sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O Delírio Do Quadro e do Discurso Ao Lado


Confesso, fico preocupado. O meu lugar anual no Dragão deve ter Ayahuasca, ou outra espécie qualquer de poderoso alucinogénio, bem como a televisão da minha casa, porque não sou capaz de descortinar a equipa de que Nuno Espírito Santo explicou como sendo a sua no Desenha.No.Quadro.s01e02 em 480p ou 1080p, consoante o televisor.

Diz NES, e cito: "É uma equipa que consegue estar no campo adversário. Os laterais estão constantemente projetados, médios que envolvem, que rompem. Em 60 metros, não há um sistema que se possa identificar. Há uma ideia. Na maioria dos jogos, conseguimos isto. O resultado não identificam o jogo da equipa. Em todos os empates que tivemos, não corremos o risco de perder. Estivemos sempre muito mais perto de ganhar. Apenas esporadicamente consentimos oportunidades de golo. A equipa teve um bom crescimento, mas não conseguiu o golo. Consolidar o que estamos a fazer atrás e melhorar a eficácia. Ser capaz de concretizar o que produzimos. A equipa que vai jogar amanhã [sábado] é a equipa que tem jogado. Confiamos no plantel desde o dia um e assim será até ao fim. Estão a fazer a melhor época das suas longas carreiras".

É fácil de ver aqui o problema. O que eu destaquei é um absoluto delírio, pelo menos segundo o que vejo. Os médios não envolvem nada. Óliver passa 3/4 do tempo em missões defensivas, a vir buscar jogo a Danilo e a tentar fazer recuperações ad hominem. Otávio não faz outra vida senão tentar furar, sozinho, aquilo que, se estivesse a jogar apoiado, faria junto com os seus colegas. Também não é verdade que a maioria das equipas jogue recuada, e vai fazê-lo cada vez menos, ao ver um meio campo de dois miúdos a tentar fazer tudo sozinhos, com um buracão entre o ataque e a defesa, uma vez que Danilo dá o apoio aos centrais - que ficam bem atrás - para a projecção dos laterais. Projecção mas, como se viu no Restelo, non troppo, porque até esses não sabem se atacar ou defender. E depois, é preocupante como Otávio e Diogo Jota falam que NES lhes dá "liberdade atacante". Não pode haver. Deve haver processos, treino, jogo organizado, e não rasgos de criatividade. Assim, é fácil de perceber porque não raras vezes se atropelam os jogadores, procurando ocupar os mesmos espaços, não respeitando desmarcações nem triangulações. Cada um por si, como lhe der na telha, não é uma ideia de jogo!

Elasse, o treinador dizer que a equipa está de uma forma quando está claramente de outra, se não for um discurso para tentar  ganhar tempo - que não existe quando se diz que há que ganhar títulos JÁ - é um delírio que me deixa (ainda mais) apreensivo com a minha equipa.

Claro que a defesa forte funcionava no Rio Ave e no Valência. Mas não no FC Porto. Não chega clean sheets. É preciso que o adversário vá buscar a bola ao fundo das redes, uma e outra e outra vez. 

E, ou NES admite que vai precisar de mais de um ano para isso ou está a falhar! Com esse discurso não vai a lugar nenhum - a não ser à chacota dos nossos adversários! E chega de ter outra coisa senão temor do lado de lá!

Os Super Dragões fizeram 30 anos. Parabéns a eles e o meu sentido obrigado pela abnegada dedicação e disponibilidade, a maioria à custa de grandes sacrifícios pessoais e profissionais em prol do sucesso do Nosso Grande Clube.

Mas tenho pena que o Presidente , em mais um discurso delirante, tenha vindo dizer que estes são os adeptos bons, contra os adeptos maus que são "aqueles que criticam, aqueles que na sombra, quando há qualquer desaire, põem as orelhas de fora". Pois é, senhor Presidente, saiba que não são os adeptos "maus", são sim os adeptos tão legítimos como os que aplaudem, com uma voz e uma dor, que também eles abdicam do seu tempo e das suas, muitas vezes parcas, condições para estar no Dragão a cumprir o seu sonho Azul e Branco.

Sabe, os adeptos de Coração Azul e Branco não se esgotam na Tribuna Presidencial, Camarotes, Tribuna e dois sectores do Estádio! Não compreendo este discurso do Quixotesco inimigo interno a alguém que tão bem sempre soube combater os verdadeiros inimigos externos! Perceba, senhor Presidente, que todos queremos o mesmo - um FC Porto vencedor, titulado e dominador. E as visões diferentes devem ser respeitadas, encorajadas e debatidas! Pode ter a certeza que não ouvirá nenhum assobio se a equipa jogar bem!

Tristes dias estes, onde o delírio tomou conta da estrutura do Clube. Faz-me temer ainda mais pelo futuro próximo deste. Parece-me que está tudo ligeiramente ensandecido...

"The art of our necessities is strange,
And can make vile things precious."
- "King Lear", Acto III, cena II, William Shakespeare.

(Se quiserem saber do verdadeiro caminho que defendo, eu e outros bloggers da bluegosfera, e que vemos, felizmente, melhor explicado, nada mais do que procurar aqui. Nas 4 Linhas, um programa fantástico de debate sério por gente que sabe , no Porto Canal! Bravo Juca Magalhães, assim sim!)

63 comentários:

  1. Tal Presidente, tal treinador.
    2 novos são precisos.

    Renovar o FC Porto!!!

    Vamos la ver como irá ser amanhã.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cuidado Filipe, não sejas um dos "maus"...

      Abraço

      Eliminar
    2. ... pois tal Treinador, tal Presidente... como dizia um antigo treinador brasileiro da nossa Selecção: " E o Maluco sou eu?" A ver pelo discurso parece. Em 7 dias já vamos ver quem tem razão... Infelizmente...

      Eliminar
    3. Sabem o que eu acho disto tudo? HOMBRE estamos Hodidos!

      Eliminar
    4. Viva Jorge!
      Bem observado, grande "post"...!
      E também para referir que subscrevo na integra o comentário do Filipe Ferreira. E sou o sócio nº2770.
      Ah! Consta-se (de novo) que há fora da FC Porto.Futebol, SAD quem mande mais do que os que estão lá dentro...! PODE...?!
      Armando Monteiro
      https://dragaoatentoiii.wordpress.com/

      Eliminar
  2. Ainda bem que já sei como decorreu a conferência de imprensa do NES. Poupa-me e obriga-me a fugir dos canais de TV que estiverem a mostrar as imagens. Ele já sabe que vai ser ridicularizado, grande coragem tem o homem. Quanto ao presidente PC acolhe-se no seio de quem ainda o aplaude e critica os outros portistas por terem aberto os olhos. É preciso começar a pensar a quem dar o Dragão de Honra ou o de sócio do ano para a próxima época. Eu tenho cá um palpite.
    Saudações de um portista que pôs as orelhas de fora (para escutar tão sábias palestras). Cá para mim está a estender a corda toda.
    A. Martins

    ResponderEliminar
  3. Bem, o Nuno continua na sua cruzada a tentar convencer-nos que o que ele pensa ver em campo e' de facto aquilo que acontece. Ja era um guarda-redes que tremia muito frequentemente por falta de estaleca, portanto nao admira que trema tambem como treinador e se contente com uma equipa segura atras e que tem mais duas ou tres oportunidades que o Belenenses ou o Setubal. Nao me parece que ele esteja a ganhar tempo, parece-me que este delirio e' mesmo um delirio e portanto genuino. Tivemos hoje a confirmacao que la na frente chegara ter "uma ideia", ou seja, os jogadores que resolvam.

    Quanto ao Presidente, ja ha muito tempo que se virou para dentro e se preocupa com as vozes criticas internas, mesmo que nao sejam mais que colunistas. Portanto, e' perfeitamente natural que releve a claque, que de facto apoia sem ser massa critica alguma, sobretudo em relacao a Direccao. Era bom que ele percebesse que grande parte dos adeptos que berram e protestam nas derrotas sofrem de facto com o clube, tal como sofrem os que ficam alarmados com as contas ou com tantas decisoes da Direccao. Nao percebendo, discordo de quem ainda sonha que ele prepare a transicao ou sugira putativos candidatos, porque, se o fizer, serao mais do mesmo e continuaremos a ter um clube fechado, a torrar dinheiro e a sempre pronto a atacar quem ousa criticar.

    Falando por mim, estou ha dois anos no Canada e cinco na America do Norte. Quando me senti feliz por ir ver o meu clube aqui perto (Toronto), vim a saber pelo Record que afinal viria o Benfica... Tudo o que tive como explicacao foi uma coisa ao retardador e nao muito bem amanhada, e, sobretudo, nao houve uma palavra aos adeptos (e socios, como eu) de ca que se sentiram defraudados. Sempre que preciso de alguma coisa do gabinete de apoio ao associado, fico quase sempre frustrado com a incompetencia que reina nos servicos de um clube mundial. Nao pude votar por estar emigrado. Vejo o clube perder a matriz que a todos nos aglutina, embora as pessoas sejam as mesmas. E pelos vistos, mesmo assim, so posso bater palmas... Continuo a ver os jogos e a sofrer, mas e' preciso muita paciencia...

    Abraco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, Lopetegui exigiu - e bem - que não se procedesse à viagem quando soube que teria de ir à América do Sul jogar.... aliás, veja-se como chegaram as papoilas, com 4 derrotas por causa disso.

      De resto, tirando o facto de ter de sublinhar que a grande maioria da claque não tem o sentir tão alinhado como o José pensa, concordo.

      Abraço

      Eliminar
    2. Jorge, uma falange importante pode achar isso, mas na hora de votar votam em quem manda ou em quem querem realmente?

      Eliminar
    3. Jorge, e' a ideia que passam, mas acredito que possa estar enganado ate por infelimente so poder acompanhar o clube pelo que leio ou vejo nos jogos por streaming.

      Quanto a nao terem vindo a este lado do oceano (nao era a America do Sul, era EUA, Canada e Mexico), o que mais me doeu foi nao ter havido uma palavra para os adeptos, sinceramente. Muitos ja tinham comprado bilhete. O motivo da nao vinda, mesmo que fosse muito bem explicado (que nao foi, ate por se ficar a saber pelo Record) pode ter sido o mais valido do mundo, mas mereciamos ficar a saber em primeira mao pelo clube e sobretudo ter havido uma palavra. Acredite que, estando longe, pequenas coisas fazem muita diferenca...

      Abraco.

      Eliminar
    4. Se o Nuno Treinador fosse um bom hipnotizador, talvez tivesse sorte, assim, não me parece! Quando Eu estou certo e Todos Os Outros errados... sabem que mais? Estamos mas é f...

      Eliminar
    5. José, claro, tem toda a razão. Infelizmente, tem sido modus operandi corrente...

      Abraço

      Eliminar
  4. Já estava habituado ao Presidente referir-se de forma menos elogiosa a elementos específicos do mundo Portista, mas acho que é a primeira vez que fala em maus adeptos, e adeptos "não Portistas" no estádio. Por serem "aqueles que criticam".
    Já dizia um colega Portista, também blogger na bluegosfera: de democracia já aqui há pouco, e se era preciso um indicador disso vai ser difícil mais explicito que esta tirada de Pinto da Costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frase muito infeliz, de facto...

      Abraço

      Eliminar
    2. PC nunca foi um Democrata nem tem de ser! Foi, isso sim, muito bom no que fazia, o que às vezes me leva a questionar se esta conjugação de Tsunami+Terramoto que vimos sofrendo se deve exclusivamente à Idade...

      Eliminar
    3. Mas a gestão do clube é suposto ser democrática, senão não haveria eleições, assembleias gerais e tudo mais.
      Se é esse o modelo de gestão que os adeptos (os sócios, vá) defendem, não pode ser um homem que desrespeita desta forma os os valores democráticos que está à frente do clube.
      Outrora para ele todos os sócios tinham voz, todos os votos valiam o mesmo. Não é agora que é contestado que uns votos valem mais que os outros, ou que uns adeptos são mais Portistas que outros. Porque age assim não sei se idade, o dinheiro, as mulheres, o filho, o Espirito Santo ou o rai-que-o-parta. Para mim ouvir estas palavras foi a gota de água.

      Eliminar


  5. Nuno Espírito Santo garante que a equipa técnica ainda não tem decisões tomadas para o mercado de janeiro, uma vez que tem todo o plantel à disposição e continua a acreditar no potencial do grupo.

    «Não há decisões. Enquanto equipa técnica não abandonamos nenhum jogador. Todos são importantes, damos ferramentas a todos. Sabemos que a qualquer momento podemos precisar deles. Não há decisões antecipadas. Neste momento, felizmente todos estão disponíveis para ser opção», afirmou Nuno.


    o 1- paragrafo só demonstra como o NES nem sequer saber quem está a mais e a menos
    o 2- paragrafo só demonstra como o 1º está certo e em como o NES ou é um mentiroso ou é um individuo sem qualquer tipo de noção.

    Enfim, espero que o proximo quadro que preencha seja o do centro de emprego, porque não acredito nem a 20% que vá conseguir 2 vitórias consecutivas, capazes de alavancar a equipa. Acredito sim, que Dezembro terá vitórias, mas não capazes de nos empurrarem para nenhum objetivo realmente importante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de todas estas... infelicidades... todos queremos uma vitória contundente amanhã e quarta feira.

      Abraço

      Eliminar
    2. Pela Primeira vez concordo com o NES(cio): eu também acredito na equipa ( que é muito melhor que os resultados), não acredito é no NES(cio)!

      Eliminar
  6. Jorge, já recebeu a ordem de despejo do blog? Eu já estou à espera da minha, como adepto mau que sou.
    Enfim, compreendia o discurso do "estão comigo ou estão contra mim" se a SAD defende-se o clube, a equipa e os adeptos. Quando só olham para eles, está tudo dito de quão errada e falaciosa tem sido a postura da SAD nos ultimos anos.
    Não se esqueçam que quem tudo lhes deu, também lhos tira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, basta haver vontade suficiente e causa necessária.

      Abraço

      Eliminar
    2. ... pois Se Parecesse Defender-Nos (equipa, clube, adeptos)!

      Eliminar
  7. Além de termos um treinador incompetente também lhe podemos somar outra falta de qualidade que é a de pensar que os outros são burros e não vêem os jogos. Além de tudo isto cai no ridículo tentando explicar o que na prática não tem explicação. Chama-se a isto estar com o rabo trilhado e começar a ver o chão fugir-lhe dos pés. Eu também já tenho um quadro com um belo desenho que lhe indica a porta de saída se perder amanhã.
    Quanto ao presidente cada vez mais se afunda quando fala.Quem viu aquele homem e quem o vê. Devia falar era no final dos jogos quando somos roubados mas nessas alturas como um qualquer cobardolas não dá a cara. Agora comprou o silêncio dos super dragões com um prato de lentilhas e insurge-se contra aqueles que vêem o que ele não vê e que é o de estar a levar o clube aos níveis dos anos 70. A sua atual incompetência não tem limites quer desportiva quer financeiramente. Está a perder todo o respeito que conquistou por estar agarrado ao poder sem ter capacidade para tal.Faça um último mas talvez mais importante serviço ao clube, dê lugar a outros que sejam capazes de fazer o que está provado que agora não é ou seja levar-nos de novo às vitórias e fazer de nós um clube respeitado!

    ResponderEliminar
  8. Caro Jorge Vassalo,

    Assistimos nas ultimas 24h a mais 2 episodios do que é hoje o Porto. As responsabilidades de PC estão bem evidentes quando perde tempo a inventaria adeptos bons e maus. Pelos vistos os bons calam e comem e apenas apoiam, enquanto que os restantes que pagam quotas, lugares anuais, etc. são apenas clientes que não tem o direito de reclamar. Senhor Presidente, acabou de escavar mais um bocado no fundo que tinha anunciado. É absolutamente lamentável esta posição do presidente do FCP após épocas de promessas pifias, decisões bacocas e silencio comprometedor.

    Não bastante e o mister do meu clube vem a publico tentar safar-se. É a única intenção que vejo nisto. E está a safar-se a ele e a quem ontem dividiu novamente os adeptos. Por aqui se prova que tudo está por um fio. A ambos os protagonistas deste meu comentário, desejo boa sorte enquanto estiverem no FCP e se puderem, deixem de fumar daquilo que faz rir, porque é a única forma de aligeirar o ridiculo a que chegaram.

    Venha uma vitória amanhã. Salvadora para uns, completamente merecida para os que verdadeiramente sofrem e apoiam sem mais.

    RAOC

    ResponderEliminar
  9. Caro Jorge
    Sinto-me insultado. Sou dos que ponho as orelhas de fora. Lamento que o Presidente ponha a lingua de fora e diga estas barbaridades. Mais comentários para quê.
    O tempo se encarregará de lhe mostrar o caminho...
    Quanto ao NES até mete pena.
    Abraço
    Manuel Magalhaes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enfim... não foi um dia feliz...

      Abraço

      Eliminar
    2. Dizer que as pessoas que protestam ou criticam no estadio nao sao portistas e' um comportamento ditatorial, nem mais nem menos. So se entende estas declaracoes se Pinto da Costa sentir-se ele proprio inseguro, coisa que e' ridicula vinda de quem e' presidente ha mais de 30 anos. Eu sugiro que, no caso de mais maus resultados, os adeptos substituam os assobios por umas orelhas gigantes. Ficaria mais facil ao presidente escorracar os que acha que nao sao portistas...

      Eliminar
    3. *suspiro*... ao que estamos a chegar...

      Abraço

      Eliminar
  10. Sobre NES não vale a pena dizer muito, a não ser que é ao plantel que tem de passar a mensagem e o modelo de jogo, não aos media, aos Portistas e aos adversarios. Ainda por cima não bate a bota com a perdigota...

    Pinto da Costa está em modo segregador.
    O ano passado, antes de despedir o basco, dizia que quanto mais se assobiava mais a equipa ganhava.

    Enfim, estamos fodidos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, deu um excelente resultado atiçar a fúria dos adeptos, não deu?

      Que tempos negros!

      Abraço

      Eliminar
  11. Alguns dizem que António Salvador é vermelho e que como tal não seria um bom presidente para o FCPORTO. Eu discordo desta visão. O SCBraga cresceu muito com este homem. Por outro lado, no "DRAGÃO" já entraram jogadores e treinadores vermelhos e nem por isso o "AZUL E BRANCO" se deu mal.

    Abraço

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
  12. Boa Noite, Jorge Vassalo

    No pior dos cenários, tal como dom Quixote a lutar contra moinhos de vento, temos um Presidente a criar ainda mais divisões internas...

    E temos um treinador a ter necessidade de se justificar perante tudo e todos (C.S.), e em vez de se concentrar no seu trabalho, está entretido com outros assuntos...

    Imaginem só se era o Lopetegui que levava um quadro para as conferências de imprensa...

    É sofrer e esperar que amanha os jogadores em campo consigam uma vitória para acalentar esperanças (ainda que ténues) de que ainda estamos vivos no campeonato.

    Abraço Portista
    Gil Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dualidade de tolerâncias chega a ser nojenta.

      Esperemos que, no meio de tudo isto, haja a fagulha de uma vitória que jogadores e adeptos merecem inequivocamente.

      Abraço

      Eliminar
    2. Agora sobre a táctica explicada pelo treinador

      Ele tem a ideia que coloca muita gente na frente, (em casa até pode ser, mas fora não é assim).

      Lembro que no tempo do Jardel o que interessava era simplificar os processos, ás vezes isso é o mais difícil para um treinador.

      Mas o problema não é esse, são as rotinas que não existem, é 2/3 jogadores ocuparem ao mesmo tempo os mesmos espaços, é não existir rotinas e rapidez na procura do espaço para o jogador que vem detrás aparecer a desequilibrar.

      Lembro que os bons treinadores são os que criam estas dinâmicas de equipa, não com 11 jogadores, mas com 16/17 para o plantel rodar.

      Jesualdo tinha essa forma de ver o jogo, muito sistematizada, mas muito coerente com o seu modelo de jogo, poucos processos, mas eficazes...sempre no 433.

      E para mim esse é o problema do NES é querer jogar em 424 como fazem os outros, infelizmente para ele e para nós ainda não tem experiencia para o conseguir...

      Simplificar é preciso...

      Abraço
      Gil Lopes

      Eliminar
  13. tirem-nos deste filme (espécie de 'twilight zone' sem filtro ou rede de segurança).
    nunca imaginei que chegaríamos a este ponto sem retorno: de escavar ainda mais fundo o tristemente célebre «batemos no fundo».
    e nunca imaginei que o Presidente fosse o primeiro a ser o principal divisor da massa adepta indefectível quando deveria ser o primeiro aglutinador da mesma.

    «largos dias têm cem anos», sim senhor. mas actualmente talvez com outros personagens. haja Coragem da Oposição se assumir e dar a cara, sem receios de represálias, que os tempos são de "os" ter no sítio.

    Miguel Lima | Tomo III

    ResponderEliminar
  14. É o que faz ir a um jantar dos SD... bebe-se demais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi gente a beber mais e a fazer menos asneiras...

      Abraço

      Eliminar
    2. Há quem, dizendo-se do FC Porto, mas a ganhar bom dinheiro, diz mal do clube e do presidente. Enquanto eu os incomodar é bom sinal, é sinal que querem que esteja aqui!”,

      Eliminar
    3. Vírus, és tão divertidamente doente! hehehe

      Eliminar
  15. Boas portistas

    hoje ao ler no Rascord o Jaime Pacheco percebi muito do que ele sente como adepto portista que é. É uma pena, pois com um Pacheco à Pacheco a bem ou a mal ninguem nos cantava de galo.

    Xistra está nomeado para o jogo de amanha e vai apitar da forma que ditar hoje um resultado na Madeira. Se os da capital perderem(não acredito), o xistrema vai aparecer para compor alguma coisa. Assim se percebe a nomeação.

    Saudações Portistas

    11DruL0Vic

    ResponderEliminar
  16. Contabilista de Vão-de-Escada2 de dezembro de 2016 às 21:43

    Quando se chega ao ponto de dizer que os destruídores de áreas de serviço é que são os bons adeptos, está tudo dito.

    Preparem-se para uma candidatura do Macaco quando o incumbente se retirar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As claques LEGAIS do FC Porto já não têm incidentes há anos! Que raio de conversa é esta!? Deves ser vermelho!

      Eliminar
    2. Contabilista de Vão-de-Escada2 de dezembro de 2016 às 22:07

      Essa tua resposta é do mesmo estilo que o PdC a classificar os adeptos de bons e maus. Já reparei que és um simpatizante das claques, direito que obviamente te assiste, mas daí a chamar vermelho a quem pensa de outro modo, vai uma distância, convenhamos.

      Uma coisa é certa: quando até bloguistas (e não é um nem dois) que ainda há bem pouco defendiam Pinto da Costa e a SAD com uma conversa de "nós" e "eles", e conhecidos comentadores nesses blogues, com a mesma tendência, passam a críticos, e apenas as claques parecem apoiar o poder, só pode dizer-se que cheira, finalmente, a fim de regime.

      Eliminar
    3. Era mesmo. Era o NQP, a gratidão imensa e...passado um pequeno lapso de tempo, já bebe demais (um homem que nunca bebeu), está morto e ainda se revoltam por RGS dizer o que diz.

      Plano Oficial de Contabilidade

      Eliminar

    4. as saudades que tenho de Pinto da Costa não me tolham o discernimento de considerar que o actual Jorge Nuno não lhe chega aos calcanhares. e que este último, há uma dezena de anos, já teria sido desancado por aquele. tal chama-se evolução no pensamento. considero que para os "vãos de escada" desta vida, tão absortos na sua maledicência, tal seja um conceito de difícil concepção...
      já agora: no espaço que administro sempre considerei que julgar o portismo do Outro é um acto tão "sadio" como comparar falos... agora, não me peçam para concordar com algumas formas de manifestar esse portismo - como assobiar a minha Equipa do coração e em nossa casa - porque não me identifico com esse tipo de atitudes, de todo!
      se tal significa uma divisão entre "eu" e os outros, então assumo-a sem rodeios, POCs e vãos de escada. e sem me refugiar no anonimato e nos nicks, assumindo sempre o que escrevo (e defendo) em prol do meu Clube do coração.

      Miguel Lima | Tomo III

      Eliminar
    5. Contabilista, vai fazer essa cruzada dos afanados do regime para outro lado. Faço-te um desafio: fala - cara a cara! - com um qualquer membro dos Super ou do Colectivo. E depois diz-me se concordam, se andam para aí a apoiar cegamente Pinto da Costa!

      Por exemplo, na penúltima AG eram muitos e variados os SD que estavam a protestar e a criticar. Essa análise simplista, aqui, não vai colher.

      Não sou SD. Mas reconheço o valor que têm, e o sacrifício que fazem, muito superior ao meu e, tenho a certeza absoluta, ao teu.

      Foi também a última vez que fizeste uma acusação aqui neste blog. Queres ter argumentos, usa os TEUS.

      Eliminar
  17. Tive de ver o vídeo e nem se chore ou ria...
    Tempos tumultuosos se avizinham...
    Espero que alguém se chegue á frente antes de o Verão de 2017

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só os - espero que mais do que um! - levo a sério se assim for!

      Abraço

      Eliminar
  18. Boa noite Jorge.No meu entender,depois da derrota do clube do regime, qualquer resultado que não a vitória do FC PORTO amanhã deveria resultar na saida de NES do comando técnico dos dragões imediatamente.

    ResponderEliminar
  19. O Presidente falou em Nogueira da Regedoura. Num discurso cheio de tesão, que vem tarde e a más horas. Disse que só estava como presidente até os portistas quererem e eu vou fazer de conta que acredito. Entretanto a comunicação do Clube multiplica-se em acções de defesa do FC Porto. Até o Porto Canal descobriu que nos andam a fazer mal o que é sinal que não são só os sócios e simpatizantes maus como o Presidente diz. Pode ser que tudo se componha que o Poder acorde finalmente para a realidade, até com a ajuda dos tropeções da concorrência. Entretanto o armanço em intelectual de NES com os seus quadros e o seu discurso não ajuda coisa nenhuma a não ser à chacota da concorrência. Abraço

    ResponderEliminar
  20. Quando disse que ir a um jantar dos SD se bebe demais, jamais em tempo algum quis referir-me a Pinto da Costa. Foi apenas e só uma piadola que me saiu.
    Peço imensa desculpa se foi assim interpretada, pois não sou ingrato para ofender quem tanto nos deu.
    Posso, devo e tenho que, criticar eventualmente, mas sem nunca ser insultuoso, e sobretudo com o grande pai das nossa vitórias, Jorge Nuno Lima Pinto da Costa!!!

    ResponderEliminar
  21. Bora pra frente,as papoilas perderam e temos uma boa chance de encurtar a distancia!!O problema e que n acredito em NES embora acredite na equipa.

    ResponderEliminar
  22. a partir do momento em que a sad diz a varios jogadores que vao estar na porta de saida ,qual passa a ser a prioridade desses jogadores?Vao tentar ser eles a resolver os jogos para que com isso deiam nas vistas,terem os seus 5 minutos de fama para a partir dai fazerem os melhores contratos para eles,e quando estamos a falar em avançados ainda se nota mais pois ja todos vimos muitas jogadas ultimamente,em que se prova que o jogador tenta ser ele a marcar quando tem um colega em melhore situaçao, e depois todo esse stress faz com que se atinja recordes por falta de marcar golos.helder oliveira

    ResponderEliminar