domingo, 5 de março de 2017

Análise FC Porto 7-0 Nacional - A Vitória da Família

Ontem foi uma tarde linda. Linda pelos golos, linda pela comunhão entre os adeptos, linda pela adaptação da equipa, linda porque sentimos o regresso do FC Porto ao que ele É. E esta, vou dizê-lo sem rodeios, é inequivocamente uma vitória de Nuno Espírito Santo. Aliás, toda esta recuperação do espírito e união à Porto se deve a ele. É inegável que, com maior ou menor acerto, a jogar melhor ou pior, o FC Porto de NES não desiste, não desarma e nunca pára. E eu, que fui céptico e impaciente, reconheço o meu erro e dou, alegremente, a mão à palmatória. Porque esta constatação não depende de sermos ou não campeões. É algo que se vê e se sente, nos jogadores e adeptos. E é sua obra e responsabilidade. A vontade, o ímpeto e o querer são inquestionáveis. Portanto, o seu a seu dono.

Apesar de um começo algo periclitante do FC Porto, uma vez destapado o ketchup, tivemos direito a uma noite de sonho, onde fica bem patente o quanto esta equipa é - de facto - uma família. E, por falar em família, que lindo foi ver o Dragão cheio de crianças e o brilho no olhar de todas elas no fim do jogo, e em especial a minha filhota, a cantar "Eu quero Porto campeão" e nervosa à espera do oitavo. Um Azul e Branco forte vai crescendo. Que assim seja até aos Aliados. Com a fome que vejo e a união que sinto, sem dúvida que é possível! Vamos a notas.

Óliver - A par de Brahimi, foi, para mim, e para a GoalPoint também, o homem do jogo. Começou nervoso e complicativo, como a equipa, fez um passe "à lá Shaktar" para um jogador do Nacional, mas quando, após os 20 minutos, voltou a si, arrancou uma exibição fantástica. Os números não mentem. Além de destapar o ketchup, esteve presente na maioria dos lances de golo, fez passes fantásticos para ocasião, recuperou bolas... Enfim, como antes havia dito, a jogar no sítio dele, é o Maestro que dá o compasso da música.

Brahimi - Yacine Brahimi está outro. O que Brahimi lutou ontem é de guardar para sempre. O argelino já merece ser campeão por toda a magia que tem espalhado por estes campos fora. Até na fase menos acertada do FC Porto, foi ele que tentou furar por entre o muro e o golaço que marcou, a "matar" a decisão, foi um prémio mais do que justo para toda a raça e entrega que tem demonstrado mata definitivamente todas as dúvidas que alguma vez possam ter pairado sobre o compromisso do argelino com esta equipa. A atacar, a defender, a abrir buracos, Yacine esteve brilhante!

A família - Não se infira com isto que o resto da equipa tenha estado abaixo do muito bom, também. André Silva prova a sua polivalência e o quanto o trabalho de campo não o incomoda minimamente, estando tão bem a marcar como a ajudar os companheiros, há indubitavelmente um antes e um depois de Soares no FC Porto e a defesa continua de absoluto betão. André André está a recuperar a forma e tem um entendimento quase simbiótico com Óliver, e de repente tem-se um bom meio campo  e o 4x3x3 assenta como uma luva. Não é preciso mudar o que está bem. Esta é a identidade do FC Porto. Em Alma e no campo.

Nuno Espírito Santo - Para lá do mea culpa que já fiz em cima, quero só dizer mais que só um treinador com ambição de moralizar e de fazer crescer os seus jogadores resiste à tentação de controlar em vez de esmagar, como ontem NES fez. Tirar a parte mais defensiva para reforçar o ataque, com o jogo mais que ganho, é de alguém corajoso. Bravo, mister! Chapeau!

Tapar o Sol com a peneira - 



Esta era a "versão" da realidade que os jornais da capital nos quiseram mostrar. Eu sei que este é um tempo de pós-verdade, onde algo pode ser apresentado como verdadeiro, mesmo não tendo qualquer ligação com o que de facto se passou. Irei falar mais sobre isso amanhã, mas o benfas fez uma exibição miserável, cheia de casos e com o resumo no quadro abaixo. Tentar equiparar uma à outra não é só wishful thinking, é mesmo uma insuportável mentira! No entanto, ainda bem que acontece. Enquanto vão empurrando com a barriga o momento terrível em que estão, o FC Porto vai crescendo e solidificando o seu modelo, a sua atitude, os seus posicionamentos. Continuem assim, depois queixem-se.


32 comentários:

  1. Boa vitória do FCPORTO, mas CUIDADO, o "DRAGÃO" tem uma equipa jovem e este resultado pode subir à cabeça de certos jogadores.
    Por outro lado os "calabotes" tem um calendário mais favorável e é preciso não esquecer que levam 10 anos de avanço em relação à concorrência.
    Não se tive-se metido o "AZUL E BRANCO" num "buraco financeiro" e a "FORTALEZA DO NORTE" podia com o retorno de Hernâni, Ricardo, Rafa Soares e Gonçalo Paciência tornar-se CAMPEÃO EUROPEU.

    Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles podem voltar todos, o Ricardo não deve querer.

      Abraço

      Eliminar
    2. Pardonnez? Falta-nos o Hernâni e o paciência para sermos campeões europeus? E o Hugo vieira em vez do soares, não? ;)

      Eliminar
    3. Tanto o Hernâni como Gonçalo Paciência são jogadores fabulosos (digo eu).
      Se o FCPORTO tiver que vender o Soares (jogador que o Silva defendeu desde o primeiro momento, honra lhe seja feita) então, prefiro mil vezes o Hugo Vieira, o Lima ou o Rui Fonte para o substituir que o Depoitre, Adrián López ou Daniel Osvaldo. Mas cada um que tire as suas próprias conclusões.
      Eu estou a vontade, não recebo comissões de nenhum deles, apenas e só quero o sucesso do "DRAGÃO". Au Revoir.

      Abraço

      Luís (O MEU, O TEU, O NOSSO FCPORTO)

      Eliminar
  2. Que jogo bom de ver...
    Bem... NES tem de facto melhorado, mas não podemos regredir. Se no próximo jogo voltar a mudar tudo e ainda que nos safemos, porque esta equipa tem alma até almeida, vou voltar a dizer a mesma coisa. Herrera recuperando e Nes é bem capaz de baralhar tudo outra vez.
    Nos seus destaques faltou dizer que André André esteve ao nível de Oliver. Se não estou em erro está na jogada do primeiro, 3 e 4 golos pelo menos, foi extremamente importante na manobra da equipa e para mim foi decisivo. Está a atravessar um grande momento.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei porque é que o mru texto sobre o AA tinha desaparecido, mas está lá já. Obrigado Cila!

      Ah, e já agora : o jogo foi às 18:15!

      Abraço

      Eliminar
  3. Grande jogo, grande resultado. Gosto sempre de ver o nacional a ser vergado no dragao. Que pena o feirense nao ter pontuado. Mas pelo menos um penalty por marcar. Nem que seja terca feira, no porto canal, ha que falar disto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E vai-se falar, ó se vai. E da vergonha que aconteceu na bancada!!

      Abraço

      Eliminar
  4. Cuidado com o post sobre os lampiões. Ainda levamos com petardos e cadeiras na tola. Quero ver se o Ratazana Santos vai defender a interdição do estádio do Carnide e outras medidas duras com aquele discurso de m**** que usa cada vez que abre a boca infectada de ódio para falar sobre o NGC.

    ResponderEliminar
  5. custaram me aqueles 30 minutos iniciais, mas .... depois.....Vou so dar a minha ``bitaite`` la mais para diante senao ainda vou dizer que gosto de todos que sao todos extra mesmo o layun.

    ResponderEliminar
  6. ah vou ja dar um bitaite sobre o paixao, excelente preparaçao fisica, sabia que tinha os holofotes em cima, portanto estava sempre muito perto dos lances, nota se que os jogadores adversarios de todas as equipas se tentam apoiar nos arbitros para cavar faltas contra o porto, percebeu se isso em 3 ou 4 lances dos do nacional. Parece me que nao apitando por simpatia e coraçao ate poderia ter tido uma carreira um pouco mais digna.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade. Não se deu por ele. É o melhor elogio que lhe posso dar.

      Abraço

      Eliminar
  7. Jorge !
    Também eu com todo o gosto dou a mão à palmatória...
    Ganhamos uma equipa! O que me agradou mesmo foi a equipa no seu conjunto. A defesa e linha média jogaram em antecipação e praticamente ao primeiro toque...!
    É caso para dizer: por onde têm andado estes profissionais...?!
    Esperemos que não seja "sol de pouca dura"...!
    Abraço,
    Armando Monteiro
    https://dragaoatentoiii.wordpress.com/2017/03/05/a-melhor-exibicao-ate-agora/

    ResponderEliminar
  8. O FC Porto a continuar assim é uma questão de tempo até sermos primeiros.
    Nem que seja no galinheiro.
    Notas para André Silva e Layun, um porque bisou e fez um bom jogo em posições que não são as suas, outro porque depois de andar "pelas nuvens" viu finalmente o sol numa exibição mais próxima do seu nível.

    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em jogos de ataque mais do que de defesa, acho que o Layun dá muito mais do que o Maxi.

      Abraço

      Eliminar
  9. Foi uma boa vitoria, com muitos golos, muita eficácia na finalização coisa que faltou em outros jogos!
    Jorge Vassalo não vale a pena penitenciar-se por ter pensado isto ou aquilo sobre o Nes, todos nós nesta época ja dissemos mal e bem, nao foi o unico a querer rapar as orelhas ao homem!
    O que acontece é que agora esta tudo a correr muito bem não só na defesa como no ataque, todos ficamos contentes, mas o que disse atrás noutros posts sobre NES nao deixa de ser valido, nem passou a ser mentira, Nes tem lacunas e ha aspectos que tem que melhorar se quiser fazer deste FCPorto uma equipa campea!
    Prova disso, foi o Oliver que vimos, neste jogo, desta vez nao jogou ao lado do... Marcano(exagero)...!!
    Abraco
    Dragonite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todo o homem que evolui merece reconhecimento por isso.

      Abraço

      Eliminar
  10. Caro Jorge Vassalo

    Noite de gala. Grandissima exibição. Do melhor que temos visto nos últimos anos. Ficou na retina a vontade da equipa de marcar mais golos. Sempre em pressão, sempre em rotação. O Nacional está de facto desmoralizado mas fizemos uma exibição espectacular. Mérito de toda a equipa mas particularmente de NES. A equipa está muito sólida e a confiança dos golos e das vitórias faz o resto.

    Nada de embandeirar em arco. O discurso de NES não antecipa nenhuma ponta de descanso face aos resultados mas convém que toda a equipa esteja atenta.

    Grandissimo Brahimi.

    Raoc

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabemos, o Nacional é fácil e não sei quê.

      Só que a última "exibição de gala" do fifica foi... Contra o Nacional. E ganharm 3-0. Por isso, se tentarem vir com essa, é responder apropriadamente.

      Abraço

      Eliminar
  11. O que me doeu há uns anos atrás termos levado 4 desta equipa em nossa casa... Ontem foi a segunda parte da vingança que começou na primeira volta. Dois jogos: 11-0

    PL

    ResponderEliminar
  12. Boa noite,
    Que grande exibição! Este grupo é notável pela sua união. Mesmo naquele sombrio mês de novembro em que passámos um momento delicado via-se a solidez do grupo que agora está ainda mais sólido. Podemos ser campeões, sim senhor. Basta que mantenhamos os pés bem assentes na terra como temos feito e que não levem a outra equipa ao colo. Se assim for tenho a certeza que em maio lá estaremos nos Aliados. Azul e branco é o coração!

    Abraço,
    Pedro Nuno

    ResponderEliminar
  13. É difícil mas não impossível ganharmos o campeonato. Temos de lutar contra o colinho e um calendário extremamente adverso. Em 6 temos 4 saídas muito difíceis por isso temos de ter muita calma.Daqui até ao jogo com o Benfica não podemos perder pontos por isso não podemos facilitar em Arouca pois ao mínimo erro está tudo perdido. Temos de pensar jogo a jogo e entrar sempre com garra e vontade pois ao mínimo deslize é a morte do artista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. poi mas se calhar e mais facil ganhar no fim do campeonato a equipas na altura ja arrumadas do que a outras que precisam de pontos e se calhar e mais difil ganhar a equipas que nos queiram ganhar porque assim perdem do que aquelas que so querem defender e esperam por um penalti ou um canto ou uma bola perdida. Os lampioes tambem tem saidas dificeis e uma e para salvar a epoca ao esporting so isso, nos temos o simao de braga mas em braga vai ter de querer ganhar para nao continuar a dar a barraca que esta a dar, com um arbitro serio temos muito melhor equipa e o soares gosta de lhes marcar golos, eles tem o marafona que tem uma leiteira danada e nos temos casillas que e so um dos melhores do mundo.

      Eliminar
  14. Tal como o Jorge diz, temos de dar o braço a torcer pelo que NES tem feito. Não se pode pedir mais: defesa sólida, meio campo de elevada intensidade, rigor táctico, avançados matadores, desiquilibradores em altas. Chamo a atenção para a dezena e tal de penalties que nos foram sonegados, dos quais muitos em jogos que empatámos. Estávamos neste momento à frente e bem isolados.

    Continua a vergonha para os bormelhos e há-de continuar. Do nosso lado, é não perder pontos até ao jogo na Luz. Se chegarmos lá com um ponto a menos, eles vão-se borrar todinhos, vão quebrar, porque são mais fracos, jogam muito pior, e vão apenas levados por roubalheira grossa, aliada a muita pós-verdade nos media.

    Ai o burlesco que vai no zebordem... Que distância para os dias escaldantes da contratação de Jorge Jesus, os corações ao alto, o sangue na guelra, a confiança num título quase certo, o "agora é que vai ser"! Voltam os dias do "talento em potencial", da arte pela arte, etc., etc., com o pequeno detalhe de Jorge Jesus se estar a cagar para a formação e lá se vai o estandarte que vinha tapando muita merda no zeborder - a academia. Fudeu. Jorge Jesus, sem o colinho que teve no merdica, é um treinador muito experimente, mas pouco mais. Querieis isto para vós? Eu não...

    ResponderEliminar
  15. Meus caros Dragões... queria só alertar para uma coisa... vejo todos, mas todos mesmo, convencidíssimos que o jogo da luz já está ganho. Minha gente, este não é e nem deve ser o espírito. Com a "mijisse" que aqueles gaijos têm somos meninos para ir lá dar-lhes um banho de bola e não ganhar, nesse caso temo a repercussão psicológica que possa vir a ter nos nossos jogadores. Vamos manter os pés no chão, por favor, nada de subestimar o adversário. Respeitemos todos e continuemos unidos mas não deêm lenha para a fogueira deles. imaginem o que é a gente empatar e os artistas ... ahahah... andaram a dizer o campeonato todo que este jogo estava ganho... pimba!!! por isso... mais uma vez... calma... acreditar sim, dar como certo... não... não verbalizem estas coisas... prefiro rir no fim.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eh pah nao esta ganho ( la palice ) mas eles estao todos borradinhos, todos, porque veenm que sem arbitros tem poucas hipoteses. Sao fatos, agora e um jogo e por isso.....

      Eliminar
  16. ora bem estou pronto para bitaitar, jogo bestial, custaram me aqueles 30 minutos iniciais com andre 2 sem dinamica e layun sem profundidade e acagaçado e com andre silva a querer mostrar serviço e a ficar frustado e desmotivado por vezes mas recuperando de imediato, esta a aprender com o soares porque e muito competitivo. Depois foi um festival, soares e bestial no que joga e obriga a jogar e no que desgasta se ca tem estado desde o inicio estavamos a frente com mais dez pontos de avanço apesar da roubalheira, brahimi esta a largar a bola e a tornar se perigosíssimo, andre 2 quando entrou no ritmo foi perfeito, oliver esta com mais alegria e mais solto, temos 15 a 16 jogadores prontos para entrar e impor um ritmo forte, com esta dinamica ganhamos na luz a brincar se a arbitragem for seria, os tipos foram inifensivos e esperaram naquela meia hora por uma ajudinha do paixao sim porque todos leem e ouvem e constatam aquilo que os arbitros tem feito contra o porto. Estamos fisicamente muito bem, a defesa esta sempre atenta e casillas esta habituado a ter jogos assim a bola aparecer la so uma ou duas vezes por isso esta sempre pronto. ainda agora estou meio euforico e ja passou bastante tempo e mesmo uma alegria isto assim.

    ResponderEliminar
  17. Vim tarde, mas julgo que ainda venho a tempo.
    Jorge, que GOLEADA!
    Pensei que iamos dar 3, talvez 4 golos, mas 7 é digno do meu save no FM :P
    Espero que este jogo, mais do que pelo resultado, que dê força ao nosso clube para dizimar tudo o que apareça e embora ache muito improvável mais 10 vitórias consecutivas, acredito que podemos chegar ao final em 1º, só não podemos é perder pontos no estádio do colombo...

    ResponderEliminar