quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

O Dia de Adrián


Hoje é um grande dia, o dia de um jogo que tem de ser celebrado todo o ano. Este é um jogo que demonstra, ao contrário da pobreza franciscana que se viu ontem, o corolário de um trabalho excepcionalmente bem feito, que nos colocou de volta onde, como disse Mourinho, nos é habitual. Entre os melhores dos melhores. Em primeiro lugar do grupo da mais importante competição. Nesta casa ninguém desvaloriza a prova rainha de todas, é uma prioridade. A Champions League é a competição onde estão aqueles que melhor jogam. Em primeiro lugar dos grupos estão aqueles que são os mais consistentes. E só termina em primeiro lugar uma jornada antes do fim, quem é exímio. E este milagre aconteceu numa das equipas com média de idades mais baixa da prova, com treinador novo, conceitos novos, e 16 jogadores novos. Uma equipa que, diga-se, não estava sequer qualificada directamente. Isto tem de ser exaltado.

E hoje é um dia de festa. O dia de experimentações. E estou certo que será o dia de Adrián. Não acredito que haja alguém no plantel que espere mais este dia do que ele. E espero que ele brilhe, que se desmarque e marque. Que ele goleie. E que mostre a toda a massa adepta o grande jogador que é. E a mais valia que veio dar ao nosso FC Porto. Poderá ser o dia em que Lopetegui consolide o sistema alternativo, desde que ponha um pouco mais de segurança numa das alas. Um 4x4x2 a sério com o ala a baixar e ajudar e solidificar princípios de jogo. Eu tenho muita fé na frente deste sistema, com Adrián e Aboubakar a jogarem juntos.

Acredito que aqui poderá estar um sistema de jogo alternativo. Seja qual for o sistema e os jogadores, para mim é um dia de festa. É a alegria de jogar com o dever cumprido, o milagre realizado. E tudo isto graças a Lopetegui. Absolutamente fenomenal. Parabéns!

A minha equipa para hoje (4x4x2): Andrés Fernandez; Ricardo Pereira, Indi, Marcano, Alex Sandro; Quaresma, Rúben Neves, Óliver ,Kelvin; Adrián Lopez, Aboubakar;

E, já agora, em jeito de rodapé, este é que era o grupo difícil? Um grupo onde a segunda linha do benfas, a jogar um futebol (?) paupérrimo anula as aspirações do Leverkussen? Onde o Mónaco de futebol ultra-defensivo e risível ultrapassa um Zenit em frangalhos e fica em primeiro lugar? Isto é que era o grupo difícil? O "grupo da morte"? Tenham juízo! Tenho mais respeito pelo grupo do zbordem!

2 comentários:

  1. Caro Jorge,

    Em primeiro lugar.. obrigado pelo blog e pela defesa incondicional do nosso porto..

    Quanto ao jogo de hoje.. Muito bem o Mister.. O Adrian não deve defender assim a sua baliza.. displicente - como quem está na praia.. também eu depositava grandes esperanças neste atleta mas, com esta atitude!! grande mister - banho.

    Foi um bom treino.. intensivo..

    Saudações portistas,

    HMF

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro HMF, antes de mais, muito obrigado!

      Acabei de o escrever na minha crónica, mas não posso concordar consigo.

      Adrián não foi o melhor em campo (quem foi?), mas foi infinitamente melhor que o Kelvin.

      E, na lógica que me apresentou, o Maicon nunca mais jogava, não acha?

      Abraço!

      Eliminar