terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Inquietações e Outras Fúrias e A Alma do Dragão


Estamos com um problema. Na minha óptica estamos com um sério problema. Que tipo de Futebol Clube do Porto queremos? Qual é o fio condutor que queremos? Confesso que, nestes dois dias que se seguiram à derrota com o benfas, vi tudo o que estava à espera de ver. De repente, tudo se pôs em causa, Lopetegui voltou a ser um desastre, suspira-se contra a armada espanhola. Deixem-me esclarecer uma coisa. Só uma equipa jogou futebol. A nossa. Acho incrivelmente injusto que se critique uma equipa por querer jogar futebol. Acho um absurdo que se elogie a outra por não querer. Achar-se que isso é um banho táctico então, é absolutamente surrealista.

Sejamos claros. Contra equipas de igual valor (não posso falar de Bayern, Barcelona, etc..) o FC Porto será sempre forte e lutador. O Futebol Clube do Porto joga melhor contra quem quer, realmente, jogar à bola. Por isso, assusta-me muito mais o nosso campeonato do que a Champions League. Na Champions League, contra o Basileia, vamos ter duas equipas que querem ganhar. Que jogarão. Que serão pró-activas. Como é natural. Como é normal. Como é possível criticar-se que não se saiba jogar contra quem não quer jogar? O anti-jogo tem de ser previsto ou criticado? Queremos jogar futebol sozinhos? Queremos ter como base, no futebol nacional, 18 equipas (!) das quais 10 vão jogar anti-jogo? E contra nós, todas o tenham feito? Até agora, todas as equipas que jogaram futebol contra nós perderam. Essa é a realidade. O jogo do benfas foi uma vergonha. Contra factos não há argumentos.



Tivemos falhanços defensivos. Claro. Temos uma equipa de 5 meses. Completamente nova. Do ano passado, temos Fabiano, Danilo, Alex Sandro, Herrera, Jackson, Quaresma, Maicon. Quase metade dos jogadores. Nestes últimos anos, desde Jesualdo até Fonseca, nada disto se tinha passado. Jesualdo preparou uma equipa para Villas-Boas. Este para Vítor Pereira. E Vítor Pereira para Fonseca. Este ano recomeçou-se. Fez-se um reset. Antes, todos estes treinadores tinham históricos Portistas, que estavam entrosados com a equipa e que faziam a Mística no balneário. Lopetegui não. Danilo e Alex Sandro que me perdoem, mas faz muita falta uma voz que explique aos jogadores do FC Porto, a História, a Raça e a Luta do nosso Clube desde a sua formação. E este problema não é do Lopetegui. 

A política de vendas do Futebol Clube do Porto é lucrativa mas deixa um problema muito sério - está neste momento sem jogadores "de casa". Maicon é perdulário, Quaresma tem um feitio especial e muito individualista. Fora estes, todos os outros querem dar saltos para outro lado. Danilo, Alex Sandro, Herrera, Quintero, Casemiro, Óliver, Brahimi, Jackson, Tello. Não acredito que um só destes queira ficar cá. Eu sei que faz parte da natureza de ser jogador, mas sem jogadores "de casa" não temos equipa. Em nenhum lado do Mundo. No ano passado, senti que perdíamos o campeonato quando saiu Lucho González. Precisamente porque El Comandante... comandava! Qual é a voz de comando agora? Em nenhum ano, desde me sei adepto Portista, me lembro de ter uma equipa do Futebol Clube do Porto tão pouco Portista, nesse sentido. E não nego que isso me entristece. 


Sou, por defeito de formação, uma pessoa paciente. Acho imperativo que se formem jogadores da casa que queiram e sonhem estar na equipa A. Como Rúben Neves, por exemplo. Estou certo que, com Rúben em campo, e apesar dos seus 17 anos, teríamos jogado à Porto contra o benfas. Porque este é Portista. Mesmo Portista. E não tem de ser portugueses. Mas tem de ser Portistas. Confesso que esta história de estar de passagem me tem incomodado. Senão vejamos, e sejamos francos, temos visto o mesmo fulgor dos jogadores do FC Porto no campeonato que vemos na Champions? E porque será? 

Eu não sou ninguém para criticar a SAD ou o Clube e a sua Estrutura. Mas estou em crer que uma aposta na formação é importantíssima para ter, de novo, a Raça que, confesso, vejo faltar. E atenção que, com raça não quero dizer ratice. Aquele jogo caceteiro do benfas é uma infâmia. Faz lembrar o Boavista de Pacheco. Futebol é um desporto de contacto mas não é rugby. e é por isso que os Carnidos nunca acabaram um jogo disciplinarmente intactos na Champions League. Mas combativo, furioso, crescido, sim. E nada disto tem a ver com o trabalho de Lopetegui. Tem a ver com a Alma de Dragão. E sugiro que os responsáveis Portistas deixem de pensar corporativamente e passem a pensar, de novo, como um Clube de Futebol. Porque eu sou adepto do FC Porto, não da "marca" ou "brand" ou do Relatório e Contas. Sem Passado não há Presente. Sem Presente não há Futuro.

Estou, estarei e já vou estar também sexta feira lá para apoiar. Contigo até ao fim, tu és o nosso amor. Mas quero esperar que, para lá do Nosso Grande Presidente, haja mais na Estrutura quem queira preservar a nossa Alma de Dragão no Porto. Temos uma equipa nova, em formação, acho que Lopetegui vem fazer um trabalho de fundo, que incluirá muitos dos nossos formandos, e isso anima-me para o nosso futuro. Mas blindar os Portistas de Alma, Raça e Orgulho é fundamental.

Bibó Porto, Carago!


P.S.: Se Villas Boas quer voltar para cá será bem-vindo. Vai ter é de esperar a sua vez. E vai ter de assinar uma cláusula de não abandono do barco. É nesta casa que ele é feliz. Óptimo. É Portista. Excelente. Mas tem de saber respeitar o nosso clube.

Se Oliveira acha que com o chiclas estaríamos doze pontos à frente, já disse tudo da sua valia. Acho que é doentio esse tipo de pensamento, o pensamento sistematicamente contra o seu clube e os seus, na sua grande isenção, e deixa-me inquieto que essa... pessoa... tenha 11% da SAD do Clube. Digo peremptoriamente, publicamente: Se uma pessoa com este pensamento for um dia Presidente do meu Clube, não deixarei de ser Portista - nunca poderia - mas não porei mais os pés no Dragão enquanto isso se verificar.

4 comentários:

  1. Concordo em absoluto com quase tudo. E o quase tem a ver com isto, que, e posso passar por ingénuo, me emocionou. A mensagem antes do jogo do Sapunaru, que pode consultar aqui https://www.facebook.com/photo.php?fbid=746447075442211&set=a.390495781037344.96194.100002307764455&type=1&theater, e que reforça a ideia que tenho consolidado nestes últimos tempos, e que tem a ver com o facto de não ser necessário aos atletas serem formados aqui no F C do Porto para sentirem o Clube como seu (deu um belo exemplo, precisamente El Comandante, e poderíamos arranjar mais). Penso, isso sim estarmos a perder a mística, muito mais nas bancadas e nos gabinetes da Sad. Daí que hoje visitar o nosso Dragão já não intimidar como já fez durante uns tempos, ou como nos velhos tempos (não tanto assim, mas...) das Antas, E embora a equipa lute até ao fim. (e isso,tem o dedo de Lopetegui), a grande maioria dos adeptos não acompanha esse esforço, como se viu, no domingo, em que, quando os coisinhos fizeram o 1ª golo, tirando as claques, parece que o resto do Estádio emudeceu, coisa que já tinha acontecido com os viscondes, quando o nosso Clube, na pessoa do NGP, foi insultado sem que houvesse uma reacção clara e inequívoca que abafasse aqueles imbecis. E isso, é que me parece assustador em relação ao futuro do nosso Clube. Porque pode pôr em causa um projecto pensado a 3 anos, e que, na minha opinião, já apresenta muitos aspectos positivos em relação a um passado recente, e que me dão esperanças de um futuro pintado de azul e branco.
    Parabéns pelo magnífico Blog
    Saudações Portistas,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro sr Fernandes,

      Antes de mais muito obrigado. Depois sim, tem razão, mas quando falo de formação, falo num sentido que, de forma lata, poderá incluir sem problemas o exemplo do Sapunaru, do Lucho, etc. Jogadores que não encarem o FC Porto como mero trampolim. É fundamental que assim seja. De resto, subscrevo em absoluto. Pelo final do jogo, respondi com um irado "No fim do ano é que se fazem as contas , seus filhos da.." que arrancou uma risada na bancada central, mas eu preferia que a minha não fosse uma voz isolada. Até os Super Dragões se calaram... assim não pode ser. Nunca fui às Antas molhar a cabeça, mas tenho a certeza que os adeptos Portistas daquela altura que estavam lá nas intempéries sentiam muito o Clube. Quero desses nas bancadas.

      Estou até ao fim, com o meu Futebol Clube do Porto.

      Abraço.

      Eliminar
  2. Caro Jorge,
    Como sabe, sigo o seu blog com prazer. E por isso tenho que honestamente dizer que discordo de muitas coisas que escreveu neste post. Espero que nao entenda isto como uma afronta ate porque eu explico aqui as razoes da minha discordancia:

    - Diz que o Benfas nao quis jogar futebol. - Que diga que eles jogaram para o empate ou que nao jogaram para ganhar, eu aceito. Que tiveram sorte ou que se focaram nos aspectos em que eles sao mais fortes (defensivos) tambem aceito. Agora eles jogaram futebol. Mourinho ganhou uma Champions a jogar assim e muitas outras equipas grandes jogam do mesmo modo.
    Alias, veja as ocasioes de golo. Eles tiveram 3 (2 golos + aquela tirada pelo A. Sandro) e nos tivemos 5. Mas se repararmos nas nossas, 2 foram logo ao inicio, quando eles ainda nao estavam bem coordenados e o JJ esbracejava e vociferava na linha lateral para os defesas dele e outras 2 foram depois do Luisao (unico defesa de jeito deles) sair lesionado e ser substituido por um gajo que nem um minuto de jogo tinha. E foi na zona desse novato que o Jackson ganhou as duas bolas que iriam bater na barra... Portanto seria hipocrisia achar que as oportunidades deles sao por erros nossos mas as nossas sao porque nos jogamos um futebol brilhante!

    - Fala do banho tactico ser surrealista - bem, concordo que nao tenha sido um banho tactico, mas apenas porque JJ nao fez mais do que todas as equipas organizadas que nos defrontamos que ja perceberam que e relativamente facil de anular o nosso jogo. A unica coisa que nos salva e que a nossa qualidade individual e tao mais alta que a dos nossos adversarios que ha sempre uma jogada individual que resolve. Mas isso nao chega quando o adversario e relativamente forte. Por isso e que nos 5 jogos mais dificeis (2x Sporting, 2x Shakhtar e Benfica) nunca ganhamos.

    - Fala de jogar contra equipas de igual valor - mas ja reparou que o Porto ainda nao jogou com nenhuma equipa que nao seja inferior em termos de qualidade de jogadores? E portanto nao tem logica que para as outras equipas, jogar contra o Porto seja como jogar contra o Bayern ou o Real? E se nao acha que o Porto tem mais qualidade individual que o Benfas ou o Sportem, diga-me la quantos jogadores desses clubes e que entravam no 11 do nosso clube, se pudesse escolher? Isso, por si so, nao nos coloca numa posicao em que deveriamos estar obrigados a ganhar? Em que claramente estamos em sub-aproveitamento por causa do treinador?

    - Finalmente, em termos de Mistica - Quando se trata de futebol, para mim, mistica so nas tostas... Se me explicar como e que a mistica faria com que o Herrera nao enrolasse aquele remate na primeira parte ou que o Jackson nao acertasse na barra ou que o Lopetegui percebesse que nao deveria so apostar nos flancos para atacar... Porque eu nao me lembro de grandes misticas nos tempos de AVB e VP - Falcao, Moutinho, James, Hulk, Otamendi nao teriam de certeza mais mistica do que Danilo, Jackson, Fabiano, Quaresma. O que eles tinham que fazia a diferenca eram treinadores com modelos de jogo brilhantes, com sistemas alternativos e que escolhiam os melhores 11 jogadores para por em campo. Se um puto de 19 anos como o Oliver joga o que joga em todos os jogos e nao tem nada a ver com o Porto (nem sequer nos pertence) se calhar e porque o jogar bem tem mais a ver com a qualidade do jogador e a sua inteligencia futebolistica do que com a mistica, nao?

    - Fala dos de carnide serem caceteiros - acho que nao podemos falar muito quando temos jogadores como o Casemiro e o Indi que distribuem pau como se fossem lenhadores... definitivamente nao foi pela arbitragem que perdemos o jogo...

    Abraco

    ResponderEliminar
  3. Caro pancas,

    Antes de mais, muito obrigado pelo seu comentário. Como depressa verá, nunca considero a diferença de opinião como ofensiva. Aliás, muito pelo contrário, gosto de comentários, trazem debate.

    Vamos aos seus pontos. Em relação ao seu primeiro ponto, as estatísticas falam por si. Fomos claramente dominadores. Entrando, aliás, no ponto 2, o que faltou foi mais remate, finalização e boa decisão no último passe. Friso no entanto que a equipa tem 5 meses.

    Concordo consigo quando diz que o nosso jogo interior tem de ser potenciado. Curiosamente , Rúben Neves faz muito mais isso que o Casemiro, e verá espero que já sexta-feira, o quanto Campaña é bom na abertura de jogo e em distribuição. Em Arouca jogamos pela primeira vez com jogo interior e corredor central, e eu gostei muito do que vi. Mas estou de acordo com quem diz que isso só é possível, nos jogos de maior luta centro-campista, com outro 8 que não Herrera (Óliver ou Evandro, ou quiçá, André André, a partir de Janeiro).

    Eu acho que temos uma equipa muito jovem e isso ainda faz com que a qualidade individual vs fluência de jogo nos encoste aos nossos mais directos rivais. Se calhar, dentro de 6 meses reavalio.

    A Mística quero dizer Garra , Atitude e Identificação com o Clube. Importantes para se deixar a pele em campo, Poderá discordar, mas não vi isso em Brahimi, por exemplo.

    Desculpe pancas, mas a cacetada que o Jackson levou não é comparavel à que o Porto distribuiu... e só lhe estou a dar UM exemplo ein.

    Abraço

    ResponderEliminar