. É temo de acordar, mudar as premissas, para que obtenhamos diferentes conclusões.

    Abraço,
    André

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Excelente comentario. Ha dias, em conversa com um amigo sportinguista, ele proprio fez essa comparacao. Contudo, parece-me que temos um problema acrescido, que e' o lastro de uma longa presidencia, cheia de titulos e com importancia impar, mas, e tambem por isso, sem qualquer massa critica visivel ou oposicao em eleicoes. Isso faz com que, ate pela dificuldade natural de imaginar-se a saida de Pinto da Costa e receio do que pode vir, a inercia seja maior. Noutro clube, perante o que se tem passado nos ultimos anos, a direccao nunca concorreria sozinha nas ultimas eleicoes e, mesmo que as ganhasse, estaria agora a ferro e fogo. No Porto nao e' assim, vemos agora os custos de se misturar um homem com o proprio clube, a dependencia de decadas, cantar-se o nome no estadio, tudo o que foi bom teve um preco muito alto a partir do momento em que o homem ja nao e' o mesmo, as prioridades sao outras, a sagacidade foi-se, os negocios inexplicaveis abundam e ha uma extrema intolerancia a qualquer critica interna. Isto tambem contribui para que eventuais alternativas pensem muito bem e acabem por nao avancar...

      Eliminar
    2. Tem toda a razão, José. A existir uma alternativa, bacoreja-me ser de mau fundo, porque está muito caladinha, deixando o clube definhar, até ver livre e fácil o caminho para o poder. Ora, quem tem o interesse do clube no bestunto não age assim. Pelo contrário, antevê-se o assalto ao poder por uma turba sequiosa de negociata. Maus tempos

      Eliminar
    3. Que vontade de rir! Que lindo se escreve! Que giro!!
      Os mesmos que andam pela net em blogues a esbaforir complexas comparações com outros clubes sobre catástrofes inevitáveis, sao os mesmos que esbordam de ideias maravilhosas mas depois sao como as ratazanas os primeiros a saltar fora do barco quando este comeca a ir ao fundo!
      QUerem alternativas a pinto da costa, mexam-se saiam da toca senao, calem-se e deixem trabalhar quem la quer estar!
      Daqui a uns tempos os SUper tambem sao culpados de tudo porque nao fazem o que supostamente faziam noutros tempos!
      Apontar o dedo é facil e fazer melhor?? Tá quieto, tá frio la fora!

      Dragonite

      Eliminar
  17. Li na bluegosfera há uns dias que Vítor Hugo poderia concorrer para a Presidência.
    Vítor Baía também me parece estar com intenções de concorrer.
    Admitindo também que Alexandre Pinto da Costa (sim esse mesmo) poderá ir concorrer, este não é bem concreto mas a sua proximidade do Clube deixa algo muito suspeito.

    De treinadores podem vir ou Jorge Costa ou Marco Silva ou Vítor Pereira. Ou então como estamos a viver tempos milionário$, poderia-se trocar Casillas e Maxi por Jurgen Klopp.

    Não irei comentar nenhum dos referidos acima, só quis apresentar pessoas possíveis, que é o que se fala mais (à excepção clara de Klopp).

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jürgen Klopp não vai deixar o Liverpool, que está nos "big four", para vir para o FC Porto. A Premier League é, para mim, a melhor liga do mundo. Não há comparação possível. Infelizmente.

      Abraço

      Eliminar
    2. É claro que disse isto por puro desejo.
      De todos os treinadores no mundo vejo em Klopp alguém que tem a emoção e a mentalidade certas para levar o FC Porto para algo bom.

      Eliminar
  18. Caro Felisberto Costa,
    Sinceramente, gostei da comparação. Sem gastar muito " latim" retratou perfeitamente a situação. Cordiais saudações. Jorge Monteiro

    ResponderEliminar
  19. O NES não é o principal culpado pela situação actual do FCP pois estes são os dirigentes que cometeram inúmeros erros (ainda por cima pagos a peso de ouro). Contudo NES está a demonstrar que também não fará parte da solução. Tem nas suas mãos um conjunto de jogadores com grande potencial e não está a ajudar na sua evolução. A maioria dos jogadores está em sub-rendimento completamente perdidos em campo. O FCP até pode nem ser o principal favorito para vencer o campeonato mas tem de jogar muito melhor. Para piorar, se uma equipa joga mal consequentemente a maioria dos jogadores desvalorizará. Precisando de valorizar os jogadores para obter mais valias e não o conseguir só servirá para piorar a situação a nível financeiro para além de desgastar a imagem do clube.
    Estou muito desapontado e as alternativas tardam em surgir (já deveriam ter surgido há anos...e nem um sinal de vida).

    ResponderEliminar
  20. Caro Jorge
    Estou totalmente de acordo com a sua análise.
    Com estes "situacionistas e sadistas" de última hora temo que o futuro seja negro. Vamos ver daqui a quinze dias qual será a opinião destes "ilustres"
    Cá por mim estou mentalizado para o buraco negro que vai durar anos...
    Abraço
    Manuel Magalhães

    ResponderEliminar
  21. Bom dia Caro Jorge!
    Há muito que sigo o seu Blogue e dou lhe os parabéns pelo excelente trabalho realizado.
    Resolvi hoje dar a minha opinião, porque vejo o meu clube cada vez mais afundado em si mesmo.
    Vendo a capa de O Jogo, a interrogação que faço é: " Será que agora todos nos acham também burros ou pouco inteligentes?" Será que não percebem que nós portistas e Sócios como eu e o meus filhos, não sabemos distinguir o que é verdade , e o que é plantado? O que se passa no F.C. Porto é uma vergonha! São erros atrás de erros, que eu tenho para mim que são única e exclusivamente para servir uns senhores que gravitam à volta do nosso clube.
    Quando nós vemos a equipa que compunha a SAD do Porto ( Dr. Fernando Gomes, Dr. Angelino Ferreira, Sr. Antero Henriques), e vemos o trabalho que alguns deles estão a realizar em outras instituições percebemos logo que o nosso corpo dirigente está muito mais fraco. Se a isso somarmos a idade do nosso presidente percebemos que estamos à do fim. O meu medo é que quando chegarem outros e virem o estado das contas do F.C. Porto, vão demorar outro tanto para porem tudo nos eixos. TREINADORES FRACOS... JOGADODRES CONTRATADOS APENAS PARA FAZEREM AS DELICIAS DOS ALEXANDRES DESTA VIDA... Está na hora de uma mudança na Liderança do nosso clube. À uma coisa que eu tenho a certeza devemos ter respeito por quem conduziu o nosso clube durante anos da forma como o conduziu e das alegrias que nos deu, mas não nos passa despercebido que o nosso Porto também lhes pagou sempre a vida luxuosa que tiveram. Por isso repito... Se já não mostram capacidade, SE ACUMULAM ERROS ATRÁS DE ERROS DURANTE ANOS, Só existe uma coisa a fazer... RUA. Quanto ao treinador quando diz que não é altura para pensar nele, pensa que nós somos parvos. Ele já percebeu que não tem margem de manobra. Mas se gosta tanto do clube espero que na altura de lhe fazerem as contas ele diga que é "PORTO", e que não aceite um único euro de indemnização.
    ABRAÇO FORTE PARA TODOS OS PORTISTAS!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dr. Fernando Gomes está sem dúvida a realizar um excelente trabalho na Federação. Resolveu o problemazinho do roubo da sede, arranjou os milhões para o estádio de Oeiras, a casa das selecções, encheu os cofres da Federação com os jogadores dos clubes, enfim deu o valor devido à capital e tratou de abafar esses parolos da província que resistiam heróicamente. Ganda Homem.

      Eliminar
  22. Antigamente OJogo e os SD eram veículos de defesa do clube, hoje em dia são-no mas da SAD. Ambos aceitam a lapidação e o assalto à história do clube em troca de manterem uns quantos acomodados mais uns tempos no poleiro.

    ResponderEliminar
  23. Bom dia
    É claro que temos um treinador muito fraco. É a par de José peseiro o pior treinador dos últimos 10 anos do FCP.
    E o que mais me tira do sério é os porristas não perceberem e caírem que nem patinhos no conto do vigário da comunicação social. Com lopetegui estavam todos preocupados, diziam que não era treinador para o Porto, tinha mil e um defeitos. Por outro lado NES está a fazer muito pior mas está tudo tranquilo, é bom treinador. Que os outros o querem cá muito tempo não tenho dúvidas.
    Alexandre F

    ResponderEliminar
  24. Caro Jorge
    30º Aniversário dos Super-Dragões...
    Comentários e palavras para quê ? Está lá tudo...
    E o burro sou eu?
    Abraço
    Manuel magalhães

    ResponderEliminar
  25. O JOGO não faz mais do que nesta altura tentar criar uma barreira para as demasiadas criticas que se vão ouvindo. Não é informação - é PROPAGANDA. E é feito nesta altura para tentar aliviar a pressão sobre o treinador, antes dos 2 jogos fulcrais que aí vêm. A todos os que falam em manter o treinador a qualquer custo, perguntaria-lhes se "compactuariam" no final da época, com um cenário de 4º lugar, só com liga europa, sem qualificação para champions e sem troféus? Creio que não. Creio que nenhum portista no seu saudável juízo a isso acedesse. É exactamente isso que neste momento está em causa. NES tem duas finais, como o post referencia - Braga e Leicester. Os 2 resultados sendo negativos, terão obrigatoriamente de ditar o despedimento do treinador. Tudo menos que isto, para mim, será de difícil explicação e quase que poderá ser catalogada como gestão danosa. As palavras são fortes, mas é a minha opinião.

    ResponderEliminar